Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Parabéns Rodrigo,

Essa trilha faz tempo que estou querendo fazer. Foi por muito pouco que eu, minha namorada e meu irmão não fomos na páscoa também.

Para ser sincero senti um pouquinho de inveja ao olhar tuas fotos e ler essa baita história. Mas ao mesmo só me animou mais.

Esbocei um roteiro no google maps também e troquei umas idéias com o Tiago Korb.

Porém, como não desisti ainda de ir, agora gostaria de umas dicas tua.

Agora no inverno é inviável? Terei que esperar outubro?

Show de bola teu relato.

E pelo que entendi os companheiros voltaram?

Abraço

E ai Leo! Buenas?!

::otemo:: Essa é a ideia!! É a "inveja boa" que nos alimenta fazermos o mesmo, podermos fazer a mesma trilha que o parceiro fez, termos a mesmas sensações. Eu particularmente costumo "invejar" diariamente por aqui ::otemo::::otemo::

Referente a fazer a travessia no inverno creio que não te impossibilita em nada, bem pelo contrário, pois costuma ser no inverno (de maio a agosto) ter a melhor visibilidade do lugar, pois o risco de nevoeiro é bem menor (exceto as chuvas, que podem durar uma semana). Outra coisa a se considerar, vá preparado para o frio... a região de Bom Jesus, Vacaria, SJ, Cambará costuma ser a mais fria do RS ::Cold::

Pois é, os 2 companheiros de empreitada voltaram, pois um deles não estava se sentindo muito bem, e achou que não aguentaria o resto da travessia. Como eles tinham deixado o carro em SJ dos Ausentes, enquanto que eu em Cambará, não teve problemas quanto a isso, mas foi uma perda de parceria.

Espero que trilhe logo por aqueles platôs! Com certeza ficará registrado na sua memória pra sempre, o lugar é fantástico!!

Qualquer dúvida em que eu possa ajudar, estou a disposição!

Um grande abraço

Rodrigo Bruxel!!

• Membros
Postado
Parabéns pela namorada que você tem, cara.

Tá esperando o que???? Bora casar. Vamo... vamo

Grande Célio!!

Levando em conta as pirambeiras em que coloco ela, só resta casar hehehe!! ::mmm:::mmm:

Grande abraço

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Nossa, moro no RS e tenho muita vontade de fazer isso... Infelizmente sou muito cagado, não com a natureza, ou estar longe de tudo, faria até sozinho. Meu maior medo é do bixo homem... De encontrar algum louco armado em algum lugar desses... Já ouvi relatos que me assustam de mais. Gostaria de fazer muito isso que tu fez... Ainda mais com a namorada, mas vivo me perguntando se o risco vale :/

• Membros de Honra
Postado

Olá Rodrigo!

Baita travessia meu caro! Parabéns!

Fico feliz de terem realizado a façanha, especialmente pela determinação de vocês dois. Parabéns também à namorada, guerreira!

É uma região belíssima, aliás como toda a borda da Serra Geral, conhecida como "Aparados da Serra". Uma região repleta de encantos e desafios. Quem vê aquelas colinas onduladas não imagina o que é andar em meio aquelas turfeiras e charcos.

Espero ainda ter pernas para percorrer toda a borda dos Aparados a pé. Como o Otávio já disse, é uma das regiões brasileiras mais bonitas para o trekking, pena ser tão ameaçada!

Abraço e bons ventos ao casal!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Nossa, moro no RS e tenho muita vontade de fazer isso... Infelizmente sou muito cagado, não com a natureza, ou estar longe de tudo, faria até sozinho. Meu maior medo é do bixo homem... De encontrar algum louco armado em algum lugar desses... Já ouvi relatos que me assustam de mais. Gostaria de fazer muito isso que tu fez... Ainda mais com a namorada, mas vivo me perguntando se o risco vale :/

Bueno Marcelo?!

Pois é, são as variáveis da vida. Mas acredito que a probabilidade de você ser assaltado ou baleado na esquina da sua rua seja maior do que encontrar alguém armado no meio do mato. O que pode sim acontecer, é dar de cara com o dono das terras em que você pisa, partindo da hipótese que você não pediu permissão para acessar as terras alheias, mas mesmo assim é raro, e caso ocorrer é jogo de cintura. Mas dar de cara com pessoas de má índole é dificil, a não ser em casos isolados(travessias com pontos próximo de centro urbanos, por exemplo). A questão é estudar a travessia em que você vai realizar, pedir permissões (o máximo que vai acontecer vai ser um NÃO), evitar passar por vilas a noite no fim de travessias, e coisas do gênero. Mas enfim Marcelo, espero que isso não possa ser um empecilho para realizar suas trilhas.

Um abraço

R. Bruxel

• Membros
Postado
Olá Rodrigo!

Baita travessia meu caro! Parabéns!

Fico feliz de terem realizado a façanha, especialmente pela determinação de vocês dois. Parabéns também à namorada, guerreira!

É uma região belíssima, aliás como toda a borda da Serra Geral, conhecida como "Aparados da Serra". Uma região repleta de encantos e desafios. Quem vê aquelas colinas onduladas não imagina o que é andar em meio aquelas turfeiras e charcos.

Espero ainda ter pernas para percorrer toda a borda dos Aparados a pé. Como o Otávio já disse, é uma das regiões brasileiras mais bonitas para o trekking, pena ser tão ameaçada!

Abraço e bons ventos ao casal!

Grande Getúlio!

Muito obrigado, realmente é um lugar desafiador, ainda mais para alguem sem muita bagagem, como eu e minha namorada! Mas valeu cada centímetro ::otemo::

Como você, espero fazer o mesmo, quem sabe o próxima travessia pela Serra Geral não venha a tardar.

Um grande abraço, e bons ventos a você meu caro!

Rodrigo Bruxel

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Ola amigo!

Parabéns a vocês!

Bom, preciso de umas dicas......saio de Porto alegre dia 15 de janeiro com cerca de 10 aventureiros alguns com experiência outros nao.......vai uma repórter do grelhado também....

Bom, vamos de ônibus de linha ate cambará do Sul, queremos acampar em locais nao habitados e comer somente o que levarmos e pesca....coleta.....

Tens algum roteiro para 5 dias? Alguma dica de onde podemos passar e onde eh proibido?

A água la eh potável dos riachos?

Obrigado!

Guilherme

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Guilherme, tudo bem?

Desculpe a demora, estava apurado no serviço e em época de provas na faculdade! Mas vamos ao que interessa:

1) Eu fiz o caminho inverso ao que vocês pretendem fazer, eu saí de São José do Ausentes e fui até Cambará do Sul. Mas como pretendes fazer um roteiro de 5 dias, acho viável fazer algo semelhante ao meu roteiro, apenas no sentido contrário, ou seja, iniciar no cânion Fortaleza e finalizar o trajeto na Serra da Rocinha em S. J. dos Ausentes (nesse ponto existe uma rua onde você pode pedir resgate). Aqui um ressalvo, você poderia começar pelo Itaimbezinho (PN Aparados da Serra), porém não poderá dar sequência a caminhada pois logo em seguida se encontram os cânions Malacara e Churriado (PN Serra Geral) que estão proibidos para visita (ligue para o parque o veja melhor essa situação). Dessa forma terá que optar entre iniciar a trilha no cânion Fortaleza e rumar ao norte, ou conhecer o famoso cânion Itaembezinho e se deslocar de carro até o Fortaleza para dar inicio a trilha.

2) Referente ao acampamento, vale salientar que é proibido acampar nos dois parques existentes nessa região em que você vai percorrer, o PN Aparados da Serra (que abrange o cânion Itaimbezinho) e o PN Serra Geral (que abrange os cânions Fortaleza, Churriado e Malacara). Em outras palavras, como você começará a trilha em Cambará, terá que necessariamente passar pelos PN´s no mesmo dia, a fim de acampar fora deles (Lembre-se de dar entrada entrada e saída do PN nas guaritas). No restante da travessia que eu saiba todas as terras são particulares, tanto é que pulará dezenas de cercas de arame farpado, mas eu não pedi permissão para ninguém e muito menos vi humanos, apenas gado, cavalos, porcos, etc!

3)Necessariamente você terá que levar comida para os 5 dias, pois não achará civilização nesses dias, muito menos restaurantes. Não costumo confiar na pesca, não me lembro de ter achado frutos, o lugar é repleto de campos e mata fechada, além de plantações de pinho, sugiro levar comida o suficiente para os dias da travessia! Água você achará com abundância pois existem inúmeras nascentes (eu particularmente levei água sanitária, e pinguei duas ou três gotas na garrafa de água)

4)A região é de fácil orientação, mas lembre-se de levar um mapa do lugar, bussola, imagens de satélite, ou melhor, se tiver leve um GPS que será muito útil. Tente traçar com antecedência sua rota (pode ser até mesmo no Google Earth).

Se tiver mais alguma dúvida, só soltar um grito, ou me mande um e-mail: rodrigobruxel.am@gmail.com

Att

R. Bruxel

• 2 anos depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...