Membros marcelowillian Postado Abril 30, 2010 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2010 ah!!!eu vi alguem comentar em usar seringa e agulha de rac pra injetar alcool na espiriteira e assim reabastecê-la...meu,é Muito arriscado!(por coisas desse tipo é que hj tah ficando dificil comprar alcool 92°...tinha gente que ia injetar alcool em fogareiro,churrasqueira,e acabava com queimaduras de 3º grau...dai o governo colocou esta restrição...ou alcool que não pega muito fogo,ou alcool em gel (que é uma b***) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Abril 30, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 30, 2010 pelo visto achamos uma idiota Hahhaa.. não vem, Cris.. tem outra coisa.. tu não é o problema! Fiquei com medinho do alcool de posto porque eu tenho uma tendencia atrapalhada e já mandei uma tentativa de espiriteira de topo fechado pelos ares... o alcool nao era do mesmo levado nas outras trips, mas é do que eu sempre compro... possivelmente temos um alcool "cristão" rs Daqui a pouco eu ponho a culpa na agua...rs Tem gente que acredita que a união faz a força.... daí mete água no álcool. Sério, isso realmente parece álcool batizado. Sobre o álcool de posto, não é tão "violento" assim. Espiriteiras de topo fechado precisam ser bem justas. Se a lata amassar, voa mesmo! E espiriteira de lata tem disso, fazer duas iguais é virtualmente impossível. Cada uma tem seu comportamento... e surgiu a questão de,se chover,ela não funciona...pois bem...o modelo que pretando fazer agora utiliza combustivel sólido,a base de parafina e serragem Marcelo, espiriteira funciona sob chuva sim... só não se tiver inundação hehehe Combustível sólido costuma deixar muito resíduo na panela, mas estas bolinhas de parafina + serragem/algodão são interessantíssimas como "coringa", para apertos. Parafina vc consegue derretendo velas :'> usar seringa e agulha de rac pra injetar alcool na espiriteira e assim reabastecê-la...meu,é Muito arriscado!(por coisas desse tipo é que hj tah ficando dificil comprar alcool 92°...tinha gente que ia injetar alcool em fogareiro,churrasqueira,e acabava com queimaduras de 3º grau Realmente estas experiências são um tanto arriscadas. Mas acho que quem parte para uma linha destas, tenta manter a coisa sob controle. Sou um dos que arrisca aqui. Já fiz espiriteira decolar, já fiz "canhão" de lata de azeite, já fiz espiriteira a alcool pressurizada.. e não me acho responsável pela restrição da venda de álcool 92°. Ao meu ver, existe uma linha, ainda que tênue, separando experiência de imprudência. :'> Pra ilustrar, vc quer fazer bolinhas de parafina com algodão.. vai ter que derreter a parafina pra isso. Vc tem idéia da potencialidade de incêndio na parafina derretida e quente, certo? Nem por isso vou te tachar de doido Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcelowillian Postado Abril 30, 2010 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2010 opa!desculpe se pareci que estava chamando o povo de doido... não foi,sem dúvida,minha intenção!é conforme alguem jah disse aki...somos formadores de opinião,antes de tudo,e como tem muitos aki que são totalmente prudentes,sempre vai ter um supertramp da vida que vai ler só algumas coisas aki,e vai pro vai ou racha e dai,quando acontece as besteiras,já viu! sobre o combustível sólido: sei sim do potencial incendiário da bendita parafina!!!!para derretê-la,pretendo usar o esquema do banho maria,por ser o menos arriscado (mas ainda assim,com seus riscos!)...depois do combustivel feito,que pretendo que fique tal qual os acendedores de churrasqueira da fiat lux,a queima vai ser enorme (por isto não vou usar lata de aluminio,e sim as de molho de tomate,que é de aço),por isto estarei utilizando tb um abafador,pra extinguir a chama pra evitar os riscos! (o modelo é quase parecido com um que eu ví no site backpaking.com,mas lá ele utiliza um chumaço de algodão e alcool como combustivel,pretendo substituir isto pelo combustivel sólido) mas depois das desculpas pelo mal entendido (cactus,desculpa mesmo,pois não foi a minha intenção!),vamos a minha espiriteira problemática! na minha outra postagem sobre ela,eu disse que ela estava queimando em torno de 9 minutos...hj testei ela com mais combustivel...consegui um almento de 2 minutos,mas foi no limite de combustivel dela (acredito eu que mais do que isto que coloquei dessa vez de alcool,ela vai vazar pelos buracos,como jah vazou um pouco neste teste)...percebi,observando a queima,que provavelmente eu deva ter colocado muitos furos nela,o que facilitaria a queima exessiva do alcool!farei outra com menos furos,pra ver o resultado,e dai postarei aki! ah!tentei comprar lã de vidro hj...o povo aki só vende de rolo grande!é muita coisa pra se fazer espiriteira!!!!hehehe e mais uma vez,desculpe-me se eu pareci chamar alguem de louco (o que não deixa de ser verdade...afinal todos aki estamos debatendo formas de se construir um fogareiro pra levar pro meio do mato,enquanto as pessoas normais estariam discutindo a que horas sairia o vôo pra qualquer lugar,e se as reservas do hotel estão feitas,juntamente com as reservas do restalrante!kkkkk) até a proxima! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcelowillian Postado Maio 1, 2010 Membros Compartilhar Postado Maio 1, 2010 ACABEI DE COMER O MELHOR MIOJO JÁ FEITO POR MIM!!! deixe-me explicar antes que me chamem de maluco: cheguei em casa 12:30H da noite,morrendo de fome...como mexer no fogão neste horário aki em casa é pedir para arrumar encrenca,resolvi fazer um teste de verdade com a espiriteira e o meu conjunto de panelas de acampamento....botei a quantidade de agua na pamela,improvisei um apoio pra mesma com uma pedra,uma outra espiriteira que saiu feia pra kct,e uma cumbuquinha de barro...coloquei a espiriteira enbaixo,com bastante alcool dentro...como tinham relatado que se conseguia,colocando o macarrao coom a agua fria,cozinhar o miojo em 5 minutos,e o recorde da espiriteira tinha sido de 11 minutos,resolvi arriscar!acendi a chama auxiliar (se é que posso chamar assim) as 12:35H,e as 12:36H a espiriteira começou a queimar combustivel...a agua da panela começa a levantar fervura (pequenas bolhas no fundo) as 12:37H,onde eu coloco o miojo pra cozinhar...12:41 e o macarrão fica pronto...deixo a chama queimando até acabar de vez,enquanto fico comendo o miojo...eu comi o miojo,lavei a vasilha,a panela,guardei a mesma e a chama ainda queimando...12:52...finalmente a chama se extingue,depois de exatamente.16 minutos queimando...meu,vou lhes dizer...eu nunca havia preparado um miojo com tanto gosto!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 1, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 1, 2010 Marcelo, sem stress, eu, pelo menos, não me senti ofendido e espero também não ter te ofendido. Apenas divergimos na idéia.. ou melhor, vemos a coisa de ângulos diferentes. Que bom que tu espiriteira funcionou, mas tome cuidado com uma coisa: se ela ficar muito cheia, pode mandar álcool pra fora, o que pode ser perigoso no campo (sobre capim ou nylon de barraca). Achar o ponto certo de álcool é o jogo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcelowillian Postado Maio 1, 2010 Membros Compartilhar Postado Maio 1, 2010 hehe...no problenm!!!não me ofendi não!concordo que apenas divergimos em um assunto paenas!que bom que não ofendi (este era o meu medo!hehe) no segundo teste de queima,ele espirrou um pouco sim...como pretendo fazer um aparador embutido no queimador (leia-se lata de nescau!),acredito que não vai ter muitos problemas,mas por via das dúvidas,como sempre,farei o teste em casa! estou prestes a fazer outra espiriteira,de outro modelo...tão logo esteja pronta,eu mostro os testes aki! ah!!!! eu ontem tentei de novo testar a minha ROA (é o modelo mini) pra fazer miojo...ela tah queimando que nem as modelos chaminés,apesar de falar que ela queimaria pelos buracos do queimador,o que não está ocorrendo...ela somente o faz,se eu tapar o buraco ccentral,mas para isto,terei de fazer uma plaqueta de metal,pois tentei colocar a panela no bocal e apagou o fogo...alguem tem desse modelo,pra me dar alguma dica!??! abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros marcelowillian Postado Maio 3, 2010 Membros Compartilhar Postado Maio 3, 2010 acabei de testar a minha segunda espiriteira,esta desta vez feita com furos laterais,ao invez de furos por cima...tb a fiz com menos furos,mas com a mesma expessura dos furos feitos na outra (16 furos laterais contra quase 30 furos na outra)....demorou bem mais para fazer o miojo,mas o calor não ficou tão descontrolado,mas bem parecido com chama de fogão mesmo...levou cerca de 18 minutos para esgorar totalmente o combustivel,com um detalhe:BEM menos combustivel do que a outra!(média de 5 "conchas" contra 8-9 da outra) pra aumentar o calor desta (pois fazer miojo demorado faço no meu fogão!hehe),resolvi aumentar o tamanho dos furos,e ver o tempo gasto!e ainda farei uma nova espiriteira,novamente com furos por cima,mas com menos furos (no max. 21 furos)pra ver tempo de fervura e tempo de queima...qualquer coisa,postarei aki as impressoes p.s:não me dei bem mesmo com as espiriteiras com buraco de injeção de combustivel por cima,e em forma de chaminé!esta espiriteira feita agora teve uma tentativa fracaçada de fazer com este tipo de entrada,e câmara central...não deu certo!o fogo saiu por cima,e não pelos furos!hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Tiago Korb Postado Maio 6, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Maio 6, 2010 Por uma questão de confiabilidade no desempenho e segurança, hoje em dia eu uso fogareiro a gás. Mas usei por muito tempo a espiriteira. Neste final de semana fui fazer o chimarrão aqui em casa e faltou o gás. Com muita preguiça de sair para comprar em algum posto peguei minha espiriteira velha de guerra e botei fogo! hehe Vendo as espiriteiras deste fórum e a minha decidi escrever sobre a minha idéia. Espiriteira pressurizada a álcool: - modelo tradicional de latinha de refrigerante ou cerveja, mas com micro furos feitos por agulha segurada com um alicate (8 furos na parte externa e 4 na interna). Furo central com uma porca (não visível), arruela e um parafuso de ferro colados com cola de madeira. Isso mesmo! A cola de madeira segura numa boa o alumínio com o ferro, mesmo em alta temperatura. Mas, se alguém quiser melhorar ela sugiro não fazer os 4 furos na parte interna para gerar mais pressão interna, aumentando o comprimento da chama e também substituir o ferro por parafuso, arruela e porca de alumínio. Pois, o álcool corroí o ferro ao longo do tempo, além de ter uma pequena vantagem no peso final. Segunda parte do trabalho é conseguir um tripé para apoiar a panela usando a espiriteira. Aproveitando que aqui em Santa Maria RS tem o segundo maior contingente do exercito, consegui com um amigo um fogareiro de campanha do exercito. Abri o fundo e usei a tampa de plástico de uma dessas latas de achocolatado em pó para fechar. Essa lata do exercito tem furos ao redor e deixei para baixo para a entrada de ar por baixo para alimentar o fogo. Para não bloquear com a panela à parte de cima peguei os ferrinhos de 3 grampos de madeira para roupa e fiz a base pra panela conforme a foto adiante. Dentro da lata fechada coube um mini isqueiro Bic, os 3 ferrinhos dos grampos e a espiriteira na medida! Tampada com a tampa vermelha o conjunto fica muito bem seguro, acomodado e pesa cerca de 85 gramas. Usei uma garrafinha de liquido para lentes de contato com 355 mL para transportar o álcool, que me garante autonomia para fazer todas refeições por até 4 dias. Coloquei álcool na espiriteira, cerca de 20 mL, a coloquei dentro do suporte e coloquei álcool ao redor para aquecer e aumentar a pressão interna de gás de álcool. Acessa a espiriteira fica assim: O defletor de calor e aparador de vento são de caixas de leite: leves, de graça e com bom rendimento térmico! Ainda dentro da mochila não ocupam espaço e eu coloco entre a mochila e o refil de hidratação para não aquecer tão rápido a água. Reparem na chama bem azul indicando a queima completa do álcool e ótimo rendimento de geração de calor. Se uma chama fica pegando bem no ferrinho ele fica incandescente (laranja), indicando temperatura superior a 700 ºC. Finalmente fiz o teste de aquecimento: - Temperatura de 1 litro de água no início: 18 ºC - Temperatura de 1 litro de água no final: 80 ºC – perfeita para o chimarrão - Tempo gasto: 4 minutos e 22 segundos Temperaturas aferidas com termômetro de mercúrio líquido. Esse modelo de espiriteira se mostrou bastante seguro (usei por mais de 1 ano), com boa eficiência térmica e baixo consumo. Observação: o chimarrão saiu na metade do tempo do se fosse fazer no fogão! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 6, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 6, 2010 Ótima dica a do paravento, Santa Maria! Inteligentíssimo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 6, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 6, 2010 Eu já pensei em usar um paravento destes feitos e caixa de leite, mas penso que conseguir ancorá-los no chão e dar estabilidade pode ser complicado em locais com mais vento...( como ancorá-los, usar pedrinhas? algum suponte feito de palito de churrasco para enfiar no chão?) Quanto a resistência à temperatura... tipo, acaso ele ficar apoiado na panela tem risco de queimar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.