Ir para conteúdo

Ilha de Páscoa

Jonas.Schwertner

Posts Recomendados

• Colaboradores

O melhor é reservar pela net, o hostel fica cheio na época de férias e em fevereiro.

Gonçalo é gento boa, cuida de todos como um tio. Nao recomendo alugar scooter nem bike com ele, a qualidade dos veiculos sao inferiores se comparado com das empresas que ofereçem o serviço. O preço é o mesmo a diferença q vc nao precisa caminha 150 metros para devolver o veiculo.

As reunioes q rolam lá sao muito divertidas, é uma demonstração espontanea da cultura do povo local, geralmente sao encontros entre familias proximas de sangue, rola comida e dança e quem quiser pode participar... algo bem diferente da apresentação que os gringos pagam para ver na casa de espetaculo, perto do campo de futebol.

O camping, unico lugar q se porde acampar, fica de frente ao mar e pertinho da marinha chilena, tem uma radar bem grande q serve como referencia. Todo mundo conheçe! o preço era algo em torno de 10 a 15 dolares dia, fica cheio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Guias....

estou com vontade de comprar um guia para a ilha de páscoa. meio frescura, né? mas como vou ficar pouco tempo, gostaria de chagar já sabendo tudo que devo e quero conhecer.

Fiquei interessado no "Chile y isla de páscua" en español, do LP. Mas não achei nem na amazon (na verdade está caríssima a versão em castellano).

Alguém sabe de um bom guia?

Link para o comentário

• Membros

Andei pesquisando e me indicaram esses:

Globe Trekker: Chile & Easter Island - Itinerários e sugestões. Das montanhas ao deserto, passando pelos mistérios da arqueologia. Na Amazon.

Lonely Planet Chile & Easter Island - Informação precisa e prática. O guia de referência para o viajante independente. Na Amazon.

Sera que e o mesmo que vc achou?

Ah, andei vendos os seguintes links tb:

www.visitrapanui.cl

www.portalrapanui.cl

abraço!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra

fala janah!

preparando a viagem? eu tomei um susto recentemente com a notícia de que os moradores haviam fechado o aeroporto e os voos estavam cancelados....mas parece que durou apenas um dia né...

sobre os guias, era esse mesmo Lonely Planet Chile & Easter Island, mas eu queria em espanhol, só achei em ingles...

vc tem outros links pra indicar? algum relato bom de viagem, etc?

Link para o comentário

• Membros

Caro Trota.... tive o prazer de conhecer a Ilha de pascoa em set de 2007 quando na mesma viagem fiz TDP circuito W, e posso dizer que você com suas informações postadas aqui foi responsável pelo meu entusiasmo por conhecer Torres del Paine... Foi Fantastico o lugar é unico no mundo... só quem esteve

sabe do que falamos...

Conhecer a Ilha de pascoa na mesma viagem talves tenha sido um pouco demais... são dois lugares mágicos e com belezas impressionantes, lugares abençoados...e que nao vou apagar da minha memoria nunca

Bom então como retribuição, conte comigo no que puder ajudar é só chamar....sera mais que um prazer uma retribuição.

Conheci toda a ilha... aluguei Bike, Jeep ou seja aproveitei... duas coisas importantes

Ilha de Pascoa é sim um passeio para poucos ($$$) mas mortais como eu com bastante criatividade podem conhecer gastando pouco.

Eu comprei a passagem com qquase um ano de antecedencia ( paguei 270 U$)

Reservei camping ( 5 $ a diaria )

Fiz compra no unico mercadinho de la portanto tbm nao gastei muito....

Uma dica importantissima.... como alguns ja devem ter sitado aqui...

Veja o nascer do sol em Ahu Tongariki

É espetacular... para isso alugue uma scooter ou um jeep e acorde cedo...rsrs algo como ver as torres recebendo os primeiro raios solares...

Abraço até mais

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Acabei de chegar da Ilha de Páscoa. Saí de Belo Horizonte/MG dia 25 de setembro e no dia 26 embarquei em Santiago, rumo à Ilha.

Em primeiro lugar, devo dizer que setembro é baixa temporada, então alguns comentários que fiz deve se levar em consideração se a pessoa quer ir na Ilha na alta ou baixa temporada.

Em segundo lugar, para se ter uma noção, 1000 pesos chilenos vale aproximadamente 2 dolares ou 3 reais, essa conta na cabeça ajuda muito.

A diferença de fuso horário para o Brasil é de -3, ou seja, quando a gente chega em Santiago, tem que atrasar o relógio em 1 hora e depois na Ilha de Páscoa atrasa mais 2 horas. Isso foi muito legal, pois desembarcamos na Ilha 1:30 da tarde e voltamos o relógio pra 11:30 horas, já tínhamos almoçado no avião e com isso ganhamos um bom tempo.

Eu não tenho costume de reservar lugar pra ficar, pois sei que na internet estão os lugares mais caros, mas é óbvio que tem muito mais lugar pra ficar do que diz na internet. Lá mesmo no aeroporto tem um monte de stand e vários donos de pousadas que ficam te cercando, tentando negociar a estadia. O bom espanhol é essencial nesta hora.

Eu e meu companheiro pagamos cada um 10.000 pesos por dia sem café da manhã, quarto de casal com banheiro em frente. Com café da manhã seria 13.000 pesos. O lugar se chama Chez Cecília, é um hostel muito bom, camas boas, banho bom, tudo dentro do razoável para um hostel. Ela está fazendo preços baratos porque está construindo sua casa ao lado do hostel. Fica de frente para o mar, é um lugar silencioso, de fácil acesso, bem em frente tem alguns moais. Ela adora brasileiros e é muito simpática, eu particularmente gostei bastante. A gente acordava e usava a cozinha pro café da manhã, com fogão, geladeira, pratos, copos, talheres, toalha de mesa, tudo direitinho. Bom, eu acordava com o barulho do mar todos os dias e isso me bastou. Não me preocupo com luxo, basta o lugar ser limpo e com certa estrutura. Tinha um casal acampando do lado de fora da casa, acho que pagaram 10.000 pesos por dia, para o casal. O endereço é entre Atamu Tekena y Policarpo Toro.

Na ilha existem dois ou três minimercados, tem uma boa farmácia e várias vendinhas pequenas. Então não se preocupem se acabar a pilha da máquina, ou se precisar comprar remédios, a ilha está muito bem estruturada, lembrem-se que é um lugar que só dá turista europeu, que querem tudo do bom e do melhor. Tem umas quatro lan houses, um monte de restaurantes e pequenas lanchonetes. Eu particularmente gostei muito da lanchonete em frente ao campo de futebol, comi sanduíche gigante de atum, por 3.000 pesos.

Ficamos na ilha três dias, e deu pra ver absolutamente tudo. No primeiro dia tentamos fazer uma boa caminhada, andamos 10 km e vimos bastante coisa, mas nessa época do ano chove muito, então se vcs não tiverem dispostos a caminhar na chuva... aluguem um carro. Foi o que fizemos no dia seguinte, alugamos um carro por 25.000 pesos, atenção para o detalhe, tem que devolver o carro com o tanque cheio. O único posto de gasolina do lugar cobra 400 pesos por litro de gasolina. Não achei uma boa idéia alugar uma moto ou bike, pois o barro estava demais, tinha muita gente voltando pra cidade machucada com os tombos.

Mas valeu muito a pena rodar a ilha de carro, ainda mais que não tínhamos muito tempo. Pode-se comprar um mapa super detalhado da ilha, e por ele se faz todos os passeios. A gente não contratou guia e programamos toda a viagem sem problema nenhum, deu pra ver tudo.

A comida não é excepcionalmente cara, vale a dica brasileira de pesquisar sempre. A gente foi em uns três lugares e a diferença de preço da comida é grande. Há restaurantes super sofisticados e outros simples, mas a comida é gostosa do mesmo jeito. Muitos frutos do mar, quinoa, atum. A gente de noite cozinhava macarrão com molho, compramos tudo nas vendinhas. Eu não consegui beber água da torneira, como muita gente faz, eu comprei água mineral mesmo. Meu companheiro fervia a água do hostel, colocava na geladeria e bebia no dia seguinte.

De noite existem alguns shows com dançarinas Rapa Nui, custa 10.000 pesos só pra assistir ao show, sem direito a bebida nem comida. A vida noturna é agitadinha, se considerarmos o lugar. Tem uns dois pubs e outros lugares mais frequentados pelos moradores locais, então é só escolher o que mais gosta.

Mas a maior diferença de preço na ilha está nas lojas de suvenires. Vale muito a pena olhar no mínimo quatro lugares diferentes, às vezes o mesmo produto tem uma diferença enorme. Encontrei camisas de malha super boas por 5.000 pesos e em outros lugares a mesma camisa estava a 12.000 pesos. Ah, e na hora de ir embora, é irresistível comprar colares e outras lembranças nas lojinhas do aeroporto, dá pra conversar com o povo rapa nui, as mulheres sempre com o cabelo muito enfeitado com flores, é super legal.

E a ilha estava bem tranquila, não estava cheio de gente, de dia fazia sol e de noite estava chovendo muito. Não conseguimos ver o nascer nem o por do sol, porque estava nublado, o sol saía bem mais tarde. Mas estava ótimo para caminhar, fresquinho, coisa de 21ºC de dia e 19ºC de noite. A água do mar é maravilhosa, um azul piscina sem igual, muito transparente.

Uma coisa que achei sensacional foi a quantidade de cavalos selvagens na ilha. Por onde íamos, sempre apareciam grupos de cavalos lindos, daqueles com pêlos até nas patas, muito rústicos. A ilha é lotada de cachorros, todos grandes (pastor alemão, rotweiller, akita) e muito mansos com os turistas, seguem a gente por toda a parte. As crianças brincam na rua o tempo todo, jogam bola, correm, dançam, é muito legal. Mas é claro que só vemos isso fora do centro da cidade, e o hostel que eu fiquei dava pra ver tudo isso. Todos são muito amáveis pra responder nossas dúvidas, explicar por onde ir, como fazer.

A entrada no parque custa 5.000 pesos e se pode usar até no dia seguinte, ou seja, pode ir numa parte do parque num dia e completar o passeio no dia seguinte, isso foi bom demais, porque podemos ver tudo sem pressa. Explicando melhor, toda a ilha pertence ao parque (exceto a cidade Ranga Noa), então é meio que impossível ver todo o parque num dia só.

Coisas que não se pode deixar de visitar: O santuário dos 15 moais (Ahu Tongariki, espetacular), o vulcão Rano Kau (o mesmo do filme Rapa Nui), a caverna Ana Te Pahu (gigante), a praia de Anakena, a pedra de nome "O umbigo do mundo" (Te Pito o Te Henue), o complexo arqueológico Ahu Vai Uri (onde o povo Rapa Nui vivia), Papa Vaka (setor de petroglifos - escrituras nas pedras), o Museu na cidade - que explica todas as teorias e se encontram ali muitas ferramentas encontradas por arqueólogos. Com 30 minutos dá pra ver o museu todo, mas não comprem suvenir nenhum ali, pois tem tudo na cidade e é muito mais barato. Para entrar no museu, paga-se 1.000 pesos, tem que prestar atenção nos horários.

Isso sem contar o setor do parque onde se vê moais em todos os estágios de construção, desde o contorno nas rochas até o final, já de pé. Dá pra tirar fotos totalmente ao lado dos moais, porque ali é como a "fábrica" dos moais, não é lugar sagrado. Tem que prestar muita atenção onde se pisa nos Ahu (santuários), pois para o povo Rapa Nui é extremamente desrespeitoso pisar nos santuários. Há placas indicando tudo, então não precisa preocupar.

Pode-se comprar CD de música Rapa Nui, é bem legalzinho, alegre e bom de dançar.

Não é nada impossível ir pra ilha, eu sinceramente não achei tão caro quanto dizem, a questão é ter tranquilidade pra ir sem stress, pois tudo se resolve muito bem por lá, tanto o lugar pra ficar quanto a comida. Os passeios são todos gratuitos, exceto a parte que é mais monitorada pelo parque, onde pagamos 5.000 pesos.

Se quiserem ver fotos no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14191052936353722120&aid=1254330532

Mais fotos no picasa, do google: http://picasaweb.google.com/home

Se quiserem o telefone-fax do hostel que fiquei, é só me mandar uma mensagem.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091001205726.jpg 332.03125 500 Moais no parque]Estes são os Moais em construção, no parque.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091001205904.jpg 500 332.03125 Cratera do Vulcão]Este é o vulcão Rano Kau, está cheio de água e esta é a água que abastece a cidade.[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Pois é, que bom que vc gostou das explicações. Vc vai amar a Ilha, a ruas são gramadas, domingo tem futebol Rapa Nui, os passeios são inesquecíveis. Tenta ficar no Chez Cecilia, foi onde eu fiquei, não é cinco estrelas, mas o lugar dá conta do recado, e vale o visual.

Foto do umbigo do mundo:

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091013174926.jpg 500 332.03125 Te Pito O Te Henua]Te Pito O Te Henua. É difícil chegar, não está em nenhum mapa, tem que perguntar na cidade pro guia marcar em seu mapa a localização.[/picturethis]

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Leo !

Td bem?

o Hostel na Ilha q vc comentou é esse aqui: http://www.hihostels.com/dba/hostels-Albergues-Juveniles-Easter-Island---Kona-Tau-012026.es.htm

Pela enésima vez estou pensando em mudar meu roteiro ::hein:

A Ilha estava no roteiro inicial mas desanimei por conta do valor da passagem.

Aí, depois de SPA ia para a região do LAgos e depois La Serena e Valle del Elqui.

Mas agora já comprei a passagem para Santiago - 02/04/10 e hj fui dar uma olhada no preço da passagem para Ilha e vi que sai por 700,00, e esse hostel sai por CLP 15.000,00 a diária,então...tô pensanddo em encarar, pq a Ilha é um lugar singular.

Será q farei boa troca?

Abraços !

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...