Ir para conteúdo

Ilha de Páscoa

Jonas.Schwertner

Posts Recomendados

• Membros

Pessoal, boa tarde.

Tem uma galerinha que já visitou Rapa Nui este ano...

Se alguma destas pessoas puder, gostaria de algumas informações práticas sobre a ilha...

- Se ficou em barraca, qual camping? As barracas, colchões e roupa de cama estão em boas condições, principalmente para enfrentar chuva e frio?

- Utilização de energia elétrica, qual tipo de tomada e tem tomadas em boa quantidade para várias pessoas carregaram baterias e celulares com facilidade ou é bom levar um filtro de linha para "multiplicar" as tomadas? A tensão é 110 ou 220 ?

- Os valores de café da manhã e almoço são muito altos mesmo?

- Para café da manhã, existem padarias ou o ideal é pegar um hostel com DESAYUNO?

- Alguém alugou bicicleta? As bikes são boas?

Alguma outra fica interessante a nos passar?

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Fala, Abner, segue algumas respostas!

- Fiquei em barraca no Mihinoa (http://www.camping-mihinoa.com/). Eles alugam barraca + colchonete + saco de dormir. Excelente, diga-se de passagem... acho que nunca dormi tão bem em barraca.

- Quando fui tava quente, mas como venta bem e volta e meia rola garoa, nunca fica quente pra sufocar. Então imagino que no frio seja melhor levar uma coberta. A barraca é bem impermeável, mesmo pegando uma ou outra noite chuvosa o tecido aguentou legal.

- No camping tinha uma tomada coletiva na recepção, mas tinha que pagar pra usar. Paguei 5.000 pesos pelo wifii e tava incluso o uso das tomadas. Pra te dizer a verdade esqueci o tipo de tomada :P, mas eu carregava o tablet, que tem pinos retos e paralelos (estilo americano) e meus amigos carregavam celular, que eram dois pinos redondos... a voltagem não sei dizer pq tudo que carregávamos era bivolt! Mas se você for mandar email pro Mihinoa pra estadia, já pergunta isso.

- Valores altos sim! O mais barato que comíamos eram as famosas empanadas. A mais barata que achei era 1.500 pesos (na cotação que pegamos, dava uns 8 reais). Não lembro de cabeça os valores de pão, frutas e legumes nos mercados, mas eram altos sim.... a média de almoço que vimos era por 5.000 pesos os mais em conta (que dá uns 25 reais). Uma janta mais legal custou (janta + pisco + 10 %) 17.000 pesos = 85 reais!! Se ficar em camping, leva massa, arroz, molho, atum em lata e cozinha no camping mesmo... algumas coisas vai ter que comprar, não tem como fugir, mas dá pra economizar bastante levando comida e cozinhando lá.

- Aluguei bike e achei elas bem boas! Não lembro o nome da loja... mas se tiver vindo da rua do Mihinoa, virando à esquerda na rua principal é a 1a loja de bicis (que fica no lado esquerdo da rua, do lado de uma lavanderia). O valor era 10.000 por 24h, ou 8.000 por 8h. As bikes eram bem boas, mas no dia que pegamos, abusamos e fomos pra um terreno fudidão (entre Ahu Tepeu e Hanga Roa) e na chuvona.. aí minha bike quebrou! Mas as bikes eram bem boas sim, suaves, de boa condução e boa troca de marchas.

Nosso café da manhã era pão (comprado no dia anterior) com mortadela + queijo e um daqueles cappucino em saquinho que é só adicionar água quente (aliás, recomendo!), então não sei sobre café da manhã em padoca....

Abraços!

Link para o comentário

• Membros

Grande MAkira...

Muitíssimo obrigado pelas dicas meu camarada, me serão bastante úteis com certeza!

Estou aqui, tentando decidir entre camping ou hostel. Vou deixar para decidir mais em cima da hora, para ter mais certeza sobre o tempo nas dias em que estiver por lá.

Sempre tenho visto falarem muitas coisas boas sobre o mihinoa, a única vez que vi alguém falar mal foi sobre a água, pois estava gelada e ele teve de encarar banho gelado por vários dias... Acho que vou estreitar meus contatos com eles e na última hora, decidir se ficou no camping deles ou no alojamento...

E a chuva que pegou lá, chuva forte ou só garoa mesmo?

Grande abraço meu camarada e estou aqui, em contagem regressiva para a viagem.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Ah, o chuveiro ouvi reclamações também!

Mas só do feminino... no masculino não cheguei a ver reclamações.

Cara, chuva foi mais forte que garoa, mas nada que incomodasse demais... teve uma noite ou duas que choveu mais, mas nada de temporal! Mas isso depende da época que você vai! Pelo que li, acho que Maio/Junho são meses mais tensos em relação à chuva! Mas não sei o quanto "tenso" significa hehhehe

Ainda acho que a barraca seguraria legal, mas tudo depende da tua disponibilidade, né! Já fiquei em barraca em que quase boiava saco plástico dentro de tão molhada rsrs (e era cachaça pra conseguir dormir!)

O quarto é tipo o dobro do valor das barracas, aí vê se vale a pena no teu orçamento! Mas volto à dizer: acho que só valeria a pena ficar no quarto se a chuva for caótica! Vale perguntar pro Maurício do Mihinoa sobre o tempo, certamente ele te ajuda... o cara é gente boa demais!

Link para o comentário

• Membros

Gente, recomendo a comunidade sobre a Ilha no face https://www.facebook.com/groups/559301104089303/

abaixo algumas dicas que postei lá...

Oi galera

acabei de voltar e realmente a Ilha é showwww!!!!

muita gente já deu dicas ótimas em seus relatos, aqui vai minha contribuição:

-fiquei no Residencial Vaianny e recomendo: 20.000 a diária sem café da manhã para casal em quarto privativo com banheiro, cozinha compartilhada, tratei tudo por e-mail e só paguei ao chegar lá. Só a internet que é terrível!!!

-troquei dinheiro em casa de câmbio aqui em Sampa e me arrependi muito, sou cliente Santander e sacando direto na Ilha a cotação estava muito melhor, quase 10% de diferença, informem-se nos seus bancos.

-contratei o guia Marco Antonio, Kako, marido da Michele Souza e foi ótimo, os dois são nota 1.000! super simpáticos, atenciosos. Fiz o full day com ele e acho que um guia por pelo menos um dia faz toda a diferença. Você conhece mais a cultura, história e costumes do local, também passamos por muitas 'pedras' que só depois das explicações do Kako se tornaram as fundações das 'casas', os locais de preparo da comida e plantio, etc.

-levem capa de chuva sempre (pancadas de chuva do nada) e lanterna quando forem fazer os passeios das cavernas, em algumas é imprescindível.

-se puderem levem seu snorkel, até na cidade, perto da sorveteria que tem duas 'piscininhas' dos lados, dá para ver peixinhos.

-comprem os ingressos para Orongo e Rano Raraku no aeroporto para não perder tempo, infelizmente o preço agora é único em toda ilha, U$60.

-aluguel de carro na Oceanic ou Insular 30.000 por um Jimny para 4 pessoas (pechinchando).

-não precisei de carteira de vacinação e nem de habilitação internacional.

-cuidado: avisaram que minha mala seria despachada direto pra Ilha, mas tive que pegar em Santiago, só fiquei sabendo pq perguntei para confirmar ao chegar em Santiago.

-se em um lugar da ilha estiver chovendo, vale a pena ir para outro, um dia fiquei na cidade com a maior chuva e ouvi relatos que a praia estava ótima.

-não percam nascer do sol em Tongariki e por do sol em Tahai.

-se der assistam ao filme Rapa Nui antes de ir, apesar de misturar períodos distintos da história Rapa Nui, segundo o Kako, é válido para entender principalmente Orongo!

-para quem gosta de massagem, cadeira massageadora no aeroporto de Santiago por 500 pesos 5 minutos , muito bom ( a única coisa barata em toda a viagem...rs)

-alem das lembrancinhas tradicionais de Moais, tem um óleo de Monoi por 7.500 que é bem típico dessa região. (comprei subindo a rua da igreja, 2 loja à direita, tem lugar que está por 10.000)

-RESPEITEM o local: não toquem nos moais, petroglifos e outros.

Um abraço a todos do fórum que encontrei na ilha e ótima viagem aos que estão para ir, vocês vão amar!!

Abraços

Link para o comentário

• Colaboradores

Fala galera, como sei que ta indo uma multidão por estes dias vou postar um resumo das minhas considerações, pra ajudar um pouco... antes de eu fazer um realto completo (daqueles tipo livro, conforme me falaram já, rsrs)

- Hospedagem, fiquei no Camping Tipanie Moana http://campingtipaniemoana.cl/?Bienvenido - 5.000 pesos, diária com a inclusão do translado idae volta ao aeroporto, com recepção com colar de flores... inclusãoda barraca super confortável (colchonete grosso, forro de carpe e saco de dormir)/ sem barraca 4,500 pesos ... no site diz q cobram WI-FI e carga elétrica (carregador, celular, câmeras, etc) mas eles estão dando de cortesia, pelo menos nesta época... o ambiente é tranquilo e familiar, cozinha completa e chuveiros super quentes... O camping disponibiliza alguns serviços como ir a praia frente aos moais de ANAKENA (a praia tem outro nome ao contrário do que todo mundo pensa) .

optei por este camping, porque me falaram que no Minihoa, quando chove forte e venta forte é um pouco complicado dormir e tals, ... pois está frente ao mar, por outro lado, a vista do Minihoa é linda de frente ao mar, e no dia que eu estava lá tinha uma lua cheia muito linda, além disso o Minihoa é um pouco mais distante do centro.

Próximo ao camping tem uma distribuidora de alimentos e é um pouco mais barato que na rua principal nos mercados.

O camping está atrás da cervejaria local que existe lá, está desativada (por desacordo entre sócios0, mas segundo o tio do camping Sr Victoriano, logo vai ser aberta novamente.

Outra opção de hospedagem que eu descobri mais tarde.. é na casa de um Rapa Nui chamado Manuto, email: amanuto@gmail.com cel: 77063496 cara fundador de um dos grupos mais tradicionais de musica rapa nui, (que não lembro o nome) e agora integrante de outro grupo, (que tbm não lembro o nome) ... enfim, ele possui 4 cabanas completas que aluga por 10.000 pesos por pessoa , tbm tem casa pra alugar mas ai não sei o preço (disse ele que se disserem que foi eu que indiquei ele vai dar um desconto, rsrs, ::tchann:: ) Detalhe que o Quinta é cheio de fruta e ele vai fazer questão que coma algumas, goiaba, ameixa, etc... e um pé de pimenta da boa (ohhhhhhhh..spice, spice, strong como diria o japones q tava no camping e provou um micro-pedacinho, kkk) ...

Ele é guia (fala Ingles/espanhol/Rapa nui) tbm taxi tour, tour privado (full day) , além disso mergulho e pesca para crianças ...

Aluguel de carro: Alugamos o carro deste mesmo Rapa Nui (manuto), foi ai que o conheci o cara, pagamos 35.000 pesos em um carro novo japones que não lembro a marca (15.000km) para 5 pessoas 5 portas, segundo ele nas locadoras tava 55/60 mil (tava vendendo o peixe dele) mas de fato os carros de 35.000 eram menores e mais velhos... tem que deixar o cartão de crédito com ele, já que ele nao tem maquininha pra bloquear, mas é tranquilo...

Outra opção é a oceanic q tem convenio com o camping e cobra 30 mil, com desconto...(carro menor)

Fomos mergulhar no Atariki Rapa Nui - próximo a hanga piko - pra quem está no camping é o lugar mais economico prq tem convenio (o sr do camping leva lá na hora do mergulho), 30.000 pesos, com as fotos inclusas, mas eu achei os caras meio perdidos, em compensação material novo... um amigo que mergulhou na orca disse que os equipos esravam meio velhos, nao sei se é isso mesmo... Não deixem de mergulhar - a visibilidade é foda, apesar da vida marinha não ser muito abundante. compensa..

A comida é de fato cara lá. sugiro pra quem quer economizar, comer empanada de 1.500 pesos ou comprar no mercado e fazer em casa prq comer fora fica + salgado, nós levamos uns miojos, e macarrão do Brasil, e pedimos para uns amigos chilenos comprarem algo para gente desde Santiago, compraram 3 garrafas de Pisco, 3 garrafas de 2 litros de aguá (desnecessário) e umas latas de atum (lata grande) entre outras coisas, compensa.... se ficar em camping faça amizade e cozinhe junto - fazendo um mutirão sai muito mais barato,... valeu a pena...a agua é POTÁVEL na ilha, não precisa levar.. no camping se pode tomar da torneira tranquilamente...

Por todo lado a pés de goiaba, se conseguirem catar, da um belo suco.. kkk foi o q fizemos...

No Vulcão Ranu Kao (Orongo), vale a pena ir até o outro lado, uma vista linda, mas é uma caminhadinha leve e demorada.

Um dos lugares mais massa fora todos os outrs que todo mundo vai conhecer é onde estão as cavernas.. a CUEVA DE LAS 2 VENTANAS foi um dos lugares mais fodas que eu ja vi... ainda mais se o marzão tiver grande como foi o meu caso, um por de sol dali é muito foda.. leve lanternas!!!

Eu e meus amigos que fiz lá tivemos o privilégio de ir a Poike, uma zona de recuperação fechada para visitas (aberta só com guia local), fomos plantar arvores com alguns estudantes e mais uma meia duzia de outros turistas.. foi uma puta experiência, além de plantarmos 1 hectare de arvores, pudemos ver uma vista maravilhosa e comer um churrascão delicioso feito pelos Rapa Nui... eu não sei se rola sempre isso, mas tivemos o privilégio.... informen-se no centro de informações ao turista com o cara grandão que tem lá..

Lembranças/Sulvenirs: No aeroporto as coisas são geralmente mais baratas que na rua principal, então se for comprar sulvenirs lá no aeroporto (ao contrário de sempre) é mais barato...

outra coisa, snorkear na praia de anakena é bom demais, leve snorkel e maquina de resistencia na agua q vale a pena, eu vi até uma arraia lá..... e mais uma coisa... um carioca careca que encontrei lá, e agora nao acho mais, mas sei q ta no grupo (alooo careca, me acha ai) disse que passou frio, então pra galera aí de cima, que não esta acostumada, levem umas blusas,,... eu sou CURITIBANO, então tava em casa e achei q tava até calor demais! kkkk

ah e outra coisa,,,, que eu acho q nem precisa falar mais... levem todo lixo de volta , quem fuma cuidado com bitucas!!! e não toquem nos moais.. falo isso prq vi um brasileiro porco jogando pct de plástico no chão, nõ chinguei prq tava com pressa... !

acho q é isso.. se eu lembrar de algo dou uma editada aqui...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Prezados,

Recomendo aos futuros visitantes da ilha o Camping Tipanie Moana. Fica localizado próximo ao centro (quase tudo lá é próximo, há de se ressaltar) e possui um preço acessível e boa área comum (cozinha e banheiros).

Eu recomendo que se alugue as barracas lá mesmo, ao custo de 1 dólar por dia. Vale a pena. Eu levei a barraca do Brasil e acho que é um trabalho-peso desnecessário por um custo tão pequeno de aluguel.

Quem precisar um contato mais rápido, sugiro o Facebook do Camping: https://www.facebook.com/camping.tipanie

Vocês provavelmente serão atendidos por Victoriano, o responsável pelo local.

Abraços,

PS: a Ilha é incrível, vale muito a pena!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...