Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Nilton, não me entenda mal, também acho a customização uma ótima opção, sempre podemos melhorar alguma coisa. Ainda mais você com seu ofício.

O que quero deixar claro para todos que passam por aqui é que apesar de ser super legal comprar uma mochila barata e deixar ela do jeito que queremos, não dá pra comparar com as mochilas de qualidade.

Vou pegar seu exemplo no post anterior, que disse que teve que modificar a mochila porque ela ficava baixa, apoiava nas nádegas.

Uma boa mochila tem ajuste de altura de torso, e as boas mesmo tem tamanho P M e G, além do ajuste. Mesmo nos baixinhos a mochila não vai roçar no traseiro. ::otemo::

Mas está sendo muito boa a conversa, vou deixar dois sites pra ver o que é uma mochila BOA!

:arrow:http://gregorypacks.com/

:arrow:http://arcteryx.com/Home.aspx?language=EN

É claro que a melhor mochila é aquela que podemos comprar, mas pelo menos podemos sonhar um pouquinho...

• Membros
Postado (editado)

Eu compreendi a sua explicação acerca da qualidade das mochilas, Otávio Luiz; so quiz explicitar o meu ponto de vista com relação ao tema. Mochila cara prá mim seria desperdício de dinheiro. Eu não sou "mochileiro turista", sou mateiro. Existe uma grande diferença aí. Eu, com mais três amigos, temos cabana na mata. Ficamos lá muitos dias acampados. Existem outros mateiros tambem que tem cabanas, que denominamos "rancho". A nossa tralha danifica as mochilas, carregamos muito peso, por cerca de quatro horas, às vezes cinco horas, com a mochila cheia e sacudindo nas costas, por trilhas acidentadas. Sempre há a necessidade de reparos na mochila.

Tenho uma antiga mochila com armação de alumínio, feita de lona de algodão que ainda uso para carregar diversas coisas que mochila de material sintético não aguentaria. Esse tipo de mochila era o preferido dos mochileiros campistas e artesões de rua do estilo hippye. Pena que não se fabrica mais.

Poderei comprar uma destas mochilas que você indicou, para provar a eficácia.

Àqueles que curtem acampara no mato mesmo com chuva, recomendo usar saco estanque, por ser 100% impensável e servir de bóia para atravessar rios e lagos. Tem de vários tamanhos.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Partilho da mesma opinião do Otávio. As mochilas atuais de excelentes marcas são muito boas, muito confortáveis e muito robustas. Por outro lado são caras e cada vez mais específicas para cada tipo de atividade, ou seja, fica mais difícil ter uma mochila "coringa".

Nilton, durante essa discussão sobre as mochilas eu percebi que tu enfatizas muito o peso que tu carregas além de mencionar o fato das tralhas danificarem as mochilas. Eu não sei do que se trata e nem tenho idéia do peso, mas não estaria na hora de rever esse peso excessivo por 4 a 5 horas de trilha acidentada e também rever esses equipamentos que danificam mochilas?

Abraço

• Membros
Postado (editado)

Eu e meus amigos de acampamentos e outros que encontrei por aí já tentaram diversas vezes reduzir o peso da mochila. Com todos os campistas que toquei nessa questão sobre diminuir o peso, em unanimidade disseram que tentaram mas não conseguiram. Colocamos tudo que é básico e essencial para ir pro mato, e quando terminamos a mochila fica cheia, sem mais espaço para qualquer coisa. Os alimentos são os que pesam mais na mochila: arroz, feijão, açúcar, café em pó, leite em pó, linguoça defumada, macarrão, molho/purê de tomate em sachê, óleo de soja, alho, cebola, sal. E tem ainda o fogareiro e o combustíve. Para acampar por uma semana levo 2 litros de benzina para o fogareiro e lampião; e ainda os equipamentos básicos de cozinha, inclusive panela de pressão para cozinhar feijão. Soma-se as roupas, saco de dormir, barraca, isolante térmico, canivete, faca, facão, pilhas reservas para vários dias, e outras pequenas ferramentas indispensáveis no mato, como um tipo de canivete suíço que tem até martelinho e serrinha; e uma pazinha de jardineiro. Às vezes levo uma enchadinha de jardineiro.

Nosso acampamento não é só lazer, tem trabalho também, como limpar a clareira, fazer degraus para descer o barranco que dá acesso ao rio onde pegamos água; porque montamos acampamentos muito acima do leito dos rios, ribeiros e lagos; assim nos prevenimos de cheias e enxurradas repentinas. Usamos cordas como corrimão para facilitar a descida e a subida no barranco.

Quase tudo vai nas mochilas e até mesmo pendurados no ombro à tira-colo. Algumas vezes carreguei duas mochilas.

Tem uma foto minha no facebook onde eu carrego uma mochila cargueira nas costas e uma de ataque no peito. Há também fotos de um acampamento na mata atlântica.

facebook: Nilton Martz

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Com o nível atual do equipamento mesmo comprando so materiais mas simples e disponíveis facilmente nas lojas brasileiras não existe como nem porque carregar mais de 14kg com comida....

Lembrando que mesmo mochilas ultralight hj tem como limite máximo de 20 a 30 libras... Qualquer mochila quase carrega 15kg por anos a fio... Algum motivo de erro esta acontecendo...

• Membros
Postado (editado)

Os colegas meus carregaram chapa de fogão à lenha, ferramentas pesadas, alternador/gerador de eletricidade de automóvel, roda d'água, mangueira de bombeiro para "puchar" água do rio para abastecer a nossa cabana: pia e chuveiro; rolos de lona para cobrir e fechar a cabana. E outras coisas necessárias.

Somos mateiros, não apenas campistas. Como nós tem outros, que conhecemos. Eles também têm cabana na selva. E carregam todo tipo de equipamentos pesados. Não compensa investir em mochila que custa caro.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Já pensei nisso, vidalpesca. Me imaginei alugando mulas para carregar todas as minhas bagagens em uma grande expedição em algum lugar do Nordeste brasileiro, onde eu iria atravessar colinas, montanhas, brejos e chapadões; galgar morros, atravessar riachos e alcançar um paraíso selvagem... ficando por muitos dias ou meses nessa região, na companhia de uma mulher aventureira e guerreira.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...