Colaboradores João Rosenthal Postado Agosto 22, 2014 Autor Colaboradores Postado Agosto 22, 2014 Berlim - dias 10 ao 13 Após dois dias bastante tranquilos em Colônia, acordei às 4 da manha para pegar meu vôo para conhecer a capital alemã, uma das cidades que mais me empolgava, e que superou minhas expectativas. O vôo pela Air Berlin foi muito tranquilo e às 7:15 estava no Aeroporto Tegel. Estava morrendo de fome, então comi por lá mesmo. Peguei informação no balcão turístico e entrei no ônibus indicado. Desci na estação de metrô e fui para o apartamento onde ficaria. Tudo muito tranquilo. Minha amiga que mora em Berlim estava viajando, então uma amiga dela, também brasileira, estava me esperando para entregar as chaves. Me aloquei no ap e saí para comprar comida para os quatro dias. Fui num supermercado de comida orgânica espetacular, comprei muita coisa, inclusive frutas e sobremesas, e gastei 25 euros. Berlim é uma cidade batata para os padrões de Europa ocidental, e comi na rua algumas vezes, algo que era inviável em Paris. Nesse processo todo, quando me dei conta, já era 12h, então fiz meu almoço e deixei pra sair pra conhecer a cidade à tarde. Peguei o metrô até Friederichstrasse, na região central, e de lá fui caminhando até o Reichstag. A primeira visão impressiona, o prédio é bonito e imponente. Tinha agendando pra subir nele no dia seguinte (pela internet, super fácil), então continuei minha caminhada. Fui até o Tiergarden, e por dentro dele até o Portal de Brandeburgo. O lugar é interessante, mas o portal vale muito mais como um março do que como um local bonito. É até meio pequeno. Depois de uma caminhada leve pela Unter den Linden (avenida que acaba no Portal), voltei pro Tiergarden pra comer um lanche que eu tinha levado de casa. O parque é muito grande, mas é diferente dos parques brasileiros, pois é bem mais fechado, com mata por toda parte. Perto das 19h fui pra Potsdamer Platz, mas fiquei pouco, apesar de o lugar à noite ser muito legal. Voltei pra casa, e pretendia dormir bem cedo nesse dia pra recuperar a energia da noite anterior e poder bater perna pesadamente por Berlim no dia seguinte. Fiz minha janta e às 9:30 já tava dormindo. Depois de ter ido dormir tão cedo, acordei às 5:30 mesmo tendo colocado o despertador pras 7. Ótimo! Acordar cedo e descansado numa viagem é muito bom. Fiz minhas coisas sem pressa e às 7 já estava na rua. Peguei o metro até East Side Gallery, onde fica a maior parte ainda intacta do muro. Fui caminhando por todo ele no sentido centro, e gostei bastante da caminhada pelo muro, pois a arte nele é interessante, fora aquela sensação estranha da Guerra Fria e da separação de Berlim. Nesse dia caminhei muito, fui desde a East Side Gallery até a Alexander Platz, caminhada num ritmo tranquilo e com algumas paradas e que durou 2 horas. Cheguei na Alexander Platz e conheci o local, bem agradável por sinal. Fiquei um tempo lá e depois fui caminhando pela Unter den Linden até o Portão de Brandenburgo, e de lá até o Reichstag. Parei pra almoçar numa padaria (as padarias e os pães de Berlim são um espetáculo) e depois fui ao gramado em frente ao Reichstag matar tempo, pois ainda era 12h e minha subida estava agendada para as 13:45. Às 13h cansei de esperar e fui na entrada pedir se tinha como eu entrar antes, já que estava sozinho e faria pouco diferença. Me deixaram. Minha visita era para o terraço e para o domo, de onde se tem uma bela vista da cidade. Em Berlim qualquer ponto mais alto já é praticamente uma vista da cidade inteira, pois lá é totalmente plano. Gostei bastante da visita, o domo é muito bonito e se consegue tirar ótimas fotos. Fiquei lá por mais ou menos 45 minutos e, como já estava na rua desde as 7h, decidi voltar pra casa pra depois sair à noite pra Alexander Platz. Voltei, dei uma descansada rápida, entrei em contato com todo mundo no Brasil, dei uma organizada no ap, e às 20h saí pra Alexander Platz pra dar uma volta e achar um lugar pra comer. Acabei indo num vietnamita, apesar de que lá são muitas opções de restaurante. Paguei 5,90 num prato bem servido com carne, salada e macarrão. Valeu a pena. Depois da janta fui dar uma banda pela região, e ela fica lotada à noite. Achei um bar estilo tropical que parecia ser legal, e pensei em entrar pra tomar uma cerveja, mas depois vi que tava vazio e desisti. Fiquei por lá mais um tempo e voltei. Acabei indo dormir cedo de novo, pois o dia tinha sido bem desgastante. No meu terceiro dia em Berlim acordei bem cedo novamente, tomei café e peguei o metrô em direção ao Olympiastadion. Como sou doente por futebol, tinha que ir de qualquer jeito a um dos estádios mais famosos do mundo e palco da final da copa de 2006 (e da memorável cabeçada de Zidane em Materazzi). Chegar lá é bem fácil, e da estação até o estádio dá uns 5 minutos a pé. Comprei a entrada por 7 euros e fui fazer a visitação, que começa com um vídeo sobre o estádio e termina com a visita às arquibancadas. Gostei muito, a arquitetura é sensacional, fiquei com muita vontade de ver um jogo lá. De lá peguei um metrô até a estação Stadtmitte, perto da Potsdamer Platz, onde há vários restaurantes all you can eat por 7 euros. Entrei num de comida mediterrânea e garanto que dei muito prejuízo pro lugar, mesmo com uma comida meia boca. Saí de lá em direção à Ilha dos Museus, que concentra 5 deles. Fui em dois: Bode Museum, que é uma perda de tempo, e o mais famoso deles, Pergamon Museum, esse sim interessante. Paguei 18 euros pelos dois, mas sinceramente deveria ter pagado os 12 só pelo Pergamon. Na fila acabei conhecendo dois brasileiros e depois da visita fomos comer na Pizza Hut na Potsdamer. Eles estavam em Berlim para um curso de alemão, e depois da janta nos despedimos e voltei pra casa. Nesse dia saí pra tomar uma cerveja à noite com um amigo que mora em Berlim, e voltei pra casa perto das 2. Como não tinha grandes planos pro último dia, acabei botando o despertador pras 9. Acabei acordando às 7, mesmo tendo ido dormir tarde. Levantei, dei uma geral no ap, comi e saí pro Berliner Dom. Peguei o metrô para Friederistrasse e de lá fui caminhando. Paguei 7 euros e entrei. Meu objetivo maior era ver a vista panorâmica do topo, mas mesmo assim o lugar por dentro é muito bonito. A vista é realmente bem boa, dá pra ver toda a parte mais central de Berlim. Saí de lá e dei uma caminhada geral pelo centro, uma espécie de despedida da cidade. Às 14h voltei pro ap, preparei meu almoço e dei uma descansada. Terminei de arrumar tudo e fui tomar um café na rua. Às 18h peguei o metrô para a ZOB (estação de ônibus de Berlim) e às 19:30 peguei o ônibus da PolskiBus para Varsóvia. Acaba ali minha passagem pela Alemanha. Berlim - considerações finais - Berlim é uma cidade espetacular. Bonita, limpa, organizada, segura. Gostei muito. - O transporte público lá é excelente, recomendo comprar o passe que vem 4, dá desconto. Lembrando que precisa validar o ticket na máquina e o mesmo pode ser usado por 2 horas em todos os tipos de transporte. - Os preços em Berlim são bons, é possível comer bem por 5 a 10 euros. Não precisei abusar do supermercado como em Paris. - Fiquei 4 dias em Berlim e achei um tempo bom. 3 dias também dá desde que sejam completos, acordando e dormindo lá nos três. 5 dias considero muito, mas aceitável pra quem viaja num ritmo lento. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Agosto 24, 2014 Autor Colaboradores Postado Agosto 24, 2014 Varsóvia - dias 14 e 15 Fui de Berlim a Varsóvia com a PolskiBus, e gostei bastante. Além do valor baixo, a poltrona é reclinável e confortável, muito melhor que a da Eurolines que eu havia pegado. Chegamos em Varsóvia às 4 da manhã e meu hostel só abriria às 8:15, então fiquei naquela rodoviária escura por um longo tempo, e confesso que tava meio tenso. As horas pareciam não passar, e decidi procurar algum lugar perto para comer algo, e achei na estação de metrô. Perto das 7h resolvi sair para procurar o hostel, e depois de descer na estação de metrô indicada, peguei o mapa e saí procurando. Acabei me perdendo, não fazia ideia de onde tava, e pra completar era sábado e quase não havia gente na rua, e os que estavam não falavam inglês. Depois de quase 1h rodando vi um táxi passando e decidi pegar. Ele não falava inglês, mas mostrei o endereço e ele me levou. Cheguei aliviado no Fest Hostel, e fui muito bem recebido pelo Marcin, o dono. Peguei o quarto com 12 camas, pois era o mais barato, mas apenas 6 estavam ocupadas. Tomei um banho e saí para a Old Town, região turística mais famosa de Varsóvia. Entrei em um free walking tour e gostei bastante, com direito a experimentar uma comida típica e um shot da famosa vodca polonesa (sem pagar a mais por isso). O tour durou 2 horas e meia e passou por toda a Old Town. No final deixei 10 szlotys (1 euro = 4 szlotys aprox.) e fui no subway comer. Voltei pro hostel, dei uma dormida rápida e fui caminhando até o Palácio de Cultura e Ciência, o maior prédio da cidade. Paguei 18 szlotys para a subida ao topo, de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. Fiquei lá algum tempo e voltei ao hostel, com uma parada em um supermercado no caminho. O hostel é pequeno e tem um clima meio familiar, mas é fácil conhecer pessoas. Acabei marcando de sair com dois espanhóis e um chileno, pois tinha expectativas sobre a noite polonesa. Preparei minha janta, tomei um banho, e às 22 saímos nós quatro. Paramos num bar, tomamos algumas cervejas, e depois fomos pra uma balada na margem do rio, onde ficamos até umas 5 mais ou menos. Voltei morto pro hostel, mas acabei acordando às 9:30 por causa do movimento, e aquela ressaca monstra me perseguindo. Pra completar tava frio e chovendo, pensei seriamente em voltar a dormir, mas desisti, pois era meu último dia em Varsóvia. Tomei um banho pra curar a ressaca, tomei um café reforçado e saí em direção ao Estádio Nacional, palco da abertura da Eurocopa 2012. Depois de 30 minutos caminhando sob chuva, cheguei no estadio. E que estádio! É realmente espetacular, arquitetura bonita, moderna. Paguei 10 szlotys para entrar e valeu cada centavo, por dentro é ainda melhor. Tirei muitas fotos. Do estádio fui em direção ao sul da cidade, região onde ficam alguns palácios e o jardim botânico. No caminhei achei um restaurante vietnamita e comi por lá mesmo. Segui pelas largas avenidas de Varsóvia até chegar ao jardim botânico, que é bonito mas como qualquer outro, então apenas dei uma volta rápida e segui minha caminhada. Fui ao Water Palace, que fica dentro de um parque enorme e muito bonito. Caminhei bastante por lá e no final entrei no tal palácio, bem sem graça por sinal, joguei 20 szlotys fora. A essa hora a chuva já tinha apertado e resolvi voltar. Longos 45 minutos de caminhada, e cheguei no Hostel já no final da tarde. Enrolei um pouco e saí para jantar algo, perto do hostel mesmo. Fui num italiano barato que achei junto com um austríaco que estava no mesmo quarto, e depois voltei para arrumar minhas coisas e dormir cedo, pois meu ônibus para Cracóvia sairia às 8 no dia seguinte, e a estação é bem afastada da região central. Varsóvia - considerações finais - A cidade me surpreendeu positivamente. É bonita e bem organizada, mescla bem o novo e o antigo. - Poucas pessoas falam inglês minimamente compreensível em Varsóvia, então a comunicação acaba sendo um problema. Mas pra tudo de dá um jeito. - 2 dias é um tempo bom para a cidade, dá pra ver bastante coisa sem pressa. Mais que isso já é demais, pois não é o padrão de cidade turística. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Agosto 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Agosto 25, 2014 Juliana, já to em Cracóvia, cheguei há pouco e a primeira coisa que eu fiz foi ir à estação de trem comprar para Budapeste para daqui a 2 dias. Muito fácil! Tinha até pra hoje se eu quisesse. Detalhe: no raileurope o valor mostrado é algo como 120 euros, mas paguei 80. Pode comprar na hora tranquilamente! Citar
Membros NaiAlvin Postado Agosto 25, 2014 Membros Postado Agosto 25, 2014 Oi Joao!!! Estou ha tres semanas no iterior da França, em Chagny e a vida aqui e beeeemmm calminha... rsr Queria muito ir a espanha, sul da frança ou Portugal. Tem dicas para dar sobre locomoçao a estes lugares, preços, etc.? Sobretudo Portugal. Grata desde ja, nAIARA Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Agosto 26, 2014 Colaboradores Postado Agosto 26, 2014 Que legal João!! Bom saber que é tranquilo!! Mas deve ser uma viagem longa né? No aguardo os próximos relatos! Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Agosto 26, 2014 Autor Colaboradores Postado Agosto 26, 2014 (editado) Oi Joao!!! Estou ha tres semanas no iterior da França, em Chagny e a vida aqui e beeeemmm calminha... rsr Queria muito ir a espanha, sul da frança ou Portugal. Tem dicas para dar sobre locomoçao a estes lugares, preços, etc.? Sobretudo Portugal. Grata desde ja, nAIARA Oi Naiara, tudo bem? Nao vou pra Espanha, e Portugal só Lisboa mesmo, entao nao poderei ajudar. Que legal João!! Bom saber que é tranquilo!! Mas deve ser uma viagem longa né? No aguardo os próximos relatos! 10 horas dentro do trem Mas a gente sobrevive! Editado Fevereiro 24, 2015 por Visitante Citar
Membros carol araujo Postado Setembro 3, 2014 Membros Postado Setembro 3, 2014 João, que trip foda hein ? Me diz uma coisa, você acha que 100,00 euros por dia é tranquilo ? Quanto você gastou com hospedagem e alimentação e passeios ? Eu estou calculando uns 100,00 euros por dia, você acha que dá pra viajar? Pretendo comprar a passagem com uns 7 meses de antecedencia e o trem vou deixar pra comprar quando chegar ai... Aguardo.. bjuus Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Setembro 3, 2014 Autor Colaboradores Postado Setembro 3, 2014 Oi Carol, tudo certo? 100 dólares por dia é muita coisa, a não ser que vc esteja planejando ficar em hotel ao invés de hostel. Eu to gastando em média 35/40 euros por dia sem me privar de absolutamente nada, apenas economizando no que dá. Para quais cidades vc vai? No leste europeu dá pra viver numa boa com 25/30. Claro que se esse dinheiro for também para pagar os deslocamentos entre cidades, o valor sobe um pouco, mas mesmo assim 100 por dia é demais. Sobre passagem aérea, 7 meses antes é muito tempo, em geral elas ficam num bom preço 3, 4 meses antes. Espera um pouco pra comprar, falo por experiência própria em todas as viagens que já fiz. Espero ter ajudado! Beijo. Citar
Membros carol araujo Postado Setembro 14, 2014 Membros Postado Setembro 14, 2014 Oie, joao ! Obrigada por me responder Então, pretendo fazer Espanha, França,Londres, Itália, Bélgica e Rússia e pretendo ficar no hostel mesmo. E em relação aos transportes internos, acha que é válido comprar na hora ? Eu coloquei 100,00 euros por dia calculando também as comprinhas ( pq sou uma pessoa muito consumista hahaha)... ehehe Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Setembro 15, 2014 Autor Colaboradores Postado Setembro 15, 2014 Se vc já sabe o roteiro, recomendo comprar com antecedência, apesar de que comprei alguns trechos na hora e não tive problema nenhum, até o preço era o mesmo. Sobre o dinheiro, 100 euros ta muito folgado mesmo incluindo compras. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.