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Resolvi fazer um mochilão sozinha de quase um mês. Destinos: França e Espanha. Pra falar a verdade, mais França que Espanha. E um dos primeiros lugares que queria conhecer era uma pontinha ao norte da França, palco de grandes batalhas no passado e que abriga a inacreditável Abadia de Mont-Saint-Michel.

De Paris ao Monte são três horas. Duas em trem (TGV) até a cidade de Rennes e outra de ônibus até chegar à estrada de acesso ao local. Uma vez no lugar, ali mesmo no ponto final do bus, basta pegar outro que sai a cada 10 minutos, sem custo algum, até a entrada da ilha, que também é gratuita. Tudo bastante fácil e rápido para quem tem uma certa paranóia com horários, como eu. Mesmo com um francês básico e deixando para gastar o inglês só em casos extremos, não tive qualquer problema ao pedir informações, desde que cheguei ao país.

Outra alternativa até o local é caminhar, caminhar e caminhar os 10 Km pela avenida Pontorson, onde está o centro comercial e os hotéis badalados. Dá também para alugar bicicletas e ir pedalando, mas como o cansaço ainda era grande, devido ao fuso horário (quase 2 noites sem dormir), fui de ônibus.

Ao entrar, à esquerda está o escritório de turismo com milhões de panfletos e souvenirs em todos os idiomas e os banheiros - esses sim pagos. Depois é só seguir e deixar-se encantar pelo ambiente medieval das ruelas estreitas. São infinitas opções de restaurantes, lojas temáticas, museus e inclusive hotéis dentro da construção.

Pausa para a baguette, continuei o passeio subindo as escadas até o guichê para comprar a entrada para a abadia. Como não sou muito fã de visitas guiadas, paguei a simples que dá acesso ao topo por 9€. Todo o trajeto é bem sinalizado e bem cheio também. O congestionamento de turistas é grande, mesmo com o dia manhoso e frio que oscilava entre chuva e sol. Mas isso não é nada comparado à grandiosidade do local. Entre uma foto e outra, ainda tive a oportunidade de assistir ao meio-dia uma missa , com um belíssimo coro monástico.

O passeio leva tempo. São vários salões, subindo e descendo escadas até chegar à base do Monte novamente. A essa altura o cansaço foi maior e resolvi voltar até o ponto de ônibus. Ainda tinha que achar a minha hospedagem, que estava bem afastada do centro comercial e fora do trajeto turístico. Foram 3 Km caminhando pela estrada, com uma vista privilegiada do Monte até chegar ao hotel.

Dona uma arquitetura única no mundo, a abadia começou a ser construída em 708, sobre o Mont-Tombe em homenagem à São Miguel Arcanjo, após os sonhos do bispo de Avranches, San Aubert. Desde então, o local tornou-se um importante centro de peregrinação.

O Monte é considerado "Maravilha do Ocidente". O monumento tem 80 metros de altura edificados sobre uma ilha rochosa de aproximadamente 1 Km de circunferência e que se une à baía por um dique construído em 1879.

No século X, os beneditinos se instalaram na abadía e aos poucos uma aldeia foi desenvolvida até chegar à base da ilhota durante o século XIV.Além da imponência da abadia, a construção também é um exemplo de arquitetura militar, com muralhas e fortificações impenetráveis durante a Guerra dos Cem anos e que também serviu de prisão durante a Revolução até o Segundo Império antes de ser considerada monumento histórico. A atração esta aberta ao público durante todo o ano. Além da história e maravilha arquitetônica, outro grande espetáculo do lugar, fica por conta da troca de marés, uma das maiores da Europa.

O esforço e o investimento compensam. Certamente é um dos lugares mais belos que conheci!

 

Dicas:

Comprei as passagens ida e volta pela internet através do site da Rail Europe, com antecedência. Não precisei validar os billetes na estação. Apenas mostrei ao agente quando ele pediu, já com o trem andando.

Fiquei hospedada no hotel Auberge de la Baie. Procurei pelo site booking.com e foi o menos caro que achei pelo fim de semana. Tirando o mau humor da moça da recepção, porque cheguei antes do check in, o gerente foi cortês. Fiquei por lá o resto do dia. Por ser mais afastado, a sensação de estar no campo é aconchegante. Jantei por ali mesmo. Vale provar a velouté de champignons como entrada. Deliciosa. Não sabia, mas também dá para acampar na região.

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[creditos]Fotos: Sabrina Pizzinato[/creditos]

Editado por Visitante
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Parabéns pela viagem... seu relato me ajudou na montagem do meu roteiro.

Me tira uma dúvida Salbazz, em quantas horas você acredita ser necessário para visitar o Mont St. Michel? O meu objetivo é fazer um bate e volta partindo de Paris. Outra dúvida, há opção de visita guiada no idioma português? Obrigado ::sos::

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Oi, Marcelo! Uma vez lá, acho que você fica mais ou menos meio dia entre subir, passear, almoçar por ali. Eu cheguei por volta das 11h e às 16h estava no hotel descansando. Eu optei por dormir lá porque queria aproveitar mais o lugar. O legal é ver a subida da maré se tiver oportunidade e caminhar ao redor do Monte. :) Quanto à visita guiada, não tenho certeza, mas acredito que tenha em português sim. Pelo menos folhetos tem. Olha, é um passeio que vale muito à pena!

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Postado

Obrigado Salbazz, sem dúvidas acredito que vale a pena mesmo. Estou pesquisando muito, tentando inclui-lo em meu roteiro. Obrigado mais uma vez. ::otemo::

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