Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Posts Recomendados

• Membros de Honra

zé,

relendo agora tuas descrições e vendo o http://zenstoves.net/Stoves.htm#Types

vi que a tua espiriteira é do tipo jato aberto.... o tipo 6 da lista do site.

diz uma coisa, vc fez os furos em cima ou do lado? se vc fizer com os furos na lateral, vc pode tacar a panela em cima direto, sem precisar de um suporte pra ela.

vou tentar fazer um assim a partir de latinha de refri. tinha tentando fazer há algum tmepo um outro, do tipo reservatório aberto, com uma lata de neston servindo de suporte pra panela e tb aparador de vento (furei a lata toda numa lateral, entrava ar só por um lado, e o fogareiro eu tava montando por dentro. mas uma faxineira jogou as latas fora... achando que era lixo, sei lá.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

OPA OGUM! Meu amigo.... boa observação, é praticamente aquilo... entretanto tem um pequeno diferencial....

O meu fogareiro os furos sao laterais, mas o meu queimador é conico.... (vide a canopla de vaso sanitario).... entao ja tentei colocar por cima a panela direto.... ele nao apaga, ,mas a chama nao tem a mesma intencidade, o melhor aproveitamento se deu nos 3 cm de distancia....

E ainda assim teve o problema do vento.... precisou do aparador de vento.

Tem um modelo q tem um parafuso no centro, ,o meu é bem similar com aquele... pois apesar dos furos serem laterais.... o meu fogareiro se configura como queimador na parte superior..... mas ele tem um lugar para regular a chama..... q nao tinha pensado e agora o fiz.... simples, basta tampar o duto central quando o alcool ja esta queimando pelos furinhos do queimador, ,ae o trem fica bao!

Eu to fazendo um esquema pro Diego ae ja mando pra vc tambem.

Abraços

Link para o comentário

• Membros de Honra

então, zé!

fuçando o site lá do cara, no ítem "como funcionam os fogareiros" ele explica o que acontece dentro dos fogareiros....

nsse teu e nos "de parafuso", o que se faz é aquecer o álcool q sai, sob pressão, dos furinhos, sai aquecido e num fluxo em espiral, misturando-se bem ao oxigênio e queimando bem. nesse aspecto, é o mesmo conceito de um fogareiro a combustível líquido, tipo msr e primus: sai o combustível sob pressão e aquecido.

na parte central do teu fogareiro, ou num fogareiro de queimador aberto (uma simples tigelinha com álcool), ou nos de tipo aberto com fluxo de ar (cat stove, por exemplo), a dinâmica é um pouco diferente.

o cara do zen stoves tem dados e dados sobre o assunto, é incrível (eu soro um pouquinho com o ingês, mas dápra entender) e num canto ele explica que o sistema tipo cat stove é o de melhor aproveitamento, pq acertar a espiral em que sai o álcool aquecido sob pressão nos fogareiros de pressão (o de latinha de refri, o teu, etc) é´uma ciência exatísima, requereria cálculos e cálculos, ferramentas especiais pra fazer os micro-furos, e agente usa prego, agulha, etc pra fazê-los... hehehehehe

mas acho que o diferencial de eficiência seja muito pequeno. penso que a gente tem que prestar atenção tb em outros aspectos (q são o grande diferencial dos fogareiros a álcool): a simplicidade!

acho que um aparador de vento não dá pra dispensar, mas imagino poder dispensar o suporte pra panela. afinal, como dizem os engenhiros da área de mecânica (regra aplicável a automóveis, armas, bicicletas, etc), peça que não existe não quebra.

[]s

p.s. esa distância pra eficiência q vc mediu, 3 cm, vc mede do ponto superior do fogareiro pra panela ou do ponto onde estão os furos pra panela?

Link para o comentário

• Membros

Ogum! Cara... tipo... legal isso q vc falou, agente faz muito no "olhometro" mesmo.

Eu tentei estabelecer um número mínimo de furos no queimador com base no queimador do fogao aqui de casa q é do mesmo diametro do meu fogareiro.... fiz observando estas coisas.... sei q o pra latinha de refri uns 35 furos é um bom numero. FICA BEM HOMOGENEO... mas eu vi um link ae q o cara fez nada mais q 6 ou 8 furos... e ficam aqueles jatoes de fogo, sera q funciona bem?

RAPAZ EU SABIA DO GAS DO COmBUSTIVEL, mas o movimento dele eu nem imaginava, q interessante, deve ser por isso q as chamas ficam rodando no meu....... as chamas se torcem. até la na casa do carai

Bom, entao quanto a distancia, o q vc falou ae das peças q reduzir é bom, eu concordo, eu podia ter tentado acertar melhor neste aspecto, pq a canopla de vasoo sanitario da margem pra isso, é so abaixar os furos, e ela por si so vira o proprio aparador, , mas eu fiz bem em cima para aproveitar a area.

agora to até com vontade de tentar algo mais!

a distancia de tres cm é da altura dos furos até a panela.

Abraços Ogum!

Ze

Link para o comentário

• Membros de Honra

pois é, zé, a gente faz as coisas no olhômetro... eu descobri a força do detalhe numa lista de discussão sobre bike. cara, como essas coisas pequenas tem zilhões de detalhes....

por exemplo, a história do fogareririm com furo no meio, que vc taca moeda em cima... nada mais é do q um fogareiro de pressão. a moeda fecha ocompartimento, o álcool quente expande, vira gás e sai com força. se vc enche de buracos, vai espalhar mais e ter chamas menores. é como mangueira furada: quanto mais furo, menos forte fica o jato na saída.

eu sei que tem uma técnica toda especial pra direcionar esa espiral do jato de álcool, e agente não consegue atingir a precisão necessária, pq não temos as ferramentas pra isso. seria prciso cálculos feitos por computador e otras cositas más... hehehehe

fuça o zen stoves que vc vai ver um do tipo recipiente aberto, que ajaponesada usa, que chamam de origami stove, onde eles trabalham essa espiral de fogaréu... muito doido.

[]s

p.s. a gente percebe q tá fidando doido quando vai no supermercdo e fia olhando a sessão de lataria ou bebidas não pelo conteúdo, mas pela embalagem... a moça achou esquisito na hora em que eu peguei uma lata de red bull e outra de cerveja, fiquei encostando uma na outra. deve pensar que sou doido, mas já percebi que não vai ser muito fácil usar uma de tubo central do fogareiro... hehehe

p.s.2. acho q acabei de fazer uma besteira. ganhei um zippo falseta russo (com foice e martelo e tudo, q um amigo trouxe da rússia, pq é lembrancinha...) e na falta de fluído, acabei de carregá-lo com álcool zulu 92,8 gl. primeiro segueir um tempo aceso e logo o ´lacool do algodão lá de dentro aqueceu e começou a vazar fogo pra tudo quando é lado... hehehe agora ele não quer pegar muito não.... acho que vou abastecer com removedor ou querosene, pra ver o que dá.

p.s. 3. acho qu agente adora brincar com fogo. haaha

Link para o comentário

• Membros

CARAMBA!!!!

OGUM! C TA IGUAL EU ahahahahah Bixo, ahahaha minha mae me perguntou "pq vc fica encaixando as latinhas uma na outra"

ae respondo "pq estou tentando achar uma solução pratica para desenvolver um fogareiro com peças de facil acesso", ela simplesmente nao me entende, e como todo bom montanhista q sou.... sempre q vejo algo q acho q da pra escalar ou algo q parecee interessante eu tenho de por a mao pra ver se da pega ahahahahahha.

MAs... entao, A LATINHA DE REDBULL! é praticamente quase do mesmo tamanho do duto do meu fogareiro, tipo, um pouco maior é claro, mas pode vir a funcionar, pq como falei, quero fazer o esquema da pressao nele... hheheh... estou estudando um jeito eficiente de fazer isso sem comprometer o funcionamento.

MAS A PS2 eu ja fiz isso hahahahahahah é foda hahahahhahaha,

PS3.... MEU.... E QUEM BRINCA COM FOGO FAZ XIXI NA CAMA!

Abraços OGUM MEU VEIO!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...