Membros vaniilu Postado Agosto 15, 2014 Membros Postado Agosto 15, 2014 (editado) Chegando ao aeroporto de Confins (que faz muito jus ao nome ), peguei o ônibus que liga o aeroporto à rodoviária (Conexão Aeroporto- UNIR), R$ 9,50, que levou cerca de 1h30 nesse trajeto .. Chegando na rodoviária, o desembarque é no térreo (onde você encontra guarda-volumes e táxis), e você tem que subir ao piso superior, onde estão os guichês de venda de passagem. Me dirigi à Viação Pássaro Verde e comprei a passagem para Ouro Preto (cerca de R$29), cujo trajeto durou 2h40, devido a obras na rodovia (o tempo normal é de quase 2h). Comprei também a passagem para Brumadinho, onde fica o Instituto Inhotim, que eu visitaria no domingo: viação Saritur (R$24). Me antecipei nessa compra porque vi muita gente dizendo que era difícil achar passagem no dia. CHEGADA EM OURO PRETO: Chegando na rodoviária por volta das 16h, peguei um táxi para o hotel, cerca de 5 minutos de percurso e custo R$20! Tomei um banho e no comecinho da noite fui dar uma volta nos arredores da Praça Tiradentes. Na rua Conde de Bobadela – ou Rua da Direita (talvez chamem assim porque fica à Direita da Praça, pra quem está de frente pro Museu da Inconfidência.. se não for isso, vale a referência)- tem vários bares, restaurantes, casas de doces, casas de chocolates.. destaco o Restaurate Maximu’s (só almoço, comidinha mineira bem variada), a casa de açaí Mega Açaí (fica no subsolo, o ambiente é muito legal, paredes de pedra e a variedade do cardápio é impressionante, uma delícia); e a minha preferida: Chocolates Ouro Preto (bem na esquina da Praça com a Rua C. Bobadela), o ambiente é no estilo colonial, uma graça, e lá tomei o melhor cappuccino da minha vida! Eles tem um chá de maçã também, que é mara (apesar de ser de sachê). 2º dia: Às 9h fui visitar a IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS (R$10), que fica bem perto da Praça, e o que mais me encantou foi a pintura do teto, obra de Mestre Ataíde.. me encantou tanto que paguei o maior mico: é proibido fotografar no interior das igrejas, mas como eu tava sentada sozinha, discretamente virei meu celular para o teto e quis tirar aquela foto escondidinha e: meu flash disparou!! .. depois disso, saí de cabeça baixa e me dirigi à IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO, que fica atrás do Museu da Inconfidência. Não visitei o interior, mas vale muito a pena sentar na frente da igreja e contemplar a paisagem, principalmente no finalzinho da tarde, com o sol se pondo, o visual das montanhas é incrível. Em seguida fui conhecer a CASA DOS CONTOS (gratuito), onde há uma senzala e a entrada para um parque (bosque)... já na entrada da senzala comecei a chorar, isso que ainda nem tinha visto o acervo, com os instrumentos para castigar os escravos, essa visita também vale muito a pena. Nos andares superiores você encontra toda a história da evolução da nossa moeda. O lugar é muito bem cuidado e tem guias muito atenciosos em todas as salas. À tarde me dirigi à IGREJA NOSSA SENHORA DO PILAR (R$10), cujo interior é todo recoberto de ouro, realmente muito bonita. Para as visitas, sugiro que consultem na internet os horários, eu achei tudo nesse site: http://www.ouropreto.org.br/port/igrejas.asp. 3º dia: Me dirigi à estação de trem para fazer o passeio de maria-fumaça até Mariana; comprei só de ida, no vagão panorâmico (R$60), que dura cerca de 1h (somente de sexta a domingo). Foi encantador, paisagens deslumbrantes, montanhas, matas, cachoeira. A dica é sentar do lado direito, não se esqueçam disso! Para voltar de Mariana, tem ônibus que passa no ponto que fica bem ao lado da parada do trem. É tipo ônibus urbano, a taxa é menos de R$4. Aproveitei esse mesmo ônibus para ir à MINA DA PASSAGEM – mina de ouro desativada (R$35), que fica no caminho entre Ouro Preto e Mariana, o local é ponto de parada do ônibus. A descida pra mina já é uma diversão: feita num carrinho rústico, de madeira, por trilhos. O interior da mina é grande e bem interessante, uma experiência muito rica e original. Tem guia explicando toda a história do local. Pra quem vai sozinho(a), a dica é relaxar pois o que mais vi por lá foi gente “avulsa”, e acho que talvez se eu estivesse acompanhada o tempo todo, não teria aproveitado tanto, pois achei que tudo lá pedia contemplação e sossego. Mas achar companhia por lá também não é difícil; o povo mineiro é muito aberto, muito receptivo. Todos tem uma dica ou uma história pra te contar. DICA: LEVE TÊNIS!! Sem ele você não é nada por lá, rsrs.. [CONTINUA ABAIXO] Editado Setembro 11, 2014 por Visitante Citar
Membros vaniilu Postado Agosto 15, 2014 Autor Membros Postado Agosto 15, 2014 4º dia: GRUTA DO REI-DO-MATO. Embarquei no primeiro ônibus de O.P. para BH, às 06 e meia da manhã. Chegando à rodoviária de BH me dirigi à Viação Setelagoano e comprei minha passagem para Sete Lagoas (ohhhh), por volta de R$19. Deixei a mala num dos guarda-volumes (R$10 por 24 horas), tomei café por ali mesmo e às 09 embarquei pra mais 1 horinha de viagem. O detalhe é que você não encontra informações de horários e destinos da Viação Setelagoano na internet, mas pode ir tranquilo porque tem ônibus de meia em meia hora, sem falar em lotações, que pelo que entendi são da mesma empresa, e que fazem esse trajeto. Na rodoviária de Sete Lagoas procurei informações sobre os ônibus urbanos que passagem na frente do local onde fica a gruta, e me disseram que era a linha “Fazenda Velha” e me indicaram a plataforma de onde saía. Acabei fazendo o trajeto de táxi, e assaltada: R$25 por uns 10 minutos de corrida. Mas enfim, cheguei ao local e comprei o ingresso para a mina: R$15. Geralmente você chega e tem que esperar um tempo para esperar formar um grupo ou esperar que outro grupo termine a visita. Esperei cerca de 40 min. A visita é toda guiada e tem que ter um certo pique pra subir e descer as escadas . Dica: use roupa fresca! As formações rochosas são impressionantes, de uma perfeição que só a natureza pode ser capaz. Na saída, o atendente da bilheteria me disse que na portaria (que fica na beira da rodovia) passava ônibus direto pra BH de hora em hora e também ônibus que voltavam à rodoviária de S.L. Vi dois ônibus urbano da linha “Interlagos” passando por lá. Acabei fazendo algo que não recomendo pra ngm: um casal parou e me ofereceu carona pra BH e aceitei.. e graças a Deus tô aqui pra contar. Cheguei em BH e almocei no restaurante da rodoviária, que serve uma comidinha ótima, mas cara (R$44 o Kg). Depois fui para o hotel descansar e assistir Brasil x Holanda . Citar
Membros vaniilu Postado Agosto 15, 2014 Autor Membros Postado Agosto 15, 2014 5º dia: INHOTIM. Para evitar fila ou qualquer outro transtorno, comprei o ingresso no site do Inhotim antes da viagem e imprimi o voucher que deve ser apresentado na entrada. Incluí o transporte de carrinho elétrico, pois vi muitos relatos de como o passeio era cansativo (e realmente é). Embarquei no ônibus da Saritur às 8h15 e a viagem durou quase 2 horas. Você tem que ter pique, porque o Inhotim é enorme. Como sou leiga, apreciei mais as obras a céu aberto e não achei muita graça nas galerias, a não ser a da Adriana Varejão (que realmente mexe com nossos sentidos) e a The Murder of Crows que faz você entrar no roteiro de uma história através dos sons. A tão falada Cosmococa foi, pra mim, uma decepção (provavelmente pela minha ignorância). Os jardins e os lagos são primorosos, muito bem cuidados. Almocei numa pizzaria lá dentro (R$9 reais a fatia, que é generosa, mas que consegui comer duas). Dizem que os restaurantes são bem caros. Às 14h eu já estava morta, e não consegui fazer mais nada. Detalhe: o ônibus tem hora certa pra voltar a BH: 17h30! Deitei num dos vários bancos e fiquei espalhada lá até a hora de ir embora. Aliás, depois das 15h o que mais tinha era gente espalhada pelos bancos. Acho que pra melhor proveito do passeio o ideal seria ir dois dias sem esse inconveniente de ter hora marcada pra poder ir embora. Cheguei em BH à noite, exausta e dei uma arrumada nas malas, pois no dia seguinte seria o fim da viagem. Citar
Membros marianatomaz Postado Novembro 7, 2014 Membros Postado Novembro 7, 2014 Obrigada pelo roteiro! Citar
Membros leotrilha7 Postado Dezembro 29, 2014 Membros Postado Dezembro 29, 2014 Parabéns um bom relato da sua viagem sou de Sete Lagoas e vou te falar faltou voce conhecer a Gruta de Maquine em Cordisburgo um lugar lindo que vale a pena visitar e fica pertim de Sete lagoas Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.