Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros

Tenho lido nos últimos 3 dias os posts desse tópico, do primeiro ao últmo.Vi o vídeozinho que foi postado na página anterior, achei interessante. Só algumas perguntas:

1. Qual a diferença prática de se fazer uma espiriteira pressurizada com ou sem aquele "cano"(não me veio palavra melhor, rsrs) no meio, que é feito com um pedaço da própria lata?

2. Li alguém comentar que explodiu um desses pressurizados, e que mesmo aumentando os buracos explodiu de novo. Imagino que seja uma explosão pequena, mas é bom saber como é antes de fazer um pressurizado.

3. fazendo como foi mostrado no vídeozinho, mas sem a fibra, perde muito o aproveitamento? E se perde, como se dá? gasta mais álcool? A chama é menor? É menos quente?

4. acho que alguém poderia postar direitinho uns dados de cada tipo que fez, pra facilitar a escolha do modelo a ser feito. tipo, botar o nome da espiriteira, quanto de álcool usa, em quanto tempo ferve meio litro de álcool, quanto tempo fica acesa com aquela quantidade de álcool... Acho que ajuda bem, e poupa tempo pra quem for ver esse post.

Por enquanto acho que é só. Amanhã vou arrumar umas latas e fazer umas espiriteiras e depois posto os resultados! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

mago,

tem trocentos tipos de espiriteiras, tem um site, www.zenstoves.net, que é a meca do assunto. mas vamos re-resumir a coisa, da absolutamente mais simples às mais complexas.

há dois tipos de espiriteira: de baixa pressão e de alta pressão (pressurizadas).

as de alta pressão são de dois tipos: de topo aberto e topo fechado. aquela da kailash e a do videozinho são de topo fechado. pode-se fechar de vários modos.... algumas tem uma peça pra tampar, por exemplo. desse tipo, aquela parede interna em forma de tubo não serve pra nada, é opcional, apenas aumenta a resistência da espiriteira a pancadas....

as de topo aberto são aquelas do modelo clássico pepsi can stove. aquela industrial feita pela metalúrgica roa é um adessas em metal. aquela do kit da sisters outdoor é outra, feita em latão. mesmo sistema da trangia.

funcionam assim: põe se o ácool no meio - que vazapra câmara. põe-se fogo no meio e quando ela esquenta, saem jatos de vapor de ácool pelos furinhos que incendeiam.

à quem faça uma dessas com os furos no lado, pois assim depois q pega vc coloca a panela em cima, e ela passa a funcionar como uma de topo fechado.

as outras são muito mais simples, variam desde uma simples cumbuqunha com álcool até o modelo chaminé, provavelmente o mais eficiente. as variações são pequenas. num outro post, com calma, colo tempos pra vc, ok?

inté!

Link para o comentário

• Membros

Ok!

Ah, aproveitando que vc tbm tá on, e que eu tô exatamente agora fazendo a minha primeira, de acordo com as que vc já fez, qual me aconselha a fazer? Uma de queimador lateral com topo aberto (e possivelmente colocar a panela em cima tampando) ou uma pressurizada? Quanto a pressurizada, vc usou cola quando fez uma? Se não, teve algum problema? è que fico com receio de fazer pressurizada e acabar "tacando fogo no mundo" como vc disse alguns post atrás. Ah, sendo que tenho hoje duas latinhas só...

Abraço!

Link para o comentário

• Membros de Honra

hahaha, mago, explodir mesmo, de verdade, é meio difícil.... o que eu andei fazendo de burrada é encher demais a espiriteira com ácoll - e quando ele ferve, expande e começa a vazr pelos lados... heheee, ou simplesmente fazer com lata de alumínio modelos que eram pra fazer com latas mais rígidas... como o ciclone que fiz com uma lata de refri e é lógico que as pontas do suporte amoleceram com o calor daquele troço e a panela caiu, fazendo a espiriteira tb cair de lado e espalhando álcool pra tudo quanto é lado... heheheee

bom, sobre qual eu recomendo? ora, os dois! e outros modelos tb! montar espirteira vicia, a gente fica montando esquemas... depois de entender como a coisa funciona, a gente fica criando coisas.... já fiz um, tipo chaminé simples, com apena suma lata de refri, e um canivetinho victorinox de ferramenta. só pra ver o meu grau de técnicas "mcgyver".... hehehe

faz os dois, e depois tenta outros modelos.

inté!

Link para o comentário

• Membros

Ogum, fiz aqui a tal pressurizada, o único problema "estrutural", digamos assim, foi que pra encaixar as partes eu fiz uma pequena dobrinha no alumínio, e isso deixou um espaço invisível mas suficiente pra vazar álcool ali quando começou a ferver, e isso lógico, afetou a pressão com que a chama saía nos orifícios normais (ficavam duas labaredas mais altas saindo pelos lados, mas até que a chama dos orifícios saiu alta, oq ue me leva a crer que sem as falhas seria beem mais alta). Quanto às estatísticas: ainda assim teve um funcionamento razoável; na primeira vez ficou 14min acesa, e na segunda testei ferver 500ml de água, e ferveu em aprox. 5min, e ficou 14min aceso também. Eu usei nas duas vezes, 50ml de álcool.

E é verdade, vicia! Vou arrumar mais latinhas e fazer outras. Quero fazer tbm a supercat, que me pareceu bem prática. Ah, o único inconveniente que encontrei na pressurizada é levar um tempinho pra acender.

Abraço!

Link para o comentário

• Membros de Honra

http://www.hobotraveler.com/056alcoholcooker.php

as fotos são auto-explicativas. em duas fotos, uma lata com quatro recortes. basta colocar álcool na lata e acender. depois colocar a panela em cima. claro, tá faltando um pára-vento pra se usar ao ar livre.

na terceira foto, um sistema alternativo: um suporte de arame amarrando 3 ou 4 velas, que queimam simultaneamente. lembrando que a a cera das velas é provavelmente o combustível com maior capacidade de produção de calor existente - é a forma sólida atrapalha a queima.

[]s

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...