Colaboradores Ploc-afta Postado Maio 11, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Maio 11, 2009 E ai? Com a devida permissao deixe-me fazer umas perguntas sobre essas espiriteiras. Devido a possibilidade de poder carregar menos peso, resolvi adentrar ao mundo das espiriteiras. Ate ler esse topico usava uma pesadona que comprei num mercado, de ferro, pesa pra caramba. Entao resolvi montar uma. Ate fiz um prototipo que funcionou, um belo furo no topo e varios furinhos ao redor. E funcionou legal dentro do meu paravento de lata de leite ninho. Mas ficaram umas duvidas. Essa de baixa pressao ou aberta deve ser com que tamanho de abertura? Aquela que tu fez tem o topo totalmente aberto? E quanto as de alta pressao, eh necessario fazer um esquema interno como nos sites citados? Ou simplesmente fazer um furinho no meio para por o alcool e entao veda-lo com um parafuso ja resolve? Quero testa-lo no PP, em junho. A lata de leite ninho ja resolve? Pois pelo que li aki no site, la venta muito. Esse sera um Teste de fogo (hahah com direito a trocadilho...) valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LiCo Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 11, 2009 Que seria esse PP hein? hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Ploc-afta Postado Maio 11, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Maio 11, 2009 Acabei abreviando ..... quis dizer o Pico Parana. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LiCo Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 11, 2009 kkkkkkkk muitos aqui já citaram PP mas só agora resolvi perguntar. Pronto, matou minha curiosidade que já estava ficando antiga hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 11, 2009 E ai? Essa de baixa pressao ou aberta deve ser com que tamanho de abertura? Aquela que tu fez tem o topo totalmente aberto? E quanto as de alta pressao, eh necessario fazer um esquema interno como nos sites citados? Quero testa-lo no PP, em junho. A lata de leite ninho ja resolve? Pois pelo que li aki no site, la venta muito. Como diria Jack, vamos por partes Abertura superior x pressão. Não sei na teoria, mas testei a mesma espiriteira com o parafuso (pressurizada) e sem o parafuso (deixando abertura de milímetros), notei muita diferença no desempenho. O esquema que vc fala é a parede interna? Não sei se ela tem algum propósito no funcionamento. Que eu saiba e compreenda é só para reforço caso vc coloque a panela direto sobre ela (o Ogum faz assim). A lata de leite ou achocolatado é tranquila pro PP. Já usei com sucesso. Agora, sobre teste: botei fogo em 4 espiriteiras pressurizadas ao mesmo tempo, 30 ml em cada. A pequena que tem foto aqui no fórum foi voraz, 5 min e já era. Mas 5 min de fogo! Duas pouco maiores, sendo uma com 14 furos, outra com 20, tiveram queima em 7:30, desempenho semelhante. Outra com 28 furos, no mesmo tamanho da de 20 furos, queimou por quase 9 min, mas sem tanta potência... Espiriteiras pressurizadas, para mim, tem até 40mm de altura total, para ótimo desempenho. Acima disso iria de topo aberto, para menor calor e mais tempo de fogo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 11, 2009 ... -Isso mesmo calcius, nos pre-teste que fiz sobre tamanho da epiriteira X rendimento revalidaram suas observações, 40mm é o tamanho ideal para as pressurizadas menor que isso ela eleva muito o consumo e tamanho da chama, e tamanho maior que 40mm ela perde rendimento calofífero), ficando a chama muito pequena ( menor até que as de baixa pressão) Quanto ao cilindro interno, li num link ( que procurei novamente e não achei mais) que tinha no zenstoves que este além de promover suporte para a extrutura promovia desempenho extra na pressão interna. Eis um outro teste que fiz sobre espiriteiras de alta Pressão: 03 espiriteiras pressurizadas de 40mm de tamanho cada, de 22 furos ( 1mm) com 30ml de alcool ( de posto de gasolina). 01. Espiriteira com cilindro interno= Queimou por 9 min. 02. Espiriteira sem cilindro interno = Queimou por 12 min, mas com chama cerca de 2cm menor. 03. Espiriteira com cilindro interno mas vedado em sua parte superior com epoxi = queimou por 5 min, com chama cerca 2 cm maior que a número 01. Detalhes, vez ou outra dava, esta dava umas ''espirradas'' variando bruscamente o tamanho da chama que hora ficava maior e menor. Isso ocorreu algumas veze apenas... Conclusão Como a espiriteira de cilindro interno vedado foi a que teve pior rendimento, demonstrou instabilidade na sua chama, e a mais complexa de se ser feita, ecreio que para fins de cozinhar, esta seja descartada... apesar de ter feito um belo fogo Se for usar panela MUITO pesada, uma com cilindro interno, mas para pequenos cozimentos, pois sua autonomia ainda ainda se encontra bastante reduzida quando comparada com as espiriteiras de baixa pressão. A espiriteira sem cilindro interno, demonstra-se eficiente em tempo de queima, de fácil construção, e seu porte suporta bem uma panela com 500ml de água. As duas últimas são melhores portanto. Este fim de semana vou fazer um teste entre espiriteiras de baixa pressão de 40mm de tamanho, com 30ml de alcool de posto, sendo que uma aberta apenas com 4 furinhos de 2mm, e com la de vidro na parte interna, outra com furo cerca de 20mm de diametro sem la de vidro, e uma terceira com topo totalmente aberto e sem la de vidro. Cácius, estou virando teu aprendiz em calcinar as coisas aqui, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LeoRJ Postado Maio 12, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 12, 2009 Alguém poderia fazer um vídeo Ficaria legal um link do youtube aqui. Ram_Alen e Cacius Vai sobrar pra vcs !!! Abraço, Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 15, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 15, 2009 Ok, ok... vídeo feito. 5 espiriteiras queimando juntas. Preciso só editar. Alguém tem conta no youtube? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 16, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 16, 2009 ... -Quando fizer o teste com as espiriteiras de baixa, vou tentar fazer um vídeo aqui para postar no youtube. No mais, deixareis uns links aqui sobre espiriteiras que acho legais. http://www.youtube.com/watch?v=fStsgTremmI Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 16, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 16, 2009 Ok, vídeo pronto. Espero que aproveitem o conteúdo e riam muito da tosqueira que é sua forma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.