Membros BRU_CAPITAL Postado Junho 9, 2014 Autor Membros Postado Junho 9, 2014 5° dia – Salar de Uyuni Redenção aos porcos e mais poeira, muita poeira. Acho que esse foi o dia menos divertido de toda a viagem. Acordamos cedo, desayuno padrão e partimos para a fronteira com o Chile. No caminho passamos por alguns geisers e paramos na piscina natural de agua quente. Os que não tinham tomado banho na noite anterior conseguiram dar uma disfarçada na nhaca e pudemos relaxar por alguns minutos na água quente e não tão limpa do “thermas”. Às 9:00h já estávamos na fronteira Bolivia/Chile. Despedimos dos companheiros e Marcelo e eu começamos o trajeto de volta para a cidade de Uyuni na companhia de Mestre Gambino Barrichelo, que agora acelerava o caminhonete com vontade. Retiramos o apelido pejorativo e decidimos chama-lo de Gambino Buena Persona. O caminho era longo e começamos a puxar assunto com aquela figura singular. Gambino era baixinho e magro. Não falava muito. Só abria a boca para rir de nossas besteiras ou para falar alguma ordem imperativa, como “vamos embora” ou “hora do almoço”. Nesse ultimo dia Buena Persona estava mais aberto. Talvez por ter deixado a galera em segurança na fronteira e estar voltando pra casa. Conversamos sobre a historia da Bolivia, suas tradições e cultura. Evo Morales, luta pelo mar, etc. A Bolivia tem muitas facetas que sequer desconfiamos. É incrível o orgulho que eles tem de seu povo e cultura, ainda mais agora que o presidente é um descendente quéchua. Morales é o primeiro presidente não branco do pais. Foi nesse dia que ouvimos pela primeira vez a tríade Andina: Ama sua, ama llula, ama quella. Que significa: Não roube, não minta, não seja preguiçoso. Paramos para almoço e depois seguimos viagem. Marcelo estava acabado, rinite atacada, dores de cabeça, etc. Eu também não estava 100%. O clima era muito seco. O que nos salvou foi o Rinossoro que tínhamos na mala. Chegamos a tardinha em Uyuni . Marcelo e eu nos separamos. Ele foi pegar nossas coisas na agencia e eu fui atrás de comprar passagens para La Paz. A cidade de Uyuni deve ter umas 10 agencias de venda de passagens de ônibus, mas pelo que percebi elas vendem as poltronas dos mesmos ônibus. Ou seja, cada agencia coloca uma margem de lucro diferente e só depende de nós pechinchar e conseguir um desconto. Entrei em todas as agencias, em algumas até duas vezes, e comprei as passagens em uma que me mostrou fotos do ônibus. Pechinchar demais pode ser um risco. As estradas da Bolivia são MUITO, MUITO, MUITO horríveis. Um ônibus bom pode fazer toda a diferença, ainda mais em uma viagem de quase 10h como a de Uyuni a La Paz. Pagamos 130 bolivianos por cada passagem. Voltei para a agencia e la conhecemos uma pessoa muito simpática, que viria a salvar minha pele em La Paz. Louise era suéca e iria para o mesmo hostel que nós, o Wild Rover, em La Paz. Eu e Marcelo saímos em busca de algum lugar para jantar. Tentamos perto das ruas principais mas só tinha salgados e frango frito. Saímos do mainstream de Uyuni e em uma ruazinha atrás das avenidas principais vimos um restaurante. Novamente só bolivianos, me parece que todos ali eram funcionários das agencias ou motoristas de ônibus e caminhões que traziam mantimentos para a cidade. Sentamos ao lado de dois senhores bolivianos, pedimos carne de cabra, e saboreamos comida caseira de verdade. Eu li em alguns relatos que a Bolivia é um lugar ruim para comer. Eu não concordo. Comemos bem, com variedade e sempre pagando muito pouco. É só uma questão de procurar com calma, sair da rota de turistas e com certeza você vai encontrar restaurantes limpos e com ótima comida. Encontramos nossa nova companheira Louise, embarcamos, e fomos a Nossa Senhora de la Paz. Mal sabíamos que os próximos dias seriam divertidíssimos, intensos... Citar
Membros rafaellatorres1 Postado Junho 10, 2014 Membros Postado Junho 10, 2014 Adorei o relato, adorei as fotos! Com tudo oq vc descreveu sobre sua viagem, só faz aumentar a vontade de viajar de quem está lendo!!! Eu por exemplo, fiquei com mais vontade ainda de pegar minha mochila e sair por ai!! rs Valeu por dividir sua experiência... Vai incentivar mta gente! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.