Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala galera, esse é meu primeiro relato de viagem aqui no mochileiros, espero que seja o primeiro de muitos que virão no futuro! antes de criar coragem pra escrever esse eu li bastante sobre as historias do pessoal e todo mundo passando muitas dicas nos seus relatos, mas aqui não vou poder passar muitas dicas pois a viagem foi feita na cara e coragem sem nenhum planejamento, então a intenção do relato é de compartilhar a experiencia e animar quem precisar a embarcar em uma aventura dessas pois vale muito a pena!

Pra iniciar a historia da viagem começou no ano novo, meu camarada renato lançou a ideia de ir pra chapada diamantina, na época eu estava trabalhando e não tinha previsão de ferias, o fato é que eu estava concorrendo a um concurso para trabalhar em MG, eu sou do RJ, e a previsão do concurso era pra ser chamado em março e no dia 3/2 eu deveria ir em BH fazer exames médicos e se sendo aprovado eu só teria que ficar em casa esperando passar o mes para ir pra MG em definitivo, então eu planejei da seguinte forma dia 3/2 eu iria a BH faria os exames médicos se tudo desse certo no dia 4/2 eu já prepararia minha mala passaria no trabalho e pediria demissão no trabalho e iria encontrar com ele na cidade de rio das ostras, e de lá seguir a viajem de carro até a chapada, e deu tudo certo e assim ocorreu tudo!

vista do rio do avião para BH

11575_764035433621491_10539485_n.jpg

o pessoal no trabalho não entendeu nada quando cheguei de mala falando que queria demissão! rsrsrsrs mas todo mundo sabia da questão do concurso e que isso estava para acontecer, então rolou as despedidas na correria e parti para rodoviaria do rio pra pegar o busao para rio das ostras, saí do rio as 16hrs e cheguei em rio das ostras umas 20hrs, encontrei renato, paramos na rua pra comer alguma coisa e conversamos sobre algumas coisas da chapada e assim por alto falamos das coisas que queríamos fazer na chapada, mas sem nenhuma noção de como fazer, quanto custaria, onde ficaríamos ou qual roteiro seguiríamos, eu só sabia uma cidade da chapada diamantina, lençois, pra mim a chapada era tudo ali! coitado de mim! chegaremos lá! nos preparamos para partir no dia seguinte, nessa hora fiquei sabendo que mais uma pessoa se juntaria a nós, o Julio.

dia 5/2 renato resolveu alguns assuntos pendentes na cidade, encontramos o julio e pegamos estrada umas 16hrs da tarde, já saímos bem atrasados! mas tranquilo, no meio da estrada começamos a pensar no lugar pra ficar pois pelo horario nao daria para atravessar o ES, assim decidimos parar em Vila Velha, encontramos um amigo do renato saímos pra beber e falamos que não tinhamos lugar pra dormir, entao ele nos ofereceu um lugar pra dormir, um apt de frente pra praia, com uma vista sensacional, o "problema" era que o apt estava vazio, estavamos preparados pro prerrengue então isso foi luxo demais! um lugar com teto e banheiro já nos bastava! eu fiquei acordado esperando o sol nascer no horizonte do mar, lindo demais! uma das primeiras vistas inesquecíveis da viagem!

sol nascendo vila velha

14589406983_9e73a9017e_b.jpg

dia 6/2 acordamos e como estava tarde resolvemos ir direto em vitoria para almoçar e depois seguir estrada direto até onde desse, em vitoria passamos em um hotel, não lembro o nome, com uma vista linda da cidade, saímos entrando na maior cara de pau, mas um funcionarios nos abordou perguntando se queríamos ver a vista, ele muito simpático até, disse que poderíamos ver, só não poderíamos usar a piscina, blz, e realmente a vista da cidade era lindíssima! partimos, demos mais umas voltas no centro de vitoria, almoçamos e pegamos estrada por volta de 13hrs, e na estrada começou a surgir as idéias, já que estamos indo pra bahia que tal passarmos em itacaré rapidinho? decidimos que sim, e fomos dirigindo até chegar em porto seguro, chegamos por volta de 20:30, corremos pra achar um lugar pra ficar, achamos um apt tranquilo, mas só tinha 2 camas, estavamos em 3, o cara então arrumou um colchão e pronto, problema resolvido! saímos pra beber, relaxar e pensar no dia seguinte.

Vitoria/ES - vista do tal Hotel

14382667867_66d7fc16d6_b.jpg

Vitoria/ES

1900055_772813326077035_2046456430_n.jpg

dia 7/2 acordamos umas 8hrs e estava chovendo, mas logo passou, pegamos o carro atravessamos uma balsa até arraial da ajuda, fomos andando descemos na praia do mucugê, praia lindíssima! principalmente quando a maré baixa e dá pra ver os corais, sentamos em um quiosque tomamos umas cervas e fomos atendidos pela raísa, ela vai entrar na historia mais adiante! depois resolvemos andar um pouco pra conhecer as parias que tinha adiante e fomos andando até as falésias, uma coisa interessante é que a cervejá era muuuuito barato! voltamos a praia do mucugê e fomos almoçar no restaurante que a raísa trabalhava, era uma pessoa muito simpática começou a conversar com a gente e falamos que estávamos indo pra chapada e ela disse que estava indo pra lá tb! rápido rolou uma identificação entra a gente e oferecemos uma carona e ela aceitou, só tinha um detalhe que antes passaríamos em itacaré, ela topou e ainda ficou animadona pois nunca tinha ido lá! ficamos combinado de sair no dia seguinte de manhã trocamos telefone e saímos correndo antes que anoitecesse pra uma passadinha em trancoso, chegamos lá já bem tardezinha com sol se pondo! mas mesmo assim aquela vista do mirante da praia é sensacional! linda demais, depois descemos fomos até a praia, caminhamos um pouco e rápido escureceu, voltamos achamos uma pousada que encontramos por um preço bacana, 40 reais a diária com café da manha para cada, guardamos as malas, tomamos um banho e resolvemos dormir umas 20hrs até umas 23 pra descançar e sair pra beber! coloquei o relógio e automáticamente quando o relógio despertou dei um grito empolgadão: "partiu!" ninguém se mexeu! nenhum pio! faze o que?! virei pro canto e voltei a dormir! rsrsrsrs umas 4 da manhã acordei e perdi o sono e resolvei andar pra passar o tempo! tinha um barzinho que tava no fim de noite, uma galera em grupos pequenos na rua conversando, e nessa passou por mim um coroa e mais um cara andando procurando a pousada que eles estavam! rsrsrsrs eu nao pude ajudar, nem eu sabia onde estava, fui procurar a descida para praia pra ver o sol nascer mas me perdi e fui parar no outro canto onde tem um mirante maneiríssimo! sorte minha! nesse momento céu já começava a receber os raios do sol! sai e fui andando novamente até achar a entrada da praia! sentei em uma cadeira e fiquei ali sozinho contemplando o nascer de mais um dia! fiquei lá até umas 7 e voltei pra pousada!

praia de mucugê

1607132_765875560104145_986392836_n.jpg

Falésia

1891152_771079579583743_2116116972_n.jpg

Trancoso

14568274462_c37437b527_b.jpg

Sol nascendo praia de mucugê

14569331625_19915a01bc_b.jpg

dia 8/2 levantamos, tomamos café da manha e partimos para encontrar a raísa e partimos para itacaré, saímos umas 11 da manhã! na estrada passamos por muitos lugares muito bonitos, o melhor foi um mirante de Serra Grande! que vista sensacional! que praia linda! queria muito ter descido lá pra curtir aquela praia, mas já estavamos sem tempo! chegamos em itacaré umas 17hrs, nossa intenção era procurar um camping, na verdade a idéia era fazer uma viagem no perrengue e gastar menos possível, mas na hora de escolher o lugar pra ficar o cansaço fala mais alto e demos muito sorte de sempre encontrar um lugar barato pra ficar, em itacaré encontramos uma pousada por 27 reais por pessoa! com ar! sem café, mas mesmo assim perfeito! nesse dia já estava tarde então não deu pra conhecer nenhuma praia, compramos umas cervejas e ficamos bebendo na pousada e conversando e conhecendo um pouco mais da raísa, uma pessoa maravilhosa! trabalha em um projeto que constrói casas em arvores!uma pessoa super gentil e amorosa! nao tem outra forma de descreve-la, ela trouxe para nossa viagem um sentido além do simples conhecer lugares! foram muito boas as nossas conversas! depois saímos pra comer pra no dia seguinte acordar bem cedo pra conhecer o máximo de coisas possível! era domingo e nossa intenção era finalmente partir pra chapada na segunda!

1661285_774842862540748_523629054_n.jpg

dia 9/2 saímos pra tomar um café da manha e partimos para engenhoca, só tinhamos um dia entao não daria pra conhecer tudo! infelizmente! a caminhada até lá foi belíssima, passamos por varias praias, inclusive no caminho tem um rio com uma aguá deliciosa! perfeito demais em um dia de calor! paradinha providencial! no caminho passamos por coqueirais e vistas das paredes rochosas! visual sensacional! a praia de engenhoca ou prainha, nao lembro certo! rsrs mas uma praia lindíssima! nao tem estrutura nenhuma, só uma barraca! mas vendia açaí! iupi!! rsrsrs passamos o dia lá, antes de entardecer voltamos andando e paramos na praia da tiririca, onde tinha muitas pessoas, galera jogando bola, andando de slackline, tentei me arriscar, minha primeira vez! cai muitas vezes! rsrsrs pena que o dia acabou, consegui dar alguns passos apenas! ficou uma vontade grande de aprender! vimos o por do sol! lindo demais! o dia encerrou, voltamos pra pousada para no dia seguinte partirmos enfim para chapada!

1662215_770990879592613_972701656_n.jpg

14382632420_8e352b2dac_b.jpg

1779032_770991556259212_1343177966_n.jpg

Aprendendo!

14569311505_50bd300ac2_b.jpg

Morador Local

14382689289_5fcd59e762_b.jpg

dia 10/2 saímos de itacaré por volta de 9 da manhã deixamos a raísa na entrada da chapada em um roviária, pois ela seguiria para outra cidade, nessa hora que começou a cair a fixa sobre a chapada, que ela era nada do que estávamos esperando! enfim chegamos na chapada/lençóis, umas 16hrs, fomos procurar um camping, enfim dessa vez conseguimos ficar em um! rsrs então, na nossa ideia poderíamos conhecer todos os lugares da chapada a partir de lençois! só que não é bem assim, após deixarmos as coisas no camping fomos até o local de informações turisticas que levamos um choque de realidade! eu antes de ir pesquisei sobre lugares da chapada e me encantei pela cachoeira do buracão, poço azul e poço encantado, já renato queria ir na cachoeira da fumacinha, e ambos queriamos ir ver o por do sol do pai inacio! para o nosso espanto a srta do posto de informações, nos deu algumas dicas foi quando ela começou a falar que algumas trilhas levavam dias! a cachoeira do buracão e fumacinha por exemplo ficava a mais de 200km de lençois! bateu um desespero, pois a gente só ficaria até sexta feira dia 14/2! ela nos indicou um lugar onde compramos um mapa completo da chapada com todos os pontos turisticos e aproveitamos e compramos uma revista de viagem com dicas sobre o que fazer na chapada, então arrumamos um lugar pra beber, sentamos na mesa abrimos o mapa e aí então começamos a planejar a viagem!!! rsrsrssrsrsrsr depois de algumas horas conversando e analisando conseguimos pelo menos organizar os dias de forma a vermos pelo menos os principais! nesse ponto foi fundamental estamos de carro! pois senão seria impossível!

dia 11/2 planejamos neste dia visitar o que fosse possível proximo a lençois, nosso roteiro foi o seguinte ordem, poço do diabo, gruta da lapa doce e torrinha, rio pratinha e por do sol no pai Inácio! outro ponto, achamos os guias muito caros em lençois entao resolvemos fazer tudo sozinho com o mapa! rsrs e nao nos arrependemos visitamos todos esses lugares sem problemas, enquanto que com o guia teríamos pagado 80 reais cada um. saímos bem cedo umas 7 da manha, recomendo realmente sair cedo para conseguir chegar antes dos grupos de excursão! a chegada ao inicio da trilha é mal sinalizada, mas é bem proximo de lençois, a trilha até o poço é beirando o rio mucugezinho, já de cara ficamos encantados! a cor da água é fantástica! fomos descendo o rio até chegar no poço do diabo! nessa hora que começamos a perceber a grandiosidade da chapada! o poço do diabo é simplesmente sensacional! é possível fazer tirolesa, renato desceu pela cachoeira e pulo no poço de uma altura de uns 3 metros! louco! e foi nadando, eu dei a volta pela lateral e fui até lá embaixo! ninguém queria ir embora! ficamos conversando um pouco e quando começaram a chegar os grupos resolvemos partir! chegamos na entrada da gruta vimos que é obrigatorio o guia e a cobrança de 40 reais por pessoa, então resolvemos ir em apenas uma gruta, escolhemos a torrinha pois na revista da chapada dizia que era a mais completa! a gruta é simplesmente indescritível, o guia vai caminhando e nos explicando sobre as formações das estalactites e as estalagmites, e outros ites! rsrsr só de ficar ali dentro imaginando quanto tudo ali é delicado e quantos anos demorou para se formar! a trilha tem um percurso de 1600m e durou umas 2 horas! valeu a pena cada minuto! então de lá partimos para o rio pratinha, cara nessa hora a gente já não conseguia expressar como era ver todos aqueles lugares, imagina um rio com uma agua azul totalmente cristalina! surreal! a entrada foi de 20 reais, lá tinha lugar para almoço! decidimos passar o resto da tarde ali e antes das 17hrs sair para o pai Inácio! o rio é cheio de peixinhos! eles ficam te mordendo! rsrsrs me deu uma agonia que eu nao aguentei e fiquei do lado de fora tomando uma cervejinha e esperando a hora passar! rsrsrssr na combinada partimos para o pai inacio, subimos correndo com medo de perder algum minuto do espetáculo! mas ainda deu tempo tranquilamente para ver a vista lá de cima! mais um lugar indescritível! cara, tudo! mas tudo na chapada supera qualquer expectativa! o por do sol foi mágico! simplesmente mágico, nem adianta falar muito! tem que ver! só descemos quando estava quase noite! voltamos para lençois, tomamos um banho, e fomos comer e paramos para conversar com um cara que morava lá, ele é policial e nas folgas trabalha de guia, dissemos que queríamos dali ir para poço encantado que ficava em outro município, a 86km de lençois, no nosso mapa tinha uma estradinha de 26km mas off road! perguntamos se esta estrada estava boa e ele disse que dependia de qual carro estávamos, no nosso caso uma l200, ele disse então que conseguiríamos tranquilamente!

trilha poço do diabo

1622645_771150972909937_1465193715_n.jpg

poço do diabo

1959370_771152456243122_1442209435_n.jpg

Gruta Torrinha

14382817707_4bba3b6fa5_b.jpg

Gasparzinho

14382574580_d3b9767fac_b.jpg

Rio pratinha

1655934_771154679576233_1346907305_n.jpg

Peixinhos!

14569247065_97125e6421_b.jpg

Morro do Pai Inacio, Alex, Renato e Julio.

14546040586_7918855557_b.jpg

Vista Morro do Pai Inacio

1959467_771161599575541_1240161129_n.jpg

Morador local

1743595_771161256242242_1208916982_n.jpg

Mais um morador!

14546136936_9b6af2bb96_b.jpg

Por do sol

1000277_771161396242228_1733796035_n.jpg

Por do sol 2

14382529070_8ca3626d7f_b.jpg

dia 12/2 partimos cedo de lençois pela tal estrada off road, no inicio da estrada perguntamos mais uma vez para um morador sobre a condição e ele disse que nao daria para passar pois tinha chovido e o rio estava cheio! mas a sede de aventura era tanta que mesmo assim seguimos em frente! cara... nós deveríamos ter levado a serio o detalhe do off road! rsrsrsrs essa estradinha de 26km durou mais de 3 horas!!! mas sinceramente foi uma das melhores coisas que fizemos! a trilha é bem estreira de mata fechada, só tem mesmo a largura do carro! passamos por dentro de varios rios, buracos, pedras, morros esburacados! foi sensacional! infelizmente chegamos muito tarde, paramos para almoçar na estrada e daquele ponto ainda teria mais uns 70km até o poço! fomos correndo e já praticamente desistindo e visitar apenas um! o mais próximo era o poço encantado, a estrada até lá estava péssima! totalmente esburacada! tivemos que pagar entrada 20 reais, tem um guia que te acompanha até o poço, mais uma vez é não da pra descrever, e olha que fomos em fevereiro e o melhor momento para visita é de junho a julho quando o raio de sol incide com mais foi no poço aumentando o efeito azul da cor da água! lá nao pode tomar banho, pois o fluxo de água é muito pouco o que estava ocasionando acumulo de óleo e gordura na água, saímos assim felizes de ver mas a gente estava na empolgação de aventura então esse meio chato de fazer, visita rápida de uns 20 minutos, mas vale totalmente a pena! então até que nao estava tarde e saímos correndo para tentar ir no poço azul! na chegada tem que atravessar um rio, deixamos o carro em uma margem e pegamos um barquinho, e enfim deu certo e conseguimos chegar no poço, por sorte ainda tinha bastante luz e deu para aproveitar, nesse poço é possível nadar!!!! e como estava já tarde tava quase vazio, além da gente só tinha mais 2 caras nadando lá que logo foram embora e depois ficou só a gente, o lugar mais uma vez é sensacional! rsrsr já perdi a conta de quantas vezes falei isso!!! rsrsrsr a água é azulzinha, um tom mais claro que no poço encantado, da pra ver no fundo acho que bem mais de 20 metros de profundidade! eu confesso aqui que na hora fiquei com medo! mesmo com colete, é obrigatório, eu travei e nao entrei, fiquei ali de fora olhando para o fundo, dava pra ver as pedras e até um tronco de arvore! mas renato e julio fizeram a festa e aproveitaram! talvez em uma outra oportunidade eu entre! rsrsrs saímos de lá e fomos direto para estrada para seguir para o próximo ponto que era a cachoeira do buracão e fumacinha! mas nos falaram que a cidade de ibiocoara não tinha muita estrutura e que nao era bom ficar lá, e como estavamos passando e vendo que as cidades eram bem pequenas acreditamos e acabamos nao indo direto para ibicoara e dormimos em mucugê, encontramos uma hospedaria que nos cobrou incríveis 25 reais de cada um, ambiente super agradável! show!

Estrada OffRoad

14382745427_9ca8d43ebf_b.jpg

Piloto e Navegador e o mapinha salvador!

14569196045_bb1a3784f4_b.jpg

Poço Encantado

14382501680_f2523e0bf9_b.jpg

Mais estrada!

14382499560_46304e79c2_b.jpg

Mergulho no Poço Azul, renato e julio.

14568355332_00fca2dbe2_b.jpg

Fim do dia

14382639430_8227155cd0_b.jpg

dia 13/2 na hospedaria pegamos indicação de um guia da associação bicho do mato, Erley! mas o cara é gente fina demais! ele tinha um compromisso e adiou para nos acompanhar de guia nos proximos 2 dias!!!! chegando em ibicoara vimos uma cidade bem grande e com uma ótima estrutura para receber turistas! até comentamos com o guia e ele falou que isso estava prejudicando a cidade, enfim vimos que a trilha para cachoeira do buracão e fumacinha nao dava para fazer no mesmo dia pois principalmente a da fumacinha é muito longa! 4 horas de trilha! decidimos naquele dia ir na cachoeira do buracão e deixar fumacinha para o proximo dia, paramos para comprar algumas coisas para comer na trilha e partimos! da cidade ainda tivemos que pegar uma estradinha de chão até o inicio da trilha, trilha bem tranquila quase todo o percurso é plano, acho que fizemos em pouco mais de uma hora, primeiro fomos por baixo e depois por cima, essa escolha foi perfeita pois o choque com a visão da cachoeira de dentro do buracão é sensacional!! no caminho passamos por varias cachoeiras menores, o guia foi nos contando varias historias, falando dos problemas de queimadas e tal, esse foi o melhor guia de longe! os outros guias dos outros lugares eram meio robóticos, eles só repetem o mesmo texto para todos os visitantes! então na chegada da cachoeira por baixo você tem que entrar no canion e ir nadando pelo rio que corre lá dentro até o final para chegada na cachoeira! na hora eu gelei! não sei pq mas eu tenho panico de mergulhar! mas nao tinha escolha dessa vez eu teria que entrar na água! vesti o colete pulei! o lugar é tão lindo na hora o medo foi embora! tentei nao pensar e me concentrei em nadar! cansei bastante pois o volume da cacheira estava muito grande e vc só consegue ver a cachoeira de fato no final, ao chegar no lugar vc fica de boca aberta tentando falar alguma coisa mas nao consegue! é mágico! rsrsrs ficamos um pouco lá dentro do poço conversando e voltamos, a volta é só diversão, é pular no rio e deixar a correnteza levar! subimos e demos a volta para ver a cachoeira por cima, mais um vez sem palavras! a queda é de 85 metros! ficamos mais um pouco e voltamos, nessa hora que que a gente vê a importância de encontrarmos a pessoa certa! se como tínhamos a intenção de ir para fumacinha voltar para cidade seria uma grande perda de tempo e ainda nos atrasaria para o inicio da trilha que começaria bem cedo no dia seguinte, o nosso guia nos levou para ficamos na casa de um outro amigo que era ali bem afastado da cidade, Lucioano, cara era muuuito gente fina, ele morava com a esposa e a sua filhinha, uma bebezinha linda chamada lia! nome da minha irmã! rsrsrs ele era um paulista que já viajou para varios países e agora queria fugir da cidade e nao ficar só no discurso mas realmente viver uma vida alternativa! mais uma vez essa viagem muito além dos lugares que conhecemos ficamos marcados pelas pessoas que cruzamos! demais! ele cobrou da gente uma taxa neh, onde podemos dormir, jantar e tomar um café da manhã! fomos muito bem recebidos lá!

Trilha para Cachoeira do Buracão

14568344302_ed7f51a16e_b.jpg

Canion para cachoeira do Buracão

14382447810_497b03f70b_b.jpg

Cachoeira do buracão vista de cima, a foto de baixo nao da pra ver nada pois o volume da agua esta muito grande e lá dentro ficava chuvendo intensamente e molhava a lente da câmera.

14565765631_1271c8f960_b.jpg

Cachoeira do Buracão

14589234883_62fc851b4d_b.jpg

dia 14/2 bem começamos a trilha bem cedo para fumacinha, esta trilha é bem mais pesada, não tem subidas mas todo o caminho é subindo e pulando pedras, raízes e arvores! e é bem longa por dentro do canion, então exige um certo preparo! partimos nós 4 e conseguimos manter um ritmo bom, o bom dessas trilhas é que vc nao espera para chegar no destino para se encantar o caminho é maravilhoso! da vontade o tempo todo de parar e ficar admirando! enfim apos mais ou menos umas 3 horas chegamos, é legal que vc nao consegue ve-la de longe, pois ela fica caprichosamente escondida em uma curva no fim do canion, entao vc precisa chegar lá de frente para ve-la! cara, depois de tudo que passamos, todo os lugares maravilhosos que vimos, chegar ali foi algo assim acho que meio sobrenatural, a sensação que vc sente é algo que só se sente ali! o nosso guia que já deve ter perdido a conta de quantas vezes foi lá não escondia seu encantamento e respeito pelo lugar! aquele é um lugar sagrado! que vista, que visão! paramos ali e ficamos sentados admirando e querendo que o tempo não passasse! na volta paramos no rio para tomar um banho e comer, conseguimos retornar a umas 15hrs, como ainda era cedo, de inicio estavamos pensando em passar a noite e ir embora no dia seguinte, mas resolvemos pegar estrada para adiantar o caminho, resolvemos para em vitoria da conquista para dormir e no dia seguinte seguir a volta para casa.

Cachoeira da Fumacinha, encantadora!

14565756141_db731ac216_b.jpg

Cachoeira da Fumacinha, renato.

14382500768_205fdd637f_b.jpg

dia 15/2 passamos o dia inteiro dirigindo até vitoria/ES, onde alugamos dessa vez um lugar pra dormir.

dia 16/2 chegamos em macaé umas 14hrs, onde eu me separei do grupo me despedi e peguei o ônibus na rodoviária até o rio, para enfim chegar em casa e bateu uma tristeza grande ter deixado tudo aquilo para trás, e com certeza essa viagem mudou muita coisa em mim, aprofundou varias ideias e principalmente me deu uma vontade imensa de conhecer o mundo inteiro!!! rsrsrsrs

Chegando em casa e sendo recebido pelo amigão!

14545993956_ddeda70d3e_b.jpg

bem galera fim do relato, somados 4000kms, fim de um dos melhores momentos da minha vida! deu tudo certo mesmo na loucura que foi, ficou lição para da próxima vez planejar tudo, principalmente em itacaré e na chapada pois ainda faltou muito lugar para conhecer!

espero que gostem e alguém que nunca foi que se anime, tome coragem e vá, a gente nao vai ficar aqui pra sempre neh!!!

Desculpe qualquer erro, a intenção é das melhores. :D

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Alex, muito bom o seu relato! Pretendo ir para Diamantina em novembro e sua experiência só confirma a expectativa do que será encontrado lá.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...