Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Recebi via Mp do Usuário Robertodocarmo algumas perguntas e estou colocando aqui...

Enviado em: 07 Nov 2011, 03:01

por robertodocarmo

Ola Karen, tudo bem?

Meu nome é Roberto, sou de Londrina e, se possível, gostaria de uma ajuda.

Navegando pelo forum, notei que voce conhece bastante Tibagi (canyon) e Ponta Grossa (Vilha Velha), não sei se você ja foi pessoalmente, mas quem sabe você poderia me ajudar.

É o seguinte, terei uma folga dos dias 23/09 a 27/09 e estava planejando ir para Tibagi, porém, em relatos de outras pessoas, este tant de dias é muito, então eu estava pensando em ir também para Ponta Grossa.

Nesta minha viagem irei de moto e ficarei em camping (levarei barraca), e não sei como planejar a visita, o que visitar.

Quero conhecer o canyon e fazer um passeio de rafting, mas sei que ha também várias outras coisas, como cachoeiras, trilhas, porem não sei o quanto que isso levaria.

Ja Ponta Grossa, é pior, pois sei quase nada sobre os pontos turísticos. Quando eu comecei a ler os topicos sobre Vilha Velha até esta indo, mas depois começa a aparecer tantos lugares que eu me perco, e o fato de não conhecer, me deixa na dúvida no que visitar.

A grosso modo, gostaria de te pedir, se possível, que me desse uma idéia o que visitar nestas cidades, isso se o tempo der.

Aliás, gostaria de saber se caso eu vá sem um planejamento de o que visitar, eu conseguiria um "intinerario de onde ir" no camping onde eu vá ficar, deixando assim uma programação mais livre para decidir quando eu chegar nas cidades.

Obrigado e me desculpe pela longa mensagem.

Roberto.

• Membros de Honra
Postado

OI, Roberto

conhecemos muito pouco nosso próprio Estado, não é mesmo?

Bem, não se se vc computou nestes 4 dias o tempo da viagem, isso não entendi direito.

Saindo de Londrina pela 445 chegando perto de faxinal, pegue a 376 que é o melhor caminho...

Ta, vc chegará a Tibagi e procure conhecer em uma manhã o salto puxa nervos e o Santa Rosa, pois são pertinho, como ficam em terra particular, convém ver se estarão abertos, normalmente fecham nas segundas-feiras. na primeira vez que fui, por exemplo o puxa nervos tava fechado porque houvera ocorrido um acidente (molecada), mas no ano de 2009 qdo fui, estava aberto.

Pela tarde vc conhece a escarpa direita do Canion, que ficará na estrada Tibagi / Castro. Não é possível ir de veículo até o canion, vc deixa o carro no centro de visitantes, sequer tem estrutura o parque estadual para lanchonetes e coisas afins... Leve portanto água, chapéu, protetor solar, pois caso tenha sol vc vai se queimar pq tem poucas árvores até chegar ao cânion.

Sei que em Tibagi tem campings porém não dei te informar a respeito.

Eu seguiria dali para Castro e dormiria em Castro, tb não sei te informar de campings. Mas tem algum morador que pode te oferecer um espaço para armar a barraca.

No outro dia cedo conheça a escarpa esquerda do Cânion, cujo acesso fica na estrada entre Castro e Piraí do Sul, não tem erro. Atente para uma placa grande com fundo marrom.

À tarde vc pode seguir para Ponta Grossa e conhecer o Parque Estadual de Vila Velha, porém as atividades encerram até 15 horas, os portões do parque fecham as 17 horas, mas recomendo que chegues até 15 horas.

Á noite, dormir em Ponta Grossa. E tome um chop por mim na Av Munchen... bão demais!

No outro dia, vc pode conhecer: Cachoeira da Mariquinha e Buraco do Padre de manhã que ficam para o mesmo lado, à tarde vc pode conhecer o São jorge e a fenda das andorinhas.

No Guia Ponta Grossa eu procurei expor como chegar aos lugares, tá bem explicadinho.

Foram-se dois dias, podes conhecer mais atrativos em Ponta Grossa ou ir até Prudentópolis conhecer alguns saltos, que são magníficos.

Acho q é isso.

Bjk e boa trip a vc

• Membros de Honra
Postado

Tem um camping do lado parque (centro de Visitantes), vizinho de porteira. Bom, pelo menos tinha quando fui pra lá em 2008...

Também tinha uma operadora de rafting que disponibilizava um camping no centro de Tibagi, e outro no Salto Puxa Nervos, mas ele fica um pouco longe da cidade, chuto uns 15 km, assim como o parque...

Vila Velha dá pra visitar em uma manhã ou tarde tranquilo.

• 1 ano depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Segue algumas informações sobre o parque guartela e a cidade de Tibagi na data de maio \ 2013:

O Parque fica aberto de quarta a domingo.

Existe dois tipos de trilha:

1- Trilha Basica - feita sem guia é bem demarcada. visita-se os panelões, a ponte da pedra e o mirante. Gratuita

2 - Trilha Guiada - feita somente com guia por agencia. Alem das visitas acima a trilha segue por outro caminho onde pode-se avistar pinturas rupestres.

Aconselha-se a levar lanche e principalmente agua, pois a caminhada pode ser cansativa na volta devido ao desnivel (aclive) de + ou - 500m. No meio da trilha existe um sitio que AS VEZES tem agua e refrigerante para venda. Pode-se abastecer de agua no meio da trilha em uma torneira com agua potavel.

Hotel em Tibagi. alem dos ja citados, tem o Hotel formigas na Figueira, fica na praça centra da cidade e com apto simples com internet, garagem, ventilador, tv e banheiro por 85,00 para solteiro

Agencia de Turismo:

http://www.tibagiturismo.com.br

http://www.tibagiaventuras.com.br

Para quem curte moto aventura:

manda um email para pickuatrilhas@gmail.com O pessoal aluga motos para fazer trilhas em varias partes de Tibagi (Canion Guartela, Morro da comuna, Arroio Ingrata, Moro do Jacare, Salto Puxa Nervos e Paraiso entres outros)

• 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Estou colando aqui uma pergunta enviada por MP:

Enviado: Ter Jun 25, 2013 2:23 am

De: Brenner

Para: Otávio Luiz

Bom dia Otavio.

Gostaria de saber se voce teria informaçoes sobre o acesso ao pq do guaterlá no feriado do dia 08/07 em SP. Tenho interesse de conhecer a regiao mas vi que o parque tem determinado horario de funcionamento. Conhecendo o local voce recomendaria algum passeio especial? Obrigado. Abraço. Brenner

O horário do parque o Sérgio informou acima, de quarta a domingo.

Além do parque tem as cachoeiras do Puxa Nervos e Salto Rosa, museu do diamante e morro do Jacaré (este último não fui, só ouvi falar). Também tem o rafting no rio Tibagi, bem famoso.

Neste tópico tem bastante informação sobre o parque e Tibagi, dá uma pesquisada...

• 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Alguém tem preço de guia para o parque? E de preço de pousada BBB?

Ainda estou buscando informações sobre Tibagi e São Jerônimo da Serra, mas já quero ter uma ideia do que esperar.

Intééé

• Membros de Honra
Postado

Quando fui não usei guia no parque, só é preciso para ir nas pinturas rupestres. tudo no parque é perto e fácil, menos as pinturas.

Quando pesquisei pousadas por lá usei o site da prefeitura:

:arrow:http://tibagi.pr.gov.br/turismo/modules/mastop_publish/?tac=hotel

Eu fiquei na Formigas da Figueira, muito boa, recomendo. Fica bem no centro, em frente a igreja matriz. Mas não sei se o preço é o melhor, teria de pesquisar.

Além do parque vá nas cachoeiras do Puxa Nervos e Santa Rosa, vale a pena e não precisa de guia, mas precisa do carro.

Eu não fui mas gostaria de ter ido: Morro do Jacaré, maior montanha da região (lá tudo é baixinho...) e local de salto de parapente, então imagino que dá pra ir de carro até o cume.

:arrow:http://tibagi.pr.gov.br/turismo/modules/mastop_publish/?tac=atrativos-turisticos

Qualquer dúvida é só perguntar, boa sorte!!!

• Membros de Honra
Postado

Fala Otávio

Odeio ter que contratar guia, mas pelo que li é OBRIGADO ter guia para as pinturas.

Vou viajar 500km, então tenho que avaliar o que compensa e o que não compensa. Valeu pelas sugestões.

Intééé

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...