Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros
e ai galera.. alguem sabe o consumo/tempo de fervura para uma ciclone stove?

tenho duas dessas, uma delas ferve 500ml em 4min30seg e dura 8min e a outra ferve em 4min e dura 6.. so q a segunda tem os furos maiores para oxigenaçao

quero saber se estou no caminho certo =D

Ai Spike eu considero um tempo muito bom. As minhas pressurizadas normais fervem 500ml em 9min em media. Acho que 4-5min esta muito bom. Se puder posta ai umas fotos dela funcionando e ou um video se der... Ah e quanto de alcool voce usa para essa fervura?

Sds,

BT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

ta aqui

http://img35.imageshack.us/i/p1009092258.jpg/

fiz um vidio e ja estou colocando no youtube, fiz o vidio com a espiriteira bem da esquerda.. os furos dela sao maiores e bem tortos hehehe minha furadeira resolveu pifar entao tive que fazer os furos com um furador e fui alargando com um alicate

edit: vidio pronto

http://www.youtube.com/watch?v=70CibOeimX8

Link para o comentário

• Membros de Honra

Encontrei esse vídeo no Youtube e fiquei entrigado com tal aparato.

Alguem tem idéia de como funciona?

Acredito que o cano de cobre possua furos na parte inferior (abaixo da tampa) para a captação do vapor de alcool e outros furos em cima, onde sai a chama (ou furos na tampa, não consegui identificar).

O cobre esquenta e faz o alcool evaporar, aumentando a pressão dentro do vidro, logo sendo expelido com mais pressão.

Outro vídeo do mesmo usuário dá até medo! Que absurdo isso!!!! ::ahhhh::

E um terceiro vídeo que mostra uma espiriteira bem mais simples, mas que eu nunca tinha visto.

Link para o comentário

• Membros

Muito Legal Danilo valeu pela contrubuiçao. Quem sabe esse cara nao entra no forum pra contribuir? Era de mandar um convite pelo youtube.

Ai vao as minhas consideraçoes.

Video 1- esse modelo tem um similar que um cara fez acho que ele é Tcheco ou polaco.

- Acredito que seja o mesmo principio, so que se olharmos o do nosso amigo acho que ele fez um regulador de chama o que torna o dele mais interessante e à primeira vista parece tambem mais facil de construir... do que o do polaco. O funcionamento é o seguinte aquela parte branca no fundo puxa o alcool por absorçao e quando em contato com o cano quente faz o alcool evaporar elevando a pressao interna.

Video 2- Cara muito legal e simples e esquenta 1L com 50ml em 4 minutos é bom. Esse é um modelo pressurizado, ele mudou os furos e deixou um recipiente maior para diluir a pressao. Notar que ele ta usando alcool denaturado que tem graduaçao 99% portanto melhor que o etanol de posto.

Video 3 - Esse é um modelo opem top classico como o BIOS#3 do minibull so que ao invez de usar outra lata ele usou papel aluminio pra fazer parede interna mas o principio creio eu é o mesmo. Legal pois é bem simples de fazer....

Pessoal outro dia vendo um vido do Tiny do minibull ele falava sobre outros fabricantes que nem ele que fizeram um produto bom, ai fui conferir e um deles é bem legal e tem regulador de chama e nao precisa de pre-aquecimento do alcool bem interessante, ai vai o link do fabricante e no you tube pleo nome voces acham demosntraçoes. - http://www.packafeather.com/stove.html

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros
ta aqui

http://img35.imageshack.us/i/p1009092258.jpg/

fiz um vidio e ja estou colocando no youtube, fiz o vidio com a espiriteira bem da esquerda.. os furos dela sao maiores e bem tortos hehehe minha furadeira resolveu pifar entao tive que fazer os furos com um furador e fui alargando com um alicate

edit: vidio pronto

http://www.youtube.com/watch?v=70CibOeimX8

Valeu Spyke muito massa tua ciclone funcionando!

Sds,

BT

Link para o comentário

• Membros

Massa os videos danilo, impressionante como os fogareiros desse cara dao pressão rapido, os meus demoravam muitoo mais...

Interessante a informação dele que uma tampinha daquelas = 6ml! Agora já posso medir quanto alcool coloco dentro do fogareiro deixando meus futuros testes mais claros! =D

Ja esse video safurfa, nuss....... bacana, mas não tem nada de leve nesse fogareiro, o tripé é bizarro e o fogareiro também......... bacana bacana, mas não serve pra light backpacking, ehhehehe, diria que funciona bem entre 4 paredes, no ambiente de teste =p

Galera, o que acham da gente organizar uma sessão de fogareiros, não sei se seria outro topico com os testes de fogareiro consolidados, é só fazer um layout de como as informações vao ficar, e todos que tiverem espiriteiras quando possivel executem os testes e postem de acordo com o layout, exemplo:

Espiriteira X

Foto da espiriteira X

Quanto tempo ela aguenta acesa com 30ml de alcool (consumo de alcool)

Quanto tempo demora para ferver 1L de agua

Peso da espiriteira (é só pesar ela em alguma balança de super mercado, eheheh)

Mais alguma coisa??

Vou fazer isso com as minhas espiriteiras=)

O interessante disso é que quem quiser fazer uma espiriteira escolhe ela de acordo com um desses quesitos, se quiser uma mais economica, ou uma que ferve mais rápido a agua é só escolher....

Ps: Já tirei as fotos das minhas espiriteiras e do tripé, só descarregar e postar aqui, vou tentar fazer isso jaja =p

Abracss

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...