Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Marcos, parabéns pela viagem, relatos e fotos.

Ficou mto bom, acompanhei desde o início e deu vontade de fazer uma viagem igual hehehe

Vou querer umas dicas de hospedagem e valores que vc gastou, já que tenho alguns destinos em comuns do meu planejamento

Abraço

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Fala, Luiz. Valeu. Num misto de ocupação com preguiça, visitei pouco o fórum nos últimos dias e faltou um post, o do último dia em Veneza, mas vai sair. Aí passo também alguns gastos anotados, mas já adianto que não tenho nada muito organizado.

Abs.

• Membros
Postado

Tranquilo Marcos, é mais pra eu ter uma base mesmo =)

Seguinte, ia ate te mandar uma mensagem, mas pergunto por aqui mesmo pq alguém pode ter a mesma dúvida

Dando o exemplo que hoje o euro fechou em 3 reais. Se eu for comprar euro pra levar, pago na casa de uns 3,15 (valor cobrado pelas casas de cambio da minha cidade, uns 15 centavos a mais)

Agora, se eu for reservar e pagar a hospedagem, já daqui do Brasil. O site (tipo o booking) tem o valor em euros. Esse valor será convertido pro valor em reais no dia do fechamento da minha fatura ne? E supondo que o euro mantenha em 3 reais. Eu pagaria o que a mais? só o 6,38 de iof?

Exemplo: fecho e pago uma hospedagem que custa 50 euros a diária. Pagaria já, aqui no Brasil, o valor de 150 reais por 1 dia da hospedagem + o 6,36 de IOF?

é cobrada mais alguma taxa de câmbio? (tipo as cobradas pelas casas bancárias ou cartões para saques)

Pq, assim, o IOF de 6,38 da uns 20 centavos em cima do valor "real".

Caso seja só isso, vale a pena pagar aqui. Ou eles cobram a "taxa de conversão" + o IOF? (ai subiria pra uns 35 centavos em cima do valor "real")

E você acha que, pra passar 28 dias, com um itinerário que tinha te dito, deveria reservar e pagar o máximo de coisas aqui ou levar tudo em euros e pagar na hora?

Levar uns 2500 euros é muito arriscado? é pouco dinheiro? e por fim, quanto de alimentação por dia você gastou como uma média?

Muito obrigado desde já, desculpa o trabalho de tantas perguntas

• Membros de Honra
Postado

O Booking mostra a cotação apenas como referência (no câmbio comercial do dia, não o turismo, como você corretamente está fazendo). Você sempre paga na moeda que o hotel exige. Eu sempre consulto a cotação na moeda de destino, porque esse valor não varia.

Se você pagar com cartão de crédito, pagará a cotação do seu cartão (que varia demaisss de cartão para cartão, às vezes é pior ou até melhor do que na casa de câmbio) e os 6,38%, dos quais você nunca escapa se a transação for em cartão (débito ou crédito) com um estabelecimento que esteja no exterior.

Então no seu exemplo você deveria procurar operadoras de cartão de crédito cujos valores de referência para o euro estejam próximos da cotação comercial, no seu exemplo, 3 reais. Veja a taxa cobrada pela maioria dos cartões:

http://economiasc.com.br/falta-transparencia-na-taxa-de-cambio-cobrada-por/

Com relação a pagar aqui ou levar e pagar na hora, pessoalmente prefiro pagar somente na hora, pois cada centavo economizado de IOF para mim é útil. Tem a desvantagem de você precisar carregar mais dinheiro, mas com doleira eu sempre me sinto seguro. Mas como gosto de frisar, isso sou eu, não posso recomendar o que é mais ou menos seguro para ninguém.

Se você se refere a reservar antes ou ir sem reserva, aí já é outra coisa e depende demais do seu perfil. Eu por exemplo sou duro e não gosto de me aborrecer com quase nada durante a viagem, então reservar antes significa normalmente economia de dinheiro, tempo e aporrinhação. Às vezes na hora você conta com alguns negócios de última hora, mas a regra é que alguém já terá reservado as barganhas antes de você. Quem conta com um orçamento maior e/ou não se importa de ficar com algo que pode não ter um benefício muito bom para dado custo, reservar na hora te permite flexibilidade, mudança de planos. Gostou do lugar, você fica mais tempo. Não gostou, sai antes. Choveu, vai para outro. E por aí vai.

Eu gosto de flexibilidade e sempre procuro inclui-la no meu roteiro, mas ela fica subordinada à questão da economia. Então um exemplo de como unir os dois mundos foi priorizar nesse roteiro regiões com passes regionais de um dia, como existe na Alemanha. Esses passes custam sempre o mesmo preço, saem em conta e com eles você vai para vários lugares. Já hospedagem não tem jeito, sempre reservo tudo antes, porque quero ter certeza de que vai caber no meu orçamento e não vou cair em qualquer buraco, nem vou precisar rodar a cidade inteira achando algo que me agrade.

Abs.

• Membros
Postado

Muito obrigado pelas dicas Marcos, ajudou muito.

Acho que vou fazer esse esquema também, de reservar as hospedagens antes mas deixando pra pagar na hora (e as passagens noturnas pra não correr risco de ficar sem ou pagar muito mais) e, os deslocamentos internos que não variam muito, deixo pro dia anterior.

E o que tiver que pagar aqui, já pago (por exemplo se usar o airbnb). Sai um pouco mais caro, mas diminui um pouco no que terei que levar e pagar na hora

Tipo, reservo 3 dias pra salzburg, 1 vou pra Hallstatt (bate-volta), outro posso ir pra caverna de gelo. Ai, a ordem disso tudo, varia conforme o dia e meu humor.

Reservo 4 dias em Munique, e faço o mesmo com Fussen...

Assim não deixo de visitar o que quero, e não fico muito preso

Serão na casa de 28 dias, tinha pensado em, somando tudo, média de 100 euros por dia, o que daria 2.800 / 3.000 euros. Levarei doleira e tudo mais.

Estou pensando em levar entre 2000 e 2500 na grana mesmo, e o resto poderia ser no VTM ou cartão de crédito, só pra não estar com td em espécie.

• Membros de Honra
Postado

Se você se programar bem e começar bem cedo, pode usar um dia para Hallstatt E as cavernas de gelo, pois há uma ali perto de Hallstatt. Veja:

http://www.dachstein-salzkammergut.com/en/dachstein/below-ground/dachstein-ice-cave/

Se pesquisar no Google, verá indicações de quem fez isso e deu certo, mesmo de transporte público (de carro seria bem melhor).

O outro dia você poderia usar para o Koenigsee, ver a cidade de Berchtesgaden, o teleférico da montanha Jenner, talvez o ninho das águias e o centro de documentação nazista. Certamente não tudo no mesmo dia, mas alguma coisa dá.

100 euros por dia deve dar, mas isso você só tem como saber quando começar a botar a coisa no papel.

Abs.

• Membros
Postado

Muito legal suas dicas Marcos

Quando começar a fechar tudo e por no papel, vou considerar mesmo alugar um carro em Salzburg pra poder fazer algumas dessas sugestões que vc disse.

Bom, como vc mesmo disse, mais pra frente, quando começar a fechar mesmo os detalhes da viagem, vou ter noção de quanto vou gastar. Agora é ir pesquisando mais um pouco, pra, quando tiver condições de começar a reservar, não ficar perdendo tanto tempo.

Assim que for fechando os detalhes, aviso aqui.

Valeu mesmo

• Membros
Postado

Marcos, aproveitando, vc saberia me responder...

Fiz uma simulação de reserva do transporte no trem noturno de Liubliana pra Munique e nas viagens noturnas da eurolines que estava programando (praga-colônia) (colônia-paris)

Porém, pra reservar o trem noturno cobraram 40 euros de taxas (sendo uma de 16 euros pra enviar o bilhete pro Brasil)

e no da eurolines, não consigo reservar pois pede endereço da Alemanha.

Enfim, tem como eu comprar ou pelo menos reservar essas passagens com antecedência? Tenho medo de, na hora, ficar muito mais caro e não conseguir lugar.

Seriam as únicas viagens que gostaria de ir pra lá com elas certas já

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Mais um relato fantástico Marcos!

Parabéns pelo planejamento, fotos e por compartilhar!

Vc optou por compras separadas de trem ou usei os passes da Rail Europe que dão direito a X dias e X meses?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...