Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Membros Postado Maio 17, 2014 (editado) Fala Mochileiros! Primeiro agradecer aos relatos anteriores, pois me ajudaram muito nessa trip, quando pensei em fazer a viagem eu estava completamente perdido, mas depois de dias e dias lendo relatos, estava tranquilão pra partir Planejava essa viagem há tempos! Ia sozinho, até que meu amigo Victor resolveu fechar junto comigo! Montei o roteiro, e partiu! O que gastei? Bom, minha previsão era gastar mais, mas por imprevistos, acabei gastando menos! Estranho né, mas foi isso, no decorrer do relato vcs descobrem pq! Passagem Rio x Santa Cruz de La Sierra e Santa Cruz de La Sierra x Rio = Usei pontos do cartão, então paguei só as taxas de R$ 177. Mas na época se fosse em dinheiro não chegaria a R$ 600. Gastos totais (hospedagem, comida, bebida, passeios e lembranças, muitas lembranças) = R$ 2.800,00 Pra cada país ficou assim: Bolívia R$ 650 ; Chile R$ 650 ; Peru R$ 1.500 O roteiro inicial era esse: Rio Santa Cruz de La Sierra Sucre Uyuni São Pedro do Atacama Arica Tacna Arequipa Huacachina(Ica) Cusco Copacabana La Paz Santa Cruz de La Sierra Rio Mas como disse, inicial, sofreu 2 pequenas alterações, devido a imprevistos, um devido a estrada bloqueada, e outra q conhecemos uma gaúcha gente boa, a Ethiene, que nos fez ir a outra cidade, então ficou assim: Rio Santa Cruz de La Sierra Sucre Uyuni Calama São Pedro do Atacama Arica Tacna Arequipa Paracas Huacachina(Ica) Cusco Copacabana La Paz Santa Cruz de La Sierra Rio Tirando essas duas alterações, tudo foi conforme planejado! Pelo menos no roteiro das cidades! Então, vamos lá! Antes de tudo, antes de entrar no avião, se prepare para: Vacina Febre Amarela (não pediram, mas vai que...) Seguro Viagem (não pediram tbm, mas vai que...) Roupas de frio, pra frio pra caralho!! Fui entre abril e maio, e cheguei a pegar oito graus negativos! Pra um carioca acostumado com 30, 40.. foi foda! Protetor solar e labial Doleira Bom, montei meu roteiro bem apertado, 19 dias foi pouco, deixei de conhecer lugares incríveis devido a isso, mas se tiver poucos dias como eu, vai assim mesmo, o importante é ir! Vou detalhar os custos por dia, não irei colocar tudo que gastei, até pq não vou lembrar, vou colocar os principais, como hospedagem, comida, eventos.. blz? Vamos lá! Editado Novembro 3, 2014 por Visitante Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 (editado) 1º DIA Rio x Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) Fica a dica, esquecemos do detalhe de bagagem de mão no máximo 100ml, meu amigo Victor já começou tomando prejuízo, perdeu perfume, shampoo, desodorante e etc. no aeroporto! O voo pela Gol até Santa Cruz foi tranquilo, conhecemos um boliviano muito simpático, o Jonatan que morava em Santa Cruz, o problema que foi simpático até demais , ofereceu carona pra gente até o centro, hospedagem na casa dele com piscina, comida... bom, gay ele não parecia, mas infelizmente moro no RJ, aprendemos com a vida que não dá pra confiar assim nas pessoas, uma pena, pq ele parecia ser gente boa, mas tivemos q dispensar essa bondade dele pra não correr o risco! Chegando no aeroporto, só troque real o que for necessário pra pagar o taxi, o câmbio é horrível (1 real = 2,60 Bs), na praça de Santa Cruz o câmbio é melhor (1 real = 2,90 Bs) Pegamos um taxi do aeroporto até o hostel joadanga por 60 bolivianos. Hostel muito bacana, piscina, limpo e a noite toca música boa, mas não era muito animado pra curtir, mas nossa intenção nem era passar uma noite em santa cruz, mas nosso voo para Sucre só era no dia seguinte as 8 da manhã. Rodamos a cidade, e nada pra ver, procuramos um lugar pra almoçar e não achamos nada em conta, acabamos comendo no burguer king. Na volta achamos a Av. Viedma com preços entre 10 e 15 bolivianos, mas ai já era. Como estava vazio o hostel a noite, e tinha UFC naquele sábado, procuramos saber na recepção onde tinha um bar que passasse, ela informou a Pizzaria Net Brasil, fica a umas 7 ou 8 quadras do hostel, andamos pra caralho, mas achamaos! Ambiente maneiro, com bastante brasileiro! Mas vimos a luta e metemos o pé! Na volta passamos no restaurante Rickys Chicken e jantamos por 35 bolivianos, comida boa (raridade na Bolívia). Custos: Bs(Bolivianos) Taxi 60 Bs Hostel 80 Bs Burguer King 35 Bs 5 Cervejas Hostel 50 bs Janta 35 Bs Editado Maio 19, 2014 por Visitante Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 (editado) 2º DIA Santa Cruz de La Sierra x Sucre Acordamos cedo, pedimos pro cara da recepção chamar um taxi pra gente, mesmo preço 60 bolivianos. No dia anterior tínhamos conhecido dois paulistas, o Rafael e Henrique, rachamos o taxi com eles, pois eles iriam pra sucre tbm. Chegando em sucre pegamos um taxi pro hostel Kultur Berlin no centro, pagamos 10 bolivianos no taxi. Hostel bom Tbm, mas a noite é muito mortinho. A cidade de Sucre é bonitinha, vale a pena passar o dia pra conhecer, mas passar uma noite já não vale a pena. Mas como eu estava com um cagaço da altitude, preferi passar uma noite pra me acostumar antes de continuar subindo. Sucre fica a 2800m no nível do mar, e Uyuni, minha próxima cidade, fica a 3650m. Rodamos pra conhecer a bela cidade de Sucre, fomos ao mercado central, vi uma das coisas mais nojentas da vida, uma senhora cagando atrás de um stand que vendia carnes! Mas nada que estragasse a beleza da cidade. Almoçamos no Pollo Al Sipedo por 30 bolivianos. Bom, apesar de saber da recomendação de não tomar cerveja no começo da altitude, eu desrespeitei e tomei algumas no hostel, a noite senti falta de ar por um bom tempo mas consegui dormir e acordei melhor. Custos Taxi 10 Bs Hostel 50 bs Almoço 30Bs 2 Cervejas Hostel 60 Bs (cerveja de 1 litro) Passagem Avião pela BoA Santa Cruz x Sucre 340 Bs (Li relatos que vale a pena pagar esse valor, a estrada é perigosa demais para ir de busão, e demora mais de 16 horas!) Editado Maio 20, 2014 por Visitante Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 (editado) 3º DIA Sucre x Uyuni Chegando na rodoviária de Sucre pagamos a chata taxa de embarque (2,5 Bs), mas não pediram em nenhum momento. Já esperava um ônibus ruim, mas quando vi qual era, fiquei mais triste ainda, sabia q ia encarar 10h de viagem num ônibus velhinho ia ser tenso. Mas estamos no país mais pobre da América do Sul, aceita! Partiu Uyuni! Ah, esqueci de falar, a passagem pra Uyuni compramos no dia anterior na rodoviária de Sucre por 60 bolivianos. Quem quiser passar por Potosi e depois ir pra Uyuni tbm pode fazer isso, mas como eu estava com o cronograma apertado, pulei Potosi, e muitos falaram q não perdi nada. O ônibus saiu de sucre por volta das 10h da manhã, com previsão de chegar em Uyuni 18h. Mas essa previsão, essa previsão... Faltando uns 10km pra chegar em Uyuni acontece nosso primeiro grande imprevisto, a cidade esta todo bloqueada, os moradores estavam fazendo protestos e não podia passar nem carro nem ônibus, e o pior, não tinha previsão pra acabar!! Era o fim? Desistir? Nãoooo! Descemos do ônibus, pegamos nossas mochilas pesadas pra caralho e partimos juntos com dezenas de mochileiros em direção e Uyuni. Caminhada tensa, já estava frio , quando anoiteceu então que fudeu tudo.. Estávamos sem água e sem comida, estava complicado sobreviver. Eis que após 5km de caminhada aparece um taxi, vou falar com ele e aparecem mais 5 gringos. O taxista cobrou 5 Bs de cada e todos entramos no carro, isso mesmo, eu e meu amigo, e mais 5 gringos! 2 na frente com o taxista e mais 5 no banco traseiro! Foi tenso, mas chegamos vivos em Uyuni! Lá o hostel era Hotel Avenida, não tinha quarto coletivo (minha preferência), pegamos um quarto duplo, deu merreca, 40 Bs pra cada. Mas não valeu a pena, água gelada e não tinha papel higiênico nos banheiros! Depois do banho horroroso partimos pra um gelo na Pub Pizzaria Arco Iris com os gringos q conhecemos no Taxi, até que acabou sendo bom a lotada. Pub com muito rock clássico, vale a pena! Gastos Taxi do hostel Berlin até a rodoviária de Sucre 8 Bs Taxa de Embarque 2,5 Bs Taxi feito como lotada no caminho até Uyuni 5 Bs Hostel 40 Bs Janta 30 Bs (Não lembro o nome do restaurante, mas fica na Av. Sucre, lá tem muitas opções) 2 Cervejas no Pub 20 Bs (cerveja de 1 litro) Editado Maio 17, 2014 por Visitante Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 (editado) 4º DIA Uyuni No dia seguinte acordamos bem cedo pra tomar café na rua, pq o hotel não tinha, e fomos procurar alguma agência pra fazer o tour de 3 dias pelo Salar com transfer até San Pedro do Atacama. Inocente a gente, sabíamos de nada! Com o protesto dos bolivianos, nem os caminhões com gasolina estavam chegando na cidade, com isso nenhuma agência tinha combustível suficiente pra fazer o passeio de 3 dias! Que merda! Desespero bateu! Rodamos, rodamos, e nada! Só de 1 ou 2 dias! Após pensarmos muito, resolvemos fazer o passeio de apenas 1 dia e no dia seguinte partir pro Chile. Fechamos o passeio com Olivia Tours por 200 bolivianos com direito a almoço. Minha previsão era gastar uns 900 Bs para os 3 dias, com isso acabei economizando. Estava programado pra sair 10h, mas foi sair quase 12h! Simplesmente sensacional, primeiro passa pelo cemitério de trens, que até é legalzinho, mas o grande momento mesmo é o salar de uyuni, que é fantástico, paisagem totalmente diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil! Queria muito seguir pra ver o passeio completo, pq sei que vale muito a pena, mas aqueles bolivianos fdp atrapalharam. Quem sabe em outra viagem eu consiga. Então depois de conhecermos o salar, o carro volta pro centro de uyuni. Mas não foi tão simples chegar, até as estradas pro salar estavam bloqueadas, e bloqueios com ônibus atravessados nas estradas (onde eles arrumaram esses ônibus?). Depois de mais de 1 hora procurando rotas alternativas pra voltar pro centro, e isso a noite já, conseguimos chegar! Jantamos em outro restaurante, encontramos de novo os Paulistas Rafael e Henrique, e depois só queríamos dormir pra acordar no dia seguinte as 3 da manhã pra seguir pro Chile! Gastos: Café da manhã 30 Bs (Nonis, muito bom esse lugar) Passeio Salar 200 Bs Janta 42 Bs Editado Maio 17, 2014 por Visitante Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 (editado) 5º DIA Uyuni x Calama x São Pedro do Atacama Bom, esqueci de falar de novo, comprei as passagens pro Chile no dia anterior, pagamos 110 Bs até Calama no Chile, cidade próxima de San Pedro do Atacama. O ônibus saia 4h da madruga com previsão de chegar 16h em Calama, pensei que fossem 12h dirigindo direto, mas foi uma tortura. Na fronteira entre Bolívia e Chile, o nosso ônibus ficou esperando 5 horas o ônibus chileno chegar pra todos os passageiros fazerem a troca de ônibus, o do Chile bem mais moderno por sinal. Que espera! Ai depois seguimos em direção a Calama. Só pra lembrar, que na fronteira deve-se pagar uma “taxa” de 15 bolivianos. E outra coisa pra lembrar, não tente entrar com frutas no Chile, eram nossos únicos alimentos, e a fronteira pegou tudo da gente! Não podia! Fomos até Calama com fome. Chegamos lá já tarde, cansados, só queríamos trocar um pouco real pra peso chileno e partir pra San Pedro do Atacama. Fomos numa loja de câmbio, e trocamos, câmbio muito ruim (1 real = 238 Chilenos), mas sabíamos que em San Pedro ia ser bem pior, então não tivemos escolha. No ônibus de Uyuni para Calama conhecemos o venezuelano Jessy, gente boa, era um ex-traficante de drogas! Resolvemos pegar um busão, mas descobrimos que o último saia 19h, e já era quase isso, tentamos ir até o ponto de venda, mas no meio do caminho meu amigo Victor descobre que está faltando uma mochila dele. Isso mesmo, ele esqueceu na casa de câmbio! Correu de volta, eu fui andando, estava com minhas duas mochilas, não ia agüentar correr. Mas mesmo andando cheguei primeiro que ele. Encontrei a mochila dele lá, e deduzi q ele tinha se perdido. Não deu outra, se perdeu! Coitado, sua primeira viagem pra fora e não fala nada de espanhol e inglês. Esperei por quase 1 hora, escureceu, e enfim ele aparece! O ônibus já tínhamos perdido, não queria de jeito nenhum dormir em Calama, pegamos um taxi clandestino, o cara cobrou 50000 pesos chilenos até san Pedro, ai rachamos com o venezuelano. O ônibus normal custa nem 4000 Pesos! Chegamos lá bem tarde, pra nossa sorte estava tendo o Atacama Challenge, desafio internacional de corrida de bike, a cidade estava lotada! E com isso os hostels tbm! Fudeu! Rodamos muito, até que achamos o Hostel Andina por 12000 pesos chilenos a diária, sem café da manhã! Jantamos por 7000 pesos no restaurante Paacha, caro, mas boa comida! Estávamos no limite do cansaço, fomos dormir para no dia seguinte procurar as agências para os passeios! Gastos Taxa (propina) 15 Bs Taxi Calama x San Pedro 50000 Pesos Chilenos Hostel Andina (2 noites) 24000 Pesos Chilenos Janta 7000 Pesos Chilenos Editado Maio 21, 2014 por Visitante Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 6º DIA SÃO PEDRO DO ATACAMA Acordamos bem cedo, fomos a padaria comprar pão e achocolatado, mais gostoso e mais econômico que comprar café da manhã pronto. Rodamos, pesquisamos... como só tínhamos 2 dias e pouco dinheiro, fechamos 3 passeios (Tour pelo Valle de La luna e da Muerte, Lagoas Altiplânicas e Bike+Sandboard). Nesse dia fizemos o Tour pelos Valles, e te falar, vale muito a pena! Lindo mesmo! Por do sol no deserto, um dos mais bonitos do mundo! Leve agasalho, a noite é um frio do cacete! O passeio dura a tarde toda. Almoçamos antes no próprio hostel. A noite jantamos no coyote bar restaurante, comida boa e barata. E depois seguimos para o Pub mais famoso de atacama, pelo menos o que os nativos falaram pra mim, o café export, e realmente curti, gente bacana e música boa! Depois partiu cama pq o dia seguinte ia ser puxado! Gastos Café da manhã 2700 Pesos Almoço 4000 pesos hostel andina Janta 3750 pesos Coyote bar Cervejas 6000 pesos Café Export Tour Valle de La Luna e Valle de La Muerte 7000 pesos + 2000 pesos entrada Tour Lagoas Altiplanicas 22000 pesos + 5000 pesos entrada Sandboard + bike 7000 pesos Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 17, 2014 Autor Membros Postado Maio 17, 2014 7º DIA SÃO PEDRO DO ATACAMA x ARICA A van veio nos buscar no hostel bem cedo, era madrugada ainda, frio simplesmente congelante! Partimos em direção as lagoas! O tour é demorado, no caminho até lá paramos num restaurante pra tomar café da manhã, que estava incluído no tour. As lagoas ficam distantes do centro de san Pedro, mas a demora compensa, o lugar é fantástico! Foda mesmo! Uma das paisagens mais lindas que já vi na vida! Na volta, na parte da tarde, fomos fazer o sandboard, pegamos as bikes, colocamos a prancha prendendo na mochila nas costas, e partiu! Pegamos um pouco de subida, essa hora pensei até em ir a pé, e foi o que fiz, fui a pé na subida . Quando chegamos numa parte pra escolher entre dois caminhos, encontramos um nativo que disse pra seguirmos pra esquerda, acreditamos, e depois de pedalar uns 15 min, outro nativo diz que estávamos no caminho errado, e tínhamos que voltar tudo, que corno! Ai no fim, chegamos um pouco tarde nas dunas, já estava começando a ficar lotada, mas conseguimos nosso espaço lá em cima. O problema é subir, junta a dificuldade de andar na areia, cansaço e altitude, só consegui descer na prancha 4 vezes! Depois morri. Nosso ônibus para Arica estava marcado pra 19h30, então voltamos cedo pra arrumar nossas coisas no Hostel Andina. Já tínhamos feito o check out mais cedo, e tentamos desenrolar um banho, a dona não deixou e não quis nem dar um desconto no valor do banho, que fdp! Pagamos 2000 pesos pra tomar. No fim, ficamos esperando na área a hora de irmos pro terminal de bus pra partir, usando a wifi, e o que ela fez? Desligou a internet. Resumindo, não fique no Hostel Andina! Na rodoviária, encontramos a gaúcha Ethiene, estava viajando sozinha e tinha o roteiro muito parecido com o nosso, então ela se juntou a gente! Partiu Arica! Gastos Almoço 3750 Coyote bar restaurante Passagem San Pedro x Arica 18000 Pesos Citar
Membros rozane.mesquita Postado Maio 18, 2014 Membros Postado Maio 18, 2014 Massa teu relato Rodrigo!!! Com as descrições dos gastos, fundamental pra mochileiro com pouca grana e de primeira viagem rsrsrsrs Tô curiosona pra saber do relato e gastos no Peru!! Continua aí!!! Citar
Membros Rodrigobdl Postado Maio 19, 2014 Autor Membros Postado Maio 19, 2014 (editado) 8º DIA ARICA X TACNA X AREQUIPA Chegamos bem cedo em Arica, é a última cidade do Chile antes do Peru. Chegando lá vc pega um busão ou um táxi até Tacna, primeira cidade do Peru. Aconselho a pegar um táxi, fica 4000 pesos chilenos para cada passageiro, e na imigração vc passa muito mais rápido do que se tivesse ido de ônibus, pois não irá precisar esperar todos os 40 passageiros serem atendidos. O cara do taxi pega seu passaporte, mas fica tranqüilo, ele devolve depois. Chegando em Tacna compramos as passagens para Arequipa. Não troque dinheiro no terminal de Tacna, a taxa de câmbio é sacanagem! Troque o necessário para pagar a passagem até Arequipa apenas. A viagem dura mais ou menos 8 horas. Foi boa, passaram 2 filmes bons, “my name is Khan”, nunca tinha visto, metade do ônibus chorou assistindo, inclusive eu , e “Hércules”, mas depois o inferno começou, foram 2 horas assistindo ao DVD da banda mais famosa do Peru, “Corazón Serrano”, que estilo musical escroto do caralho, foi uma tortura! ãã2::'> A chegada em Arequipa não é das melhores, vc chega na rodoviária e começa a se perguntar que diabos os mochileiros elogiam essa cidade? Muita feia! Mas ai foi impressão a primeira vista totalmente equivocada. Pegamos uma taxi até o nosso hostel, o Wild Rover, quando chega no centro, vc muda totalmente o conceito, a cidade é linda, parece cidade europeia. Depois de nos hospedarmos no hostel, rodamos a cidade, almoçamos num restaurante excelente, o Le Paris! E a noite, ahhhhh esse noite! Uma das melhores da trip! A noite de sábado no Wild Rover não deixa nada a desejar. Único problema que não faço idéia de quanto gastei esse dia com cerveja! Gastos Taxi Arica x Tacna 4000 Pesos Chilenos + 300 Pesos Chilenos taxa embarque Bus Tacna x Arequipa 18 Soles Peruanos Almoço Le Paris 15 Soles Cerveja no Hostel Alguns milhões de soles Editado Maio 19, 2014 por Visitante Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.