Membros de Honra PauloMotta Postado Maio 27, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 27, 2009 Pode ser impressao minha mas eu percebo que a frieza independe dos estados envolvidos, mesmo sendo claro pra mim que alguns paulistas discriminam nordestinos. A impressão que tenho é que os brasileiros tem um complexo de inferioridade tão grande que eles acham que conversar com outros brasileiros e os latinos americanos é perda de tempo. Bom é ser chique e conversar com os gambás americanos e europeus e na pior das hipoteses com autralianos e quem sabe argentinos, que so entram na lista por serem os "mais europeus dos latino americanos". Um bom exemplo disso foi dado pelo Ogum quando fala que os pais nao gostam da ideia de o filho viajar por Bolivia e Peru mas adoram saber que ele vai lavar pratos na Europa. Não sou preconceituoso mas prefiro ficar o mais distante possivel dessa linhagem superior de brasileiros, e sou sortudo porque raramente encontro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LEO_THC Postado Maio 27, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 27, 2009 MInha ideia é sempre fazer amizades, não que eu vá abrir os dentes a todos que vejo, mas cortezia e cooperação sempre é bom. Posso até dar o prmeiro passo em conversar, fazer amizade, mas se percebo que o "cabra" tá dando uma de superior... ai ganha desprezo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra michel Postado Maio 27, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 27, 2009 Pode ser impressao minha mas eu percebo que a frieza independe dos estados envolvidos, mesmo sendo claro pra mim que alguns paulistas discriminam nordestinos. Sou paulista e estou aqui para defender o povo que nasce aqui nesse estado !! Olha, acho muito triste e injusta essa sua afirmação porque aqui em São Paulo existem mais nordestinos que qualquer cidade do nordeste, São Paulo é a cidade mais nordestina desse país ! Eu tenho amigos nordestinos, trabalho com nordestinos, ando de ônibus, metro, trem com nordestinos, as ruas estão cheias de nordestinos, tenho muitos vizinhos nordestinos... fora que nós paulistas somos os turistas que mais visitam o nordeste, os que ainda não foram sonham em passear pelo nordeste... Lógico que tem muitos paulistas que não gostam de nordestinos, assim como tem paulistas que não gostam de japoneses, de chineses, de turcos, de judeus, de negros, de mulheres, de homossexuais, de crianças, de loiros, de corintianos e outras tantas pessoas... Não sei se já teve a oportunidade de morar aqui nessa cidade, ou ao menos ficar um tempo aqui, aqui vc não vai ser discriminado por ser baiano... ninguém vai achar estranho vc ser nordestino, ninguém vai gozar do seu sotaque, vão te tratar como se vc fosse um paulistano, até porque vc pode ser um Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra PauloMotta Postado Maio 28, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 28, 2009 Michel, voce me entendeu mal cara, eu comecei a frase dizendo que o ar de superioridade independe de qual estado a pessoa vem, mas disse que isso rola de pessoas especificas, principalmente paulistas (em relação à baianos). Mas jamais coloquei os paulistas em geral como pessoas que discriminam os nordestinos, acho que generalizar seria muita ignoracnia da minha parte assim com acho que negar que o preconceito existe é hipocrisia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra michel Postado Maio 29, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 29, 2009 Paulo, claro que tem paulistas que não gostam de baianos, assim como tem baianos que não gostam de paulistas, cearenses que não gostam de maranhenses, mineiros que não gostam de capixabas etc... hehehe. Mas felizmente isso é minoria, senão nós paulistas já não seríamos mais brasileiros e não receberíamos gente de todo o Brasil para viver aqui... Cara, não sei o que vc chama de "ar de superioridade principalmente de paulistas" mas eu acho que isso é porque tanto nós paulistas, como os paranaenses, catarinenses e gauchos somos um pouco mais reservados, mais calados, mais tímidos... também acho que somos mais desconfiados e frios... talvez isso seja cultural, principalmente por conta da diferente colonização, aqui e principalmente no sul tivémos uma influência maior de europeus e orientais, gente que veio pra cá fugindo da fome e da guerra e teve que trabalhar muito e sofrer muitas privações para ter alguma coisa na vida... talvez por isso somos tb orgulhosos. Não leve a mal, esse é nosso jeito e isso não é por mal... venha passar uma temporada aqui em São Paulo, trabalhar, estudar, porque assim como muitos de seus conterrâneos, é capaz de vc só voltar ao nordeste em suas férias. um abraço ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LEO_THC Postado Maio 29, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 29, 2009 Paulo, claro que tem paulistas que não gostam de baianos, assim como tem baianos que não gostam de paulistas, cearenses que não gostam de maranhenses, mineiros que não gostam de capixabas etc... hehehe. Mas felizmente isso é minoria, senão nós paulistas já não seríamos mais brasileiros e não receberíamos gente de todo o Brasil para viver aqui... Cara, não sei o que vc chama de "ar de superioridade principalmente de paulistas" mas eu acho que isso é porque tanto nós paulistas, como os paranaenses, catarinenses e gauchos somos um pouco mais reservados, mais calados, mais tímidos... também acho que somos mais desconfiados e frios... talvez isso seja cultural, principalmente por conta da diferente colonização, aqui e principalmente no sul tivémos uma influência maior de europeus e orientais, gente que veio pra cá fugindo da fome e da guerra e teve que trabalhar muito e sofrer muitas privações para ter alguma coisa na vida... talvez por isso somos tb orgulhosos. Não leve a mal, esse é nosso jeito e isso não é por mal... venha passar uma temporada aqui em São Paulo, trabalhar, estudar, porque assim como muitos de seus conterrâneos, é capaz de vc só voltar ao nordeste em suas férias. um abraço ! Michel meu amigo, compreendo sua gana de defender seu povo e está mais do que certo, particularmente não tenho nada contra São Paulo, pelo contrário, amo esse lugar e consideremo centenas de paulistas conhecidos e amigos. Racismo existe em todos os lugares, mas é nítido que dai pra cá (Sudeste, Sul) a coisa é mais forte, isso é o que nós, pessoas do ládo de cá sentimos. No segundo parágrafo do seu texto você fala coisas que eu NUNCA ouvi um paulista dizer, isso é muito bom, coerente e honesto. Por mais que seja sem intenção, muitas vezes coisas ditas nos magoam e muito, honestamente nunca me fragilizei com nehum comentário maldoso deste gênero, mas chateação algumas. Sou contra bairrismos, meto o pau se tiver errado, e a Bahia é realmente o cú do mundo em dezenas de aspectos (Caetano Veloso é um uhauhauhauah). De fato o nordestino tem um complexo de inferioridade desnecessário, isso prejudica pois não passa segurança e só dá mais espaço pra mais criticas. Da mesma forma que justificou a possível frieza de vocês, admito também que do lado de cá é o oposto, e em vários momentos toda essa alegria vira mico. Não estou aqui levantando nehuma bandeira, só queria dizer que eu compreendo o que o amigo soteropolitano como eu está dizendo e sei das nossas falhas. abraço ps: Vã nos adivertir sobre o papo mochileiros hehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra PauloMotta Postado Maio 29, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 29, 2009 Eu sinceramente sinto tambem isso, e digo que ate compreendo a forma como os sulistas vêem os nordestinos. Infelizmente a realidade da grande maioria que sai daqui pra arriscar a vida do sul, e principalemente São Paulo, é gente sem nenhuma instrução e a imagem que acabam formando do nordeste é essa mesmo. Mas é bobeira achar que todo nordestino é vulneravel e que precisa se submeter a tudo como infelizmente é o caso da maioria dos que vao prai. E no final nos mesmos acabando sacaneando pessoas de outros estados. Não é questao de vitimas ou culpados, é so a exposição de uma coisa que eu percebo e que sei que muitas outras pessoas percebem tambem. E michel, pode ter certeza que mesmo sem conhecer São Paulo (capital) sei bem do valor cultural e economico que ela tem. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Suelih Postado Maio 30, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 30, 2009 Oi Leo muito bom voce colocar sua experiencia pelo salar. É um alerta aos que vao pra la. Eu mesma em dezembro passado desisti de fazer esse passeio porque passei mal durante a travessia dos Andes, pelo Paso Jama... E eu que considerava o Salar o ponto alto da nossa viagem.... foi uma pena nao ter conhecido. Mas agora eu achei uma solucao pra nós, que somos vulneraveis a grandes altitudes: levar um cilindo portatil de O2. Vi vendendo em Purmamarca/Ar, mas nao dei atencao. se soubesse..... isso iria me ajudar a travessia pelo Salar e pelo proprio Andes.... ele é super pequeno, tamanho de um aerosol mata-moscas (só uma comparacao hehehh..) acho que nao deve ser muito caro. Mas isso teria salvado nosso passeio..... abs sueli Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LEO_THC Postado Maio 30, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 30, 2009 Pois eh, acho que vou investir mesmo nesse equipamento, apesar dos efeitos do soroche serem mais problemáticos que a falta de ar. Mas graças depois dessa o resto da viagem nâo senti mais nada, La Paz foi fichinha! ab Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra carlanog Postado Maio 30, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 30, 2009 Puxa Leo, que susto... Também passei muito mal no alojamento da Laguna Colorada, mas nem tanto como vc pois estava com um bom saco de dormir... Meu nariz sangrou a viagem inteira e minhas dores de cabeça só passaram com chá de coca e muito paracetamol... Ótimo relato... Até mais... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.