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::otemo:: Boas a todos os companheiros do mochileiros! Aproveitando os últimos dias das minhas férias, eu, Duda Paranhos, já de volta ao Brasil, ficarei bem aqui, sentado em frente ao note, a escrever com a ajuda da minha Léia Alves, os relatos de uma viagem impressionante, de tirar o fôlego, literalmente. Darei foco às dúvidas que mais surgem aqui no mochileiros, claro, misturando com as muitas emoções em que passamos nesses dois países de cultura e natureza belíssimas.

Os Valores que passarei são todos individuais, e, caso eu precise colocar valores juntos, meu com os da minha namorada, avisarei; esses valores serão escritos nas moedas dos países citados. O dólar estará sempre por perto para vocês usarem como base, no câmbio correspondente ao dia em que fiz as trocas.

O roteiro foi este: :arrow: Cusco - La Paz - Arequipa - Cusco - Machu Picchu Pueblo (conhecida como Águas Calientes) - Cusco. Dormimos nestas cidades onde serviram de base para o nosso deslocamento aos demais sítios, como Chacaltaya, Copacabana, Isla del sol, Machu Picchu (MP), Moray e Maras.

 

*** usd = dólar, moeda americana

*** bols = Bolivianos, moeda boliviana

*** $ = Soles, moeda peruana

 

Começo agora:

 

Algum dia de outubro de 2013, depois de algumas conversas com Léia, resolvemos viajar para fora do país. Eu tinha praticamente o roteiro pronto em mente, ajustando alguns detalhes, com a ajuda de vocês aqui do mochileiros -lendo os muitos relatos de suma importância para todos nós viajantes. Pesquisamos os preços dos bilhetes aéreos desde Recife até Cusco e o restante da rota seria feita toda via terrestre. Beleza, feito isso, compramos as passagens aéreas e... Só! Não compramos mais nada referente a hostel, trem, ônibus, Entrada em Machu Picchu. Deixamos para comprar quando chegássemos nesses países. O que fizemos foi estudar bem o nosso roteiro, ler muitos relatos de mochileiros que viajaram nos meses de maio dos anos anteriores, trocar alguns e-mails com hostels no Peru para saber sobre o turismo local e Bolívia, pegamos alguns nomes de hostels para ter um norte e pronto, tudo resolvido! Sabíamos que tudo no Peru e na Bolívia, com antecedência se consegue, por isso fomos despreocupados. Sete meses depois, maio de 2014, quinze dias de férias programadas, mas, claro, com imprevistos!

 

Abaixo segue tudo o que gastamos antes do início da viagem: ** aqui, há uma exceção, os valores estão em Reais **

 

BOTA NORD MASC NA CENTAURO R$ 199,90

BOTA MCBOOT FEM NA KANUI R$ 149,90

MOCHILA QUECHUA 60L NA DECATHLON R$ 249,90

PASSAPORTE DE LÉIA R$ 156,00

SEGURO VIAGEM PELA MAPFRE **2 PESSOAS R$ 380,00

PASSAGEM AÉREA TAM COM A CVC **2 PESSOAS R$ 3.541,76 TRECHO: RECIFE/SÃO PAULO /LIMA/CUSCO // CUSC/LIM/SÃO/REC

** 2 PARES DE LUVA NA LOJA ALIANÇA EM JOÃO PESSOA R$ 12,00

** 2 DOLEIRAS R$ 24,00 Total --> R$ 4.713,46

 

O valor total dos nossos gastos desde a chegada em Cusco até a saída da conexão em Lima (galera, eu disse, todos os gastos: passeios, hostels, hotel, restaurantes, presentes, imprevistos ::lol4:: , táxis, ônibus, tudo!)- foi de usd 1245,23 meu e de usd 1170,54, ou seja, eu gastei usd 77,82 por dia e Léia gastou usd 73,15 por dia. É legal fazer uma referência de gastos diários, mesmo sabendo que terá dia em que gastarão bem mais, por causa da compra dos passeios por exemplo, só que em compensação em tantos outros dias o gasto será menor que o valor estipulado por dia. Nós nos esforçamos para levar uma grana a mais justamente por causa dos imprevistos e para poder comprar presentes e coisas para a gente. Fizemos um cálculo para que gastássemos usd 103,00 por dia. Pessoal, tenham certeza que com usd 80,00 diários, vocês passam muito bem esses quinze dias no Peru e na Bolívia, claro, sem exageros constantes. Exemplo, ficamos num hotel super massa em Arequipa, o Meflo, antigo hotel Meridien, comemos muito bem em vários lugares, mas também, ficamos numa hospedaria em La Paz bem simples, sem café da manhã, porém limpa e tranquila e, nesse caso, comprávamos comida no supermercado para tomarmos o café da manhã, compramos muitas coisas, só que não as mais caras, fizemos tudo numa boa, conscientes.

 

Compramos dólares a R$ 2,50, R$ 2,45 no início do ano e depois estabilizou em R$ 2,35. A maior parte dos dólares comprados foi a R$ 2,35.

Trocamos tudo em casas de câmbio aqui no Brasil e levamos tudo em cédulas na doleira.

Violência zero, tanto na Bolívia quanto no Peru. Não presenciamos nada de nocivo à sociedade. Parecia o céu, tudo numa pazzzzzz :D !

 

Levamos passaporte, só que não é obrigatório, identidade atual e em boas condições são válidas. A pequena vantagem de ir com o passaporte é que não precisarão sair da fila de migração para ir tirar cópia, ao contrário da identidade. Sobre o cartão de vacina contra febre amarela, não foi solicitado, nem no Peru, nem na Bolívia, todavia, levamos os cartões que tiramos junto à ANVISA. Ah, sobre levar repelente por causa de mosquitos e tal, compramos, levamos e não usamos, simplesmente porque não tinham mosquitos ::lol4:: KKKkKKkKkkKKk. Creio que pelo fato de ser um mês frio, não nos deparamos com mosquitos, moscas nem baratas :lol: . Compramos o seguro viagem e também não usamos, uma pena, ::lol4:: brincadeira, graças a Deus não usamos!

 

::Cold:: Pegamos muito frio em toda a viagem, algo em torno de 0 grau até 16 graus, ficando numa média de 8 graus no geral. Léia levou umas quatro calças, jeans e de frio, umas 8 camisas de frio, duas botas, uma sandália, uma luva e uns três cachecóis, em uma mala de 60l e uma mochila de atack. Eu, três calças, dois casacos, umas sete camisas, uma bota, uma luva e um cachecol em duas mochilas, uma de 60l e uma de atack. Compramos no Peru, gorros e algumas outras roupas. também levamos material de higiene pessoal. Ficamos bem com o que levamos, mas caso prefiram comprar lá, Cusco e La Paz têm preços bons de roupas e de calçados. Mais para frente direi os locais bons e baratos para realizar compras.

 

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Viagem de ida pelas companhias TAM e LAN, sem atrasos, tudo tranquilo. Ao chegarmos em Cusco, por volta das 14:40, horário local, Cusco tem 2h a menos do que Brasília,logo na saída do desembarque do aeroporto tem um quiosque de uma agência de turismo chamada INTERVENCIONES, e, o nome da pessoa que atende é VITOR. Pois bem, maior roubada comprar alguma coisa lá e explicarei o porquê. Nós já tínhamos os preços aproximados dos passeios tanto no Peru quanto na Bolívia, resolvemos parar nessa agência, ouvimos os preços dele e decidimos comprar; ficou assim: usd 235,00 Machu Picchu com uma noite em Águas Calientes no Denny's hostel (com café da manhã), trem saindo de Ollantaytambo para Águas Calientes e o retorno para Poroy (só que inicialmente o retorno seria para Ollantaytambo, mas VITOR mudou sem nossa autorização dizendo que a volta para Ollanta estava lotada, não nos avisou. Só que não sabe ele que acabou sendo melhor para a gente), entrada para Machu Picchu; usd 45,00 a passagem de ônibus com a Trans salvador para La Paz (ônibus confortável); uma noite em Cusco na Posada Inn, rua Qéra, perpendicular a Av.Sol, duas quadras da Plaza de Armas (legal, com café da manhã, água quente, tv a cabo e wi fi) por usd 15,00 e o transfer do aeroporto para a Posada Inn e também o transfer na noite seguinte da Posada Inn para a rodoviária que ficaram "free". Totalizando usd 295,00 por pessoa. Sabíamos que tinham muitas outras agências no centro de Cusco com preços até melhores, mas, como estava num patamar bom, fechamos com VITOR da INTERVENCIONES TOURS mesmo. Soubemos depois, através de alguns peruanos ligados ao turismo, que VITOR é conhecido por ser desleixado, esquecido das coisas, conclusão, eu também esqueci do ônibus que nos leva desde Águas Calientes até a entrada de MP e o retorno para AC, e também do guia, falha minha. Alguns dias após termos comprado o passeio, e já ciente da minha falha, liguei para VITOR para incluir estes dois itens esquecidos no nosso pacote, e o que ouvi dele? - "Amigo, o pacote está com um preço muito bom, não tenho como alterar". Mesmo eu dizendo que todos os pacotes vendidos no centro de Cusco eram com os dois serviços inclusos, não teve jeito, assim ficou o nosso pacote. Como o ônibus e o guia não foram mencionados no voucher, ficamos de mãos atadas sem poder correr atrás. O que acho é o seguinte, ele sabia que fez jogo sujo ou esqueceu de incluí-los, uma vez que todas as agências incluem esses dois serviços. Vimos no centro de Cusco várias agências vendendo o nosso mesmo pacote de MP incluindo os dois serviços esquecidos por usd 210,00 a usd 250,00 por pessoa. Quando nós chegamos em Águas Calientes fomos imprimir as entradas para MP numa Lan House, e nada de Ingressos, estavam cancelados por falta de pagamento. VITOR esqueceu de pagar. Uma hora depois conseguimos as entradas através do pessoal da Deny's House e do guia Uber, personagens eficientes e salvadoras. Portanto, fiquem super atentos, quando vocês virem a INTERVENCIONES e VITOR tentando seduzí-los, caiam fora rapidinho e deixem para fechar os passeios em Cusco ou no seu hostel. Sobre a compra da subida para MP e o guia, fechamos em Cusco, na agência SONCO TOURS, fica na Av. Sol na mesma calçada da Pizzaria Tratoria, chegando na Plaza de Armas, com Mery e Henrique, super gente boas. Gastamos com a SONCO $64,00 (1usd =$2,78soles) ou usd 23,00 de subida e descida de Águas Calientes/MP/Águas Calientes e $20,00 ou usd 7,19 com o guia. O valor da subida/descida para MP pagando diretamente em AC, custa usd 19,00 = $52,82, só que para não correr riscos preferimos pagar o valor um pouco mais caro da SONCO TOURS, já em relação ao guia, ficaria bem mais caro contratar um direto em MP.

Outro detalhe importante, é sempre bom saber o preço das passagens de ônibus, na agência e também na rodoviária, já que o valor da venda pode ser aproximado como também a diferença ser grande; na dúvida, compre na rodoviária.

Darei umas dicas, mas não se preocupe em anotar achando que não irá encontrar hostels, agências, restaurantes bons e baratos chegando em Cusco é super fácil de você achá-los, só andar e perguntar. Com exceção de VITOR,Não encontramos um só peruano de mal com a vida, todos são simpáticos, educados e prestativos, você não estará só quando precisar de ajuda, eles são massa!

 

DIA 03/05/2014 - SÁBADO

 

Depois de guardar as bagagens no Posada Inn (esta hospedagem é tranquila, sem agitação) fomos almoçar e andar pelo centro histórico, conhecer as principais ruas, mercados, e desta forma, caminhando sempre devagar, fomos nos aclimatando com a altitude.Trocamos uns dólares (existem várias casas de câmbio na Av. Sol, e durante toda a viagem o câmbio foi de 1usd= $2,78) e à noite fomos dormir cedo, afinal, havíamos viajado longas horas.

--> Ainda no primeiro dia conhecemos o SOROCHE (mal da altitude). Só que bem de leve, quando subimos as escadas do hostel, ficamos mais ofegantes que o normal.

--> O centro histórico de Cusco é super policiado, portanto, fazer câmbio, caminhar pelas ruas da cidade, andar cheio de compras é super tranquilo.

--> O restaurante Antojitos (calle Marqués) já foi mencionado aqui no Mochileiros e realmente é bem razoável. $12,00= usd 4,31 o menu com algumas opções de prato. Ficar atento quando quiser gastar menos nas refeições, normalmente os garçons dos restaurantes trazem o cardápio com preços dos pratos induviduais, mais caros. Então, lembre-se: caso queira uma refeição legal e barata, peça o menu (entrada, sopa, prato principal, suco ou refri. Alguns estabelecimentos oferecem até sobremesa).

--> Refeições tipo menu variam de $6,00= usd 2,15 (próximo do mercado SAN PEDRO) até $17,00= usd 6,11. Uma média dos preços..

--> Refeições Tipo pizza, lasanha, ceviche ficam entre $18,00= usd6,47 a $50,00= usd17,98. Uma média dos preços.

 

DIA 04/05/2014 - DOMINGO

 

Tomamos café da manhã no hostel e fomos ao Mercado San Pedro conhecer e comprar umas coisas, em seguida entramos numa das igrejas da Plaza de Armas para conhecer. Na Plaza de armas contratamos um city tour (este city é por dentro da cidade mesmo e passa panoramicamente por Sacsaywaman (da Praça de Armas, olhando para cima você avistará a estátua de Cristo, ao lado fica Sacsaywaman, pertinho)até chegar num local de vendas de roupas, retornando por fim, ao ponto de saída do passeio, a Praça de Armas. O passeio leva 1h30min e custa $20,00= usd 7,19 com guia.

--> Andar sempre com protetor, apesar do frio o sol castiga nesses passeios com veículos abertos.

À noite seguimos para a rodoviária, pagamos a taxa de embarque $1,30= usd0.46 e às 22:00 e o ônibus iniciou a viagem até La Paz.

--> Viagem de Cusco a Puno: 09h50min. Chegamos na fronteira às 07h50min. Em Desaguadero (distrito de Puno) descemos do ônibos,por causa da migração, foi bem rápido. Já na migração boliviana levamos 1h25min para finalizar o procedimento de entrada na Bolívia. Na travessia a pé pela ponte que liga Peru à Bolívia, a gente passa por cima de um rio e ao lado da ponte já é o lago Titicaca. Não sei se sempre é assim demorado na migração boliviana. Se agasalhe bem, pois eu pensava que era rápido e acabei deixando meu casaco no ônibus, putz! Foi sinistro preencher o formulário que eles exigem com o corpo todo tremendo. Chegamos na rodoviária em La Paz às 11h25min.

--> Gorro com desenhos das llamas no mercado San Pedro: $6,00= usd2,15

--> Suco de laranja varia entre $3,00= usd1,07 e $7,00= usd2.51

--> Chaveiro: $2.50= usd0.89

--> Câmbio na rodoviária de La Paz: 1usd= 6,92bols

--> Caso tenha smartphone baixe aplicativo de câmbio, tradutor e clima/tempo. São bem úteis.

--> Banheiro na rodoviária de La Paz: 0.50bols= usd0,07

--> Sanduba com suco também na rodoviária: 17bols= usd2,45

 

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--> Nestas viagens demoradas, deem preferência aos assentos semi-cama dos ônibus. Numa das viagens optamos pelo cama, e reclinava o mesmo ângulo do semi-cama, conclusão, pagamos a mais pelo mesmo serviço.

--> Para quem gosta de viajar na parte de cima do ônibus bem na frente, solicitem, porque as paisagens ao amanhecer são demais!

--> lembrem-se de comprar comida e líquido para a viagem, não são todas as empresas de ônibus que oferecem jantar.

 

DIA 05/05/2014 - SEGUNDA-FEIRA

 

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Fomos andando da Rodoviária de La Paz para onde todos os mochileiros ficam. Dá para ir andando de boa, uns 20 minutos de caminhada e você já está em frente a Catedral São Francisco, onde, por trás, ficam as ruas mais conhecidas daqui do Mochileiros, llampu, Linares, Sagárnaga e outras. O trajeto a pé é super movimentado, e como havia escrito la no início do relato, não vimos violência. Perguntamos aos policiais que se encontravam numa praça em frente à rodoviária sobre os perigos da cidade e eles disseram que andar no perímetro onde normalmente os turistas ficam, durante o dia é super tranquilo, e que à noite teríamos que ficar mais espertos, porém nada comprado à violência no Brasil.

Decidimos que iríamos gastar pouco na hospedagem, nos dois dias na Bolívia, optamos em ficar em um local que eles chamam de alojamento, na rua Linares. Te vários pela região. Nesta mesma rua dentro do hotel Lions fechamos nossos passeios com a agência FOX TOURS. O nome da atendente, GYLDA. Figuraça, super do bem e super competente. Morou um ano em São Paulo, e se amarra em atender bem!

--> Alojamento diária 70bols para duas pessoas =usd 10,11 (sem café da manhã, sem wi fi, sem tv, apenas uma caixa de som dentro do quarto que a gente ligava num interruptor na parede :lol: e água quente que às vezes não funcionava ::otemo:: ).

 

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--> Chacaltaya 70bols= usd10,11

--> Entrada no Chacaltaya 15bols=usd2,16

--> Ida para Copacabana em Bus turístico 35bols= usd5,05

--> Almoçamos num chinês ao lado do hotel Lions com ambiente simples e comida boa demais 21bols =usd3,03

--> Mercado para o café da manhã e lanche 87,10bols =usd12,58

--> Caso não queiram ficar em alojamentos e sim em outras acomodações como hostel e hostals, o valor que vimos foi de 120bols =usd17,34 a 280bols =usd40,46 com café da manhã, wi fi e água quente.

Rodamos muito a pé, Todas as ruas, Museu da Coca, Catedral, mercado das Bruxas, tudo da para conhecer a pé. O nosso foco não era a capital da Bolívia, por isso não a conhecemos profundamente, o nosso foco na Bolívia era Chacaltaya e Ilha do Sol, mas, claro, andamos para sentir a cidade. Um detalhe, o mercado das Bruxas, nada mais é que uma ou duas ruas com várias lojas de bruxaria e não um mercado fechado.

--> Existe um camelô de rua, você olhando para a Catedral fica do la direito, uns 300m de distância, putz, tudo barato, roupa de frio principalmente.

--> Camisa de malha com o nome da Bolívia nas lojas de artesanato 30bols =usd4,33

--> Soroche Pills (comprimido para o mal da altitude) 4bols =usd 0.57 a unidade. Quando precisei tomei dois, um a cada 6h e resolveu.

--> Pizzas da Bolívia são demais! 98bols =usd14,16 grande e com refri de 500ml (Pizzeria Itália, na rua Linares, dentro de um hostel que esqueci o nome)

 

DIA 06/05/2014 TERÇA-FEIRA

 

Este dia foi reservado para o monte Chacaltaya, lugar fascinante! No caminho da ida, a subir as ladeiras de La Paz, a aventura já dá o ar da graça: seguimos numa van razoavelmente conservada, por uma estrada muito doida, sinuosa, pedregosa e a dois passos do paraíso, kkkkk ::lol3:: , melhor dizendo, a um palmo dos vários abismos gigantes, acompanhando-nos em quase todo o trajeto. Escrevi a palavra paraíso, não por sátira, não por acaso: estávamos naquele ambiente, dentro de um veículo, desengonçado, a observar pelo vidro fechado e que teimava a embaçar por causa das nossas respirações ofegantes, entretanto, não ofegava pelo perigo da estrada, ofegava porque observávamos o nosso planeta, a TERRA; descortinando toda a sua exuberância, todo o seu poder, ali, bem diante dos nossos olhos, olhos vidrados, embaraçados, alucinados por tanta beleza surreal, quer dizer, real, sim, real! Caminhar pelo Chacaltaya, sentir a força daquele lugar, pisar na neve branca, ver bem lá ao fundo o Lago Titicaca e tantas outras montanhas majestosas, é louco, bem louco! Aqui ficam as minhas percepções juntamente com as percepções da minha namorada desse lugar absurdo. Se você puder fazer o Chacaltaya, faça!

--> O passeio começa pela manhã, em torno das 09:00h, leva em média 1h:30min o trajeto, talvez um pouco menos. Quando chega no Chacaltaya, a guia solicita uma permanência de aproximadamente 1h:15min para conhecer o local. Este tempo é suficiente para tentar chegar ao cume da montanha. O corpo pesa legal, o coração dispara caso a gente caminhe muito rápido, porém, garanto, todos são aptos a chegarem mais próximo das estrelas.

--> A guia que nos conduziu, coincidentemente foi a mesma mencionada nuns relatos lidos por mim, aqui no Mochileiros, ela se chama Érika e é uma profissional exemplar.

--> Preferimos não completar o passeio ao Vale da Lua, descemos em La Paz, na rua LLampu, próximo de tudo.

--> Levem protetor, água, comida, óculos, uma roupa leve e também uma de frio apropriada. Como ao chegar na montanha o intuito será caminhar até o cume, ocorrerão momentos em que o corpo esquentará.

 

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DIA 07/05/2014 -QUARTA-FEIRA

 

Apesar de ler alguns relatos dizendo que é mais barato pegar ônibus no cemitério de La Paz para Copacabana, achamos melhor pagar um pouco mais caro e fechar com GYLDA (FOX TOURS) o trajeto desde o nosso alojamento até Copa. Repetirei o valor pago, custou 35bols =usd5,05. Lembrando que o valor é individual.

Saímos de La Paz às 08:00 da matina, chegamos em Copa às 11h:30min. O trajeto até Copa é uma pintura, paisagem incrível! Dessa vez fomos acompanhados por desfiladeiros e o imponente lago Titicaca. Para quem gosta de fotos, putz, o trajeto é massa, dão ótimas fotos! Aquele que conhece Pipa, no Rio Grande do Norte, Copa é alguma coisa parecida com Pipa, lugar pequeno, aconchegante, cheio de gringo, morando, "turistando", vendendo. Lugar massa! Entre La Paz e Copa, tem a descida em Tiquina para a travessia rápida por um braço do lago Titicaca, paga-se 2bols =usd0.28 para a travessia que é bem tranquila.

** Uma ressalva, li que as estradas da Bolívia são ruins, assim como as do Peru, não vimos nada disso. São conservadas e bem sinalizadas, agora, muitas delas são perigosas, pelo fato de serem muito estreitas ou de estarem ao lado de precipícios e montanhas com riscos de desmoronamento.

** Sobre os motoristas dos dois países, foram na maioria das vezes prudentes, com algumas exceções de ultrapassagens arriscadas.

Às 13h:30min pegamos o barco (o trajeto de barco pelo lago Titicaca até a Ilha do Sol é de 1h:15min) para a Ilha do Sol. Bem, vamos deixar ainda mais claro, a vocês que gostam de fotografar, fiquem com a máquina ligada nessa viagem do Peru e Bolívia o tempo inteiro, paisagens propícias ao click a todo momento. Frio na ida, com o vento batendo no rosto, água límpida, aves voando, ilhas pedregosas, montanha e picos nevados ao fundo, bandeira da Bolívia balançando ao som do motor do barco que segue vagarosamente acima da superfície líquida desse que é o lago nascedouro da cultura incaica. E foi assim, repletos de tanta graça, que chegamos na parte sul da Ilha do Sol.

A ilha do Sol é pacata e majestosa. Deve ser demais dormir por lá! Contratamos um guia, caminhamos ouvindo as histórias incríveis das civilizações que ali habitaram, vendo caminhos e construções feitas por "homens engenheiros" de um tempo distante. Depois de 1h andando chegamos num pequeno cais onde o barco com a bandeira da Bolívia que nos levou à ilha aguardava para a viagem de volta à Pipa boliviana.

Às 18h:10min partimos rumo à Arequipa- Peru.

 

--> Almoço em Copa 41bols =usd 5,92

--> Passagem Copa/ Puno 50bols =usd 7,22. Quase compramos na Diana Tour, em Copacabana, a passagem completa Copa/Arequipa. Ia sair bem mais caro. Optamos por comprar o trecho Copa/Puno e depois, na rodoviária de Puno comprar Puno/ Arequipa; é mais barato vocês comprarem desta forma.

--> 30bols = usd 4,33 o preço do barco para a Ilha do Sol

--> 5bols =usd 0,72 para entrar na parte sul da Ilha do Sol e 30bols foi o valor cobrado pelo guia, para mim e para Léia.

--> Vale muito a pena contratar um guia para explanar a historia da Ilha do Sol.

--> Saímos de Copa às 18h:10min, dez minutos depois descemos na fronteira para passar pela migração, foi bem rápido tanto na Bolívia quanto no Peru. 15 minutos foi o tempo gasto nas duas migrações. Chegamos em Puno às 21h:30min.

--> Passagem de Puno para Arequipa pela Empresa rodoviária Julsa, sem jantar, $40,00 (soles) =usd 14,38, só que tinha, na mesma empresa, mais barato, por $20,00 =usd 7,19. Compramos o bus-cama. Não valeu a pena, é praticamente a mesma coisa do semi- cama. Saímos de Puno às 23h:15min e chegamos em Arequipa às 05:20. Taxa de embarque em Puno é de $1,00 =usd0.35.

--> Ao lado da migração tanto da Bolívia quanto do Peru existe gente fazendo câmbio, optem por trocar do lado peruano por ser mais rentável e troquem apenas o necessário, pois a taxa é menor do que na cidade grande. 1usd = $2,70.

 

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DIAS 08/09 E 10 DE MAIO DE 2014 - QUINTA/ SEXTA E SÁBADO (AREQUIPA)

 

Quando chegamos à rodoviária de Arequipa ainda estava escuro e muito frio, algo em torno de 6 graus. Na parte externa da rodoviária Têm umas placas informativas sobre os preços dos táxis segundo a parte da cidade que a pessoa vá; para a Plaza de Armas, custa $7,00 =usd 2.51, mas o taxista nos cobrou $8,00 =usd 2,87 alegando ainda estar escuro quando o solicitamos. Oito minutos depois chegamos em Plaza de Armas com a noite dando seu último suspiro. Para os dias em Arequipa optamos em ficar num hotel, andamos alguns minutos e logo encontramos um bem legal, o Meflo, rua Bolívar,pertinho da Praça das Armas.

Os vulcões Chachani, El Misti e Pichu Pichu dão um toque exuberante para esta cidade alegre e bem cuidada do Peru. Achamos as lojas desta cidade mais organizadas e com produtos mais requintados do que em Cusco, consequentemente, valores mais altos.

Por ter sido construída por rochas vulcânicas de cor branca (o nome dessa rocha é sillar) a Praça das Armas de Arequipa difere de todas as outras construídas ao redor do mundo (as demais são de cor ocre) justamente por ser clara, sendo para muitos, a mais bela Plaza de Armas de todo o planeta.

Andamos bastante pelas ruas e o que nos chamou muita atenção foi o Monastério de Santa Catalina que de tão grande e por possuir ruas é considerada uma cidade dentro de Arequipa. Também a múmia Juanita, conservadíssima e com uma história fantástica contada pelo guia do Museo Santuários Andinos. Para aqueles que são aficionados por história Inca, ver uma garota deste reino mítico, fabuloso, é emocionante e introspectivo. Ficar diante de Juanita, tão pequenina, ainda com dentes, pele e cabelos muito conservados, torna-se uma grande satisfação.

Com duração de 4 horas, fizemos o city tour pela cidade e arredores. Não esquecer de levar, comida, água e protetor.

Fizemos muitas compras, mesmo sendo mais cara.

Uma pena não termos sentido, claro, em pequena escala, algum tremor de terra. Diariamente são registrados 14 tremores nessa cidade.

Diária no hotel Meflo $120,00 (quarto duplo) =usd 43,13. Café da manhã, wi fi, água quente e tv a cabo, próximo dos principais pontos turísticos.

$35,00 =usd 12,58 foi o preço do city tour.

Perguntamos o preço da passagem de ônibus de Arequipa para Cusco no hotel, nos passaram o valor de $100,00 =usd 35,97. Fomos pesquisar em agências da Plaza de Armas e encontramos por $70,00 =usd 25,17 pela ótima empresa OLTURSA (com jantar e atendimento impecável).

Monastério Santa Catalina $35,00 =usd 12,58, guia falando em portugês $20,00 =usd 7,19.

Almoço $18,00 =usd 6,47 (o câmbio em Arequipa estava 1usd = $2,78)

$20,00 =usd 7,19 Entrada para o Museu Santuários Andinos (múmia Juanita), o valor do guia fica a critério do turista, contribuímos com $10,00 =usd 3,59.

Táxi do hotel Meflo à Rodoviária nova (Terrapuerto, fica ao lado da antiga rodoviária) $8,00 =usd 2,87. Taxa de embarque $ 2,50 =usd 0,89.

A viagem de Arequipa a Cusco durou cerca de 09h:30min.

 

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DIAS 11 e 12/05/2014 - DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA - CUSCO

 

Chegamos de manhã em Cusco e seguimos de táxi ($6,00 =usd 2,15) até a pousada onde havíamos ficado quando chegamos dia 03 de maio, Posada Inn.

Neste dia fomos fazer o city tour (nos sítios arqueológicos- Qorikancha, Sacsaywaman, Qenco, Tambomachay e Puka Pukara). Compramos o BOLETO TURÍSTICO em Sacsaywaman. O primeiro local visitado é Qorikancha, por pertencer à igreja e não a Cusco, o Boleto turístico não o inclui, por este motivo é cobrado o valor da entrada de $10,00 =usd 3,59. Em Qoricancha existe um museu que vocês poderão entrar usando o Boleto Turístico num outro dia já que no dia do city tour o guia não leva para conhecer o local. O museu fica na Av. Sol, na parte inferior do Qorikancha (que também é o Convento de Santo Domingo). Dá para ir andando de qualquer ponto do sítio histórico de Cusco, bem perto da Plaza de Armas.

Todos os cinco sítios citados acima são extraordinários, mesmo que alguns deles tenham apenas 25% ou menos daquilo que outrora já foram. Caso você seja da religião católica e não tenha tanto conhecimento da história incaica, vá preparado. Eu, Duda Paranhos, sempre fui estudioso do reino Inca, sei bem o que a igreja fez com esse povo, aproveitando-se de que eles, os Incas, já vinham em processo de conflitos internos, deram fim, principalmente, a tudo aquilo que fazia parte da cultura religiosa deles. Mesmo sabendo disso tudo, fiquei irado com tudo o que meus ouvidos escutaram da boca do guia MARCO, baseado em crônicas deixadas por pessoas que àquela época estiveram, e com tudo o que meu olhos puderam ver, presenciar e confirmar. Eu era católico e deixei de ser nesse dia -11/05/2014. Minha relação com a igreja católica já era bem frágil, depois desse dia, escutando tanta atrocidade sobre os espanhóis e sobre a igreja Católica daqueles anos medonhos, não mais consigo dizer que faço parte dessa religião.

 

--> Boleto Turístico $130,00 =usd 46,76

--> City tour $20,00 =usd 7,19

--> Água $1,50 =usd 0,53

 

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DIAS 13 E 14/05/2014 - TERÇA/ QUARTA-FEIRA

 

Vale Sagrado $55,00 =usd 19,78 conosco compreendeu da seguinte forma: Pisac, Urubamba (almoço incluso) e Ollantaytambo (ficamos nesta cidade para pegarmos o trem em direção a Machu Picchu Pueblo- Águas Calientes). Compramos o passeio para o Vale na recepção do Posada Inn.

O passeio é belíssimo, com paisagens estonteantes, e enriquecimento intelectual sobre a vida Inca.

Não sabíamos qual seria o restaurante que iríamos almoçar em Urubamba. Já fica agendado pela agência qual restaurante iremos. Nesse momento do almoço, apenas eu e Léia ficamos no restaurante Casa Grande, os demais seguiram para outro restaurante. Putz, tiramos a sorte grande! A comida do local é deliciosa e em grande variedade; a melhor trucha, em disparado de toda a viagem.

--> Procurem saber qual será o restaurante, solicitem para este passeio, o Casa Grande. Perguntei sobre o outro restaurante e disseram ser legal também, mas por ficar próximo de umas lojas da cidade é mais movimentado. O Casa Grande fica à entrada da cidade, portanto, mais tranquilo.

Às 19:00h seguimos de trem (Peru Rail- com lanche) para Águas Calientes. Chegamos umas 20h:30min e nos dirigimos ao Hostel Denny's. Cidade super pacata e fria. Resolvemos o problema da nossa entrada para Machu Picchu, que escrevemos no início do relato e fomos dormir. No dia seguinte, às 06:00h fomos andando à fila do Micro- ônibus e com ele fomos até à entrada de MP. Os micros são muitos e saem a todo instante. A subida é super sinuosa, estreita e perigosa, mas, vocês não estarão preocupados com a estrada, hipnotizados estarão com a beleza da natureza. Deixem suas câmeras ligadas no trajeto.

Sobre Machu Picchu, entendam o que irei te dizer: ! ... !

Pois é isso mesmo. Não há forma escrita nem falada para traspassar o que é aquele lugar. Portanto, vão, sintam!

--> Preferimos não subir o Wayna Picchu para ficarmos mais tempo em MP.

--> Existe um projeto já bem avançado de que serão permitidas permanências de turistas apenas por três horas em MP, ou seja, poderão permanecer no local apenas três horas. Isso porque não há mais baixa temporada para MP, a cada ano cresce o número de turistas visitando MP e em qualquer mês do ano.

Nós ficamos por lá 07h:30min.

--> Levem comida, água, protetor e capa de chuva. Fomos e não choveu, porém, é sempre bom levar.

Almoçamos em AC, pegamos as mochilas maiores no Hostel Denny's (hostel bem legal com tudo incluso) e seguimos para a estação de trem. Saímos às 16h:40min com destino à cidade de Poroy (20min de carro até Cusco). O percurso de trem levou cerca de 03h:30min. Como no retorno ainda estava dia, vimos que o rio Urubamba (ou Vilcanota) acompanha a linha do trem em praticamente toda a viagem de volta. À noite não tínhamos como visualizar tamanha beleza.

--> Atenção: Na volta, caso retornem durante o dia, optem pelo assento que estiver do lado direito do vagão. Isso é feito no momento da compra. No nosso caso, demos sorte, pois como compramos na agência, os assentos foram marcados por lá.

O rio é caudaloso. Fantástico ser acompanhado por esse rio e também por montanhas imponentes!

--> Almoço em Águas Calientes $32,00 =usd 11,51.

 

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DIA 15/05/2014 - QUINTA-FEIRA

Descansamos muito!

 

DIA 16/05/2014 - SEXTA- FEIRA

 

Fizemos o passeio de Moray e Salineras de Maras com parada para conhecer o tingimento de lãs em Chinchero. As paisagens, na ida para estes lugares, são diferentes dos demais locais por terem muitas plantações de cevada e trigo, com alguns planaltos, muito belos. Moray é diferente e impressionante, Maras, deslumbrante!

$25,00 =usd 8,99

$7,00 =usd 2,51 entrada em MARAS

--> O Boleto Turístico dá direito de entrada para MORAY.

--> Não esqueçam de levar o Boleto Turístico para os passeios que o exige, vocês só entrarão com o Boleto presente.

 

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DIAS 17 E 18/05/2014 - SÁBADO E DOMINGO

 

Nestes dois dias interagimos com a cidade, fomos aos demais lugares no qual o Boleto turístico dava direita de entrada - museus e teatro. Acompanhamos alguns acontecimentos da cidade, como a chegada de um holandês e seu veículo customizado para a copa do mundo. Ele está rodando alguns países rumo à copa do mundo aqui no Brasil. Fizemos compras e andamos sem destino por ruas e vielas.

 

Finalizamos aqui. Dúvidas? Ficaremos felizes em esclarecer, abraço! ::otemo::

Editado por Visitante
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Que bom que está gostando.. Recomendo demais o Chile! Dá pra fazer programa de casal, com turma de amigos, crianças, família.. Tem pra todos os gostos! ::otemo::

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