Ir para conteúdo

Parque Nacional do Caparaó


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 233
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Eu e minha namorada acabamos de voltar do Parque. Realizei um antigo sonho que era conhecer o lugar e subir o Pico da Bandeira. O lugar é realmente lindo, mas vou deixar aqui um relato das barbaridades que presenciei por lá:

Após dirigir 10 horas de São Paulo até a entrada de Alto Caparaó deixamos nosso carro na Tronqueira e começamos a subida com nossas mochilas cargueiras até o Terreirão. No caminho já era possível ver que o Parque estava lotado, pessoas de todos os tipos subiam a trilha. Haviam pessoas de calça jeans e sapato, outras de All Star, vi uma menina subindo de bota de salto, acreditem... Alguns carregavam tudo em sacolas, como se estivessem em um shopping, outros subiam em um ritmo tão lento que pareciam que caminhavam em uma Alta Montanha. Até ai tudo bem, pois ninguem é obrigado a ter equipamentos de ponta, cada um vai para as montanhas com o que tem, só acho que acidentes podem ser evitados com equipamentos e roupas adequadas.

Na trilha já era possível perceber que o Pico da Bandeira não é frequentado por verdadeiros montanhistas, havia lixo jogado por todo o caminho. Vi algo que achei um absurdo: a exploração das mulas que são utilizadas para carregar os equipamentos e até algumas pessoas, que de tão fracas e preguiçosas não conseguem carregar as suas próprias mochilas numa trilha de míseros 4KM, obrigando as coitadas das mulas a carregarem cargas pesadissimas num terreno bem irregular. A exploração animal deveria ser proibida, acho que se uma pessoa não tem força o suficiente para carregar nem a sua mochila, essa pessoa não merece estar lá. Ainda vou denunciar o que fazem com as mulas naquele local.

Chegando no Terreirão as barbaridades contiavam. Havia lixo por toda a parte, algumas pessoas teimavam em tentar acender fogueiras, mesmo sabendo ser proibido, o que obrigava os poucos guardaparques que haviam lá a ficarem fazendo ronda para chamar a atenção das pessoas. Calculo que neste final de semana deveriam haver umas 500 pessoas acampadas lá.

A noite quando nós achavamos que iriamos conseguir dormir cedo, pois no dia seguinte além de subir ao Pico da Bandeira e voltar até o carro já iriamos encarar mais 10 horas de viagem de volta a São Paulo, a bagunça no acampamento piorou. Como a maioria dos que estavam por lá estavam em grupinhos (alguns em grandes grupos de até 50 pessoas) cada um tentava aparecer mais do que o outro. Havia o grupo dos idiotas que tocavam violão e cantavam, havia o grupo dos idiotas com rádio tocando música eletrônica, o grupo dos idiotas que conversavam em voz alta, havia um babaca tocando uma vuvuzela e foi assim a noite inteira. A falta de respeito era total, as pesosas agiam como se estivesse numa balada, como se todos que estivessem acampados fossem obrigados aguentar aquilo. A bagunça só melhorou um pouco após as 3:00 da manhã, horario em que a maioria dos babacas sairam para começar a trilha para o pico.

Eu nunca havia visto algo parecido, tal falta de educação das pessoas, e estar presenciando tudo isto dentro de um Parque Nacional agrava mais a situação. Um local que deveria ser um santuario para a natureza e os animais que vivem lá. Hoje entendo o porque de ser proibido acampar na maioria dos Parques brasileiros. Infelizmente o brasileiro não sabe preservar as belezas naturais do País e a proibição, na qual reclamamos muitas vezes é necessária para a preservação do lugar.

Não sou o dono da razão, não estou dizendo que deveriam proibir de acampar lá, só estou dizendo que se o que eu vi for comum por lá preferiria ver a proibição à falta de respeito, ao lixo na trilha, aos maustratos as mulas, aos gritos histéricos durante a madrugada…

Sai do Parque Nacional do Caparaó com uma péssima impressão dos que frequentam o local. Um bando de muleques, farofeiros mal educados, preguiçosos, falsos montanhistas. Não sei se é sempre assim por lá, mas infelizmente foi o que presenciei.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Alexandre concordo !

 

Deviam proibir aquelas mulas, metade das pessoas que não gostam de caminhar ou curtir a natureza sem desrespeitar o próximo não subiriam até o Terreirão.

 

Voce viu até pouco, eu vi um cara carregando colchão, um outro tentando ser cavalheiro e levando 2 malas de mão (da namorada e amiga provavelmente) e a dele nas costas rsss esse acho que não aguentou.

 

Tambem deveria ter um horario para ser respeitado o silêncio. Outra maneira de evitar os fanfarrões.

(me lembro uma epoca na Ilha do Mel, que as baladas, luais tinha horarios para terminar 1h ou 2h da manhã, porcausa dos animais silvestres, não sei se ainda existe essa proibição)

 

mas é isso ai, não podemos deixar de curtir esses lugares para esse povo não dominar e destruir. Somos a resistência, nós que temos que tentar fazer algo, mesmo que seja fazer um porcalhão passar vergonha na trilha.

 

Boas trilhas

 

Abs

 

 

 

 

Eu e minha namorada acabamos de voltar do Parque. Realizei um antigo sonho que era conhecer o lugar e subir o Pico da Bandeira. O lugar é realmente lindo, mas vou deixar aqui um relato das barbaridades que presenciei por lá:

Após dirigir 10 horas de São Paulo até a entrada de Alto Caparaó deixamos nosso carro na Tronqueira e começamos a subida com nossas mochilas cargueiras até o Terreirão. No caminho já era possível ver que o Parque estava lotado, pessoas de todos os tipos subiam a trilha. Haviam pessoas de calça jeans e sapato, outras de All Star, vi uma menina subindo de bota de salto, acreditem... Alguns carregavam tudo em sacolas, como se estivessem em um shopping, outros subiam em um ritmo tão lento que pareciam que caminhavam em uma Alta Montanha. Até ai tudo bem, pois ninguem é obrigado a ter equipamentos de ponta, cada um vai para as montanhas com o que tem, só acho que acidentes podem ser evitados com equipamentos e roupas adequadas.

Na trilha já era possível perceber que o Pico da Bandeira não é frequentado por verdadeiros montanhistas, havia lixo jogado por todo o caminho. Vi algo que achei um absurdo: a exploração das mulas que são utilizadas para carregar os equipamentos e até algumas pessoas, que de tão fracas e preguiçosas não conseguem carregar as suas próprias mochilas numa trilha de míseros 4KM, obrigando as coitadas das mulas a carregarem cargas pesadissimas num terreno bem irregular. A exploração animal deveria ser proibida, acho que se uma pessoa não tem força o suficiente para carregar nem a sua mochila, essa pessoa não merece estar lá. Ainda vou denunciar o que fazem com as mulas naquele local.

Chegando no Terreirão as barbaridades contiavam. Havia lixo por toda a parte, algumas pessoas teimavam em tentar acender fogueiras, mesmo sabendo ser proibido, o que obrigava os poucos guardaparques que haviam lá a ficarem fazendo ronda para chamar a atenção das pessoas. Calculo que neste final de semana deveriam haver umas 500 pessoas acampadas lá.

A noite quando nós achavamos que iriamos conseguir dormir cedo, pois no dia seguinte além de subir ao Pico da Bandeira e voltar até o carro já iriamos encarar mais 10 horas de viagem de volta a São Paulo, a bagunça no acampamento piorou. Como a maioria dos que estavam por lá estavam em grupinhos (alguns em grandes grupos de até 50 pessoas) cada um tentava aparecer mais do que o outro. Havia o grupo dos idiotas que tocavam violão e cantavam, havia o grupo dos idiotas com rádio tocando música eletrônica, o grupo dos idiotas que conversavam em voz alta, havia um babaca tocando uma vuvuzela e foi assim a noite inteira. A falta de respeito era total, as pesosas agiam como se estivesse numa balada, como se todos que estivessem acampados fossem obrigados aguentar aquilo. A bagunça só melhorou um pouco após as 3:00 da manhã, horario em que a maioria dos babacas sairam para começar a trilha para o pico.

Eu nunca havia visto algo parecido, tal falta de educação das pessoas, e estar presenciando tudo isto dentro de um Parque Nacional agrava mais a situação. Um local que deveria ser um santuario para a natureza e os animais que vivem lá. Hoje entendo o porque de ser proibido acampar na maioria dos Parques brasileiros. Infelizmente o brasileiro não sabe preservar as belezas naturais do País e a proibição, na qual reclamamos muitas vezes é necessária para a preservação do lugar.

Não sou o dono da razão, não estou dizendo que deveriam proibir de acampar lá, só estou dizendo que se o que eu vi for comum por lá preferiria ver a proibição à falta de respeito, ao lixo na trilha, aos maustratos as mulas, aos gritos histéricos durante a madrugada…

Sai do Parque Nacional do Caparaó com uma péssima impressão dos que frequentam o local. Um bando de muleques, farofeiros mal educados, preguiçosos, falsos montanhistas. Não sei se é sempre assim por lá, mas infelizmente foi o que presenciei.

Link para o comentário
  • Membros

APOIADO.. só o fato de proibir as mulas já reduziria a qtdade de pessoas..... estive no Pico do Paraná, q não é para qq um, não tive nenhum problema... deixei minha barraca montada com algumas coisas no A1, qdo chegou na subida mais técnica (como estava chovendo) deixei minha mochila no meio do mato.... na subida eu pensei "Caramba, vão mexer nas minhas coisas!"... foi qdo eu encontrei com um pessoal, e perguntei se tinha problema, e eles me responderam: "Aqui só tem montanhista, e montanhistas se respeitam!". Subi até o Pico depois desci (umas 3 horas), não mexeram em nada... agora se fosse no P Bandeira.... sei não.........

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Eu e minha namorada acabamos de voltar do Parque. Realizei um antigo sonho que era conhecer o lugar e subir o Pico da Bandeira. O lugar é realmente lindo, mas vou deixar aqui um relato das barbaridades que presenciei por lá:

Após dirigir 10 horas de São Paulo até a entrada de Alto Caparaó deixamos nosso carro na Tronqueira e começamos a subida com nossas mochilas cargueiras até o Terreirão. No caminho já era possível ver que o Parque estava lotado, pessoas de todos os tipos subiam a trilha. Haviam pessoas de calça jeans e sapato, outras de All Star, vi uma menina subindo de bota de salto, acreditem... Alguns carregavam tudo em sacolas, como se estivessem em um shopping, outros subiam em um ritmo tão lento que pareciam que caminhavam em uma Alta Montanha. Até ai tudo bem, pois ninguem é obrigado a ter equipamentos de ponta, cada um vai para as montanhas com o que tem, só acho que acidentes podem ser evitados com equipamentos e roupas adequadas.

Na trilha já era possível perceber que o Pico da Bandeira não é frequentado por verdadeiros montanhistas, havia lixo jogado por todo o caminho. Vi algo que achei um absurdo: a exploração das mulas que são utilizadas para carregar os equipamentos e até algumas pessoas, que de tão fracas e preguiçosas não conseguem carregar as suas próprias mochilas numa trilha de míseros 4KM, obrigando as coitadas das mulas a carregarem cargas pesadissimas num terreno bem irregular. A exploração animal deveria ser proibida, acho que se uma pessoa não tem força o suficiente para carregar nem a sua mochila, essa pessoa não merece estar lá. Ainda vou denunciar o que fazem com as mulas naquele local.

Chegando no Terreirão as barbaridades contiavam. Havia lixo por toda a parte, algumas pessoas teimavam em tentar acender fogueiras, mesmo sabendo ser proibido, o que obrigava os poucos guardaparques que haviam lá a ficarem fazendo ronda para chamar a atenção das pessoas. Calculo que neste final de semana deveriam haver umas 500 pessoas acampadas lá.

A noite quando nós achavamos que iriamos conseguir dormir cedo, pois no dia seguinte além de subir ao Pico da Bandeira e voltar até o carro já iriamos encarar mais 10 horas de viagem de volta a São Paulo, a bagunça no acampamento piorou. Como a maioria dos que estavam por lá estavam em grupinhos (alguns em grandes grupos de até 50 pessoas) cada um tentava aparecer mais do que o outro. Havia o grupo dos idiotas que tocavam violão e cantavam, havia o grupo dos idiotas com rádio tocando música eletrônica, o grupo dos idiotas que conversavam em voz alta, havia um babaca tocando uma vuvuzela e foi assim a noite inteira. A falta de respeito era total, as pesosas agiam como se estivesse numa balada, como se todos que estivessem acampados fossem obrigados aguentar aquilo. A bagunça só melhorou um pouco após as 3:00 da manhã, horario em que a maioria dos babacas sairam para começar a trilha para o pico.

Eu nunca havia visto algo parecido, tal falta de educação das pessoas, e estar presenciando tudo isto dentro de um Parque Nacional agrava mais a situação. Um local que deveria ser um santuario para a natureza e os animais que vivem lá. Hoje entendo o porque de ser proibido acampar na maioria dos Parques brasileiros. Infelizmente o brasileiro não sabe preservar as belezas naturais do País e a proibição, na qual reclamamos muitas vezes é necessária para a preservação do lugar.

Não sou o dono da razão, não estou dizendo que deveriam proibir de acampar lá, só estou dizendo que se o que eu vi for comum por lá preferiria ver a proibição à falta de respeito, ao lixo na trilha, aos maustratos as mulas, aos gritos histéricos durante a madrugada…

Sai do Parque Nacional do Caparaó com uma péssima impressão dos que frequentam o local. Um bando de muleques, farofeiros mal educados, preguiçosos, falsos montanhistas. Não sei se é sempre assim por lá, mas infelizmente foi o que presenciei.

 

Espero ter a sorte de visitar o parque vazio!

Uma das coisas que mais quero por lá é esquecer esse ritmo frenético ::hahaha:: que vivemos nas cidades, e poder colocar os pensamentos no lugar!

 

Pra logo depois ganhar a estrada de bike até o litoral

 

E pra pensar um pouco, sei que muita gente vai discordar, inclusive o Alexandre, se além de retirar as mulas, carros não pudessem entrar no parque?

Talvez muitos dos tipinhos que foram vistos por lá não apareceriam, pois muitos não confiam nas próprias pernas!*

 

* Pelo menos é o que observo em uma capital, vejo muitas pessoas tirando o carro/moto da garagem pra andar alguns quarteirões! ::ahhhh::

Link para o comentário
  • Membros

André, vc não me conhece e não entendi o porque de ter dito que eu iria discordar de vc. Na verdade concordo plenamente com o que vc disse. Acredito que quanto pior e mais complicado for o acesso a um local, mais vazio e preservado será o mesmo.

Se houvesse acesso de carro até a portaria do parque apenas a parte de cima seria muito mais vazia e tranquila do que é hoje. Aquele bando de preguiçosos com certeza não subiriam nem até a Tronqueira.

Eu trocaria subir todo o trecho da portaria até os acampamentos a pé por uma noite de sono sem aquele bando de farofeiros.

Link para o comentário
  • Membros
André, vc não me conhece e não entendi o porque de ter dito que eu iria discordar de vc. Na verdade concordo plenamente com o que vc disse. Acredito que quanto pior e mais complicado for o acesso a um local, mais vazio e preservado será o mesmo.

Se houvesse acesso de carro até a portaria do parque apenas a parte de cima seria muito mais vazia e tranquila do que é hoje. Aquele bando de preguiçosos com certeza não subiriam nem até a Tronqueira.

Eu trocaria subir todo o trecho da portaria até os acampamentos a pé por uma noite de sono sem aquele bando de farofeiros.

 

::mmm: Alexsander, peço desculpas pelo equivoco, pois acabei me expressando mal, no seu relato, o carro teve uma certa utilidade, pois, dirigir por várias horas também cansa! E subir trilha cansado não é moleza!

Imaginei que discordaria do que escrevi!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Opa galera,

concordo plenamente com voces....ja estive no caparaó 2 vezes. Uma vez a 10 anos atras e outra ha 2. Na primeira vez estava tudo muito mais limpo e bonito, ja na segunda, mesmo eu indo fora de temporada e durante a semana ( eu e um amigo eramos os unicos no parque) nao deixamos de perceber a sujeira que o local se encontrava. Restos de lixo em toda parte, pixações nas pedras e nos abrigos, até a carcaça de avião no terreirão estava toda pixada e bem menor que ha 10 anos (provavelmente porque pessoas acham que podem pegar um pedaço como souvenir). Essa vez tirou completamente o brilho da minha lembrança de 10 anos atras. Não que o parque nao estivesse bonito, mas porque aos poucos esse "montanhistas" estao poluindo o lugar.

Acho que falta muito bom senso e respeito nas pessoas, e o pico da bandeira pela facilidade de acesso é uma das montanhas sendo depredadas mais rapido na minha vida. Acho que deveriam sim dificultar a ida e restringir o numero de pessoas no parque, assim como fazem na serra dos orgaos, itatiaia e etc.

Para quem quer aproveitar o lugar, que ainda vale muuito a pena, sugiro ir durante a semana. Mesmo em alta temporada ja diminui bastante o numero de visitantes. E um passeio que na minha opiniao é imperdivel para quem vá ao Caparaó é a subida do Pico da Bandeira passando primeiro pelo Pico do Cristal, depois calçado e enfim o Bandeira. Apos passar o terreirao há uma encruzilhada na qual pegamos um platõ completamente limpo, com pequenas lagoas cristalinas que levam ao cristal. Do cume tem-se uma visão completamente diferente do parque. Depois sobe-se para o calçado que dá a melhor visao do pico da Bandeira. É imprescindivel o acompanhamento de um guia local e bastante resistencia fisica pois o percurso do terreirao passando pelos 3 picos e voltando ao terreirao dá se nao me engano 30 km.

Entao é isso....vamos aproveitar o lugar mas com consciencia!

grande abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...