Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros de Honra

em matéria de volume ele desaparece.

o importante é, portabnto, que o pára-vento não tenha altura mairo que a panela.

mas se tiver, não tem problema: enrole o pára-vento junto com o isolante térmico. o único senão é ter que desenrolar o isolante pra pegar o pára-vento... hehehehee

vc apenas terá dificuldades se usar pára-vento fixo (uma lata, ou panela, ou um cone).

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

entendi o mecanismo: trazer o álcool vaporizado de outro recipiente pra queimar.

dá pra fazer com outros materiais, no fundo o sistema nada mais é do que uma variante dos sistemas pressurizados, de alta pressão, e aí o álcool tá fazendo um percurso direcionado.

tem esse outro:

http://br.youtube.com/watch?v=XproRoDrwCk

é uma espiriteira da minibull designs, funciona basicamente pelo mesmo princípio, mas faz uma vaporização por aquelas mechas de fibra de vidro.

os sistemas de vaporização tb serão utilizados logo logo pela MSR pra fogareiros a combustível líquido derivados de petróleo. já tão estudando, a notícia já vazou e logo cai no mercado: despeja-se a gasolina (ou benzina ou outra coisa) numa base, uma espécie de espojna de pedra com canais finos absorve o combustível e faz vaporizar por cima, onde se acende. vai tornar todos esses fogareiros clássicos ultrapassados.

é, dá pra brincar muito com o assunto,´afinal, é brincar com fogo... heheee

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Membros de Honra

com cerca de 50 ml de álcool eu fervo e cozinho um miojão tranquilamente! fervo 500 ml de água e mantenho a fervura por alguns minutos. com 30 ml de água eu esquento minha água pro café com leite.

em relação ao gás, pra uma pessoa, pra refeições que não demandem ficar cozinhando, cozinhando, cozinhando, mas o miojão básico ou sopa pronta, entre outros, para 2 refeições quentes ao dia, em 05 dias, espiriteira feita em casa + álcool é mais leve que fogareiro a gás + cartucho.

o negócio é fazer a espiriteira e se possível, o conjunto completo já otimizado par aseu uso. eu levo uma caneca de 800 ml, que serve de panela ou de caneca.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Reproduzi e me acertei bem com as espiriteiras de baixa pressão, as clássicas com dois fundos de lata.

22.jpg

Aliás, aqui tem um passo a passo bem detalhado e em português, feito pelo meu amigo Wilson W.

http://tropasenior-ares.blogspot.com/2008/08/fazendo-um-fogareiro-lcool_22.html

Neste tipo de espiriteira consegui 40 minutos de fogo com 100 ml de álcool combustível, já descontados uns 2 minutos de pré-ignição, com uns 10 ml de álcool.

Aliás, fica a dica: tenho usado uma lata com furos nas laterais para suporte de panela, pára-vento e prato de combustível para pré-ignição. Qualquer lata de frutas em calda cortada no tamanho correto serve. Faça furos de oxigenação a uns 0,5 cm de altura, dando espaço para despejar o alcool da pré-ignição, e depois, vários furos próximo de onde vai a panela, para não abafar o fogo.

Quero fazer uma de alta pressão para testar, mesmo porque atualmente estou sem espiriteira... coisa que resolvo em 10 minutos.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...