Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros

CULINARIA

Danilo, a panela de pressão não é necessária para fazer feijão, por exemplo:

Basta deixar o feijão ferver em uma panela normal por uns 10 minutos, e depois colocar tudo em uma garrafa térmica. (gaúchos de plantão). Deixe repousar por umas 8 horas.

Ja fiz isto com uma garrafa daquelas pequenas e prateadas. Bem comuns por aqui. De um litro. O segredo é fazer antes de dormir, e você terá feijão para o almoço.

----------------------------

ESPIRITEIRAS

A uns 4 anos sou um usuário feliz de uma espiriteira pressuirizada.

Neste tempo percebi algumas pequenas explosões, raras, nada de serio, apenas o aumento repentino da chama. Mas acontece que neste final de ano, a espiriteira lançou para fora UM JATO DE ALCOOL, isto mesmo, álcool!!, e aquilo molhou minha mão e pulso e ficou pegando fogo literalmente. Queimou legal, com direito a bolhas e tudo. O homem tocha hauehu…

Depois deste episódio decidi procurar uma nova solução em espiriteiras e encontrei a CAT STOVE, considerados por muitos a melhor espiriteira.

Stove-w-Snuffer_1523-600.jpg

Então comecei a caçar latinhas no supermercado, como muitos aqui.

Como sou perfeccionista e baseado em um carburador que precisa estar precisamente regulado para um bom desempenho/economia fui procurar a lata perfeita. 37 mm de altura por 66mm de diâmetro. Para isso, eu ia até a seção escolar pegava uma régua e voltava para a parte dos enlatados…sem comentários. Por favor.

Como todos, não encontrei nada nestas medidas. Entåo desisti.

Nesta semana no trabalho, fui medir uma lata de silicone em spray e encontrei exatos os 66 mm de diâmetro! Só que a lata tem quase 20 cm de altura. Então cortei e vi que iria ficar meio fraca(mentira, é só estética).

Peguei então outra lata, tirei o fundo fora, e usei este anel lateral de reforço, que vai em baixo da lata, para fazer a parte superior de outra…Deu trabalho, fiz tudo com um formaozinho…mas o resultado ficou muito bom.

Coloquei água dentro, congelei, imprimi um gabarito e usei isto para furar a lata nas medidas exatas. Na hora do teste aparece mais um problema. O fundo da minha lata é convexo, o que diminui muito a capacidade de álcool no interior da espiriteira. Como solução, usei um pedaço de madeira da espessura e tamanho de um dedo, e martelei todo o fundo da lata para baixo, para ela ficar lisa como a lata original. Resultado: Tirando as rugas, ficou perfeito.

-------------------

TESTES

Sem paravento:

5 tampinhas de álcool queimaram por 12 min e ferveram um litro de água em 7 min.

2 tampinhas de álcool foram suficientes para ferver uma caneca de água destas grandes, 500 ml

Acredito que com um bom paravento, uma tampinha de álcool é suficiente para aquecer água potável para um café ou chá, visto que esta não precisaria ferver…

-------------------

OPINIÃO

O modo como construí a Catstove foi bastante trabalhoso, mas ela pode ser construída bem mais simplesmente…isto fica a critério de cada um. O que me impressionou nela foi a economia, e a facilidade para abastecer e verificar a quantidade de álcool no reservatório, que para mim sempre foi um problema com a pressuirizada, eu nunca tinha certeza da quantidade de álcool dentro dela. Além de não precisar usar um suporte para panela, já que ela vai direto em cima.

Ainda quero construir um paravento tipo este:

caldera-cutaway.jpg

O que vai aumentar ainda mais seu desempenho, pois acho que ele aproveita melhor o calor produzido pela chama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

é por isso que eu gosto da cat stove,

ela é mais segura, e permite controlar a quantidade de ácool, e mesmo reaproveitar eventual álcool não utilizado.

eu usei forma de vlea, numa, de 50 mm por 50 mm. mas tenhoquefazer um apouo melhor pra panela. o caldera conte tem o problema do tamanho, é grandalhão, não dá pra guardar dentro da panela.

mas nada é tão difícil que não se possa solucionar.

e agor,a se puder, colque fotos da que vc fez. deve estar bonita.

Link para o comentário

• Membros

Sim ogum! foi através da tua campanha de marketing que cheguei a Cat Stove.

Vou fazer o Caldera cone mais flexível, que de para enrolar em torno da garrafa de combustível. Além do que, a panela que uso é diferente da tua, e desta vendida junto com o produto. Ela é uma panela normal, bem mais baixa, o que vai tornar o cone bem menor tbm…

Pensei em avacalhar com uma dupla camada de lata, destas de cola/tinta/solvente tanto faz, desde que seja grande. Elas são bem finas.

Então eu poderia fazer ele duplo e colocar lã de vidro dentro, para menor desperdício de calor. Deixar no máximo com uns 5 mm de espessura… ou mesmo outro isolante…tem aqueles com adesivo para vender, geralmente são colados dentro de carenagens de moto, perto da surdina(a minha tem :roll: …..)…quem sabe só forrar o cone por fora já ajudaria um monte…

quanto as fotos, vou fazer um esforço para tentar arrumar uma câmera emprestada. E posto aqui…mas ela não esta bonita não huahuahe já esta toda queimada!!

Link para o comentário

• Membros

Segue abaixo as fotos dos meus projetos para cozinha:

CAT STOVE

4358273716_00b21f6b09_m.jpg

Notem que ela possui uma aba em cima. Fiz esta aba/anel para reforço e também para melhorar o acabamento.

----------------------------------

FOGÃO EXPLOSIVO

4358274796_675b1d9252_m.jpg

Esta é a maldita espiriteira que expeliu álcool, provocando uma queimadura.

KIT COMPLETO PARA 2 PESSOAS

4358266866_3a887b8b57_m.jpg

Este é meu velho kit para 2 pessoas. Eu tirei os cabos dos talheres, e diminuí, para que assim eles caibam dentro da panela. O pegador de massa também foi reduzido.

O suporte para panela não é mais necessário agora com o Cat Stove.

Sempre usei essas bacias como prato ( 1R$ cada) e não pretendo mudar tão sedo. São perfeitas para comer sentado no chão, e se mover. Elas não deixam a comida transbordar e ainda servem para preparar ou servir outros alimentos.

Aqui tudo dentro da panela.

4358269228_911ffda6b7_m.jpg

Aqui o kit fechado. As alças já me incomodaram algumas vezes, mas hoje estou muito acostumado a elas.

4358270698_a69ae02bea_m.jpg

É claro que este Kit é para 2 pessoas. Uso ele assim quando saio com minha namorada. Quando estou sozinho, normalmente levo apenas a colher e não levo a bacia. A caneca é indispensável. Sou viciado em café.

Esta é a foto de uma espiriteira que fiz estes dias. A titulo de experiência estética, usei um tubo de axe, daqueles pequenos. Queria algo ''bonitinho''. Deu no que deu.

4358272380_8b520aa3a2_m.jpg

Link para o comentário

• Membros de Honra
Segue abaixo as fotos dos meus projetos para cozinha:

CAT STOVE

4358273716_00b21f6b09_m.jpg

Notem que ela possui uma aba em cima. Fiz esta aba/anel para reforço e também para melhorar o acabamento.

FOGÃO EXPLOSIVO

4358274796_675b1d9252_m.jpg

Esta é a maldita espiriteira que expeliu álcool, provocando uma queimadura.

KIT COMPLETO PARA 2 PESSOAS

4358266866_3a887b8b57_m.jpg

Este é meu velho kit para 2 pessoas. Eu tirei os cabos dos talheres, e diminuí, para que assim eles caibam dentro da panela. O pegador de massa também foi reduzido.

O suporte para panela não é mais necessário agora com o Cat Stove.

Sempre usei essas bacias como prato ( 1R$ cada) e não pretendo mudar tão sedo. São perfeitas para comer sentado no chão, e se mover. Elas não deixam a comida transbordar e ainda servem para preparar ou servir outros alimentos.

Aqui tudo dentro da panela.

4358269228_911ffda6b7_m.jpg

Aqui o kit fechado. As alças já me incomodaram algumas vezes, mas hoje estou muito acostumado a elas.

4358270698_a69ae02bea_m.jpg

É claro que este Kit é para 2 pessoas. Uso ele assim quando saio com minha namorada. Quando estou sozinho, normalmente levo apenas a colher e não levo a bacia. A caneca é indispensável. Sou viciado em café.

Esta é a foto de uma espiriteira que fiz estes dias. A titulo de experiência estética, usei um tubo de axe, daqueles pequenos. Queria algo ''bonitinho''. Deu no que deu.

4358272380_8b520aa3a2_m.jpg

heheheeh, picado pelo bichinho das latinahs com álcool....

olha, o único defeito que vejo nas cat-stoves com apneal em cima é umacerta instabilidade quando se vai cozinah rno mato. já virei miojo assim, o caius é testemunha. uma josta....

Link para o comentário

• Membros de Honra
Relembrando. A cat stove se usa com a panela direto em cima, certo? E se criar uma tampa fixa para ela, como se fosse o fundo da panela cobindo a boca, não funcionaria igual? Daí dá pra usar outros suportes, inclusive a lata de nescau... :roll:

funciona assim tb, mas não é preciso que tenha distância entre ela e a panela o ideal é que não tenha distância. seria então bom perfurar a lata de nescau inteira e deixá-la com a altura da espiriteira.

se for pra fazer um suporte mais alto, eu prefiro fazer uma supercat, pq daí o fogo é no meio e émelhor pro tipide panela que uso. é cimples fazer com acat que já se tem, é só conseguir uma lata de dâmetro maior, abrir um furo no meio e vários outros na borca e colcor emborcada em cima da cat. vai fazer o ar ir da diagonal, de baixo pra cima, criando uma epsiriteira extremamente eficiente, de baixa pressão, mas que já foi considerada a mais quente, a que melhro aproveita o álcool., a mais eficiente.

[]s

Link para o comentário

• Membros

é..eu já tinha pensado nisso tbm. O suporte precisa ser da mesma altura da espiriteira.

Com o Cone, da pra fazer 2 espeques que cruzam ele em paralelo, ou mesmo fazer um suporte bem leve…destes com raios de bicicleta.

Quanto usar uma tampa no CatStove, acho que poderia diminuir o rendimento dele, pois lembra que alguém postou aqui a relação altura da chama X eficiência? Acredito que a altura da chama que atinge o fundo da panela, com ele nestas medidas clássicas é o ideal. Aumentando esta distancia tu ainda teria o mesmo tempo de combustão, mas nåo a mesma potencia de calor…

Outra opção é a TurboSuperCat que talvez poderia ser feita com uma lata de atum …ainda não verifiquei hoohhoh…mas acho que uma lata de atum e uma de refrigerante, funcionariam perfeitas. Outro lado bom dela é que da pra fazer um anel para regular a altura da chama de um modo muito simples…ela é boa para quem gosta de praticar culinária nas trilhas…fogo baixo, fogo alto…hehe

Segue o link

http://mysite.verizon.net/k3ct/Stoves/TurboCatII.htm

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...