Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá pessoal!

Vou relatar um trekking que realizei no dia 19 de junho de 2014 no Estado de Santa Catarina juntamente com meu cunhado.

Bom, nosso destino era atingir o topo da serra chamada de Costão do Frade, localizada no município de Bom Retiro/SC, cerca de duas horas e meia da capital Florianópolis.

Para quem vem pela primeira vez para a região e não está familiarizado com estradas de chão e muitas quebradas é melhor estudar muito bem a região antes de partir. Ressalto ainda da importância de se ter um mapa do caminho a ser percorrido, principalmente quando você pegar a estrada de chão, onde existem muitas curvas e entradas que podem te enganar e/ou dificultar a chegada até o pé da serra.

Chegada a localidade Costão do Frade:

O início da nossa subida se deu na localidade batizada com o nome da própria Serra - Costão do Frade. Esta é uma pequena vila composta por poucas casas, uma igreja, um salão de festas e um bar.

108399805.jpg

Igreja da comunidade e Costão do Frade aos fundos

Estacionamos em frente a igreja da comunidade e ligeiramente nos dirigimos para o bar, obviamente o melhor local para informações de onde iniciar de fato a subida, uma vez que ela não é muito clara onde começa. Em uma conversa com o dono do estabelecimento, ele nos informa que a subida inicia por uma estrada que passa aos fundos do salão da comunidade, indo terminar em uma plantação. Cruzamos pela lateral da lavoura até encontrarmos um cerca onde passamos e entramos em um pasto, sendo uma placa de "Silêncio" o marco mais fácil para visualizar onde iniciar a subida.

108399792.jpg

Placa de boas vindas um tanto suspeita

Início da subida:

A princípio tivemos que passar por uma parte coberta por árvores, seguindo um caminho que o próprio pisotear das vacas acabou formando. Como nós pegamos um dia logo após uma chuva, este caminho estava com bastante lama, mas nada que dificultasse muito.

Após algum tempo de caminhada na mata começou uma vegetação de pastagem, típica de serras. A caminhada a partir deste ponto tornou-se mais pesada em virtude da subida ser bastante forte. Como não tínhamos um bom preparo físico (no meu caso, nenhum), fizemos muitas paradas para descansar e tirar algumas fotos.

Durante a subida é comum ver o gado pastando, então não recomendo tirar uma foto muito perto dos animais, pois não sei se algum deles era touro ou não, logo, melhor não arriscar.

Existe ao longo da subida ainda caminhos percorridos pelo gado, porém o que facilita é que foram instalados duas antenas no topo da serra e assim se tem um cabeamento que passa próximo da trilha de subida, não permitindo ninguém de se perder. Ao longo deste caminho existem alguns pontos que podem ser utilizados para camping já que estes apresentam uma área plana.Infelizmente foi muito chato ver como existem pessoas que abandonam lixos pelo caminho, como garrafas plásticas, pacotes de comida, carteiras de cigarro e latas de bebida. Ao descermos nós juntamos uma sacola cheia disso.

Enfim, a vista é simplesmente espetacular e o contato com a natureza compensou cada passo dado.

108398257.jpg

Vista do Costão do Frade

108398093.jpg

Totem da Taquara:

Novamente um ponto batizado por nós.

108399775.jpg

Totem da Taquara - Costão do Frade

Este é o ponto mais crítico de toda a subida e requer o máximo de cuidado. Cerca de 30 metros após o Totem da Taquara encontrávamos em uma bifurcação da trilha, permitindo costear a serra (direita) ou subir "escalando" (esquerda). Nós optamos por escalar, porém não recomendamos para quem não está acostumado, uma vez que a subida é extremamente ingrime e qualquer movimento mau calculado pode ser realmente fatal.

108398262.jpg

Subida - Costão do Frade

Topo:

Após a escalada chegamos em um dos dois topos que o Costão do Frade possuí. Exaustos por motivos lógicos, descansamos neste ponto e fizemos um "almoço". A vista neste ponto é simplesmente uma dádiva e permite você se encantar com a beleza das demais montanhas no arredores, formando literalmente cadeias de montanhas.

108398172.jpg

Vista do cume

Curioso ver neste local a crença das pessoas, pois haviam imagens de Santas e cruzes no local.

108398231.jpg

Santas e capela - cume do Costão do Frade

Ao cruzarmos para o outro cume do Costão é possível visualizar uma rocha muito grande e de formação muito interessante. Dizem as pessoas que é esta a pedra que deu o nome ao local, pois ela apresenta um formato de "Frei Capuchinho". Não me parecia muito, mas melhor concordar e apreciar.

108400696.jpg

Rocha em formato de "Frade"

Descida:

Para a descida tomamos um caminho entre os dois cumes do Costão. Este é o caminho que você faria caso opte pela direita no Totem da Taquara.

Este ponto também é bastante perigoso e deve ser feito com muito cuidado, visto que é bastante ingrime e a presença de plantas da família Urticaceae, popularmente chamadas de urtigas.

108400958.jpg

Descida do Costão do Frade

São plantas capazes de queimar a pele e causar manchas vermelhas e doloridas, portanto cuidado.

Durante a descida tivemos a sorte de encontrar um cabo de aço, o que facilitou muito como base de apoio para descer. Este caminho passa por baixo dos dois cumes e possibilita uma visão do costão única e muito fantástica.

108400956.jpg

Costão do Frade - paredão pelo caminho de volta

A caminhada de volta a partir deste ponto é muito tranquila, cansando apenas de tanto caminhar e de fazer um pouco de força para resistir a descida brusca.

Como estímulo a descida é bom manter em mente que na comunidade existe um barzinho que serviu a melhor Nova Schin da minha vida.

Recomendo muito conhecer e realizar esta trilha pessoal! As belezas naturais de SC são simplesmente intermináveis. Com a subida do Costão do Frade já temos definido nosso próximo destino graças a vista do local!

Resumo:

Name: Costão do Frade

Activity type: walking

Description: -

Total distance: 3.76 km (2.3 mi)

Total time: 2:43:30

Moving time: 2:10:33

Average speed: 1.38 km/h (0.9 mi/h)

Average moving speed: 1.73 km/h (1.1 mi/h)

Max speed: 20.70 km/h (12.9 mi/h)

Average pace: 43:33 min/km (70:05 min/mi)

Average moving pace: 34:46 min/km (55:57 min/mi)

Fastest pace: 2:54 min/km (4:40 min/mi)

Max elevation: 1419 m (4656 ft)

Min elevation: 933 m (3060 ft)

Elevation gain: 18869 m (61907 ft)

Max grade: 37 %

Min grade: -273 %

Recorded: 6/19/2014 12:15

108398125.jpg

Abraços!

Em anexo a trilha em print e um arquivo dela para Google Earth

598db69b02edb_Capturadetelainteira20062014192029_bmp.jpg.97bfdd73bdcb7b242a8a18b821b7aa6d.jpg

Costão do Frade.kmz

Editado por Visitante
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado
Massa!!!

Belo relato e altas fotos. Subi semana passada lá também. Fomos no final de tarde. Pôr do Sol animal. Em breve escrevo meu relato!

Abraços

Legal mano!!! É um dos morros que eu mais gosto aqui nesta região. Existem outros nos arredores legais tbm, quem sabe uma hora dessas eu posto alguma coisa deles.

Tu viu se o Totem da Taquara ainda estava de pé? :D

Abraço!

• Membros
Postado
Massa!!!

Belo relato e altas fotos. Subi semana passada lá também. Fomos no final de tarde. Pôr do Sol animal. Em breve escrevo meu relato!

Abraços

Legal mano!!! É um dos morros que eu mais gosto aqui nesta região. Existem outros nos arredores legais tbm, quem sabe uma hora dessas eu posto alguma coisa deles.

Tu viu se o Totem da Taquara ainda estava de pé? :D

Abraço!

Fala meu amigo.

Infelizmente não. Tava só o corpo com a cabeça e os braços ao lado. hehehe

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...