Ir para conteúdo

Grupos de Viajantes X Paraísos Ecológicos

trotatorres

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Existem muito poucos lugares no Brasil onde o Turismo é feito de forma técnica e entendendo por técnico não a padronizaçãoe sim o melhor aproveitamento dos recursos sem denegrir o aspecto original da localidade.

Quando se começa a fazer turismo em uma localidade, sem que exista um plano organizado, sempre alguém sai ganhando e esse alguém muita svezes nem é da localidade, e quando é, faz como se o dinheiro fosse o que de melhor esta chegando por ali.

Em outras localidades, a farofa toma conta, mas se todos tem direito ao lazer, o que fazer? Quem sabe apoiar a sustentabilidade e criar organismos participativos para garantir não só o sossego local, mas a preservação do atrativo.

• 3 semanas depois...
  • Respostas 134
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Caros amigos, sou novo aqui mais gostaria de colocar um comentario.

No ultimo mes viajei para Manaus-AM e fui a uma cidade chamada Presidente Figueiredo onde fui visitar algumas cachoeiras, e contratei o tal guia local que me levou a alguns lugares paradisiacos como costumamos procurar, sempre muito explicativo apresentando toda a fauna e flora que lá existe. Devido a amizade que fiz com o cara ele me convidou para no outro dia para vermos mais algumas cachoeiras afim de mostrar sobre o que tinhamos falado sobre ter ou não um guia local. E as cenas que vi são de cortar o coração. Cachoeiras enfestada de farofeiros com muita cerveja e churrasco a beira da queda d'agua, isso pq a cachoeira se encontrava dentro de uma fazenda onde tinha que se pagar R$ 5,00 para entrar , e isso se repetiu em mais duas outras cachoeiras que visitei e me decepcionei, antes não tivesse saido no segundo dia !

Bem o que quero comentar aqui é qeu muitas vezes um guia local como no caso que apresentei é muito importante sim para a preservação, já que esses donos da fazendas não se importam nem um pouco quanto a preservação do local em si e só querem saber em ficar com os R$ 5,00 por cabeça, se esquecendo que se continuarem acabando com tudo em pouco tempo nem os R$ 5,00 eles terão como renda !

and.

• Membros de Honra
Postado
Caros amigos, sou novo aqui mais gostaria de colocar um comentario.

No ultimo mes viajei para Manaus-AM e fui a uma cidade chamada Presidente Figueiredo onde fui visitar algumas cachoeiras, e contratei o tal guia local que me levou a alguns lugares paradisiacos como costumamos procurar, sempre muito explicativo apresentando toda a fauna e flora que lá existe. Devido a amizade que fiz com o cara ele me convidou para no outro dia para vermos mais algumas cachoeiras afim de mostrar sobre o que tinhamos falado sobre ter ou não um guia local. E as cenas que vi são de cortar o coração. Cachoeiras enfestada de farofeiros com muita cerveja e churrasco a beira da queda d'agua, isso pq a cachoeira se encontrava dentro de uma fazenda onde tinha que se pagar R$ 5,00 para entrar , e isso se repetiu em mais duas outras cachoeiras que visitei e me decepcionei, antes não tivesse saido no segundo dia !

Bem o que quero comentar aqui é qeu muitas vezes um guia local como no caso que apresentei é muito importante sim para a preservação, já que esses donos da fazendas não se importam nem um pouco quanto a preservação do local em si e só querem saber em ficar com os R$ 5,00 por cabeça, se esquecendo que se continuarem acabando com tudo em pouco tempo nem os R$ 5,00 eles terão como renda !

and.

and... discordo totalmente. o guia local é o que cri ao movimento que daqui a alguns anos, movimentará sozinho, sem guias, e vai permitir os fazendeiros fazerem esse salseiro. as coisas não se opõem, se sucedem....

pense em porto seguro: antes er aum pequeno paraíso... daí começaram a vender pacotes pra região. as operadoras dos pacotes começaram a exigir da spousadas determiandas infra-estruturas. o mvimento se intensificou e agora constróem-se hotéis grandes lá, de grupos nãolocais, e os donos das pousadas estão quebrando.....

hj onde vc foi tem o guia local. daqui a algum tempo vai ter uma empresinha vendendo pacotinhos pra região. deposi vai ser a CVC, e em pouco tempo não tem mais nada de natural no local, só farofa!

• Membros
Postado

Olá a todos,

Eu Não sou totalmente contra guia-locais, porque muitas vezes é a unica alternativa de renda ao povo da região, eu sou contra um guia comprar R$ 150,00 por cabeça para te levar para fazer uma trilha de 1 dia !

Abraços

• 4 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá !

Realmente este tópico é muito interessante. Li todas as páginas... Não sou bióloga nem geóloga mas sei que farofeiros são como gafanhotos numa plantação.

In Casu:

Infelizmente isso tem acontecido nos últimos 3 anos na Chapada Diamantina (os vários destinos). Putz! 3 ônibus parados na entrada da Cachoeira da Fumaça (por cima) + vários carros estacionados, affff... brochante. Por curiosidade fui até a ACVVC - Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão e lá constatei o inacreditável: 534 era o número de pessoas registradas para fazer a trilha, olhei para o número 535 e incrédula, voltei espantada. Uma moça do lado seguiu, horas mais tarde na cozinha do camping ela me disse q ficou cerca de 1 hora esperando para se deitar na pedra e olhar a queda dágua... imagine???? fila para ver a queda da cachoeira da fumaça!!!!!!!!

Foi-se o tempo que o Vale do Capão era um lugar calmo e tranquilo, não tinha luz elétrica, não tinha telefone, o orelhão mais próximo era em Palmeiras...

Na TV local (TV Bahia - afiliada à Rede Globo) era exibido um programa chamado "Na Carona" e acredito que a exibição deste programa contribuiu, em muito, para que os farofeiros se deslocassem pra aquela região, até então, de difícil acesso e inóspita. Depois, com tanta procura, o Governo do Estado do Estado da Bahia recuperou a estrada de acesso àquela região, o trecho Palmeiras-Capão, também foi todo recuperado (apenas não colocaram asfalto mas qualquer Ford K chega lá sem maiores dificuldades - antes era só veículos 4X4), abriram-se mais pousadas, campings, restaurantes. Visa, Master card e dinner's. Na concepção de alguns houve um desenvolvimento da região, na minha humilde opinião o Vale do Capão se transformou numa farofada sem precedentes !! Digo Vale do Capão a vila principal (Caeté Açu) pois existem várias vilas em todo o vale.

Hoje, Vou naquela região pelo menos umas 5 vezes no ano mas não passo mais nem por perto de caeté açu (mentira: eu vou visitar meu afilhado e rever amigos mas é visita de médico). E para que não aconteça essa farofalização dos paraísos eu me reservo o direito de NÃO DIVULGAR, os locais ainda intactos. E pegando aquela parte do texto do Silnei onde ele diz que a relação com a natureza é algo íntimo. Intimidades são intimidades.

Não sou contra o desenvolvimento! luz elétrica é importante, telefone é importante, estradas bem conservadas são importantes mas farofada em paraíso ecológico é degradação de meio ambiente, e o Estado ao invés de conter, pelo contrário, incentiva.

Ah! e antes que eu me esqueça: 10 pessoas numa trilha pra mim é muita gente, é praticamente uma multidão!!! 2 pessoas numa trilha, no máximo 3. (opinião é igual a nariz, cada um tem a sua!rsrsr)

Mas voltando a uma discussão muito bacana em mensagens anteriores eu pergunto:

DIVULGAR OU NÃO DIVULGAR os paraísos ecológicos?????????????????????

Abraços aos mochileiros e viajentes!!!!! ::otemo::

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...