Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Retribuindo a ajuda que tive, hora de contar como foi a trip.

Tirei férias agora em Abril e estava decidida a fazer uma viagem sozinha, o destino a Bahia, depois de ler muito decidi que iria para Itacaré, barra Grande e Morro de São Paulo, vou fazer um relato bem detalhado pra ajudar bastante, assim o meu cronograma ficou assim:

Dia 1 - São Paulo/Itacaré

Dia 2 - Itacaré

Dia 3 - Itacaré

Dia 4 - Itacaré

Dia 5 - Itacaré/Barra Grande

Dia 6 - Barra Grande

Dia 7 - Barra Grande

Dia 8 - Barra Grande

Dia 9 - Barra Grande/Morro de São Paulo

Dia 10 - Morro de São Paulo

Dia 11 - Morro de São Paulo

Dia 12 - Morro de São Paulo

Dia 13 - Morro de São Paulo/São Paulo

Dia 1 - Sai de São Paulo com destino a Ilhéus que é o Aeroporto mais próximo a Itacaré, no avião vim sentada ao lado da Paula uma Baiana muito simpática que acabou me oferecendo carona do Aeroporto até a Rodoviária, conheci toda a sua família, recebi indicações de onde comer e onde ir em Itacaré e de quebra economizei a grana do Taxi Aeroporto/Rodoviaria. A viagem começou com o pé direito e cheia de energia positiva.

Chegando na rodoviaria comprei a passagem para as 16:45(pelo que eu vi sai vários ônibus para lá então não precisa se preocupar com horário) a passagem custou R$13,00, o ônibus acabou atrasando e só saiu de lá as 17:05 chegando em Itacaré as 19h, como não conhecia a cidade e já era noite acabei pegando um Taxi para ir até o hostel que me custou R$15,00 (depois acabei descobrindo que dava pra ir a pé, então se chegar de dia vale a pena perguntar e ir andando, que foi o que eu fiz todos os outros dias).

Fiquei hospedada no Che Lagarto Hostel, preço bacana, pessoas legais e ótimas acomodações, a noite o hostel tem um bar que fica aberto até meia noite que é bem legal, 4 diárias ficaram no valor R$151,56.

Através do Mochileiros, conheci a Camila, que ficaria hospedada no meu hostel que eu, assim que cheguei ela já estava lá com o seu irmão, então eu já tinha companhia para os primeiros dias de viagem. Para jantar fomos até uma Pizzaria(não me lembro o nome mas fica na rua principal e todos os dias tinha alguém na porta oferecendo o rodizio) diferente de São Paulo, lá o Rodízio vc escolhe uma pizza com até 3 sabores e eles vão te servindo, o jantar saiu no Valor de R$30,00. Como já estava tarde e era o primeiro dia acabamos ficando no bar do Hostel ouvindo uma boa música, jogando sinuca e ping pong e bebendo uma breja bem geladinha, o hostel tinha uma promoção de cerveja então gastei R$20,00 em 4 long neck.

Dia 2 - No próprio Hostel acabamos formando um grupo bem legal para ir até a Praia de Itacarezinho no dia seguinte, então na quarta cedo acordamos e nos encontramos no café da manhã, como não sabíamos como seria o serviço de restaurante na praia e a ideia era gastar pouco, antes de sair compramos água e varias frutas como juntamos a grana de todos saiu R$6,00, saímos do hostel e fomos andando até a rodoviária e pedimos uma passagem até Itacarézinho (é importante falar que vai descer la pq se não a passagem é mais cara) pagamos o valor de R$3,10 e quando chegou na entrada da trilha o fiscal nos informou e descemos. A trilha é bem tranquila para chegar a praia, um longa descida, que bem no meio tem uma vista de toda a praia sensacional que vale parar para uma foto. a praia é linda, ficamos do lado esquerdo onde tem uma pequena cachoeira ótima pra tirar o sal do corpo, vale fazer a caminhada por toda a praia(acabei não fazendo mas o pessoal fez e falou que a praia é linda), passamos o dia todo por la, na volta pedimos informações sobre o horário do ônibus que passa de hora em hora, fomos informados que ele passaria por volta de 16:20, a subida da trilha é bem cansativa e quando chegamos na rodovia as 16:20 o ônibus já tinha passado, resultado, ficamos mais de 1 hora sentados no acostamento, e pegamos o ônibus que passou as 17:30, acabou sendo bem engraçado, até truco os meninos jogaram a passagem saiu por R$2,60. Chegamos morrendo de fome e comemos um lanche no Subway que saiu por R$22,00, passeando pela cidade descobrimos que a noite teria um luau na praia da Concha que fica do lado do Hostel, juntamos a mesma galera e quando chegamos la queriam cobrar o valor de R$10,00 para "entrar" no quisoque, falamos que era mto caro e acabamos e que pagamos R$5,00 cada, a noite foi sensacional, primeiro rolou uma banda de forró depois uma de rock, o pessoal começou a ir embora e eu e Camila decidimos que iriamos ver o nascer do sol. O luau acabou com o dia começando a nascer, conversando com o pessoal de Itacaré ficamos sabendo que o nascer do Sol era em outra praia também la perto, então acompanhamos a galera local e fomos ver o sol nascer na praia do Rezende, a praia é pequena e linda, o sol realmente nascer no mar e tem umas pedras pra sentar e ver tudo de boa, foi de arrepiar e vale muito a pena esperar um pouco pra dormir ou madrugar e ir até lá ver esse espetáculo.

Dia 3 - No dia anterior Eu, Camila e o Luiz irmão dela decidimos que quinta seria dia de Jeribucaçu, para o nosso azar o dia em que dormimos menos foi o dia da trilha mais pesada, novamente fomos até a rodoviária e por R$3,10 pegamos o ônibus, conversando com o fiscal ele nos falou que a trilha tinha duas entradas e que ele nos deixaria na mais próxima, quando descemos a entrada da trilha era por um sitio particular, tinha até uma placa falando que era cobrado o valor de R$3,00 para entrar, porem não tinha ninguém para cobrar, acabamos entrando e quando encontramos alguém o homem não sabia explicar como era a trilha, fomos na sorte pelo caminho que tinha aberto, a trilha era bem fechada, fomos sem saber se era o caminho certo, depois de muita descida pegamos a prima subida que foi bem cansativa, em um momento chegamos em uma bifurcação e na duvida fomos para o lado onde tinha uma pessoa para pedir informação, um menino muito simpático falou que estava indo para la e que nós poderíamos acompanha-lo. O menino vendia coco no meio da trilha, quando ele chegou ao ponto de venda paramos com ele para beber uma água de coco e depois continuamos a trilha, a praia foi a mais linda que vi em Itacaré, quase deserta, rola boas ondas para quem é do surf, quando a maré baixa forma uma piscina natural bem gostosa, novamente água e frutas são indispensáveis. Na hora de voltar a trilha fica ainda mais pesada, uma vez que é completamente só subida, no meio da trilha encontramos uma Guia que estava acompanhando uma família e conversando ele nos falou que realmente fizemos o caminho mais rápido, que pela outra entrada era preciso andar 5km para chegar a trilha(no local onde encontramos o menino da ida), nesse ponto tinha como solicitar moto taxi, mas o guia acabou no ajudando e uma pessoa que tinha uma van acabou nos levando até Itacaré por R$10,00 cada. Recomendo fazer o passeio com o Guia.

Dia 4 - No bar do Hostel conhecemos o Thiago, que trabalhar como Guia e como Professor de Surf contato (73) 9918-5022. Conversamos com ele e por R$80,00 cada fomos ter um dia de aulas de Surf, segundo o Thiago a melhor praia para aprender era a Engenhoca, novamente fomos até a rodoviária e por R$3,10 descemos na entrada da trilha. O dia estava bem nublado, com algumas pancadas de chuva, mas muito quente. A trilha dessa vez foi a mais tranquila até aqui, a praia é pequena e linda, passamos o dia na água e foi muito divertido, no começo da trilha tinha uma barraca com Tapioca e caldo de cana por R$11,00 saímos de la bem alimentados. Novamente estávamos no acostamento da rodovia ( em todas as estradas das praia tem um ponto de ônibus da empresa de ônibus Rota, então o ônibus sempre para), enquanto esperávamos o ônibus novamente uma pessoa com uma van ofereceu para nos levar até Itacaré por RS10,00, chegamos no hostel acabados, mas aida fomos a´te a ponta do Xaréu para ver o por do sol, a noite fomos comer na Tapiocaria Bem Bahia, o cardápio é gigante e não faltam opções tudo saiu por R$20,00, como já era feriado a cidade ficou bem lotada e a noite um bar ao lado do hostel fechou a rua, novamente uma música ao vivo para fechar com chave de ouro a última noite em Itacaré.

Dia 5 - Dia de ir para Barra Grande, como a Camila e seu irmão queriam passar o dia lá saímos bem cedo, como era feriado no dia anterior compramos a passagem no dia anterior. Para chegar em Barra Grande é preciso pegar um ônibus até Camamu e depois um barco ou uma lancha até Barra Grande. O ônibus até Camamu custou R$10,20 e demorou cerca de 1 hora pra chegar, o ponto final é bem próximo ao local onde se pega o barco, a quantidade de pessoas oferecendo passagem de lancha rápida é enorme, a lancha rápida que demora cerca de 40 min pra chegar custa 35,00 e o barco que demora cerca de 1h e 30 custa R$7,00, fomos de barco mesmo e o único problema é que ele demorou muito para sair(atrasou 1 hora). Chegando em barra fomos correndo até a Pousada deixar as minhas coisas, a parte mais difícil de programar a viagem foi achar a pousada em Barra, acabei decidindo fazer a viagem 1 mês antes e a data que chegaria em Barra era sábado de feriado prolongado foi super dificil achar uma pousada com disponibilidade e bom preço, lá não tem hostel e recebi sempre orçamentos muito altos, por sorte achei a Pousada Sabiá, a diária saiu por 60,00, lugar simples, mas bem localizado e com ótimo café da manhã, Barra Grande é famosa pelas piscinas naturais em Taipu de Fora, para fazer o mergulho a maré precisa estar baixa, então é sempre bom consultar antes para não correr o risco de perder o mergulho, como a Camila e o Luiz só passariam o dia lá e voltariam para Itacaré, assim que chegamos só deixei as minhas coisas e fomos para Taipu, nesse dia a maré baixa seria por volta de 11h e estávamos em cima da hora. Para chegar em Taipu é só pegar a jardineira que custa R$7,00, ela sai meio que de hora em hora e precisa ter no mínimo 4 pessoas pra ela sair. Como o tempo estava apertado um taxista falou que nos levava por R$40,00, então fomos de taxi. Chegando la fomos alugar o snorkel para fazer o mergulho 1h saiu por R$8,00 (colete e pé de pato tbm custavam R$8,00 cada). O mergulho é lindo, vale muito a pena, como era feriado tudo estava muito lotado, na praia não conseguimos nenhuma barraca com guarda-sol ou mesa disponível, acabamos encontrando uma mesa no restaurante Buda, a comida é ótima, mas o preço é bem salgado, comemos uma Moqueca Mista que saiu por R$35,00 cada, na volta pegamos a jardineira por R$7,00. Camila e Luiz foram pra praia e eu para a pousada, acabei dormindo e não consegui me despedir deles que voltaram para Itacaré, a noite fui na praça e comi tapioca em um barraca montada em frente a Igreja tudo saiu por R$12,00, pra praça tinha um coreto onde tava rolando um forró ao vivo muito bom.

Dia 6 - Como pela primeira vez estava realmente sozinha decidi que faria o passeio das 4 Ilhas, o barco Ponta da Baleia é o mais legal, fui na agência é comprei o passeio por R$75,00 ( o valor é meio que tabelado pq acabei consultando outros barcos e o preço era o mesmo). Uma dica para quem viaja sozinho é não ter vergonha de conversar e conhecer novas pessoas, assim que entrei no barco 4 casais de amigos ficaram do meu lado, e antes de chegar na primeira Ilha eles já tinham me adotado para o grupo...hehehe O passeio é sensacional mas devido ao restaurante que escolhemos para almoçar acabei conhecendo apenas 3 ilhas, a primeira ilha tem uma pedra furada e uma vista que rende belas fotos como se trata de uma ilha particular é cobrado o valro de R$5,00 para a entrar, na segunda ilha paramos para almoçar como dividi com a galera que conheci no barco comi muqueca de camarão e lagosta e gastei R$33,00, na terceira ilha a parada foi para banho, dava pra dar uns pulos do barco e ótimo para curtir a preguiça após o almoço. Quando voltamos aproveitamos para curtir o por do sol na Ponta do Mutá, é simplesmente sensacional, por R$30,00 aluguei um SUP e ver o sol se por de dentro do mar foi emocionante e mais uma vez rendeu lindas fotos. Para Jantar comemos uma pizza na Praça da Tainha e saiu R$16,00 e foi era muito gostosa.

Dia 7 – Era uma segunda, e o feriado de Pascoa e Tiradentes estava acabando, fiquei em um Quisque ao lado do Pier e a cidade esvazio em questão de 2, 3 horas. No quisque rolava uma música ao vivo e passei o dia la, e no final da tarde fui novamente até a Ponta do Mutá para mais um por do sol sensacional. Foi um dia totalmente relaxante, almocei no próprio Quisque e gastei R$27,00 e no jantar a minha comida favorita Comi uma gostosa tapioca que saiu por R$10,00.

Dia 8 – Como adorei Taipu de Fora decidi que iria para la novamente, na pousada pesquisei o horário da maré e fui pegar a Jardineira, foi aí que descobri que ela só sai com no mínimo 4 pessoas(com menos só se todos concordarem em dividir o valor de 40,00), como o feriado já tinha acabado e a cidade estava vazia fiquei aguardando mais pessoas chegarem para poder ir, um casal chegou e conversamos e optamos por dividir em 3 o valor de R$40,00 então gastei R$13,00 para chegar até lá, como ainda faltava algumas horas para o horário da maré baixa fiquei relaxando e curtindo a praia. O mergulho mais uma vez foi sensacional, o almoço no Quiosque e mais 2 cervejas saíram por R$50,00, o aluguel da mascara e do colete para o mergulho por R$18,00, na volta a Jardineira estava com mais pessoas e paguei o valor habitual de R$10,00. O Jantar foi novamente na Praça da Tainha e comi um pastel muito gostoso que saiu por R$13,00

Dia 9 – Hora de ir pra Morro de São Paulo, optei por não acordar tão cedo, e como o barco para chegar em Barra Grande demorou muito para sair decidi que na volta usaria a Lancha rápida que saiu por R$20,00 para chegar em Camamu, lá peguei um ônibus até Valença por R$12,00 e chegando na rodoviária encontrei um pessoa que também estava indo para morro e dividimos o Taxi até o cais para pegar o Barco que saiu por R$5,00, o barco até morro de São Paulo saiu por R$18,00. Chegando em Morro de São Paulo é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental que só é cobrada uma vez e custa R$15,00 ( não me pediram mais por precaução deixei o comprovante na carteira). Em Morro fiquei hospedada no Che Lagarto Hostel, ótima localização e as 4 diárias saíram por R$110,00, cheguei no hostel deixei minha mochila e sai para desbravar o local, A primeira praia é simplesmente sensacional acabei caminhando até a terceira praia e como achei que tinha andado muito e ainda não tinha almoçado voltei no hostel para pegar o cartão de débito. Quando entrei no quarto conheci a Bruna, outra Paulista que estava viajando sozinha, a principio ela ficaria em Morro só por uma noite e depois iria para Boipeba (no final acabou ficando por 3 noites para me fazer companhia), ficamos amigas de cara e saímos para almoçar, escolhemos um restaurante qualquer na praia e por R$50,00 comi uma ótima muqueca (o prato era gigante e acabou sobrando mta comida). Fomos em diversas agencia para pesquisar o preço do Passeio da Volta a Ilha, o preço é tabelado em R$100,00 e segundo todas as agências que pesquisamos eles não poderiam dar nenhum desconto.

Dia 10 – Caminhamos até a terceira praia para pegar a lancha para o passeio, como uma parte dele passaria pelas piscinas naturais o roteiro foi feito ao contrario para pegarmos a maré baixa na hora do mergulho. O passeio todo foi sensacional, com direto a ostra, mergulho nas piscinas naturais e a melhor lagosta que já comi na vida. Tivemos um problema com a lancha e como ela teve que ser trocada o passeio acabou durando mais tempo que o normal , o que foi sensacional e ainda deu direito a ver o por do sol de dentro da lancha, chegamos em morro já era noite. Um tapioca gostosa na praça foi o nosso jantar. Nesse dia teria uma festa no teatro do morro que devido ao cansaço acabamos não indo.

Dia 11 – Optamos por não fazer nenhum passeio e aproveitar Morro mesmo. Por R$35,00 fomos para a tirolesa, foi sensacional a subida cansa mas vale muito a pena. Depois da tirolesa resolvemos pegar um sol na segunda Praia, em Morro tudo é pago e depois de pechinchar muito conseguimos um guarda sol e duas espreguiçadeiras por R$15,00. No dia anterior ouvimos falar sobre o passeio para a Praia da Gamboa( ou argila) o passeio custava R$75,00 e uma parte dele era igual ao da Volta a Ilha e descobrimos que com a Maré baixa dava pra ir andando. Como a maré iria baixar as 15h resolvemos ir andando até a praia. A caminhada não foi longa e é linda, tomamos nosso banho de argila e resolvemos comer em um quiosque bem simples que tinha bem ao lado da argila. O lugar era simples, a comida foi a melhor que comi na Bahia, o preço foi ótimo também e as histórias foram sensacionais, o por do sol foi lindo, e como já tava noite a praia tem um pequeno porto, mais uns 15 min de caminhada chegamos até ele e por R$4,00 pegamos um barco de volta.

Dia 12 – Troquei as companheiras do passeio e voltei novamente a praia da Gamboa. Novamente valeu muito a pena e voltaria para lá mais dias se fosse continuar la.

Dia 13 – Hora de voltar para casa. Como ouvi de um funcionário do Hostel, Voltar para casa tbm faz parte da viagem. Comprei uma passagem de Catamarã até Salvador por R$75,00 como choveu muito a maré estava muito alta e o percurso não pode ser feito todo com o Catamarã, então fomos de Catamarã até Valença, la pegamos um ônibus até Itaparica e la outro Catamarã até Salvador. A viagem acabou durando uns 40 min a mais e os funcionários da empresa são bem confusos. No próprio Catamarã comprei o trasnfer do Mercado Modelo até o Aeroporto por é o Aeroporto por R$ 25,00 ( de taxi sairia por uns 90,00). Do Aeroporto peguei o avião para São Paulo.

Tentei detalhar bastante os pontos onde tive duvida.

A viagem foi incrível e indico o Roteiro para todos.

• 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado
Muito legal ana!! Vou viajar essa semana pra lá e o seu relato de viagem me deu uma idéia do que fazer![emoji2]

que bom que ajudou!

=]

já voltou? curtiu?

• 8 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Valeu pelo relato Ana. Irei para Bahia em julho e meu roteiro será bem parecido. A única diferença é que de Itacaré sigo direto para Morro e depois Salvador.

As dicas vão me ajudar bastante.

Vou ficar no Che lagarto também. Tanto em Itacaré como em Morro de SP.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...