Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros de Honra

então, quando realizar o sonho, traga 2!

mas sinceramente, acho que não sei se teremos esse tipo de sonho muito tempo não... tenho lido tanta coisa sobre a relação combustíveis e meio ambiente, que tenho sofrido de complexo de culpa até pelas espiriteiras de latinha.... isso que fez no mês passado ficar fuçando fogareiro a lenha...

a queima de gravetos é, em termos globais, a fonte de energia menos destrutiva. posi pra produri alcool se deastou o brasil. gás e petróleo não precisa nem dizer, né? isso sem falar que ainda não achei no brasil quem recarregasse os cartuchinhos de gás. ou o que seria melhor ainda, as pecinhas necessárias pra eu tirar gás do botijão da cozinha e botar dentro do cartuicho da tekgás. poderia-se usar mais umas 4 ou 5 vezes o cartucho.

agora, mudando de pato pra ganso, e voltando ao tema do álcool. já testou essas pastilhas de alcool?

tipo isso:

http://www.fogaco.com.br/prod_ficha_fogaco.asp

http://alcoolsolido.com.br/

eu já entre em contato com essas empresas e outras , uma me mandou um mail dizendo que a compra mínima era de 600 reais...

me interessei pelo tema pq, embora não seja hexamina (esbit) dá pra montar uns fogareirinhos de tamanho mínimo:

http://zenstoves.net/SolidFuelBurner.htm

na verdade, bastaria duas tiras de alumínio em X e o suporte pra panela... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Ogum,

já testei sim, com uma daquelas pastilhas de álcool sólido cor de rosa usadas para acender churrasqueira. Inclusive fiz aquele modelo de fogareiro com um fundo de lata e um X no orifício concavo, este é o verdadeiro ZEN estove, por que você tem que ser zen para não jogar tudo fora!!!!!!! ha ha ha !!! é uma porcaria, essas pastilhas tem um poder calorífico muito pequeno mesmo, só presta para fazer fondue na sala mesmo.

quanto ao naturalismo, 50 ml de álcool que você gasta para fazer o seu almoço libera muito menos co2 que qualquer fogueira de gravetos, e eles são mais importantes apodrecendo no solo do que você imagina, os micro-organismos do solo e a estratosfera agradecem por usar uma espiriteira. Não se deixe influenciar pela mídia, se cana de açúcar fosse tão ruim para o solo, a região de são Vicente no litoral de são Paulo que planta monocultura de cana de açúcar a mais de 500 anos seria um deserto! como agrônomo e ambientalista, prefiro cana a pasto!!!! não se preocupe com a Amazónia, o seu regime de chuvas não permite a maturação da cana de açúcar, o problema de lá é pasto, arroz e soja, e com chinez e indiano comendo todo dia, o planeta não resiste!!!!

inté...

Link para o comentário

• Membros de Honra

cara, eu tô direto em catanduva-sp, região de cana... o fato é que a indústria da cana devastou tudo por lá... tão sumindo os veios d´água, inclusive...

seu não fosse impossível de usar pra fazer um café à noite, eu usaria energia solar!!!!!

por enquanto fico nos 50 ml de ácool.

por sinal, tô colecionando garrafinhas de carregar álcool. cheguei a à conclusão que as melhores são as de plax, de 500 ml!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Nao me levem a mal,pessoal,nao e que estou querendo deixar vcs com agua na boca,mas o JetBoil e o primus EtaPower eu adquiri a pouco tempo e posso dizer,sao fera mesmo.

So que por enquanto o EtaPower so tem o mod. a gas,por aqui,mas assim que sair o multi,vai estar na minha colecao tambem.

Abracos.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Veio,eu tambem uso as latinhas por paixao,rs.

So que meu negocio da paixao,virou colecao e ai vc ja viu.

Ta num pais onde da para ter tudo isso e irresistivel e ai vai se juntando o que pode.

Mas estou aqui para trocar ideias e ajudar no que puder.

Abracos.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Quanto a fogareiro a lenha(gravetos), tenho um que e muito bom mesmo.

E da marca Uniflame japonesa.

http://www.uniflame.co.jp/products/FireSeries/products_list.htm#products11

Leve e pratico,mas se chover,ja viu ne.

Mas e uma opcao barata e se fizer sol,combustivel como gravetos e que nao faltarao.

Esse e o meu,quando saiu da caixa.

uniha1.th.jpg

E desmontado.

006ry4.th.jpg

Abracos.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...