Membros anachriste Postado Maio 28, 2014 Membros Postado Maio 28, 2014 Retribuindo a ajuda que tive, hora de contar como foi a trip. Tirei férias agora em Abril e estava decidida a fazer uma viagem sozinha, o destino a Bahia, depois de ler muito decidi que iria para Itacaré, barra Grande e Morro de São Paulo, vou fazer um relato bem detalhado pra ajudar bastante, assim o meu cronograma ficou assim: Dia 1 - São Paulo/Itacaré Dia 2 - Itacaré Dia 3 - Itacaré Dia 4 - Itacaré Dia 5 - Itacaré/Barra Grande Dia 6 - Barra Grande Dia 7 - Barra Grande Dia 8 - Barra Grande Dia 9 - Barra Grande/Morro de São Paulo Dia 10 - Morro de São Paulo Dia 11 - Morro de São Paulo Dia 12 - Morro de São Paulo Dia 13 - Morro de São Paulo/São Paulo Dia 1 - Sai de São Paulo com destino a Ilhéus que é o Aeroporto mais próximo a Itacaré, no avião vim sentada ao lado da Paula uma Baiana muito simpática que acabou me oferecendo carona do Aeroporto até a Rodoviária, conheci toda a sua família, recebi indicações de onde comer e onde ir em Itacaré e de quebra economizei a grana do Taxi Aeroporto/Rodoviaria. A viagem começou com o pé direito e cheia de energia positiva. Chegando na rodoviaria comprei a passagem para as 16:45(pelo que eu vi sai vários ônibus para lá então não precisa se preocupar com horário) a passagem custou R$13,00, o ônibus acabou atrasando e só saiu de lá as 17:05 chegando em Itacaré as 19h, como não conhecia a cidade e já era noite acabei pegando um Taxi para ir até o hostel que me custou R$15,00 (depois acabei descobrindo que dava pra ir a pé, então se chegar de dia vale a pena perguntar e ir andando, que foi o que eu fiz todos os outros dias). Fiquei hospedada no Che Lagarto Hostel, preço bacana, pessoas legais e ótimas acomodações, a noite o hostel tem um bar que fica aberto até meia noite que é bem legal, 4 diárias ficaram no valor R$151,56. Através do Mochileiros, conheci a Camila, que ficaria hospedada no meu hostel que eu, assim que cheguei ela já estava lá com o seu irmão, então eu já tinha companhia para os primeiros dias de viagem. Para jantar fomos até uma Pizzaria(não me lembro o nome mas fica na rua principal e todos os dias tinha alguém na porta oferecendo o rodizio) diferente de São Paulo, lá o Rodízio vc escolhe uma pizza com até 3 sabores e eles vão te servindo, o jantar saiu no Valor de R$30,00. Como já estava tarde e era o primeiro dia acabamos ficando no bar do Hostel ouvindo uma boa música, jogando sinuca e ping pong e bebendo uma breja bem geladinha, o hostel tinha uma promoção de cerveja então gastei R$20,00 em 4 long neck. Dia 2 - No próprio Hostel acabamos formando um grupo bem legal para ir até a Praia de Itacarezinho no dia seguinte, então na quarta cedo acordamos e nos encontramos no café da manhã, como não sabíamos como seria o serviço de restaurante na praia e a ideia era gastar pouco, antes de sair compramos água e varias frutas como juntamos a grana de todos saiu R$6,00, saímos do hostel e fomos andando até a rodoviária e pedimos uma passagem até Itacarézinho (é importante falar que vai descer la pq se não a passagem é mais cara) pagamos o valor de R$3,10 e quando chegou na entrada da trilha o fiscal nos informou e descemos. A trilha é bem tranquila para chegar a praia, um longa descida, que bem no meio tem uma vista de toda a praia sensacional que vale parar para uma foto. a praia é linda, ficamos do lado esquerdo onde tem uma pequena cachoeira ótima pra tirar o sal do corpo, vale fazer a caminhada por toda a praia(acabei não fazendo mas o pessoal fez e falou que a praia é linda), passamos o dia todo por la, na volta pedimos informações sobre o horário do ônibus que passa de hora em hora, fomos informados que ele passaria por volta de 16:20, a subida da trilha é bem cansativa e quando chegamos na rodovia as 16:20 o ônibus já tinha passado, resultado, ficamos mais de 1 hora sentados no acostamento, e pegamos o ônibus que passou as 17:30, acabou sendo bem engraçado, até truco os meninos jogaram a passagem saiu por R$2,60. Chegamos morrendo de fome e comemos um lanche no Subway que saiu por R$22,00, passeando pela cidade descobrimos que a noite teria um luau na praia da Concha que fica do lado do Hostel, juntamos a mesma galera e quando chegamos la queriam cobrar o valor de R$10,00 para "entrar" no quisoque, falamos que era mto caro e acabamos e que pagamos R$5,00 cada, a noite foi sensacional, primeiro rolou uma banda de forró depois uma de rock, o pessoal começou a ir embora e eu e Camila decidimos que iriamos ver o nascer do sol. O luau acabou com o dia começando a nascer, conversando com o pessoal de Itacaré ficamos sabendo que o nascer do Sol era em outra praia também la perto, então acompanhamos a galera local e fomos ver o sol nascer na praia do Rezende, a praia é pequena e linda, o sol realmente nascer no mar e tem umas pedras pra sentar e ver tudo de boa, foi de arrepiar e vale muito a pena esperar um pouco pra dormir ou madrugar e ir até lá ver esse espetáculo. Dia 3 - No dia anterior Eu, Camila e o Luiz irmão dela decidimos que quinta seria dia de Jeribucaçu, para o nosso azar o dia em que dormimos menos foi o dia da trilha mais pesada, novamente fomos até a rodoviária e por R$3,10 pegamos o ônibus, conversando com o fiscal ele nos falou que a trilha tinha duas entradas e que ele nos deixaria na mais próxima, quando descemos a entrada da trilha era por um sitio particular, tinha até uma placa falando que era cobrado o valor de R$3,00 para entrar, porem não tinha ninguém para cobrar, acabamos entrando e quando encontramos alguém o homem não sabia explicar como era a trilha, fomos na sorte pelo caminho que tinha aberto, a trilha era bem fechada, fomos sem saber se era o caminho certo, depois de muita descida pegamos a prima subida que foi bem cansativa, em um momento chegamos em uma bifurcação e na duvida fomos para o lado onde tinha uma pessoa para pedir informação, um menino muito simpático falou que estava indo para la e que nós poderíamos acompanha-lo. O menino vendia coco no meio da trilha, quando ele chegou ao ponto de venda paramos com ele para beber uma água de coco e depois continuamos a trilha, a praia foi a mais linda que vi em Itacaré, quase deserta, rola boas ondas para quem é do surf, quando a maré baixa forma uma piscina natural bem gostosa, novamente água e frutas são indispensáveis. Na hora de voltar a trilha fica ainda mais pesada, uma vez que é completamente só subida, no meio da trilha encontramos uma Guia que estava acompanhando uma família e conversando ele nos falou que realmente fizemos o caminho mais rápido, que pela outra entrada era preciso andar 5km para chegar a trilha(no local onde encontramos o menino da ida), nesse ponto tinha como solicitar moto taxi, mas o guia acabou no ajudando e uma pessoa que tinha uma van acabou nos levando até Itacaré por R$10,00 cada. Recomendo fazer o passeio com o Guia. Dia 4 - No bar do Hostel conhecemos o Thiago, que trabalhar como Guia e como Professor de Surf contato (73) 9918-5022. Conversamos com ele e por R$80,00 cada fomos ter um dia de aulas de Surf, segundo o Thiago a melhor praia para aprender era a Engenhoca, novamente fomos até a rodoviária e por R$3,10 descemos na entrada da trilha. O dia estava bem nublado, com algumas pancadas de chuva, mas muito quente. A trilha dessa vez foi a mais tranquila até aqui, a praia é pequena e linda, passamos o dia na água e foi muito divertido, no começo da trilha tinha uma barraca com Tapioca e caldo de cana por R$11,00 saímos de la bem alimentados. Novamente estávamos no acostamento da rodovia ( em todas as estradas das praia tem um ponto de ônibus da empresa de ônibus Rota, então o ônibus sempre para), enquanto esperávamos o ônibus novamente uma pessoa com uma van ofereceu para nos levar até Itacaré por RS10,00, chegamos no hostel acabados, mas aida fomos a´te a ponta do Xaréu para ver o por do sol, a noite fomos comer na Tapiocaria Bem Bahia, o cardápio é gigante e não faltam opções tudo saiu por R$20,00, como já era feriado a cidade ficou bem lotada e a noite um bar ao lado do hostel fechou a rua, novamente uma música ao vivo para fechar com chave de ouro a última noite em Itacaré. Dia 5 - Dia de ir para Barra Grande, como a Camila e seu irmão queriam passar o dia lá saímos bem cedo, como era feriado no dia anterior compramos a passagem no dia anterior. Para chegar em Barra Grande é preciso pegar um ônibus até Camamu e depois um barco ou uma lancha até Barra Grande. O ônibus até Camamu custou R$10,20 e demorou cerca de 1 hora pra chegar, o ponto final é bem próximo ao local onde se pega o barco, a quantidade de pessoas oferecendo passagem de lancha rápida é enorme, a lancha rápida que demora cerca de 40 min pra chegar custa 35,00 e o barco que demora cerca de 1h e 30 custa R$7,00, fomos de barco mesmo e o único problema é que ele demorou muito para sair(atrasou 1 hora). Chegando em barra fomos correndo até a Pousada deixar as minhas coisas, a parte mais difícil de programar a viagem foi achar a pousada em Barra, acabei decidindo fazer a viagem 1 mês antes e a data que chegaria em Barra era sábado de feriado prolongado foi super dificil achar uma pousada com disponibilidade e bom preço, lá não tem hostel e recebi sempre orçamentos muito altos, por sorte achei a Pousada Sabiá, a diária saiu por 60,00, lugar simples, mas bem localizado e com ótimo café da manhã, Barra Grande é famosa pelas piscinas naturais em Taipu de Fora, para fazer o mergulho a maré precisa estar baixa, então é sempre bom consultar antes para não correr o risco de perder o mergulho, como a Camila e o Luiz só passariam o dia lá e voltariam para Itacaré, assim que chegamos só deixei as minhas coisas e fomos para Taipu, nesse dia a maré baixa seria por volta de 11h e estávamos em cima da hora. Para chegar em Taipu é só pegar a jardineira que custa R$7,00, ela sai meio que de hora em hora e precisa ter no mínimo 4 pessoas pra ela sair. Como o tempo estava apertado um taxista falou que nos levava por R$40,00, então fomos de taxi. Chegando la fomos alugar o snorkel para fazer o mergulho 1h saiu por R$8,00 (colete e pé de pato tbm custavam R$8,00 cada). O mergulho é lindo, vale muito a pena, como era feriado tudo estava muito lotado, na praia não conseguimos nenhuma barraca com guarda-sol ou mesa disponível, acabamos encontrando uma mesa no restaurante Buda, a comida é ótima, mas o preço é bem salgado, comemos uma Moqueca Mista que saiu por R$35,00 cada, na volta pegamos a jardineira por R$7,00. Camila e Luiz foram pra praia e eu para a pousada, acabei dormindo e não consegui me despedir deles que voltaram para Itacaré, a noite fui na praça e comi tapioca em um barraca montada em frente a Igreja tudo saiu por R$12,00, pra praça tinha um coreto onde tava rolando um forró ao vivo muito bom. Dia 6 - Como pela primeira vez estava realmente sozinha decidi que faria o passeio das 4 Ilhas, o barco Ponta da Baleia é o mais legal, fui na agência é comprei o passeio por R$75,00 ( o valor é meio que tabelado pq acabei consultando outros barcos e o preço era o mesmo). Uma dica para quem viaja sozinho é não ter vergonha de conversar e conhecer novas pessoas, assim que entrei no barco 4 casais de amigos ficaram do meu lado, e antes de chegar na primeira Ilha eles já tinham me adotado para o grupo...hehehe O passeio é sensacional mas devido ao restaurante que escolhemos para almoçar acabei conhecendo apenas 3 ilhas, a primeira ilha tem uma pedra furada e uma vista que rende belas fotos como se trata de uma ilha particular é cobrado o valro de R$5,00 para a entrar, na segunda ilha paramos para almoçar como dividi com a galera que conheci no barco comi muqueca de camarão e lagosta e gastei R$33,00, na terceira ilha a parada foi para banho, dava pra dar uns pulos do barco e ótimo para curtir a preguiça após o almoço. Quando voltamos aproveitamos para curtir o por do sol na Ponta do Mutá, é simplesmente sensacional, por R$30,00 aluguei um SUP e ver o sol se por de dentro do mar foi emocionante e mais uma vez rendeu lindas fotos. Para Jantar comemos uma pizza na Praça da Tainha e saiu R$16,00 e foi era muito gostosa. Dia 7 – Era uma segunda, e o feriado de Pascoa e Tiradentes estava acabando, fiquei em um Quisque ao lado do Pier e a cidade esvazio em questão de 2, 3 horas. No quisque rolava uma música ao vivo e passei o dia la, e no final da tarde fui novamente até a Ponta do Mutá para mais um por do sol sensacional. Foi um dia totalmente relaxante, almocei no próprio Quisque e gastei R$27,00 e no jantar a minha comida favorita Comi uma gostosa tapioca que saiu por R$10,00. Dia 8 – Como adorei Taipu de Fora decidi que iria para la novamente, na pousada pesquisei o horário da maré e fui pegar a Jardineira, foi aí que descobri que ela só sai com no mínimo 4 pessoas(com menos só se todos concordarem em dividir o valor de 40,00), como o feriado já tinha acabado e a cidade estava vazia fiquei aguardando mais pessoas chegarem para poder ir, um casal chegou e conversamos e optamos por dividir em 3 o valor de R$40,00 então gastei R$13,00 para chegar até lá, como ainda faltava algumas horas para o horário da maré baixa fiquei relaxando e curtindo a praia. O mergulho mais uma vez foi sensacional, o almoço no Quiosque e mais 2 cervejas saíram por R$50,00, o aluguel da mascara e do colete para o mergulho por R$18,00, na volta a Jardineira estava com mais pessoas e paguei o valor habitual de R$10,00. O Jantar foi novamente na Praça da Tainha e comi um pastel muito gostoso que saiu por R$13,00 Dia 9 – Hora de ir pra Morro de São Paulo, optei por não acordar tão cedo, e como o barco para chegar em Barra Grande demorou muito para sair decidi que na volta usaria a Lancha rápida que saiu por R$20,00 para chegar em Camamu, lá peguei um ônibus até Valença por R$12,00 e chegando na rodoviária encontrei um pessoa que também estava indo para morro e dividimos o Taxi até o cais para pegar o Barco que saiu por R$5,00, o barco até morro de São Paulo saiu por R$18,00. Chegando em Morro de São Paulo é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental que só é cobrada uma vez e custa R$15,00 ( não me pediram mais por precaução deixei o comprovante na carteira). Em Morro fiquei hospedada no Che Lagarto Hostel, ótima localização e as 4 diárias saíram por R$110,00, cheguei no hostel deixei minha mochila e sai para desbravar o local, A primeira praia é simplesmente sensacional acabei caminhando até a terceira praia e como achei que tinha andado muito e ainda não tinha almoçado voltei no hostel para pegar o cartão de débito. Quando entrei no quarto conheci a Bruna, outra Paulista que estava viajando sozinha, a principio ela ficaria em Morro só por uma noite e depois iria para Boipeba (no final acabou ficando por 3 noites para me fazer companhia), ficamos amigas de cara e saímos para almoçar, escolhemos um restaurante qualquer na praia e por R$50,00 comi uma ótima muqueca (o prato era gigante e acabou sobrando mta comida). Fomos em diversas agencia para pesquisar o preço do Passeio da Volta a Ilha, o preço é tabelado em R$100,00 e segundo todas as agências que pesquisamos eles não poderiam dar nenhum desconto. Dia 10 – Caminhamos até a terceira praia para pegar a lancha para o passeio, como uma parte dele passaria pelas piscinas naturais o roteiro foi feito ao contrario para pegarmos a maré baixa na hora do mergulho. O passeio todo foi sensacional, com direto a ostra, mergulho nas piscinas naturais e a melhor lagosta que já comi na vida. Tivemos um problema com a lancha e como ela teve que ser trocada o passeio acabou durando mais tempo que o normal , o que foi sensacional e ainda deu direito a ver o por do sol de dentro da lancha, chegamos em morro já era noite. Um tapioca gostosa na praça foi o nosso jantar. Nesse dia teria uma festa no teatro do morro que devido ao cansaço acabamos não indo. Dia 11 – Optamos por não fazer nenhum passeio e aproveitar Morro mesmo. Por R$35,00 fomos para a tirolesa, foi sensacional a subida cansa mas vale muito a pena. Depois da tirolesa resolvemos pegar um sol na segunda Praia, em Morro tudo é pago e depois de pechinchar muito conseguimos um guarda sol e duas espreguiçadeiras por R$15,00. No dia anterior ouvimos falar sobre o passeio para a Praia da Gamboa( ou argila) o passeio custava R$75,00 e uma parte dele era igual ao da Volta a Ilha e descobrimos que com a Maré baixa dava pra ir andando. Como a maré iria baixar as 15h resolvemos ir andando até a praia. A caminhada não foi longa e é linda, tomamos nosso banho de argila e resolvemos comer em um quiosque bem simples que tinha bem ao lado da argila. O lugar era simples, a comida foi a melhor que comi na Bahia, o preço foi ótimo também e as histórias foram sensacionais, o por do sol foi lindo, e como já tava noite a praia tem um pequeno porto, mais uns 15 min de caminhada chegamos até ele e por R$4,00 pegamos um barco de volta. Dia 12 – Troquei as companheiras do passeio e voltei novamente a praia da Gamboa. Novamente valeu muito a pena e voltaria para lá mais dias se fosse continuar la. Dia 13 – Hora de voltar para casa. Como ouvi de um funcionário do Hostel, Voltar para casa tbm faz parte da viagem. Comprei uma passagem de Catamarã até Salvador por R$75,00 como choveu muito a maré estava muito alta e o percurso não pode ser feito todo com o Catamarã, então fomos de Catamarã até Valença, la pegamos um ônibus até Itaparica e la outro Catamarã até Salvador. A viagem acabou durando uns 40 min a mais e os funcionários da empresa são bem confusos. No próprio Catamarã comprei o trasnfer do Mercado Modelo até o Aeroporto por é o Aeroporto por R$ 25,00 ( de taxi sairia por uns 90,00). Do Aeroporto peguei o avião para São Paulo. Tentei detalhar bastante os pontos onde tive duvida. A viagem foi incrível e indico o Roteiro para todos. Citar
Membros vinicius.lacorte.5 Postado Junho 29, 2014 Membros Postado Junho 29, 2014 Muito legal ana!! Vou viajar essa semana pra lá e o seu relato de viagem me deu uma idéia do que fazer![emoji2] Citar
Membros anachriste Postado Julho 16, 2014 Autor Membros Postado Julho 16, 2014 Muito legal ana!! Vou viajar essa semana pra lá e o seu relato de viagem me deu uma idéia do que fazer![emoji2] que bom que ajudou! =] já voltou? curtiu? Citar
Membros casLu Postado Abril 13, 2015 Membros Postado Abril 13, 2015 Muito bom seu relato. Este mergulho que voce fez em Morro de SP foi de cilindro ou apenas Snorkel e nadadeira? Citar
Membros aldair87 Postado Abril 22, 2015 Membros Postado Abril 22, 2015 Valeu pelo relato Ana. Irei para Bahia em julho e meu roteiro será bem parecido. A única diferença é que de Itacaré sigo direto para Morro e depois Salvador. As dicas vão me ajudar bastante. Vou ficar no Che lagarto também. Tanto em Itacaré como em Morro de SP. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.