Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 1, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 1, 2006 haáhá! consegui o meu intento. meu desafio era fazer uma espiriteira usando única e exclusivamente meu canivetim vicorinox como ferramenta. nada além. fiz mais, não só usei o canivetim, como fiz com apenas uma lata de refrigerante. não ficou um primor de beleza, mas funciona e a chama é alta. como primeiro modelo, ficou boa. esquema? padrão chimney - vejam mais ou menso como é em http://zenstoves.net/ChimneyStove.htm e o princípio do funcionamento em http://zenstoves.net/How.htm - tipo "open vented - chimney" o que fiz: 1. antes de recortar a lata, abri os buracos de ventilação, perto da base. usei uma pecinha pontuda do canivete,pode ser feito com uma lâmina fina, ou com uma chave de fenda, ou furador.fiz alguns furos ainda não dontei quantos. 2. depois serrei a lata no meio, com a lâmina do canivete. 3. a parte de cima, diminui um pouco o tamanho, cortando uma tira de alumínio, usando a tesourinha do canivete. fiz uns cortes verticais para poder comprimir, afunilar essa parte para encaixar-se na outra. 4. a abertura superior eu não fiz, aproveitei a nornmal da lata. ainda tá com aquela alcinha de abrir a lata.... tô testando com álcool zulu 92 gl. tá fazendo uma chama de alguns centímetros, depois que o álcool esquenta. tô treinando acender com um zippo. pelos orifícios laterais. depois que aperfeiçoar ométodo de acender, vou tentar ferver um litro de água e coloco aqui o resultado. ma pra isso preciso primeiro bolar um suporte pra panela. []s p.s. alguém já testou álcool automotivo, aquele de posto de gasolina? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 12, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 12, 2006 bom. fiz alguns testes tacanhos semana passada. cerca de 15 minutos pra ferver um litro de água. ferver "numas": quente pra cacete, mas não é aquela fervura alta. tb taquei o limite de álcool dentro da espiriteira e deixei queimando: uma hora e 5 minutos. vou medir quanto é essa capadidade, mas algo em torno de 100 ml de álcool 92 gl, aquele zulu, que tem 30% de água. mais pra frente vou tentar álcool automotivo. vou tentar tb outros modelos de espiriteira, pra ver a eficiência. []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 23, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 23, 2006 hehehe, hoje foi dia de quase tacar fogo no mundo.... um tempinho livre, um monte de latas de refri e a gente faz a festa.... primeiro fiz o teste do fogareiro que tinha construído há algumas semanas. 19 minutos pra aquecer um litro de água e 5 minutos pra meio litro. bom pra meio litro, mas precisa de um suporte pra panela. tava usando dois tijolos, mas casei de carregá-los do jardim pra área de serviço e vice-versa. no final de semana eu tinha testado, em catanduva, na casa da sogra, um modelinho de fogareiro de pressão. mas ficou esquisito, e esses modelos precisam de um pratinho com álcool queimando pra aquecer o álcool detro deles e então funcionar direito. minha sogra deve estar achando q sou piromaníaco... hoje tentei um de pressão, com queimadores do lado. não consegui encaixar direito as peças, e forçando acabei rasgando ... uma josta. tentei então um outro modelo, que queima lateral, mas de baixa pressão. usei uma lata de red bull. tirei a parte de cima e fiz uns furos na lateral. na primeira tentativa de acender não pegou direito. usei uma lata de paté, baixa e larga, como prato aquecedro. moral da hsitória, tinha tanto álcool queimando que começou a fazer uma chama de quase um metro de altura, e pingou álcool numa pilha de jornal.. hehehe, quse taquei fogo no mundo... nunca uma havaiana foi usada tão rapidamente como abafador de fogo... hahahah, matei o fogo a tapa! usei a mesma lata e diminuí a altura. cortei na metade: a própria pintura da lata tem uma faixa horizontal que serviu de guia. entre essa borda e a base, na metade, abri 4 furos. entre esses furos e a borda, outros 8 furos. taquei álcool até o limite. acendi e apoiei a panelinha em cima. apagou. pensei um pouco e me toquei que não tinha deixado o álcool aquecer. acendi de novo e esperei uns 30 segundos, quando a chama ficou mais alta e uniforme. e apoiei a panela em cima. a chama começou a sair pelos lados do fogareiro. ferveu meio litro de água em 5 minutos. fervura alta, diga-se de passagem. outra hora, com mais tempo, vou verificar quanto tempo ele mantém a chama acesa com a panela em cima. gostei desse modelinho, pq é simples, praticamente à prova de falhas, ou seja, extremamente confiável, leve pra kct e não precisa de suporte para a panela. só preciso imaginar um aparador de vento. o modelo é semelhante a esse: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.html []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 29, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 29, 2006 bom, virei o psicopata das espiriteiras de latas de alumínio. depois od último post, fiz mais uma espiriteira do mesmo tipo: peça única, meia lata com 4 furos no meio e 8 em cima, autoportante: usa-se a própria espiriteira como apoio para a panela. desta vez, em vez uma lata e red bul, usei uma de coca-light. e nem o canivetevictorinox handyman em mãos eu tinha: usei o canivetim do chaveito, um victorinox minúsuclo, modelo classic, aqule pequininim apenas com uma lâmina pequena, uma tesourinha, e uma lixa/chave de fenda. ficou horrível, mas bom: feio cortei tudo torto.. hehehe. tava na casa da sogra, e usei álcool automotivo. fervi meio litro de água em uns 10 minutos, mas não usei aparador de vento, e fiz sob vento, no meio do quinta. nem o vento mais forte conseguiu apagar a espiriteira... hehehehe. com um aparador de vento teria fervido a água mais rápido. mas notei que esse modelo não conentra a chama, ele a espalha: assim, quanto mais larga a espiriteira, mais largo é o c´riculo de alcance das chamas, mas o meio da espiriteira não tem chama... em resumo, acho que usar a latinha de red bull é melhor, a não ser que vc esteja com um panelão.... agora, na miha frente, tem uma lata vazia de um outro energético, chamado atomic. a lata parece ser mais rousta, e tem o fundo plano, e não côncavo. é alumínio mais grosso, vou fazer como a que fiz no post acima. mas essa deve ficar melhor e mais resistente. []s p.s. se der tempo de fazer ainda hoje, e fazer tb os testes, posto aqui. ps.2. minha namorada tá dizendo que virei piromaníaco, n]ão aguenta mais me ver catando latas por aí e, o queé pior: a minha sogra,mãe dela, ainda guarda as espiriteiras que fiz lá na casa dela, a 400 km daqui... hahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros lozeen Postado Setembro 30, 2006 Membros Compartilhar Postado Setembro 30, 2006 opa povão...blz ZQUILHERME OU OUTROS..voçes podem me mandar umas fotos, daquela espiriteira que foi feita com filtro de oleo de trator ou alguem que tenha essas fotos,poderia me mandar? grato mail: junior32742006@yahoo.com.br Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 30, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 30, 2006 lozeen, o que o zé guilherme montou vc pode montar com latas, é um de pressão, mas aberto. vai no http://zenstoves.net/How.htm e olha o "open jet alcohol stove". é um padrão muito comum, feito a partir de dois fundos de lata de refrigerante - inclusive é esse tipo que serviu de inspiração pra ilustração do site. o importante é entender a dinâmica do fluxo de álcool pelo fogareiro, que daí vc pode montar os teus próprios. eu tô me especializnado num ainda mais simples que esse, que tem a vantagem de dispensar apoio pra panela. a descrição tá aí em cima. deve ser o mais simples de fazer. []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 30, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 30, 2006 lozeen, pra ver uma foto de um igual ao do zé, só que feito de dois fundos de lata de refri, dá uma olhada em http://www.makezine.com/blog/archive/2006/01/make_a_pepsi_can_stove.html []s p.s. prepare-se para ter uma paciência de jó pra ficar fazendo furinho. esse fogareiro é cahto de construir... hehehe, eu não tenho paciência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Setembro 30, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 30, 2006 mais uma imagem, tridimensional, que mostra como se monta uma espiriteira desse tipo: http://www.pcthiker.com/pages/whatsnew.shtml o zé fez algo semelhante com latas maiores. vc pode fazer com latas de ervilhas, por exemplo. as latas de alumínio permitem falzer espiriteiras mais leves e se faz mais facilmente, pq o alumínio é fácil de cortar, furar... mas é menos resistente. as outras latas são mais resistentes, mas dão um trampo... hehehehe []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros lozeen Postado Outubro 1, 2006 Membros Compartilhar Postado Outubro 1, 2006 opa.. oqum777... valeu pelos links... hehehehe.. só ver parece simples..mas eu vou fazer a minha.... mas sobre as latas,o fundo não importa..quer dizer o tipo de fundo,plano ou concavo daria na mesma?...só tenho que achar 2 que vão se encaixar perfeitamente. at+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Outubro 1, 2006 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 1, 2006 lozeen, o fundo de uma lata de refri, se vc olhar, é circular... vire-a de cabeça pra baixo e observe. imagine com um buraco no meio, e cheio de furos naquele aro... é um queimador circular! quanto à parde de baixo, se for reta, cabe mais álcool. mas para alguns fogareiros, eles acham bom usar uma de refri pois permite usar aquele aro para encaixar alguma coisa por dentro. e mais, como esse tipo de espiriteira é muito usada pelos americanos, em condiçõs piores que as nossas, com menos área de contato com a base (o chão frio) o álcool aquece mais rápido e resfria-se menos. dá uma fuçada no zen stoves, e vc vai perceber que tem zilhões de detalhes envolvidos na construção de uma espiriteira. disute-se até se o burado feito praticamente por uma agulha na lata vai formar que tipo de fluxo de álcool aquecido. quanto aos modelos americanos, não se espante: eles tem um zilhão de tipos de latas de refrigerante, de cerveja, e etc, que não temos aqui. q lata de pepsi deles é a nossa universla lata de refri, de qualquer marca. nossas latas de comida de gato são diferentes das deles - o que dificulta a nós fazermos os chamados cat stoves - mas dá pra daptar. o importante é intender a mecânica da coisa, depois é só dar asas à imagnação. []s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.