Membros renatamr8 Postado Maio 31, 2014 Membros Postado Maio 31, 2014 Fiz essa viagem em uma semana, indo num sábado e voltando no outro sábado. Corrido mas deu pra aproveitar tudo!!! Comprei minhas passagens por uma promoção da TAM, indo por São Luis-MA e voltando por Fortaleza-CE. 1º dia Peguei meu voo em SP e cheguei em São Luis as 3:15. É possível ir de ônibus de linha para o centro da cidade, por R$2.50, mas não neste horário. Então fui de taxi, paguei R$ 42,00 até o hostel Solar das Pedras. Fiz uma reserva um dia antes, por telefone, para quem não tem carteirinha ficou R$ 35,00, mas quem é fica R$ 30,00. http://www.ajsolardaspedras.com.br/ Cheguei no albergue depois de uns 20 minutos. Bem na frente do albergue tem uma boate GLS, então tinha muita gente, maior putz,tutz,vultz, na porta. Dai vc pede licença e alguém se afasta e vc consegue que o Junior (o cara do hostel) te veja e abra a porta. Ele é super gente boa e ajuda um montão se vc quer economizar. Essa festa nessa boate, são aos fins de semana, então os outros dias da semana é tranquilo p chegar na madrugada. Nesse horário dormi e acordei mais tarde, tomei café da manhã, já incluso no valor. Era domingo, tudo fechado no centro e a galera do hostel não recomenda andar pelo centro sozinho de domingo pq é deserto e tal. Dai no quarto que eu estava, tinha uma menina que estava há uma semana viajando só pelo Maranhão, e ela me deu umas dicas e disse que em uma semana tinha gastado em torno de R$ 1600,00. Pensei, puta que o pariuuu. Eu não tinha reservado essa grana e nem estava afim de gastar isso em uma semana. Dizia ela que o Nordeste é caro e tal e tal. Mas ela me deu várias dicas do que fazer a noite por exemplo em São Luis. Fiquei matutando o que fazer e fui a luta. Para refrescar as idéias fui pra praia. Fui ao terminal de ônibus da Praia Grande, que fica cerca de uns 5 minutos do hostel. Só perguntar onde fica o terminal de ônibus é bem perto. E peguei um ônibus sentido Calhau. Na plataforma C. É o ponto mais cheio que tem. Paguei R$1,05. Tive que esperar 3 ônibus para conseguir entrar. A galera insana p entrar. Mas pra quem vive em São Paulo e pega transporte público sabe como é. Entrei no 4º ônibus e é chão. Depois de quase uma hora cheguei na praia do Calhau. Ela é linda e super tranquila. Logo que desci do ônibus, peguntei p umas meninas se p pegar o ônibus na volta era só parar em qualquer lugar na orla, pq não tinha ponto, e elas disseram que sim e me fizeram um convite. - Você está sozinha? Agente está indo num bar ver um amigo tocar, se quiser ficar com agente um pouco depois vc decide o que quer conhecer. Topei, e fomos num bar na beira da praia. Ficamos lá tomando cerveja R$6,90 e almoçamos uma camaroada R$70,00 para 3 pessoas. Bem gostoso. Acabei ficando com elas até o fim, porque dia de domingo é dia de Reggae no Chama Maré, um bar que fica no fim da praia Litorânea. Só pegar mesmo ônibus, mas voltando R$1,05 e pedir pra descer no Chama Maré. Anda cerca de uns 5 minutos pra chegar no bar. Ele é bem legal, em frente a praia e dá pra ver o pôr do Sol, ao som de reggae, reggae e reggae. Começa umas 17:00, mas bomba mesmo umas 19:00. Mas é legal ver o fim de tarde e o começo da noite por lá. A galera super no estilo e dançam muito. Sem parar. E fumam também sem parar. Cerveja por lá, R$7,50(brhama e antarctica) ou R$5,00 (preferida). Fiquei por lá até umas 20:00. Depois as meninas iam para um forró e eu voltei pro albergue. Pegamos um taxi compartido, pagamos R$3,00 cada um e o taxista me deixou na porta do hostel, pq já estava meio feio de andar só pelas ruas do centro. Cheguei no hostel, reservei a van para Barreirinhas por R$40,00 (o ônibus da rodoviária é R$30,00 e tem três horários de ônibus diariamente). Acabei conhecendo uma ucraniana e uma polaca que vivem na Alemanha e elas também pegariam essa van para Barreirinhas. Elas queriam ir para o Reggae e eu tomei banho e voltei para o Reggae. Pegamos o busão de novo R$ 1,05 e o Chama Maré já não estava tão cheio, mas continuava "cheio" e galera mais loca que o batman. Dançamos, bebemos e encontramos mais umas pessoas que estavam no hostel. Voltamos de taxi, por R$5,00 cada um. 2º dia Às 7:30 a van estava na porta. Tomei café da manhã e saímos para Barreirinhas. Foi eu mais as meninas e mais dois alemães. Estava no Brasil e na van o alemão comendo solto. Dormi a viagem inteira. São 4 horas até Barreirinhas. Chegamos as 11:30. Chegando em Barreirinhas o motorista parou na Agência São Paulo e fechamos dois passeios. Um para os grandes Lençóis no mesmo dia saindo as 14:00 por R$60,00 e um para o dia seguinte, todo o dia, para Caburé R$60,00. Saímos e fomos para a pousada da Deusa, R$30,00. Acabei dividindo o quarto com as alemãs e a Deusa nos deu o quarto com ar condicionado. A Deusa é bem bacana. Saímos e fomos almoçar no restaurante do Gaúcho. O melhor custo benefício do local. Uma massa bem servida por R$13,00. Encontramos os dois alemães que dividiram a van com agente e chegou mais um paulista e um alemão e ficamos todos juntos na mesa. Acabamos descobrindo que os meninos conseguiram uma pousada mais barata. Então decidimos que iríamos mudar pra lá na noite seguinte. Fomos para os grandes Lençóis. Lindo! Lindo! Lindo! De Barreirinhas até lá são 40 minutos em jardineira, no meio de dunas e pequenas grandes poças que se formam no caminho. Ficamos nos Lençóis até o pôr do Sol, mas como as nuvens estavam carregadas, não conseguimos ver o sol, mas aquele jogo de cores no céu é lindo e a imensidão de tudo aqui é lindo também. Voltamos e jantamos no Gaúcho de novo, um lanche era como R$7,00. Mas nos bares mais points da orla do Rio Preguiças tem variedades de restaurantes e preços também. DICA: se quiser comprar artesanato local, na volta dos Grandes Lençóis antes de atravessar o rio pela balça, tem um monte de lojas. Lá o preço é bom e tem variedades legais. E tapioca feita na hora bem gostosa por R$2,00. 3ºdia Acordamos, tomamos café na Deusa, já incluso, e já fechamos com a Deusa, porque mudaríamos para outra pousada. Eu estava super afim de seguir para Parnaíba nesse mesmo dia, no fim do passeio se fosse possível. Dai a dona da Agência disse que o último carro para Paulinho Neves, sairia as 16:00 e que daria tempo tranquilo de chegarmos de Caburé e pegar esse carro. Ok. Deixamos as mochilas na Deusa e fomos pra Caburé. Leve óculos de sol, eu esqueci e tive que andar boa parte do trajeto com o olho fechado, pq o vento é forte. Esse passeio é bem legal, são 40 minutos de barco e o cara vai a milhão. Ele para pra dar umas explicadas na vegetação local. Primeira parada, Vassouras, lá tem logo de início os macacos pra recepção e caminhando os pequenos Lençóis. Boa lagoa pra nadar. Ficamos uns 40 minutos lá. Depois seguimos para Mandacaru, para subir no farol. Essa cidade é bem pequena, e os moradores vivem do artesanato. Bem legais também e muitoooo baratos. O farol tem 270 degraus e tem uma vista linda. Do Rio Preguiça e do mar. Lindo! Saímos de lá e fomos para Caburé, que é bem nessa divisão do rio com o mar. Almoço obrigatório no único restaurante do local. Comemos um Robalo por R$70,00 mas dá pra 4 pessoas de boa. Vem muita comida. Cerveja R$8,00. Ahh enquanto eles preparam a refeição é possível ir ao mar, que é lindo e uma delícia. Calmo e quente. Assim como quem quer pode banhar no Rio Preguiça. Saímos de lá as 14:40 e 15:30 estávamos de volta a Barreirinhas. No fim o cara do carro para Paulinho Neves já tinha ido e não tinha mais ninguém que ia pra lá. Nessa história uma luta pra saber como não perder tempo viajando. E é o seguinte. Há dois caminhos para chegar a Jericoacoara. Um caminho longo e barato e outro curto e caro. Caminho barato: Logo pela manhã pegar um carro até Paulinho Neves R$20 a 30,00. De lá ir para Totóia R$8,00. De Tutóia ir para Paranaíba R$30,00. Dormir em Paranaíba porque não saem ônibus pela noite. Um hotel, pousada é em torno de R$20,00 o mais barato. Dia seguinte, pegar um ônibus até Jijoca de Jericoacoara R$35,00 e de lá uma jardineira até Jericoacoara R$8,00. Chegando umas 15:00. Caminho mais caro: pegar um carro 4x4 desde barreirinhas até Jericoacara R$230,00 se conseguir mais que 3 pessoas. Duranção total: 7 horas de viagem. Com uma parada em Parnaíba para almoço +/- R$10,00. Acabei, eu e as alemãs também, optando pelo caminho mais caro. Eu não tinha muitos dias pra ficar viajando, elas acharam que valia a pena mesmo gastando uns R$100,00 a mais. Fechamos com o Darlan. Só perguntar por ele que é ele quem faz o trajeto quase todo dia de Barreirinhas para Parnaíba ou Jericoacoara. Pegamos nossas mochilas na Deusa e fomos para o hostal Terral. Fica no fim da rua principal de Barreirinhas já quase na beira do rio. Lá o quarto com duas camas, banheiro compartilhado e café da manhã saiu por R$20,00. Lá é bem simples. Só tem uma tomada no quarto então ou vc carrega suas coisas ou vc liga o ventilador e dentro do quarto tem mais pernilongo que do lado de fora. Levar benjamin. A noite, jantamos tapioca e sorvete por kilo. Andamos e bebemos uma brejas por Barreirinhas. Arriscamos uma festa de arrocha que ia ter, mas tinha umas 3 pessoas na festa. melhor ir bber uma breja fora dali. 4ºdia Tomamos café da manhã. Bem simples, mas gostoso. E o Darlan passou no hostal p pegar agente. Acabamos dividindo o carro com mais duas paulistas. Saímos as 7:00 e chegamos em Jericoacoara as 15:30. O caminho até lá é horrível. São três horas direto em estrada de terra/areia. Uma das meninas até vomitou e eu quase também. Depois de Jijoca até Jericoacoara são mais uns 40 minutos com pequenas dunas e afff é foda. Paramos no HI hostel, queriam cobrar a bagatela de R$50,00 por pessoa em quarto compartilhado. Pegamos nossas mochilas, começamos a andar e um senhor o Tiquinho, da pousda do Seu Tiquinho, fica em frente ao ponto rodoviário de Jericoacoara, nos disse: - Quarto aqui, R$30,00. Ok, ficamos. A localização ótima. Com banheiro compartilhado e cozinha com tudo pra cozinhar. Acabamos encontrando o paulista e o alemão que conhecemos em Lençóis e como estávamos todos na mesma pousada, decidimos que cozinharíamos juntos. Então gastávamos em torno de R$7,00 cada um para as refeições noturnas. Pq de dia cada um estava em um lugar. Nesse dia, fomos ver o pôr do sol e ainda aproveitamos o mar e as caipirinhas baratinhas R$5,00. Tentamos ir num forró, mas mal sucedido, tinha que pagar p entrar e estava miado. 5ºdia Tinha fechado com o filho do Sr. Tiquinho para ir para Pedra Furada, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e Dunas. Ficou por R$50,00. Masss foi super legal, pq matei tudo de uma vez. Mas é possível fazer tudo isso indo por conta. Pegando uma jardineira da vida por uns R$8,00 ou caminhas menos de uma hora até a Pedra Furada. Mas soube disso depois. Mas valeu os R$50,00. Depois, jantamos e mais caipirinhas. Nesta noite tentamos ir num forró num bar numa rua super esquisita, onde fiquei sabendo q assaltam os turistas até. Lá é tudo perto uma coisa da outra, mas esse lugar não da pra ir só, pq é meio perigoso. Mas o lugar é bem bacana. Mas chegamos e tinha umas 2 pessoas dançando. Ahhh voltamos p casa... 6ºdia Fiquei coçando o dia inteiro. Não fiz nada de especial. Fiquei só de bobeira na praia, bebendo as vezes, andando um pouco. A noite, fomos todos rumo a Fortaleza. Existem três horários de ônibus para Fortaleza. 6:30, 14:00 e 22:30. A viagem inteira, dura umas 7 horas. Preferi viajar a noite para não perder um dia de viagem e economizar com estadia. Paguei R$52,00 com seguro no busão+jardineira. Sem seguro R$48,00. A jardineira saiu de Jericoacoara as 23:00 e chagamos em Jijoca já praticamente 0:00. O ônibus já estava lá em Jijoca e chegamos em Fortaleza as 6:20. O ônibus é mega frio. Ar condicionado -20ºC. Levar roupa. 7ºdia Chegando em Fortaleza, meu voo seria pela tarde as 15:00. Aproveitei para me despedir da galera e fui conhecer o centro de Fortaleza. Deixei minha mochila na Rodoviária. Período de 12 horas por R$3,20. Ônibus para o centro R$2,50. De lá, ainda caminhei pra chegar na praia mas era longe pra caramba. Dai compartilhei um taxi até a Praia de Iracema e ficou por R$5,00 para cada um. Cerveja na praia super barata em vista dos outros lugares R$5,90. Peguei um taxi da Rodoviária até o Aeroporto por R$20,00. Mas tem ônibus de linha, mas ele é meio de lua, que custa R$2,70. Não quis arriscar pelo horário. Cheguei em São Paulo depois de 3 horas de voo. Resumindo: Recomendo totalmente essa travessia de São Luis a Fortaleza , pra quem tem mais tempo é curte uns lances de travessia de rio e barco, vale parar em Paranaíba p ver a beleza do lugar. Quem tem mais tempo também, fique uma noite em Fortaleza ou siga pra Natal. Bom eu economizei o que pude, mas não mais por não ter muito tempo pra perder. Mas é possível sim gastar menos assim como é possível gastar rios de dinheiro. Espero que eu possa ajudar alguém. Renata Citar
Membros Sula_sb Postado Maio 31, 2014 Membros Postado Maio 31, 2014 1600 só em São Luis?! Fiquei 2 semanas entre Santo Amaro, Barreirinhas e São Luis e não gastei nem metade disso Em São Luis fiquei nesse mesmo hostel e gostei muito, achei massa o estilo dele mas fiquei de cara com o fato de tudo parar e o centro ficar deserto, lembro que deu umas 18 horas e as lojas fecharam e eu tava na rua grande e qndo fui descendo p o hostel não tinha quase ninguém nas ruas, deu um medinho rs ai uma menina que conheci foi me buscar de carro no hostel eram umas 20 e pouco e só tinha prostitutas e carinhas vendendo drogas nas ruas, fiquei de cara com isso!! Mas durante o dia vários guardas e policiais me disseram que eu podia andar de boa por lá que eles não faziam nada durante o dia rsrs Citar
Membros flashfs Postado Junho 2, 2014 Membros Postado Junho 2, 2014 Depois, jantamos e mais caipirinhas. Nesta noite tentamos ir num forró num bar numa rua super esquisita, onde fiquei sabendo q assaltam os turistas até. Lá é tudo perto uma coisa da outra, mas esse lugar não da pra ir só, pq é meio perigoso. Mas o lugar é bem bacana. Mas chegamos e tinha umas 2 pessoas dançando. Ahhh voltamos p casa... Sabe dizer o nome da rua, até para evitar passar? Citar
Membros Naaatc Postado Janeiro 20, 2015 Membros Postado Janeiro 20, 2015 Olá! Você por um acaso tem o telefone do Hostel Terral? O site do booking está fora do ar no momento, e pelo hostelworld não há mais vagas disponíveis nas datas que eu quero... no entanto, sei que há sempre hostels e pousadas mais simples que não estão nesses sites, com preços mais baratos.. estou querendo economizar, então seria otimo!! Obrigada! Citar
Membros renatamr8 Postado Janeiro 28, 2015 Autor Membros Postado Janeiro 28, 2015 Oi Naaatc, não tenho o telefone do Terral. Na verdade nem precisa fazer reserva, chega lá vc tem bastante opções camufladas na cidade. É tranquilo. Qqer coisa, chega na Agência São Paulo e pergunta onde fica o Terral, eles vão te recomendar outro, mas vá mesmo assim. Ele é muitooo simples, na beira do rio, mas recomendo. Leva repelente e adptador de tomada pra ligar o ventilador, pq dentro do quarto tem pernilongo p caramba rs Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.