Membros de Honra Rogerio Felix Postado Julho 1, 2009 Membros de Honra Postado Julho 1, 2009 Existem muito poucos lugares no Brasil onde o Turismo é feito de forma técnica e entendendo por técnico não a padronizaçãoe sim o melhor aproveitamento dos recursos sem denegrir o aspecto original da localidade. Quando se começa a fazer turismo em uma localidade, sem que exista um plano organizado, sempre alguém sai ganhando e esse alguém muita svezes nem é da localidade, e quando é, faz como se o dinheiro fosse o que de melhor esta chegando por ali. Em outras localidades, a farofa toma conta, mas se todos tem direito ao lazer, o que fazer? Quem sabe apoiar a sustentabilidade e criar organismos participativos para garantir não só o sossego local, mas a preservação do atrativo.
Membros and Postado Julho 21, 2009 Membros Postado Julho 21, 2009 Caros amigos, sou novo aqui mais gostaria de colocar um comentario. No ultimo mes viajei para Manaus-AM e fui a uma cidade chamada Presidente Figueiredo onde fui visitar algumas cachoeiras, e contratei o tal guia local que me levou a alguns lugares paradisiacos como costumamos procurar, sempre muito explicativo apresentando toda a fauna e flora que lá existe. Devido a amizade que fiz com o cara ele me convidou para no outro dia para vermos mais algumas cachoeiras afim de mostrar sobre o que tinhamos falado sobre ter ou não um guia local. E as cenas que vi são de cortar o coração. Cachoeiras enfestada de farofeiros com muita cerveja e churrasco a beira da queda d'agua, isso pq a cachoeira se encontrava dentro de uma fazenda onde tinha que se pagar R$ 5,00 para entrar , e isso se repetiu em mais duas outras cachoeiras que visitei e me decepcionei, antes não tivesse saido no segundo dia ! Bem o que quero comentar aqui é qeu muitas vezes um guia local como no caso que apresentei é muito importante sim para a preservação, já que esses donos da fazendas não se importam nem um pouco quanto a preservação do local em si e só querem saber em ficar com os R$ 5,00 por cabeça, se esquecendo que se continuarem acabando com tudo em pouco tempo nem os R$ 5,00 eles terão como renda ! and.
Membros de Honra ogum777 Postado Julho 22, 2009 Membros de Honra Postado Julho 22, 2009 Caros amigos, sou novo aqui mais gostaria de colocar um comentario.No ultimo mes viajei para Manaus-AM e fui a uma cidade chamada Presidente Figueiredo onde fui visitar algumas cachoeiras, e contratei o tal guia local que me levou a alguns lugares paradisiacos como costumamos procurar, sempre muito explicativo apresentando toda a fauna e flora que lá existe. Devido a amizade que fiz com o cara ele me convidou para no outro dia para vermos mais algumas cachoeiras afim de mostrar sobre o que tinhamos falado sobre ter ou não um guia local. E as cenas que vi são de cortar o coração. Cachoeiras enfestada de farofeiros com muita cerveja e churrasco a beira da queda d'agua, isso pq a cachoeira se encontrava dentro de uma fazenda onde tinha que se pagar R$ 5,00 para entrar , e isso se repetiu em mais duas outras cachoeiras que visitei e me decepcionei, antes não tivesse saido no segundo dia ! Bem o que quero comentar aqui é qeu muitas vezes um guia local como no caso que apresentei é muito importante sim para a preservação, já que esses donos da fazendas não se importam nem um pouco quanto a preservação do local em si e só querem saber em ficar com os R$ 5,00 por cabeça, se esquecendo que se continuarem acabando com tudo em pouco tempo nem os R$ 5,00 eles terão como renda ! and. and... discordo totalmente. o guia local é o que cri ao movimento que daqui a alguns anos, movimentará sozinho, sem guias, e vai permitir os fazendeiros fazerem esse salseiro. as coisas não se opõem, se sucedem.... pense em porto seguro: antes er aum pequeno paraíso... daí começaram a vender pacotes pra região. as operadoras dos pacotes começaram a exigir da spousadas determiandas infra-estruturas. o mvimento se intensificou e agora constróem-se hotéis grandes lá, de grupos nãolocais, e os donos das pousadas estão quebrando..... hj onde vc foi tem o guia local. daqui a algum tempo vai ter uma empresinha vendendo pacotinhos pra região. deposi vai ser a CVC, e em pouco tempo não tem mais nada de natural no local, só farofa!
Membros tdz Postado Julho 22, 2009 Membros Postado Julho 22, 2009 Olá a todos, Eu Não sou totalmente contra guia-locais, porque muitas vezes é a unica alternativa de renda ao povo da região, eu sou contra um guia comprar R$ 150,00 por cabeça para te levar para fazer uma trilha de 1 dia ! Abraços
Membros de Honra Frida_ssa Postado Dezembro 14, 2009 Membros de Honra Postado Dezembro 14, 2009 Olá ! Realmente este tópico é muito interessante. Li todas as páginas... Não sou bióloga nem geóloga mas sei que farofeiros são como gafanhotos numa plantação. In Casu: Infelizmente isso tem acontecido nos últimos 3 anos na Chapada Diamantina (os vários destinos). Putz! 3 ônibus parados na entrada da Cachoeira da Fumaça (por cima) + vários carros estacionados, affff... brochante. Por curiosidade fui até a ACVVC - Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão e lá constatei o inacreditável: 534 era o número de pessoas registradas para fazer a trilha, olhei para o número 535 e incrédula, voltei espantada. Uma moça do lado seguiu, horas mais tarde na cozinha do camping ela me disse q ficou cerca de 1 hora esperando para se deitar na pedra e olhar a queda dágua... imagine???? fila para ver a queda da cachoeira da fumaça!!!!!!!! Foi-se o tempo que o Vale do Capão era um lugar calmo e tranquilo, não tinha luz elétrica, não tinha telefone, o orelhão mais próximo era em Palmeiras... Na TV local (TV Bahia - afiliada à Rede Globo) era exibido um programa chamado "Na Carona" e acredito que a exibição deste programa contribuiu, em muito, para que os farofeiros se deslocassem pra aquela região, até então, de difícil acesso e inóspita. Depois, com tanta procura, o Governo do Estado do Estado da Bahia recuperou a estrada de acesso àquela região, o trecho Palmeiras-Capão, também foi todo recuperado (apenas não colocaram asfalto mas qualquer Ford K chega lá sem maiores dificuldades - antes era só veículos 4X4), abriram-se mais pousadas, campings, restaurantes. Visa, Master card e dinner's. Na concepção de alguns houve um desenvolvimento da região, na minha humilde opinião o Vale do Capão se transformou numa farofada sem precedentes !! Digo Vale do Capão a vila principal (Caeté Açu) pois existem várias vilas em todo o vale. Hoje, Vou naquela região pelo menos umas 5 vezes no ano mas não passo mais nem por perto de caeté açu (mentira: eu vou visitar meu afilhado e rever amigos mas é visita de médico). E para que não aconteça essa farofalização dos paraísos eu me reservo o direito de NÃO DIVULGAR, os locais ainda intactos. E pegando aquela parte do texto do Silnei onde ele diz que a relação com a natureza é algo íntimo. Intimidades são intimidades. Não sou contra o desenvolvimento! luz elétrica é importante, telefone é importante, estradas bem conservadas são importantes mas farofada em paraíso ecológico é degradação de meio ambiente, e o Estado ao invés de conter, pelo contrário, incentiva. Ah! e antes que eu me esqueça: 10 pessoas numa trilha pra mim é muita gente, é praticamente uma multidão!!! 2 pessoas numa trilha, no máximo 3. (opinião é igual a nariz, cada um tem a sua!rsrsr) Mas voltando a uma discussão muito bacana em mensagens anteriores eu pergunto: DIVULGAR OU NÃO DIVULGAR os paraísos ecológicos????????????????????? Abraços aos mochileiros e viajentes!!!!!
Posts Recomendados