Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 1, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 1, 2009 ... -Pessoal, eu sempre usei uma espiriteira de baixa pressão, no modelo que usa lã de vidro em seu interiro. Com 50ml de alccol ela fica acesa em torno de 14-17 min. Notei que a Lã de vidro além de favorecer a evaporação do álcool, ajuda no controle de sua queima, tornando-a mais graduada. Enfim, fiz uma outra com sistema de alta pressão. Realmente a queima é mais intensa, contudo de menor autonomia ( 13-14 min para 50 ml).Agora assim, eu não notei apenas pequenas diferenças no termpo de fervura da água. Nada significativo quando comparando uma com a outra. Confesso que fiquei até meio decepicionado... mas estou me dúvida no senguinte ponto: Aos que usam sistema de alta pressão, quando foram fixar o cilindro interno, vocês usaram epoxi para selar as extremidades superioras, internas, do cilindro? Pois eu fiquei a pensar que se selar tal parte do cilindro a pressão interna deste se elevará, o que resultará em maior produção de vapor de ácool na face externa do cilinro interno. Eu não cheguei a selar com epoxi, apenas confeccionei o cilindro interno de forma que este ficou bem justo com as curvatura daquela ''abóbada'' de dentro da lata. No mais, eu posso estar muito atrasado, mas, eu notei dia desses ao abrir uma lata de guaraná antártica que esta não mais era de alumínio. As latas estão sendo feitas agora de ferro ( ao menos aqui no MA). O legal é que a espitireira fica bem mais resistente do que as de alumínio. Mas notei que a lata de refrigerante de ferro fica coisa de duas vezes mais pesada do que a de alumínio. Se tivesse uma Lata destas de refri. em ferro, no volume de 500ml, que nem aquelas Heinneken importadas, ia ser uma maravilha transformá-las em panelas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Maio 1, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 1, 2009 ram, aqui por SP as latas ainda são de alumínio. ferro demora pra aquecer. dura mais, amassa menos, mas demora mais pra aquecer. quem gosta de espiriteira de alta pressão é o cacius, mestre no assunto. eu prefior as de baixa, pela preguiça de ficar fazendo.... mas o caldera cone que o cacius tá bolando acho que um dia faço de alumínio. assim uso uma espiriteira de fogo mais centralizado, pra minha panelinha de fundo menos largo. agora, olha o que a gringaiada usa: http://zenstoves.net/CanPots.htm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 1, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 1, 2009 ... -Boa Ogum! Tem este detalhe mesmo, as de ferro demoram bem mais para esquentar e começar a chama. Contudo, aquela mesma quantidade irrisória tradicional de álccol para dar ignição nas espiriteiras normais, se faz a mesma. Outro detalhe, por ser de maior capacidade térmica, o Ferro demora mais para aquecer, contudo, demora mais para esfriar. OU seja, depois de aquecido, retem mais temperatura, isso em se comparanto com o alumíno. Cacius, vais calcinar tudo com a espiriteira cone caldeirão, né? Brincadeira a parte, entra em contato comigo, quero trocar idéias sobre os sistemas de alta pressão. O que usaste como sistema de ''válvula'', para fechar o orifício central de entrada do álcool? eu usei um parafuso de alumínio de 4mm de diametro, com 1cm de comprimento, perfurado ao meio( fui num torneiro mecânico, muito simples de se fazer e ele nem cobrou nada), preso no tampo queimador da espiriteira com duas porcas ( uma do lado de dentro e outra do lado de fora). Para fechar o topo do parafuso, usei aquelas porcas de fundo fechado. Travou que é uma beleza, e ainda deu um bom vedamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 1, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 1, 2009 Ogum, mestre em que? Sou só um encherido, ok? Ram, minhas espiriteiras de alta pressão são assim: abro um buraco pequeno no centro do queimador (um fundo de lata), deixo as rebarbas para dentro e travo ali uma porca. Fecho com durepoxi. Depois, um parafuso allen e pronto. Acreditam que até hj não fiz o teste de eficiência da alta pressão x baixa pressão? Estou é futricando num "msr movido a cana", quer dizer, uma espiriteira de latinha com reservatório remoto pressurizado. O pulverizador da chácara já está em casa e hj rolaram altos incêndios lá no pátio! Tenho que aumentar a pressão e diminuir a vazão de álcool... Danilo a caldeira cone não é invenção minha.. tem umas fotos acho que no tópico superleve. É um leve suporte de panela e para vento, que ainda pode aumentar a eficiência do conjunto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LiCo Postado Maio 7, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 7, 2009 Tenho uma espiriteira pronta mesmo, pequena e levinha. Já me quebrou alguns galhos. Mas achei bacana essa pressurizada aí, vou ter q dar uma olhada nesse monte de páginas pra ver se eu encontro um how to heheheh Intééé Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 8, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 8, 2009 ... -Lico, por aqui vai achar alguns detalhes... qualquer coisa vai no famigerado http://zenstoves.net/BasicPressureBurner.htm , que tem um tutoria interessante de como fazer. Qualquer coisa entra em contato comigo ou com o ''Cacius Calcinador'' ( mestre das espiriteiras pressurizadas e agora desenvolvendo recipiente comunicante de combustível) :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LiCo Postado Maio 8, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 8, 2009 kkkk é verdade, já estava vendo as proezas desse rapaiz Esse site eu já conheço, mesmo assim obrigado. Vou dar uma fuçada melhor aqui nesse tópico também. Intééé Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 9, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 9, 2009 Bom, a algum tempo atrás, botei fogo em duas espiriteiras, uma topo aberto, outra pressurisada, e comentei os resultados. Postei até uma foto, onde a pressurisada apresentava uma labareda significativamente mais intensa, também se extinguindo mais cedo (maior consumo). Naquele dia, minha espiriteira pressurisada era bem menor que a aberta, e fiquei indagando se não estaria ela atingindo maior temperatura interna, aumentando a eficiência (mais vapor) e também se a maior quantidade de labareda seria traduzida em maior eficiência no cozimento. Hoje finalmente tirei um tempo e, de posse de duas espiriteiras do mesmo tamanho (grandinhas), uma aberta, outra pressurizada, catei duas panelas iguais, um litro d'água em cada uma, 70 ml de álcool, a famosa tampinha para pré ignição e fogo. Ambas lado a lado, separadas pelo tijolo que suportava as panelas. E tôme paciência e espectativa. Em 12 minutos ambas levaram a água à fervura. A de topo aberto, surpreendentemente, me pareceu mais forte, e apagou antes (23 min e 30 seg). Dois minutos depois a pressurisada extinguia sua chama. Paralelamente, com os mesmos 70 ml de álcool, coloquei a pequena pressurizada para queimar. Em 13 minutos, apagou. A conclusão é que, em espiriteiras do mesmo tamanho, a eficiência é praticamente a mesma. Ou eu estou fazendo algo errado.. hehehe.. agora é achar o volume certo para as epiriteiras, e continuar na busca do reservatório remoto. Quero testar espiriteiras menores de topo aberto, para ver se vai ter a mesma "voracidade" da pressurizada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Ram_Alen Postado Maio 10, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 10, 2009 ... -Cacius, construi uma outra espiriteira pressurisada, com 40mm de tamanho. Trabalhei com 22 furos pequenos ( 1mm de diametro), e n estou satisfeito ainda com seu desempenho. Coloquei 60 ml de alcool, queimou por 16 min. Será que a temperatura interna está muito alta e consumindo muito alcool? ou será excesso no número de furos? Informa-me o tamanho da tua espitireita, e quantos furos usas, e se possivel, me fala ao menos o tamanho aproximado dos furos. Estou terminando um outro modelo, com 3 cm de altura, para ver se esta possibilidade do tamanho menor, maior queira e velocidade de consumo. Outra coisa que estou a testar, é uma espirireira com cilindro (cilindro de suporte) interno, vedado na parte superior. creio que vai elevar a pressão, depois dos testes eu coloco os resultados aqui. No mais Cacius, tenta fazer uma espiriteira de baixa pressão, e usar lã de vidro em seu interior, e faz esta no tamanho grandinho que estás a testar, e compara se uma espiriteira aberta com lã de vidro em seu interior, queima por mais tempo que uma aberta sem lã de vidro ( isso fazendo um estudo comparado com duas espiriteiras de baixa pressão, com o mesmo número de furos e tamanho, para ficar mais preciso o teste). Futuramente farei este teste aqui. Ah, também estou numa dúvida danada no tamanho ideal de espiriteira e influência no número e tamanho dos furos no tampo queimador ( superior).... até... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Maio 10, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 10, 2009 Blz, Ram? Olha só, medi e testei agora de manhã a pequena pressurizada x a grande aberta. 40mm x 60 mm. A pequena é violenta. Ferveu muuuuito mais rápido. Cerca de 8~9 min já borbulhava a água e a topo aberto ameaçava a fervura. Tenho espiriteiras de 22 até 30 furos, feitos com broca de 1,5mm. Não notei grandes diferenças de desempenho pela questão furos. Por empirismo acho que esta média de 20, 22, é boa. Nenhuma das minhas é vedada na parte superior da parede interna.. e não consigo ver onde vc quer chegar com isso.... pode explicar? Na minha cabeça, vai criar vapores na câmara interna que não serão queimados, e isso é perder eficiência, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.