Membros joelmoraes Postado Março 9, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 9, 2008 eu olhei, parece fácil d montar,mas nem tô afim de arriscar... Eu li q se colocar álcool combustível o poder calórico é melhor... Dá gosto ou cheiro na comida?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Março 9, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 9, 2008 não dá cheiro ou gosto não.... isso acontece mais com os combustíveis derivados de petróleo.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros raphaellm Postado Março 9, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 9, 2008 Tenho lido nos últimos 3 dias os posts desse tópico, do primeiro ao últmo.Vi o vídeozinho que foi postado na página anterior, achei interessante. Só algumas perguntas: 1. Qual a diferença prática de se fazer uma espiriteira pressurizada com ou sem aquele "cano"(não me veio palavra melhor, rsrs) no meio, que é feito com um pedaço da própria lata? 2. Li alguém comentar que explodiu um desses pressurizados, e que mesmo aumentando os buracos explodiu de novo. Imagino que seja uma explosão pequena, mas é bom saber como é antes de fazer um pressurizado. 3. fazendo como foi mostrado no vídeozinho, mas sem a fibra, perde muito o aproveitamento? E se perde, como se dá? gasta mais álcool? A chama é menor? É menos quente? 4. acho que alguém poderia postar direitinho uns dados de cada tipo que fez, pra facilitar a escolha do modelo a ser feito. tipo, botar o nome da espiriteira, quanto de álcool usa, em quanto tempo ferve meio litro de álcool, quanto tempo fica acesa com aquela quantidade de álcool... Acho que ajuda bem, e poupa tempo pra quem for ver esse post. Por enquanto acho que é só. Amanhã vou arrumar umas latas e fazer umas espiriteiras e depois posto os resultados! Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Março 9, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 9, 2008 mago, tem trocentos tipos de espiriteiras, tem um site, www.zenstoves.net, que é a meca do assunto. mas vamos re-resumir a coisa, da absolutamente mais simples às mais complexas. há dois tipos de espiriteira: de baixa pressão e de alta pressão (pressurizadas). as de alta pressão são de dois tipos: de topo aberto e topo fechado. aquela da kailash e a do videozinho são de topo fechado. pode-se fechar de vários modos.... algumas tem uma peça pra tampar, por exemplo. desse tipo, aquela parede interna em forma de tubo não serve pra nada, é opcional, apenas aumenta a resistência da espiriteira a pancadas.... as de topo aberto são aquelas do modelo clássico pepsi can stove. aquela industrial feita pela metalúrgica roa é um adessas em metal. aquela do kit da sisters outdoor é outra, feita em latão. mesmo sistema da trangia. funcionam assim: põe se o ácool no meio - que vazapra câmara. põe-se fogo no meio e quando ela esquenta, saem jatos de vapor de ácool pelos furinhos que incendeiam. à quem faça uma dessas com os furos no lado, pois assim depois q pega vc coloca a panela em cima, e ela passa a funcionar como uma de topo fechado. as outras são muito mais simples, variam desde uma simples cumbuqunha com álcool até o modelo chaminé, provavelmente o mais eficiente. as variações são pequenas. num outro post, com calma, colo tempos pra vc, ok? inté! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros raphaellm Postado Março 9, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 9, 2008 Ok! Ah, aproveitando que vc tbm tá on, e que eu tô exatamente agora fazendo a minha primeira, de acordo com as que vc já fez, qual me aconselha a fazer? Uma de queimador lateral com topo aberto (e possivelmente colocar a panela em cima tampando) ou uma pressurizada? Quanto a pressurizada, vc usou cola quando fez uma? Se não, teve algum problema? è que fico com receio de fazer pressurizada e acabar "tacando fogo no mundo" como vc disse alguns post atrás. Ah, sendo que tenho hoje duas latinhas só... Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros raphaellm Postado Março 9, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 9, 2008 Ah, vc saiu enquanto eu escrevia o post, uhahuahuauhauha, mas tranquilo, vou fazer uma pressurizada, e deixar lá fora acesa, se explodir ao menos não taca fogo na casa(se bem q não é exatamente uma explosãão), uahuahuauhua. Depois posto os resultados "técnicos", rs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Março 10, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 10, 2008 hahaha, mago, explodir mesmo, de verdade, é meio difícil.... o que eu andei fazendo de burrada é encher demais a espiriteira com ácoll - e quando ele ferve, expande e começa a vazr pelos lados... heheee, ou simplesmente fazer com lata de alumínio modelos que eram pra fazer com latas mais rígidas... como o ciclone que fiz com uma lata de refri e é lógico que as pontas do suporte amoleceram com o calor daquele troço e a panela caiu, fazendo a espiriteira tb cair de lado e espalhando álcool pra tudo quanto é lado... heheheee bom, sobre qual eu recomendo? ora, os dois! e outros modelos tb! montar espirteira vicia, a gente fica montando esquemas... depois de entender como a coisa funciona, a gente fica criando coisas.... já fiz um, tipo chaminé simples, com apena suma lata de refri, e um canivetinho victorinox de ferramenta. só pra ver o meu grau de técnicas "mcgyver".... hehehe faz os dois, e depois tenta outros modelos. inté! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros raphaellm Postado Março 11, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 11, 2008 Ogum, fiz aqui a tal pressurizada, o único problema "estrutural", digamos assim, foi que pra encaixar as partes eu fiz uma pequena dobrinha no alumínio, e isso deixou um espaço invisível mas suficiente pra vazar álcool ali quando começou a ferver, e isso lógico, afetou a pressão com que a chama saía nos orifícios normais (ficavam duas labaredas mais altas saindo pelos lados, mas até que a chama dos orifícios saiu alta, oq ue me leva a crer que sem as falhas seria beem mais alta). Quanto às estatísticas: ainda assim teve um funcionamento razoável; na primeira vez ficou 14min acesa, e na segunda testei ferver 500ml de água, e ferveu em aprox. 5min, e ficou 14min aceso também. Eu usei nas duas vezes, 50ml de álcool. E é verdade, vicia! Vou arrumar mais latinhas e fazer outras. Quero fazer tbm a supercat, que me pareceu bem prática. Ah, o único inconveniente que encontrei na pressurizada é levar um tempinho pra acender. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Março 14, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Março 14, 2008 http://www.hobotraveler.com/056alcoholcooker.php as fotos são auto-explicativas. em duas fotos, uma lata com quatro recortes. basta colocar álcool na lata e acender. depois colocar a panela em cima. claro, tá faltando um pára-vento pra se usar ao ar livre. na terceira foto, um sistema alternativo: um suporte de arame amarrando 3 ou 4 velas, que queimam simultaneamente. lembrando que a a cera das velas é provavelmente o combustível com maior capacidade de produção de calor existente - é a forma sólida atrapalha a queima. []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rsfalacci Postado Março 22, 2008 Membros Compartilhar Postado Março 22, 2008 aew pessoal, montei o meu fogareiro.....será q tá bom de fogo o bichim?? [/img] pelo menos ele tá esquentando bem a água.....15 minutos pra 1 litro.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.