Ir para conteúdo

Roteiro muito definido engessa a viagem?

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi galera, boa noite!

Então, tava querendo fazer uma viagem pela Europa, sozinha ou com mais dois amigos (ainda estou trabalhando no convencimento hahah) e não tenho experiência nenhuma em viajar sozinha. Vendo uns preços de passagem vi que fica muito mais barato se eu comprar todas as passagens de uma vez pela mesma companhia, mas fico com medo de isso engessar muito minha viagem, e se eu gostar de um lugar e quiser ficar lá mais tempo?

Queria a opinião de vocês, relatos de como foi o primeiro mochilão e tal. É muito complicado chegar lá sem as coisas previamente compradas? Fica muito mais caro ou inviável para quem vai pela primeira vez?

Obrigada desde já pela ajuda e atenção!

Beijos ((=

• Membros de Honra
Postado

Concordo com o Adriano. Pelo que eu vi nas minhas viagens, o problema é com quem não pesquisa. Do tipo achei muito pacata essa cidade, queria balada de segunda-feira, queria fazer compras no shopping e não abre de domingo, só choveu (no caso em que a época é de chuvas), a cidade é muito cara, não sabia que era feriado e não abria nada.

A única coisa que eu acho incontrolável pela pesquisa prévia é o clima. Mês passado estive na Nova Zelãndia e fui numa cidade chamada Queenstown. Só peguei tempo horroroso, com neblina e chuva. Se eu soubesse que ia estar assim, tinha reservado mais tempo para ela, para eu poder ver as paisagens maravilhosas com dia bom.

Então. a minha dica é deixar uma folga para as cidades que tenham atividades muito dependentes de clima bom. De resto, vc pode se apaixonar pela cidade, mas se seu roteiro for bom a próxima cidade vai ser quase igual ou melhor que a anterior.

• Membros de Honra
Postado

Olá Anaclara, sim vc acertou - roteiro muito definido engessa a viagem.

Vc pergunta se é complicado chegar na Europa sem as coisas previamente compradas... ? Diria que depende do seu roteiro. Na esmagadora maioria dos roteiros que vejo aqui no mochileiros.com, em que a intenção é visitar várias cidades mega turísticas (Londres-Paris-Veneza-Roma, só para exemplificar) não tem muito o que pensar: o ideal é sair de casa com todas as passagens compradas, todos os hotéis marcados e seguir o roteiro, ponto final. Caso contrário vc vai gastar bem mais (por ex trem Londres Paris comprado com antecedência pode custar 39 libras, comprando para amanhã dia 01/07 o ticket mais barato está em 176 libras, acabei de olhar). O mesmo vale para voos, sendo que pode ser que deixando para comprar na hora vc nem encontre para o horário desejado. Acomodação então? Mega perda de tempo chegar numa cidade grande e estranha e ficar procurando um lugar para dormir, provavelmente os lugares bons e baratos já estarão lotados e vc vai ter que se contentar com moquifo ou hotel super caro. Então a saída é já deixar tudo marcado. A não ser que dinheiro não seja problema, seja solução! Daí vc pode ter uma viagem super flexível, qualquer que seja o roteiro escolhido.

Como já foi sugerido vc pode pesquisar sobre os lugares visitados para decidir quanto tempo ficar em cada lugar. Mas ainda assim seu roteiro ficará engessado. Vc vai ter que seguir a ordem previamente estabelecida de cidades a visitar e não vai sobrar espaço/tempo para mudança de planos.

Pessoalmente eu não curto esse tipo de viagem rígida... mas então como fazer? Eu diria que para ter uma viagem mais flexivel sem gastar muito o melhor é viajar numa área geografica menor (para nao depender de aviao e poder se locomover usando os trens regionais, que são os mais baratos mesmo, os preços são geralmente fixos e não há necessidade de reservas), evitar a alta estaçao do lugar (julho e agosto/feriado de Páscoa/temporada de ski nas montanhas/etc... enfim ai entra o planejamento) e evitar só incluir capitais ou cidades mega turisticas no seu roteiro.

Vc pergunta como as pessoas fizeram na primeira viagem... pensando em não ficar presa num roteiro rígido (e também pensando nos custos) na primeira viagem internacional eu optei por visitar uma área geografica menor: Inglaterra e Escocia em 3 semanas (em setembro). Pesquisei bastante, tracei um roteiro, reservei acomodação para as primeiras noites em Londres... E depois disso fui seguindo os meus planos até certo ponto. No meio da viagem resolvi desviar um pouco do roteiro e visitar um vilarejo bem ao norte da Escocia que nao estava no plano original (ate porque não sabia da sua existencia, só fui descobrir quando já estava na escócia). E foi aí que a parte mais divertida da minha viagem começou: vi paisagens incríveis, como eu não tinha pesquisado sobre a região norte tudo foi uma surpresa; conheci pessoas interessantes, e vivi experiências inesquecíveis. Uma delas foi passar algumas horas jogando conversa fora com uma senhora criadora de ovelhas que encontrei nessas andanças - ela me convidou para ir a sua casa e ficamos bebendo chá e uisque na frente da lareira. Se tivesse ficada presa no meu roteiro talvez eu não tivesse experimentado isso tudo. Depois de alguns dias desviando dos planos eu retomei a parte final do roteiro e deu tudo super certo.

Ou seja, há outras maneiras de viajar que não são muito mencionadas aqui no fórum. Viagens pela Europa não precisam seguir um padrão, dá pra fazer uma viagem mais flexível com espaço para espontaneidade. Cada um tem que pesquisar e decidir o que é melhor para si.

Independente do estilo de viajar, a fase de pesquisa e planejamento é de fundamental importância para decidir que lugares visitar, quais lugares evitar e descobrir as opções pela volta - como o Adriano já explicou. O extremo oposto seria sair por aí sem rumo, para ver onde o vento vai nos levar. Pessoalmente não vejo muito sentido nisso. Acho melhor ter um plano que seja do meu interesse. Mesmo que o plano seja simplesmente "pedalar todos os dias". Caso apareça coisa melhor para fazer, tomo a decisão na hora - caso contrário, sigo feliz com o meu plano. Aliás gosto tanto de planos que geralmente tenho um plano B, para o caso de chuva, ou para o caso da atração estar fechada... sempre é bom ter opções. Mas pra falar a verdade já viajei sem maiores planos (com um grupo de amigos) e até que foi divertido - mas não é o que mais gosto de fazer, prefiro sempre ter um objetivo nas minhas férias (pedalar caminho X/fazer trilha Y/visitar atração turistica Z)

Vc nao perguntou sobre isso, mas de qualquer forma: eu nao perderia tempo convencendo os amigos para participar da viagem. E muito bom viajar sozinha; aproveite a liberdade de viajar assim enquanto vc é apenas vc (talvez algum dia vc tenha conjuge/filhos). Aqui nesse tópico vc pode ler depoimentos de outras mulheres que viajaram sozinha e gostaram muito da experiência: primeira-viagem-depoimentos-t15323.html

Boas pesquisas e boa viagem. ::otemo::

• Colaboradores
Postado

Esse é um tópico muito interessante. É difícil achar uma reposta única.

Roteiro totalmente definido é, ao mesmo tempo, pouco flexível e muito mais barato. Como disse o Adriano, vc acaba gastando muito menos comprando as passagens com antecedência, às vezes a diferença chega a ser absurda, algo como 200% mais baratas.

O que eu recomendo fazer? Compre tudo antes, tenha os trechos em mãos e, se possível, hostels reservados, mas vá sem a necessidade de cumprir tudo nos mínimos detalhes. Comprou uma passagem e quer ficar mais na cidade porque gostou muito? Perca o trecho que tinha reservado (ou vá à estação tentar trocar o dia) e compre outro. Vc vai perder dinheiro? Vai, mas como já tinha economizado muito comprando tudo com antecedência, ainda assim sai mais barato.

Simplificando o que estou dizendo: digamos que vc vá para 10 cidades em uma viagem, em um total de 30 dias de hospedagens e 9 deslocamentos. Se, comprando antecipadamente, vc gaste em média 20 euros por hospedagem e 50 por deslocamento, e na hora 30/70, então mesmo que precise trocar uma passagem de trem ou perder uma reserva de hostel, ainda assim vc gastará menos, basta fazer as contas.

Claro que se vc acaba alterando demais o roteiro e perdendo muitas reservas, já não vale a pena. Mas é aí que entra o bom planejamento: programar-se bem, ver com calma o que fazer em cada cidade te facilita e muito a vida. Fazendo um planejamento detalhado, vc precisará alterar seu roteiro no máximo um vez ou duas, fazendo com que as reservas antecipadas valham a pena.

Espero ter ajudado! ::otemo::

• Membros
Postado

Eu na minha viagem pesquisei muito antes de ir, dos 90 dias, fiz 30 dias já com reserva antecipada. Mas eu sou bastante organizado para essas coisas, eu prefiro calcular tudo antes de ir do que ficar contornando imprevistos.

Do meu roteiro de cidades, acredito que eu fiz exatamente como planejei em 90% dela. Por pesquisar bastante, eu tinha ideia do que a cidade tinha a oferecer e as cidades em volta que dava pra fazer uma visita caso tivesse vontade.

• Membros de Honra
Postado

Uma coisa que já vi acontecer que quebra o orçamento e chegar na cidade e ter algo tipo uma convenção de super-heróis, feira do automóvel, qualquer evento estranho que atraia muita gente. Em Londres, quando eu fui tinha uma dessas e a cidade estava lotada de gente fantasiada. Eu paguei barato a acomodação pq tinha reservado com antecedência. O pessoal que chegou na hora pagou o triplo.

Já vi gente também tendo que ficar pingando de hostel em hostel procurando acomodação pq estava tudo lotado, mesmo em baixa temporada por causa de feriados locais.

Eu acho que o planejamento te poupa muito transtorno, tempo e dinheiro. O que o João falou de vc desperdiçar eventualmente alguma passagem me parece uma ideia, apesar que em alguns casos essa mudança pode lhe custar 200 euros.

• Membros
Postado

Como já disseram nas respostas acima, tem gente que acha que engessa e tem gente que não.

Eu, particularmente, acho que não. Sempre viajo com tudo comprado e com as hospedagens já reservadas. O que faço para evitar problemas é, como já disseram também, pesquisar bastante.

Na questão da flexibilidade, eu tento manter fixo os deslocamentos e flexibilizar as atrações de cada lugar, pois não se engane, sempre tem algo que você programou que está fechado para reformas ou que não abre naqueles dias e que você acaba tendo que substituir. Além disso, vale você estabelecer as prioridades das meras curiosidades, tudo de acordo com seu gosto, e sempre fazer um "banco de reservas". Pode ter certeza que seu roteiro será mudado quando você chegar ao local, seja pela falta de tempo, pela sobra de tempo ou por opiniões que você vai passar a ter no local. Sempre tem alguém que diz, você já foi lá.....é imperdível...e, se você comprar a idéia vai alterar seu roteiro por conta disso e vale muito a pena muitas vezes.

De qualquer forma, se não for possível essa adequação interna do roteiro, veja outras opções de transporte (há promoções incríveis fora do Brasil) que compensem a perda da passagem interna previamente reservada, pois a economia é tanta que talvez você consiga uma corrida de táxi ou um trem que o leve ao mesmo destino pela diferença das passagens e preços dos hotéis.(me lembro uma quarta-feira que cheguei a meia-noite em Belo Horizonte a trabalho e depois de rodar duas horas procurando vaga, tive que ficar no hotel mais caro da cidade para não dormir na rua - estava tendo uma tal convenção de medicina na cidade e estavam todos hotéis lotados).

Outra coisa que gostaria de acrescentar é que, as vezes não comprar nada antecipado também engessa a viagem, pois em alguns locais há indisponibilidade de passagens, tanto de ônibus como de avião. Aí você vai ter que ficar mais tempo onde não quer e perder tempo precioso de sua viagem.

A questão é de orçamento, veja o que vale a pena para definir o seu jeito de viajar.

• Membros
Postado

Eu também não planejo meu dia a dia na cidade, eu calculo quantos dias vou necessitar e os pontos a visitar, de acordo com o tempo ou meu ânimo, vou fazendo o que me interessa, sem se preocupar que tal hora eu tenho que estar em tal atração, isso dá mais liberdade de passear na cidade, pois as vezes dá vontade de ficar parado num parque por um bom tempo e não fico preocupado em estar 'perdendo' o roteiro.

• Membros de Honra
Postado

Uma coisa que eu percebi também é que os melhores hostels esgotam mais rápido quarto feminino e muitas vezes as mulheres tem que se hospedar em quarto misto reservando em cima da hora, o que para a maioria das mulheres não é legal. Há ainda casos, em que tem que mudar de quarto para poder ficar o número de dias pretendido reservando em cima da hora.

Outro fator é que os hostels tops esgotam rápido, mesmo fora de temporada. Mesmo que o hostel não esteja esgotado, as vezes só sobram quartos com muitas camas (tipo 12 pessoas), o que eu não gosto nenhum pouco, pois é bem mais barulhento que um quarto menor de 4 ou 6 pessoas.

• Membros de Honra
Postado

Também achei um tópico interessante e é possível analisar a questão por várias perspectivas. Vou falar um pouco do meu estilo de viagem e você veja se alguma coisa serve para você.

Eu costumo dizer que há 3 recursos básicos em planejamento de viagem, que são tempo, dinheiro e energia. Este sempre é limitado, por conseguinte, também limita qualquer tipo de roteiro. Os dois primeiros, tempo e grana costumam ser escassos aqui no Mochileiros. Dependendo do quanto o recurso for limitado, suas escolhas também serão e você praticamente só poderá fazer um tipo de roteiro, salvo as exceções que citarei adiante.

Isso significa que alguém com poucos recursos terá que fazer a logística do roteiro mais engessada, com tudo comprado com antecedência e reservas feitas, pois o desperdício é fatal, eficiência é essencial. Caso contrário, faltará tempo ou grana para ver mais coisas. Tem também os que dispõem ao menos de um dos recursos sem muita escassez. Se você tem mais grana, pode tentar compensar a falta de tempo pagando os vôos mais caros e com melhores horários, pegando táxi, alugando carro, etc. Se tem mais tempo, pode pegar trens regionais mais baratos, que não precisam de reserva, pode pesquisar na hora bilhões de opções de hospedagem e por aí vai. Pode se dar ao luxo de perder tempo de viagem para descobrir como será a sua logística do dia.

Uma exceção a essa "regra" são os couchs, campings, viajantes de motorhome, etc. Esses contornam essas limitações de outras maneiras.

Eu sou o viajante sem grana e sem tempo e é para esse tipo de viajante que eu costumo escrever mais. Então eu foco muito em logística e eficiência. Porém, acho que a flexibilidade tem um aspecto positivo, que é evitar deixar a viagem com cara de um trabalho a ser cumprido. A solução que eu busquei foi "engessar" apenas naquilo que era extremamente necessário para poupar tempo e grana consideráveis e isso costuma ser a parte de deslocamentos entre cidades e a reserva de hotéis. Para todo o resto eu procurei deixar flexível dentro de limites.

Quais seriam esses limites? Eu pesquiso opções e anoto todas, ou gravo de cabeça de tanto pesquisar. Aí na hora eu já tenho ideias bem definidas do que fazer e só me dou ao trabalho de decidir por uma, ou não decidir nada e aproveitar o lugar onde já estou. Gostei tanto desse estilo de viagem que meus próximos roteiros já são escolhidos pensando cidades que sejam ligadas entre si de tal modo que eu economize grana e tempo, tenha o máximo de flexibilidade e, é óbvio, sejam lugares que me pareçam legais de conhecer.

Espero ter contribuído um pouco.

Abs.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...