Membros Salbazz Postado Maio 11, 2014 Membros Postado Maio 11, 2014 (editado) Resolvi fazer um mochilão sozinha de quase um mês. Destinos: França e Espanha. Pra falar a verdade, mais França que Espanha. E um dos primeiros lugares que queria conhecer era uma pontinha ao norte da França, palco de grandes batalhas no passado e que abriga a inacreditável Abadia de Mont-Saint-Michel. De Paris ao Monte são três horas. Duas em trem (TGV) até a cidade de Rennes e outra de ônibus até chegar à estrada de acesso ao local. Uma vez no lugar, ali mesmo no ponto final do bus, basta pegar outro que sai a cada 10 minutos, sem custo algum, até a entrada da ilha, que também é gratuita. Tudo bastante fácil e rápido para quem tem uma certa paranóia com horários, como eu. Mesmo com um francês básico e deixando para gastar o inglês só em casos extremos, não tive qualquer problema ao pedir informações, desde que cheguei ao país. Outra alternativa até o local é caminhar, caminhar e caminhar os 10 Km pela avenida Pontorson, onde está o centro comercial e os hotéis badalados. Dá também para alugar bicicletas e ir pedalando, mas como o cansaço ainda era grande, devido ao fuso horário (quase 2 noites sem dormir), fui de ônibus. Ao entrar, à esquerda está o escritório de turismo com milhões de panfletos e souvenirs em todos os idiomas e os banheiros - esses sim pagos. Depois é só seguir e deixar-se encantar pelo ambiente medieval das ruelas estreitas. São infinitas opções de restaurantes, lojas temáticas, museus e inclusive hotéis dentro da construção. Pausa para a baguette, continuei o passeio subindo as escadas até o guichê para comprar a entrada para a abadia. Como não sou muito fã de visitas guiadas, paguei a simples que dá acesso ao topo por 9€. Todo o trajeto é bem sinalizado e bem cheio também. O congestionamento de turistas é grande, mesmo com o dia manhoso e frio que oscilava entre chuva e sol. Mas isso não é nada comparado à grandiosidade do local. Entre uma foto e outra, ainda tive a oportunidade de assistir ao meio-dia uma missa , com um belíssimo coro monástico. O passeio leva tempo. São vários salões, subindo e descendo escadas até chegar à base do Monte novamente. A essa altura o cansaço foi maior e resolvi voltar até o ponto de ônibus. Ainda tinha que achar a minha hospedagem, que estava bem afastada do centro comercial e fora do trajeto turístico. Foram 3 Km caminhando pela estrada, com uma vista privilegiada do Monte até chegar ao hotel. Dona uma arquitetura única no mundo, a abadia começou a ser construída em 708, sobre o Mont-Tombe em homenagem à São Miguel Arcanjo, após os sonhos do bispo de Avranches, San Aubert. Desde então, o local tornou-se um importante centro de peregrinação. O Monte é considerado "Maravilha do Ocidente". O monumento tem 80 metros de altura edificados sobre uma ilha rochosa de aproximadamente 1 Km de circunferência e que se une à baía por um dique construído em 1879. No século X, os beneditinos se instalaram na abadía e aos poucos uma aldeia foi desenvolvida até chegar à base da ilhota durante o século XIV.Além da imponência da abadia, a construção também é um exemplo de arquitetura militar, com muralhas e fortificações impenetráveis durante a Guerra dos Cem anos e que também serviu de prisão durante a Revolução até o Segundo Império antes de ser considerada monumento histórico. A atração esta aberta ao público durante todo o ano. Além da história e maravilha arquitetônica, outro grande espetáculo do lugar, fica por conta da troca de marés, uma das maiores da Europa. O esforço e o investimento compensam. Certamente é um dos lugares mais belos que conheci! Dicas: Comprei as passagens ida e volta pela internet através do site da Rail Europe, com antecedência. Não precisei validar os billetes na estação. Apenas mostrei ao agente quando ele pediu, já com o trem andando. Fiquei hospedada no hotel Auberge de la Baie. Procurei pelo site booking.com e foi o menos caro que achei pelo fim de semana. Tirando o mau humor da moça da recepção, porque cheguei antes do check in, o gerente foi cortês. Fiquei por lá o resto do dia. Por ser mais afastado, a sensação de estar no campo é aconchegante. Jantei por ali mesmo. Vale provar a velouté de champignons como entrada. Deliciosa. Não sabia, mas também dá para acampar na região. [creditos]Fotos: Sabrina Pizzinato[/creditos] Editado Maio 13, 2014 por Visitante Citar
Membros de Honra MauroBrandão Postado Maio 11, 2014 Membros de Honra Postado Maio 11, 2014 Bom relato. Citar
Membros MarceloSO Postado Maio 13, 2014 Membros Postado Maio 13, 2014 Parabéns pela viagem... seu relato me ajudou na montagem do meu roteiro. Me tira uma dúvida Salbazz, em quantas horas você acredita ser necessário para visitar o Mont St. Michel? O meu objetivo é fazer um bate e volta partindo de Paris. Outra dúvida, há opção de visita guiada no idioma português? Obrigado Citar
Membros Salbazz Postado Maio 13, 2014 Autor Membros Postado Maio 13, 2014 Oi, Marcelo! Uma vez lá, acho que você fica mais ou menos meio dia entre subir, passear, almoçar por ali. Eu cheguei por volta das 11h e às 16h estava no hotel descansando. Eu optei por dormir lá porque queria aproveitar mais o lugar. O legal é ver a subida da maré se tiver oportunidade e caminhar ao redor do Monte. Quanto à visita guiada, não tenho certeza, mas acredito que tenha em português sim. Pelo menos folhetos tem. Olha, é um passeio que vale muito à pena! Citar
Membros MarceloSO Postado Maio 13, 2014 Membros Postado Maio 13, 2014 Obrigado Salbazz, sem dúvidas acredito que vale a pena mesmo. Estou pesquisando muito, tentando inclui-lo em meu roteiro. Obrigado mais uma vez. Citar
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