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Oi Adriana!

Vamos de TAM chegando em Santa Cruz 24/9 , o roteiro quase igual ao seu, tirando Nazca e Puno. Vou demorar um pouco mais em Cuzco pq minha filha vai fazer o Salkantay e eu meu marido vamos aproveitar a cidade. Terminamos a viagem em Santa Cruz dia 20/10. Se vc quiser te passo meu roteiro .

 

Que legal Maria. Vamos nos encontrar lá então. Me passa seu roteiro sim. Meu email é adriana_akemi@hotmail.com e meu face https://www.facebook.com/adriana.okamoto.5

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Oi Adriana, esse dinheiro dá e sobra, só não comprar muito bugiganga que dá tudo certo. Esses dias são para ficar na cidade de San Pedro? Porque se for acho que está ótimo. Se informe sobre o tour da Laguna Cejar, as pessoas que conheci que fizeram adoraram esse lugar.

 

Oi Maria, eu comprei a passagem para Campo Grande e desci de ônibus/trem, se tivesse organizado com mais tempo teria procurado alguma promoção da Gol para Santa Cruz direto, mas como deixei para última hora por causa do semestre puxado na universidade e uma pneumonia que quase me fez cancelar a viagem, tive que encarar o Trem da Morte mesmo hahahaha. Mas se tiver tempo fica de olho nas promoções porque sai muito mais em conta. Tenho um amigo que conseguiu para Outubro ida e volta por menos de 600 reais.

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Com relação a passagens, eu vou com dois amigos e pelo tempo e por questões de logística, vamos usar três trechos de vôo: GRU - S. Cruz, Cusco - Lima e Lima - GRU, ficamos pesquisando e monitorando até que há uma semana achamos no site da TAM os três trechos, já com taxas inclusas por R$ 888,77.

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10º Dia (11/07)

 

Estava tirando um bom cochilo depois da noitada de ontem e então, para minha infelicidade fui acordado com o raio de sol forte que entrava na janela da van. Alex estava roncando alto pra caramba e pouco a pouco ia acordando todo mundo. Diego parecia ter se fundido à poltrona ::essa:: Fomos só nós três para o passeio porque Yuri e Bruna acabaram bebendo um pouco além da conta e não conseguiram acordar para o passeio. Eu dei sorte que a van estava meio vazia e por isso acabei ocupando uns cinco bancos e fui deitado a viagem toda.

 

Chegamos na cidade de Chivay de manhã e lá fizemos uma pequena parada onde pude tirar uma foto com uma águia no ombro, algo que tinha vontade de fazer desde pequeno. Me custou alguns trocados mas valeu a pena. Isso é muito comum na Bolívia e Peru, muitas cholas se fantasiam do pé a cabeça apenas para oferecer uma foto ao turista e depois pedir uma propina. Isso ocorre até no Brasil, exemplo são os índios fantasiados de Porto Seguro - BA.

 

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Também lembro que paramos para desayunar e isso estava incluído no pacote da agência. o que não estava era a taxa de entrada no parque, 10 Soles para nativos, 40 para latinos em geral (lembre-se de dizer que é brasileiro) e 70 Soles para o restante, como os gringos da Europa. Acho essa diferenciação de preço algo errado, mas tive que aprender a conviver com isso durante a viagem. Também não está incluído o almoço, 20 Soles, e a entrada para os banhos termais, que se não me engano foi 10 Soles.

 

Depois de comer alguma coisa e finalmente tomar um café forte para curar aquela ressaca, voltamos para a van e seguimos rumo ao Mirador del Condor. Demorou um pouco a chegar porque a estrada é cheia de curvas e toda de terra. Repare bem a paisagem pois aquele lugar é maravilhoso. Ás vezes da medo por causa dos precipícios ao lado mas é só ter fé que da tudo certo. Os motoristas da Bolívia e do Peru não são famosos pela prudência no volante, e ainda por cima acabam dirigindo em estradas estreitas que na maioria das vezes só tem o precipício como acostamento, então para aqueles pessimistas e precavidos demais o melhor é ir de avião ou se não se aventurar e rezar bastante - igual eu fiz várias vezes ::tchann::

 

Para chegar no mirante pegamos até um engarrafamento de tanta gente querendo ver os condores. Não adiantava ficar na van então saímos e aproveitamos parar tirar umas fotos. Era perto o mirante então começamos a ir andando mas a guia começou a falar muito na nossa cabeça e por isso resolvemos voltar e ir com a van ::quilpish::

 

Quando cheguei no mirante finalmente pude realizar outro sonho e ver de perto uma das maiores aves do mundo: o condor-dos-andes, que até hoje é tido como um animal sagrado para o povo andino, pois representa o mundo divino na em sua religião.

 

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Eu estava preocupado pois chegamos no local e já eram 9 horas, por isso estava começando a pensar que teria feito todo o sacrifício de ficar sem dormir atoa e acabaria não vendo mais condores voando. Entretanto isso foi totalmente o contrário do que aconteceu, para nossa felicidade haviam várias aves que chegavam a voar a poucos metros da nossa cabeça. Aquele foi um dos melhores momentos da viagem e com certeza inesquecível. Dica: Se tiver tempo vale a pena fazer o tour de 2 dias pelo menos, pois assim é possível fazer o trekking pela parte baixa do vale, que deve ser um lugar muito bonito. Eu adorei o Canyon mesmo ficando só 1 dia por lá, mas achei esse passeio mais estilo família, até mesmo por causa do nosso grupo da van.

 

Fiquei curioso para saber o motivo das aves só levantarem voo de manhã, mas infelizmente não tive uma resposta concreta. Um peruano de Arequipa que conheci na UFRJ me disse que isso ocorre porque algumas pessoas são pagas para jogar uma carcaça de gado no fundo do vale e isso faz os condores famintos acordarem cedo para procurar comida. Não sei se isso é verdade, mas é uma boa teoria.

 

Ficamos no mirante por um bom tempo. Era incrível o voo rasante daquelas aves. Dava para ver em todos os rostos presentes a admiração por aquele lugar e estava tão cheio que era difícil até caminhar sem tropeçar em alguém.

 

Depois de apreciar o voo dos condores e descansar um pouco voltamos para a van e seguimos para alguns lugares onde era possível encontrar artesanatos locais e comidas típicas, e por fim chegamos até os banhos termais. Passamos por uma ponte bamba que ficava acima do rio Urubamba e então entramos no lugar. Esse banho termal não foi tão bom comparado ao do Atacama, porque estava muito quente naquele dia e por isso algumas fontes literalmente cozinhavam a pessoa lá dentro, então cuidado :!::!::!: O ideal é uma que fica perto do rio, nela a água é morna e não queima igual as outras.

 

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Ficamos lá por um tempo e foi até bom para tirar o suor do corpo e depois de vestir roupas secas, voltamos até a van para finalmente ir almoçar. Quando chegamos no local onde iríamos comer pensei que estava vendo uma miragem. O almoço seria buffet e tinha duas mesas cheias de vários tipos de comida, cada uma mais chamativa que a outra. Só de carne lembro que haviam umas cinco opções, inclusive carne de alpaca, que por sinal é deliciosa, parece carne de boi mas é bem mais macia. Essa foi de longe a melhor refeição de toda a viagem e para ser sincero, a única da qual tenho saudade ::lol3:: Comi nesse dia quatro pratos de tão boa que estava a comida ::love::

 

Depois de almoçar tivemos que esperar um pouco na mesa porque nem conseguíamos andar direito de tanto que comemos e então voltamos novamente para a van. Lembro que na volta ainda passamos por outro mirante incrível de onde era possível ver todo o vale de cima. É realmente enorme aquele lugar. Se um dia eu tiver o prazer de voltar a Arequipa com certeza irei ao novamente ao Canyon para fazer o trekking pela parte baixa do vale...

 

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O dia foi bem cansativo e ainda por cima já estávamos a um tempo sem dormir direito. Por isso na hora de voltar a cidade tivemos que dar adeus a paisagem e dormimos a viagem toda. Chegamos em Arequipa no final da tarde. Voltamos ao Wild Rover e já nos preparamos para o próximo round, porque agora iríamos conhecer outra festa temática: o Drinking Games. Esse tema não era meu forte porque nunca tive muita sorte nessas coisas de aposta. O jogo é composto por um grupo de pessoas, normalmente uma delas é um funcionário do Pub, e então todos jogam 2 dados, o que der o azar de tirar o menor número se **** e paga a bebida de todos os participantes ::putz::

 

Nessa noite Floreane, a alemã que eu havia conhecido na noite passada, não estava presente pois tinha ido descansar para fazer o tour do Canyon de Colca, no lugar dela vieram duas peruanas conversar com nosso grupo e ambas com uma conversa fiada que só nós fez querer fugir o mais rápido possível. Tratamos as duas até bem e fomos muito educados mas chegou um ponto que não conseguíamos nem abrir a boca de tanto que as duas falavam e então o único jeito foi fugir ::tchann:: Pedimos licença e demos a velha desculpa do banheiro e depois ficamos fora do Pub conversando até que as duas encontrassem outra mesa de gringos mais dispostos a entender aquele portunhol. Funcionou e depois de alguns minutos elas já estavam puxando papo com uns loirinhos de outra mesa ::love::

 

Fiquei um pouco triste esse dia porque seria a última noite naquele lugar que me agradou tanto. Na minha opinião o Wild Rover de Arequipa é o melhor dos três. Em dois dias lembro que fizemos festa com todos do hostel, conhecemos todos o funcionários e no mínimo metade da galera que encontramos. A noite se resumiu a muita festa, amizades e até uma boate para alegrar mais o dia, menos o Lepo Lepo, que ficou só na noite passada :mrgreen:

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Maria eu fiz algo que nunca ouvi falar de outra pessoa fazendo, comprei a passagem em Puerto Quijarro para o outro dia, pela TAM. Mas se possível compre com antecedência porque não vale a pena ficar um dia a mais em Santa Cruz por conta das passagens terem acabado.

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Relaxa Everton, se isso for perturbar te garanto que já incomodei muita gente no fórum hahahaha. Eu fz seguro, ficou uns R$150. Grana toda em espécie mas recomendo levar cartão pra alguma emergência qualquer, eu não fiz isso porque tinha sido furtado dias antes da viagem e meu cartão internacional foi levado e não ia dar tempo de tirar outro. A grana ficava sempre comigo no moneybelt/porta-dólar. Quando tirava era para tomar banho e só.

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Relaxa Everton, se isso for perturbar te garanto que já incomodei muita gente no fórum hahahaha. Eu fz seguro, ficou uns R$150. Grana toda em espécie mas recomendo levar cartão pra alguma emergência qualquer, eu não fiz isso porque tinha sido furtado dias antes da viagem e meu cartão internacional foi levado e não ia dar tempo de tirar outro. A grana ficava sempre comigo no moneybelt/porta-dólar. Quando tirava era para tomar banho e só.

 

Diogo, tudo bem, cara?

 

Você lembra qual seguro você fez?

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