Membros KaSoleMar Postado Fevereiro 2, 2009 Membros Postado Fevereiro 2, 2009 Olá!! Alguém sabe me dizer como é o carnaval na região do Guartelá?? E se as cidades (Tibagi e Castro) ficam cheias?? Estou interessada em ir para lá com meu namorado no carnaval, mas a intenção é exatamente fugir da folia... Mais uma pergunta: para quem gosta de fazer trilhas e curtir cachoeiras, qual das duas cidades tem mais atrativos?? Boa semana a todos... Ká Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 13, 2009 Membros de Honra Postado Abril 13, 2009 Resposta atrasada, mas p/ constar nos autos: O carnaval de Tibagi é um dos melhores do interior do estado, segundo a site da cidade www.tibagi.pr.gov.br. É carnaval de rua tipo o de Antonina, mais família. Essas informações tirei do site, não passei o carnaval lá, mas estava me programando pra escapar da bagunça do litoral e do marasmo de Curitiba. Citar
Membros KaSoleMar Postado Abril 13, 2009 Membros Postado Abril 13, 2009 Oi, Otávio. Obrigada pela resposta. Mas a nossa intenção era mesmo fugir completamente do carnaval, não pelo carnaval em si, mas para não pegarmos as atrações turísticas lotadas. Por isso desistimos do Guartelá e fomos para Itararé/SP! E conseguimos! Não vimos carnaval e pegamos as atrações bem tranquilas! Mas o Guartelá ainda está nos nossos planos!! Quem sabe em algum outro feriado deste ano... Bjs Citar
Membros de Honra DaniloDassi Postado Abril 16, 2009 Membros de Honra Postado Abril 16, 2009 Pior que a internet está cheia dessa coisas. Quer um exemplo "pior"? Quando fui ao Guartelá, fiquei na Pousada Fazenda Guartelá. Os caras MORAM lá, conhecem tudo e mais um pouco e colocam no site uma foto que não tem NADA do Guartelá. Observem: http://www.pousadafazendaguartela.com.br/ A foto do canion está erradíssima, não existe esse lugar lá em Tibagi/Castro. Mas o resto é real... pra quem vai de carro, o lugar é bem tranquilo. Falo de carro porque fica 6km da entrada do parque. Abraços Citar
Membros de Honra Cacius Postado Abril 17, 2009 Membros de Honra Postado Abril 17, 2009 colocam no site uma foto que não tem NADA do Guartelá.Observem: http://www.pousadafazendaguartela.com.br/ A foto do canion está erradíssima, não existe esse lugar lá em Tibagi/Castro. Esta foto? Bom, não conheço o Guardelá, mas sei do Itaimbezinho o suficiente pra dizer que esta foto foi tirada lá no final da "trilha do cotovelo", em direção ao vértice. Disso estou certo. Agora o chute sobre a foto: era de manhã (pela luz), e o cara desceu daquele mirante octogonal ( de madeira, meio suspenso), pela manjada trilhazinha da direita, cruzando a cerquinha(fora da área cujo acesso é permitido), e parou no platozinho que tem ali de baixo, olhando pro vértice. Tinha chovido bastante nos últimos dias, pq a cachoeira que a foto não mostra, mas tá na esquerda, tá botando muita água, que forma o arco-iris que dá pra notar na foto. Quem conhece diz aí se estou falando besteira... hehheheeheh Infelizmente a informação errada é uma prática no tursimo brasileiro.. Citar
Membros Pipino Magajna Postado Abril 18, 2009 Membros Postado Abril 18, 2009 Também conheço o Guartelá e posso garantir que não é de lá a foto. Como já disseram aí ... até fotos do Grand Canyon eles colocam aí ... só que até onde eu sei o Grand Canyon não tem: 1) Pinturas rupestres 2 Caverna da Pedra Ume (hoje quase inacessível mas há alguns "loucos" em Tibagi que te levam lá ... cuidado com os morcegos!) 3) Caverna do Padre (não confundir com o Buraco do Padre, em Ponta Grossa) em que basta acender uma vela para o "padre" apagá-la, mesmo na ausência quase que total de vento. 4) Panelões (a água entra por um buraco e sai depois da cachoeira, é incrível) 5) Vídeo que eles dizem durar 15 minutos mas dura meia hora e você sai xingando a moça 6) Kombi que leva e traz aqueles que não agüentam a subida Essas coisas e muito mais -já descritas aqui - só o Guartelá tem! Citar
Membros Pipino Magajna Postado Maio 11, 2009 Membros Postado Maio 11, 2009 Como chegar ao Canyon Guartelá: A melhor forma de chegar ao Canyon Guartelá é de CARRO. Dá para chegar pela escarpa direita e pela escarpa esquerda. Pela escarpa direita, do Hotel Fazenda Itaytiba, entrando em Ventania na BR-153, Transbrasiliana, em direção a Tibagi, por asfalto. Ou a partir de Tibagi, pela BR-153, em direção a Ventania. Hoje a discussão é, se, para ir a Tibagi a partir de Ponta Grossa é melhor pegar a BR 153 entrando logo depois do Distrito de São Bento do Amparo (20 kms depois do pedágio) ou via Castro (58 kms de Tibagi, o trevo é bem sinalizado) Ambas as estradas são excelentes mas a BR-153 é melhor. A distância é praticamente a mesma. Pode-se ir por terra, a partir de Castro, logo após o trevo para Tibagi (existem sinalizações) Pela escarpa esquerda, para quem vai ao Parque Estadual, a melhor forma é ir por Castro, seguindo as indicações para Tibagi. O Parque está 16 kms antes do centro de Tibagi. Para quem vem do Norte do Paraná (lê-se Maringá e Londrina), o melhor é entrar em Imbaú em direção a Telêmaco Borba e a 14 kms de Imbaú está o trevo para Tibagi (trevo mal-sinalizado). Daí são mais 32 kms em uma estrada bem estreita.` Para quem vem de São Paulo, procure indicações para Itaporanga (SP) e de Itaporanga para Ibaiti. De Ibaiti vá a Ventania e daí em diante servem as indicações já descritas. Existe a opção de chegar por Castro, vindo por Itapeva, a estrada é muito boa. Para quem vem de ÔNIBUS existem algumas opções. Se você vem da região Sul ou de São Paulo, deve-se ir primeiramente a Ponta Grossa ou Castro. De Ponta Grossa existem 2 ônibus diários, às 8:00 e às 17:00 tipo metropolitano, da Viação Iapó, para Tibagi. Esse ônibus pára também em Castro. Existe um ponto de ônibus bem em frente ao Parque. De Castro a Tibagi (ou ao Parque) o preço é de R$ 3,80. O preço aumenta de R$ 2,90 se você vem de Ponta Grossa e é possível tomar esse ônibus na Rodoviária de Ponta Grossa. Aos domingos, a tarifa é de R$ 15,90 a partir de Ponta Grossa e os horários são 06:30 e 15:45. Se você vem do Norte do Estado, o melhor a fazer é tomar o ônibus diário da empresa Garcia que sai de Apucarana e vai direto a Tibagi. As saídas são diárias às 14:15 chegando em Tibagi às 19 horas. O preço é de 34 reais. Uma outra opção é ir até Telêmaco Borba e tomar, em Telêmaco Borba, um outro ônibus que vai a Tibagi. São pelo menos 4 saídas diárias de Telêmaco a Tibagi. De Tibagi, para chegar ao Parque ou às pousadas e campings lindeiros, é possível tomar o mesmo ônibus que vai a Castro e que também sai de Tibagi às 8:00 e 17:00 e cujo custo é de R$ 3,80. Uma outra opção são as vans que saem dos hotéis da cidade de Tibagi e vão para o Parque ou para a Fazenda Itaytiba. Os horários de saída são variáveis e o melhor a fazer é procurar nos próprios hotéis. Os hotéis que mais fazem esse tipo de transbordo são o Itagy, que fica na avenida Manuel das Dores e a Pousada Formigas da Figueira, localizada na Praça Leopoldo Mercer, a da Igreja Matriz. São várias as vans que fazem esse transporte mas vale a pena informa-se previamente. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 11, 2009 Membros de Honra Postado Maio 11, 2009 E a estrada que dá acesso ao parque, vindo da estrada de Castro-Tibagi, ela cruza o rio Iapó? Pois esta estradinha continua depois do parque... Tem a Pousada do Canyon Guartelá http://www.pousadadocanyonguartela.com.br/ e as indicações falam em pegar esta estrada e atrevessar o Iapó p/ a margem direita. Parece um lugar legal p/ ir com a família, acampar. Citar
Membros Pipino Magajna Postado Maio 11, 2009 Membros Postado Maio 11, 2009 Não Otávio, ela não cruza, em nenhum ponto, o rio Iapó. A estrada vai, como eu falei, até Tibagi. Em Tibagi, o rio Tibagi já tem em si as águas do Iapó, ou seja, o Iapó já desaguou no Tibagi. Ele deságua próximo à fazenda Guartelá, de propriedade de um senhor de origem holandesa conhecido como Willão, a 13 kms do centro de Tibagi. De qualquer forma, qualquer camping ou pousada ali é bom para acampar, sobretudo as que contém cavernas ou pinturas rupestres. :'> :'> Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 12, 2009 Membros de Honra Postado Maio 12, 2009 Acho que não fui claro, a estrada que dá acesso ao parque é aquela de chão (por aqui falamos "estrada de chão" quando não asfaltadas, de terra), saindo da PR-340 (Castro-Tibagi) e que passa em frente a portaria do parque. Nesta estrada tem um camping que é vizinho de cerca do parque, tem pouca infra-estrutura (um banheiro com um chuveiro por sexo, e um galpão de apoio), é longe de tudo (menos do parque!), mas tem cachoeira e piscinas naturais bem legais. Pelo que vi (e li) ela não termina ali, segue até Piraí Mirim e Piraí do Sul. O mapa que vi é antigo, mas tá lá a estrada. E a pousada citada fica nesta estrada, do outro lado do Iapó. No site desta pousada eles também falam da possibilidade de pegar a escarpa direita logo após Castro, passando o trevo p/ Tibagi, pra quem vem de Ponta Grossa pela PR-151. Aparentemente uma estrada de chão. Já a PR-340 (Castro-Tibagi), esta sim cruza o Rio Tibagi, já na chegada da cidade. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.