Membros paulineaguiar2 Postado Julho 25, 2014 Membros Postado Julho 25, 2014 (editado) Post original aqui: http://mochilatreks.blogspot.com.br/2014/07/chapada-da-diamantina-roteiro-de-4-dias.html Localizada no coração da Bahia, a Chapada da Diamantina compreende uma área de aproximadamente 38.000 km2 e abrange 28 municípios, sendo o seu Parque Nacional administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Roteiro certo para quem procura paz e tranquilidade ou história e aventuras, a região da chapada reúne diversos atrativos culturais e naturais. As planícies verdes e floridas dividem os cenários com algumas espécies características da caatinga e do cerrado, e abrigam grutas, cânions e paredões gigantescos que, por sua vez, escondem rios, cachoeiras e poços de água incomparavelmente cristalina, atribuindo beleza rara ao lugar. Toda essa fama do local me atraiu bastante e me fez ir conferir de perto a natureza estonteante da Chapada, superando ao extremo todas as minhas expectativas. Acredite, as fotos são feinhas perto da magia que a coisa tem ao vivo. Uma viagem que todo ser humano merece. Primeiramente, é importante lembrar que 4 dias não são suficientes para conhecer nem 1/3 do que existe de belo no lugar. A intenção desse roteiro foi sintetizar algumas das mais belas paisagens e atrações da Chapada, para quem tem pouco tempo disponível e procura relaxar através do contato com uma natureza de cair o queixo. Pois bem. A cidade ponto de partida para explorar a Chapada é Lençóis. Será necessário pegar um avião até Salvador e de lá um ônibus para Lençóis, em uma viagem que dura aproximadamente 7 horas. Ou melhor, eu diria pelo menos 7 horas. Muito embora as empresas de ônibus digam que esse é o tempo estimado de duração da viagem, não programe nada com horário apertado, pois os ônibus atrasam quase sempre. Eu dei o azar de ficar cerca de 10 horas na estrada, tanto na ida quanto na volta. A empresa que faz esse trajeto é a Real Expresso e a passagem pode ser comprada antecipadamente pela internet. Paguei R$ 138,00 ida e volta, já incluso as taxas cobradas pelo site. Além disso, na rodoviária é necessário pagar a taxa de embarque no valor de R$ 1,50. Quanto aos vôos, peguei uma promoção relâmpago da Gol (Guarulhos – Salvador), onde a passagem de volta custava apenas 39 reais. O valor total dos vôos ida e volta para Salvador ficou em R$ 275,00 já com as taxas inclusas. Em Salvador, peguei um ônibus da linha Airport Bus Service e fui direto para a rodoviária. O valor do ônibus foi R$ 28,00 (o taxi ficaria entre 70 e 90 reais). Na verdade, via de regra, esse ônibus não pára na rodoviária. Mas peça no guichê antes de comprar a passagem, eles costumam abrir exceções quando o ônibus não está muito cheio. Foi bem tranquilo. Se o ônibus não puder lhe deixar na rodoviária, tente negociar um taxi pelo valor de 70,00 e procure alguém para dividir. Sempre têm vários viajantes que também farão esse traslado direto. Diferentemente do padrão de viagens que costumo fazer onde vou apenas com a passagem comprada, nesta eu deixei os passeios pré reservados pois tinha pouco tempo na Chapada (apenas 4 dias de período integral disponíveis para passeio), e não quis correr o risco de perder as atrações que escolhi para visitar. Porém, mesmo sendo alta temporada, achei bem tranquilo, a cidade não estava cheia e a oferta de passeios e agências diversas é grande. Por outro lado, pesquisar antecipadamente me levou à escolha da agência Chapada Adventures, escolha esta que não poderia ter sido melhor. Os donos, Daniel e Flávia, me receberam como se nos conhecêssemos há anos. Carisma puro, serviço profissional, prestatividade e eficiência definem bem a qualidade do trabalho deles, o que foi determinante para tornar toda a viagem ainda mais especial. Meu ônibus atrasou quase 3 horas além do horário previsto para a chegada em Lençóis. Eram 22 horas, a agência estava fechando e ainda assim, cheguei na rodoviária e o dono, Daniel, estava pessoalmente me aguardando com uma plaquinha com meu nome, sendo que eu nem havia solicitado o serviço de transfer. Na hora de ir embora o mesmo. O carro da agência me pegou na pousada e levou para a rodoviária sem cobrar nenhum valor extra por isso. Lençóis é uma cidadezinha com cara de Bahia mesmo. Charmosa, rústica, ruas de pedra, casas coloridas e moradores carismáticos. Ótimo lugar para descansar. Além disso, possui restaurantes maravilhosos com bastante variedade. Não deixe de almoçar pelo menos um dia no restaurante "O Garimpo". Destaque para a picanha servida na chapa com arroz, feijão tropeiro e um purê de aipim que o Brasil jamais viu igual! O preço não é muito atrativo mas o sucesso é garantido. A escolha dos locais a serem visitados e a elaboração de um roteiro pela Chapada da Diamantina não é uma tarefa fácil, principalmente se você tem pouquíssimo tempo assim como eu tive, considerando que o lugar abriga milhares de riquezas naturais e cenários paradisíacos considerados “imperdíveis”. Depois de muita pesquisa e leitura de fóruns e blogs, defini o seguinte roteiro: 1º dia – Poço do Diabo, Gruta da Pratinha, Gruta Azul e Gruta da Lapa Doce, com pôr-do-sol no Morro do Pai Inácio 2º dia – Cachoeira da Fumaça + Riachinho 3º dia – Poço Azul e Encantado com pernoite em Mucugê 4º dia – Cachoeira do Buracão e retorno a Lençóis. Saliento que, embora ainda falte muita coisa para se conhecer na Chapada, eu não mudaria absolutamente nada em meu roteiro. Tudo foi espetacular e cada lugar que visitei era de uma beleza mágica e singular. Se eu tivesse um ou dois dias a mais, arriscaria Cachoeiras do Sossego e da Fumacinha. Se eu tivesse mais tempo disponível, faria a travessia do Vale do Pati, que dura entre 3 e 5 dias. Ainda voltarei na Chapada para, pelo menos, conferir essas atrações. Poço do Diabo O nome é devido a coloração avermelhada da água, em razão da forte presença de minério de ferro no local, o que não a torna menos limpa. É possível banhar-se normalmente. A trilha para chegar ao Poço do Diabo é de aproximadamente 1,5km de subidas e descidas em pedras. Gruta da Lapa Doce Uma caverna gigante com formações rochosas milenares. É necessário o guia local que conduz o grupo dentro da caverna com lanternas grandes em meio a escuridão total. Gruta da Pratinha Linda, maravilhosa, dá vontade de não sair de lá nunca mais. A cor da água é um azul único e singular. A flutuação dentro da caverna escura é feita com guia local e é cobrada a parte o valor de R$ 20,00. Não deixe também de se jogar na tirolesa, que também é cobrada a parte no valor de R$ 15,00. Gruta Azul Ao lado da Gruta da Pratinha, fica a Gruta Azul. Nela não é permitido banhar-se para fins de preservação. Por volta das 15 horas, a luz do sol adentra na gruta realçando a cor azul da água cristalina. Morro do Pai Inácio Depois das grutas, seguimos em direção ao morro do Pai Inácio, em uma trilha de pedras de aproximadamente 20/30 minutos. A vista é digna de cartão postal. Cachoeira da Fumaça Sem dúvidas, uma das mais belas cachoeiras da Chapada. Um das mais belas vistas eu diria, porque a cachoeira em si é fina, não possui grande quantidade de água. O local é realmente energético e mágico, e compensa todo o esforço de sua trilha, que não é fácil de ser percorrida. Para chegar à Cachoeira da Fumaça, é necessário caminhar por 6km, em subida de barrancos e pedras. Leva-se cerca de 2 horas para chegar ao local, embaixo do sol escaldante. Não sou atleta e meu preparo físico não é nem um pouco bom. Consegui concluir a trilha com muito esforço e 5 bolhas no pé, rs. Para quem está com as atividades físicas em dia o sofrimento com certeza é menor. Não deixe de levar lanche, boné, protetor solar, repelente e muita água. Levei 2 garrafas de água de 500ml, mas aconselho a levar umas 3. Depois da cachoeira da fumaça fomos ao riachinho para um banho relaxante. Poço Encantado Ao chegar no Poço encantado, não é difícil deduzir o porque do nome. Trata-se de uma caverna escura que, por volta das 11 horas, os raios solares atingem sua fenda produzindo um feixe de luz em direção ao fundo da água cristalina em seu interior. O espetáculo é surreal. Não é permitido banhar-se para fins de preservação da nitidez e limpeza da água. Poço Azul Mais um lugar que faz jus ao nome. Porém aqui, é permitido fazer flutuação com snorkel durante 20 minutos. O Poço Azul também é situado dentro de uma caverna, porém com uma fenda maior que a do Poço Encantado. Os raios solares atingem a água cristalina dentro da caverna, dando a sensação de estar dentro de um universo paralelo, um mundo mágico. Sem dúvidas, o melhor lugar para quem busca relaxar e renovar as energias. Depois segui para Mucugê onde passei a noite. Eu particularmente não achei nada demais na cidade. Há um cemitério bizantino, bem bonito (durante o dia) e diferente do que estamos acostumados. Mas venhamos e convenhamos, cemitério não é uma atração turística que eu costumo priorizar em meus roteiros, rs. Por outro lado, a pousada que a agência providenciou foi a Monte Azul e foi simplesmente maravilhosa. Composta por chalés mega aconchegantes e café da manhã farto. Ao redor dela tinha um jardim todo florido e bem cuidado. Sensação de paz. Cachoeira do Buracão O ideal é visitá-la saindo de Mucugê, pois ela fica bem longe de Lençóis. Uma forte queda d’água no meio de cânions. A água também é de coloração avermelhada e o cenário é de tirar o fôlego. Planilha de Gastos: - Vôos SP-SSA ida e volta com taxas: 275,00 - Passagem SSA – Lençóis, ida e volta: 138,00 - Taxas de embarque na rodoviária: 1,50x2 = 3,00 - Média de gastos com traslado/táxi entre aeroporto e rodoviária: 65,00 - Passeios com a agência Chapada Adventures, incluindo todos os passeios, guia, hospedagem em Mucugê, almoços, lanches e transfers entre pousada e rodoviária: 870,00 - Diária na pousada Nativos, em Lençóis, com café da manhã incluso: 50,00 x 4 = 200,00 - Média de gastos com jantar: 25,00 cada x 4 = 100,00 TOTAL: R$ 1.651,00. Espero ter ajudado, Abraço =) Editado Janeiro 29, 2015 por Visitante Citar
Membros Rafael Sakai Postado Agosto 3, 2014 Membros Postado Agosto 3, 2014 Valeu, muito bom o post!! Estarei lá por exatamente 4 dias também em setembro! Citar
Membros Larissa Zitzlaff Postado Agosto 4, 2014 Membros Postado Agosto 4, 2014 Nossa, seu post ajudou muito, vc nem imagina. Obrigada!!! Citar
Membros paulineaguiar2 Postado Agosto 4, 2014 Autor Membros Postado Agosto 4, 2014 Rafael e Larissa, que bom que gostaram! Fico feliz em ter ajudado, vcs vão adorar o lugar. Citar
Membros Roger Pixixo Postado Setembro 16, 2014 Membros Postado Setembro 16, 2014 Parabéns e Obrigado pelo Post. Estarei em Chapada em Outubro e suas dicas foram muito bem vindas !!! Citar
Membros julinho2002 Postado Setembro 23, 2014 Membros Postado Setembro 23, 2014 paulineaguiar2, primeiramente parabéns pelo relato e pelas fotos!!!! Você disse que pesquisou bastante antes, então talvez possa me ajudar,será que rola um om passeio em janeiro??? Sei que é melhor entre abril e setembro, mas será que em janeiro fica ruim ou apenas "menos bom"??? Citar
Membros Kilmister Postado Setembro 23, 2014 Membros Postado Setembro 23, 2014 Muito massa seu roteiro, muita saudade da Chapada, precisando retornar pra lá mais uma vez! Citar
Membros paulineaguiar2 Postado Setembro 23, 2014 Autor Membros Postado Setembro 23, 2014 Roger, Telles e juninho, que bom que curtiram, obrigada!! A chapada é realmente magnífica! Juninho, ate onde sei, janeiro é baixa temporada na chapada porque o clima não favorece muito. As chances de você pegar um céu nublado e neblina, o que atrapalha muito a vista e beleza do local, são muito maiores. Mas vai também um pouco de sorte né. Tem gente que vai fora de temporada e pegam dias muito bons.. É muito relativo. Mas vá consciente e preparado para um clima não muito favorável. Citar
Membros julinho2002 Postado Setembro 24, 2014 Membros Postado Setembro 24, 2014 Roger, Telles e juninho, que bom que curtiram, obrigada!! A chapada é realmente magnífica! Juninho, ate onde sei, janeiro é baixa temporada na chapada porque o clima não favorece muito. As chances de você pegar um céu nublado e neblina, o que atrapalha muito a vista e beleza do local, são muito maiores. Mas vai também um pouco de sorte né. Tem gente que vai fora de temporada e pegam dias muito bons.. É muito relativo. Mas vá consciente e preparado para um clima não muito favorável. paulineaguiar2, brigadão pela resposta, acho que vou fazer como a maioria da galera e ficar pelas praias mesmo....mas com certeza a chapada está na lista das próximas viagens!!!! Citar
Membros Armando Alves Postado Setembro 26, 2014 Membros Postado Setembro 26, 2014 Menina !!! Seu post foi PERFEITO !!!!! ADOREI !! Muito obrigado... indo prá lá possivelmente em outubro/2014 !! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.