Ir para conteúdo

Mochila... Qual comprar?

ogum777

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Tb to precisando de uma mochila, mas tô pensando em comprar usada mesmo. Vi uma " Mont Blanc Alpinist 60 L" por 200. Tá caro??

Tb tem uma outra da Quechua 60 L por 200 tb mas essa é nova. Não vou comprar uma nova aki pq acho q não vale a pena, melhor comprar fora, mass tb como isso não será tão em breve vou pegar uma aqui mesmo. O que acham que vale mais a pena??

Olá Thaahh!

As mochilas da finada Mont Blanc eram de muito boa qualidade e resistentes. O nosso mercado ainda se ressente da ausência destes produtos. Optando mesmo pela usada, apenas certifique-se de que a peça negociada está em bom estado de conservação, pois com toda certeza ela já tem mais de 5 anos de uso. O preço, se estiver conservada, está justo.

As Quechua também são boas mochilas, mas se a Mont Blanc realmente estiver bem conservada, sem dúvida a Mont Blanc, mesmo sendo mais velhinha.

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Otávio Luiz,

Acho que vou de Conquista mesmo em, achei essa aqui: http://www.arcoeflecha.com.br/p-7141-Mochila-Aresta-30--Conquista.html

Aparenta um bom conforto, preço que cabe no bolço. ::cool:::'>

Aqui tem mais fotos dela, http://www.conquistamontanhismo.com.br/catalogo_detalhe.asp?idPublicacao=194

Galera aceito opiniões, rs

Abs

Olá Umpdy!

As Conquista são ótimas mochilas, esta modelo Aresta é um modelo bem "limpo", então se gostou dela será uma ótima compra. Se quiser ver algumas outras opções neste estilo e com preço próximo, sugiro estas:

Ferrino Gravity - 25L:

http://www.casadomontanhista.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=554

Equinox Síntese - 25L:

http://lojaequinox.multibits.com.br/mochila-sintese-25l-equinox.html

Equinox Climber - 33L:

http://lojaequinox.multibits.com.br/mochila-climer-equinox.html

Thje North Face Vault - 30L:

http://www.territorioonline.com.br/mochilas/mochilas-pequenas-ataque/mochila-vault-30l-the-north-face

Boas compras, Abs!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Umpdy,

A Aresta é uma boa mochila, o costado é igual da minha Face Norte, gosto dele.

Gostei também da Ferrino que o Getúlio postou, parece bem boa, e Ferrino é uma marca consagrada.

Thaahh,

Eu tenho uma Mont Blanc com uns vinte e poucos anos, e só agora tá dando sinais de fim de vida. Se ela estiver boa pode abraçar, bem melhor que a Quechua.

E eu pretendo fazer o caminho inverso, vou aposentar mina Mont Blanc e comprar uma Quechua Symbium. :?

Link para o comentário

• Membros de Honra

...

Gostei também da Ferrino que o Getúlio postou, parece bem boa, e Ferrino é uma marca consagrada.

...

Grande Otávio!

Então, minha mãe está com uma dessas Gravity 25 da Ferrino há quase um ano (dei a ela de presente de aniversário em abr/2011). Ótima mochila e com bom preço.

Abraço!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Helano!

A mochila realmente é um item que envolve um investimento considerável, senão no preço, no conforto, confiabilidade e praticidade do modelo/marca escolhida...

Pensando nisso e considerando todos os posts anteriores deste tópico até aqui, vou tecer algumas considerações:

1. Parto da premissa que você quer uma mochila de viagem com caminhada (tipo travel trek, como indicam os fabricantes no exterior), que basicamente é um tipo de mochila voltado a uma dupla tarefa: permitir um transporte confortável de grandes volumes/pesos nas costas e que seja facilmente carregada também como mala ou bolsa de mão nos embarques/desembarques em aeroportos e rodoviárias. Como é uma classificação "fronteiriça" por assim dizer, dadas essas duas indicações de uso ela pode ser facilmente usada para um trekking mais "hard" se for preciso. Portanto correta a opção feita por ambos os modelos para o comparativo. Inicialmente você havia incluído a Osprey Argon 70, mas ela realmente é uma mochila para hiking/trekking, portanto não se encaixava na sua especificação inicial. O companheiro Mineirim já havia sacado isso;

2. Quanto à questão peso, levantada pelo Mineirim, sem dúvida é importante observá-la. Entretanto, neste nível de mochilas é difícil não ter um produto pesado, próximo dos 3Kg, justamente pelas características que devem apresentar, especialmente RESISTÊNCIA, já que se tratam de mochilas que devem ser capazes de aguentar bastante peso e castigos diversos, como maleiros de ônibus e aeroportos e PRATICIDADE, que se traduz em vários compartimentos, já que geralmente serão usados em viagens longas onde carregamos todos os nossos pertences nas costas durante os deslocamentos e se tem necessidade de acessá-los de forma rápida, o que significa que os itens devem estar organizados... Não há almoço grátis. Esses dois quesitos por si só fazem com que os fabricantes usem tecidos mais resistentes e incluam bolsos, compartimentos, zíperes, etc, o que eleva o peso final da mochila;

3. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS 2 MODELOS PRÉ-ESCOLHIDOS: Vou me ater a algumas características menos óbvias fora o que existe na internet.

:: DEUTER QUANTUM 70

A mochila é um peso-pesado em todos os sentidos. Apesar de ter 3 Kg de peso (e talvez até por causa disso), a mochila suporta cargas estúpidas. Frequentemente são mostrados testes em que uma pessoa carrega a mochila com outra dentro (cerca de 70 Kg) e ela suporta numa boa o castigo. O seu conforto com peso nas costas é excepcional.

Volume: A Quantum carrega 70 Litros no compartimento principal + 10 L nos bolsos e + 18 L na mochila de ataque acoplada, totalizando 98 Litros !

Se considerá-la grande, verifique a Quantum 55 (55+10+18 L)

Peso: realmente são 3 Kg para o modelo Quantum 70+10, já incluída a capa Transport Cover (inclusa na mochila). Acima da média de outros modelos concorrentes, que geralmente, para volumes similares pesam de 2,2 a 2,8 Kg.

:: OSPREY FARPOINT 70

A mochila Farpoint 70 pertencente à linha de mochilas "travel+trek" da marca, que possui ainda outros modelos, como a Waypoint (versões em 65 e 85L). Como as demais mochilas da linha, deve possuir uma construção robusta e materiais de qualidade. Digo "deve" pois não conheço pessoalmente esses modelos. Já tive contato com mochilas da Osprey de modelos para trekking e conheço o acabamento, costuras e materiais empregados nesses modelos. Levando isso em conta, creio que os materiais da Deuter inspiram mais confiança quanto à resistência em razão da sua tenacidade e espessura (o que traz como ponto desfavorável, em contrapartida, o maior peso). Mas é uma afirmação meramente empírica, uma impressão, já que não fiz um teste sério comparando a resistência de ambas as marcas. Para isso teríamos que fazer um tipo de "crash test" de mochilas, o que convenhamos, não é viável.

Volume: a Osprey segue a "modelagem" da maioria de mochilas americanas, com capacidade declarada menor que a das fabricantes européias (ou de tradição européia, já que hoje praticamente todos os fabricantes produzam na China, Taiwan, Vietnam e etc.). A Osprey Farpoint 70 citada em sua mensagem, por exemplo, possui 55 litros de capacidade no compartimento principal + 15 litros na mochilinha de ataque/daypack, fechando 70L. Comparativamente, um volume bem menor do que o carregado pela Deuter Quantum 70 que você escolheu como parâmetro de avaliação. Se levar em conta ainda o preço dela (maior que o da Deuter) e a ausência da capa (transport cover) e já terá um parâmetro bem importante de comparação.

Peso: a Farpoint 70 neste quesito leva vantagem. É uma mochila mais leve do que a Deuter Quantum. O mais adequado seria compará-la com a Quantum 55+10 tendo em conta a capacidade de ambas: neste caso a diferença seria de 950g (a Quantum 55+10 pesa 2,75Kg contra 1,80 Kg da Farpoint 70). Levar em consideração ainda que no peso divulgado pela Deuter já está incluída a Transport Cover, que serve como capa de chuva e saco de transporte para despachá-la nos bagageiros de avião/ônibus) e que sozinha pesa cerca de 200 g.

Espero ter ajudado a definir sua nova mochila. Lembro, como sempre, que o melhor é EXPERIMENTAR A MOCHILA NAS COSTAS, "ao vivo", numa loja e com peso/volume dentro dela. Assim terá condições de opinar a respeito do conforto, regulagens e ergonomia de cada modelo.

Abraço e boa mochilada!

Link para o comentário

• Membros de Honra

...

A Deuter Quantum pesa 3kg. Já pensou nisto? Carregar 3 kg só de mochila!!!

Há algo nesta mochila que justifique carregar 3 kg de peso morto?

Digo isto porque há mochilas com capacidade até maior e que pesam bem menos.

Grande Mineirim!

No meu ponto de vista, baseado no que conheço de várias marcas, o ponto central desta questão é RESISTÊNCIA traduzida em robustez dos tecidos empregados. As Deuter mais pesadas como a Air Contact PRO (há várias outras linhas mais leves) são construídas com tecidos compostos de trama grossa, características ripstop e resistência à abrasão/rasgos muito elevada, além de um revestimento interno de PU bastante generoso.

Não estou dizendo que as mais leves não sejam resistentes, mas ao menos empiricamente, ao pegar nos materiais de outras marcas há diferenças sensíveis. Pegue numa Deuter Air Contact PRO e numa Osprey Argon e veja o que estou dizendo. Sentindo apenas a diferença entre a espessura dos tecidos de revestimento de ambas me diga depois qual compraria... Isso sem falar nas costuras. Na verdade, se for a fundo, verá que são propostas de mochilas diferentes e por isso fica difícil comparar diferentes modelos de marcas diferentes sem cometer alguma injustiça. O "leve", ou "backpacking light", atualmente, é uma tendência muito forte, um apelo de mercado. Geralmente os materiais voltados a este "nicho" são bem mais caros só por isso... ::putz:: Tecnologia que se traduz em leveza é bem mais cara. Se sua resistência se compara aos modelos mais pesados, só pondo a prova para saber... Posso dar uma pista pelas minhas experiências pessoais de que mochilas mais leves são menos resistentes nas condições em que as uso: percursos em mata fechada, contato frequente com rochas, bambuzais e etc. Então não se pode falar em "peso morto".

Obviamente não é sempre que se exige uma mochila com alta resistência, mas nas condições típicas das serras brasileiras, dificilmente se pode evitar situações que exijam resistência dos materiais. Nestas ocasiões, apesar de mais pesada, continuo preferindo a minha Deuter de 3,3 Kg. Está e aguentará firme e durante mais tempo, ao menos assim parece...

Saudações!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros de Honra

Oi Helano!

Existem várias outras marcas SIM.

Qualidade a princípio todas as que vou te indicar a seguir possuem, claro que os prós e contras de cada modelo devem ser analisados. Como não conheço todas elas pessoalmente, não tenho como te dizer muito sobre elas, mas num primeiro momento sugiro analisar bem as características de cada uma para selecionar possíveis candidatas à futura mochila. Segue:

A) Opções disponíveis com facilidade no mercado nacional:

A1. Ferrino Myto 60L - tem um review dela aqui mesmo no mochileiros: mochila-ferrino-myto-60-t65665.html" onclick="window.open(this.href);return false;

A2. Conquista - modelos Trip 70+10 e Limit 70+15 (100% nacionais).

A3. Curtlo - modelos Adventure 60 e 75L

A4. Trilhas e Rumos - modelo Transglobe 78

B) Opções disponíveis no exterior apenas:

B1. Lowe Alpine - deste fabricante há 2 modelos que eu consideraria seriamente (é uma marca de altíssima qualidade, porém o custo é mais salgado, vai de pesquisar...)

:: Travel Trekker II 70L

:: Travel Pack TT Tour 70 L

B2. Berghaus - modelos Jalan 60+15 e Jalan 70+15

B3. Eagle Creek - modelos Loche 70L, Rincon 65L e Rincon 90L

B4. Ferrino - modelo Escape SS12 80L

Enfim, creio que existam muitas mais, mas estas são as mais faladas e mais vendidas, com boas avaliações de usuários, talvez aí com exceção à Transglobe da T&R, sobre a qual não se encontram opiniões/avaliações confiáveis na web.

Espero ter ajudado! Abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...