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Olá a todos,

 

Esse é meu primeiro post, já andei lendo bastante e colhi bastantes relatos e informações antes de fazer meu primeiro mochilão, achei justo compartilhar minha experiência, que aliás foi ótima! Desde já um obrigado a todos.

 

A ideia de viajar pela América do sul surgiu um tempo atrás quando morava em Dublin durante uma conversa com uma amiga alemã, de Munique, voltei para o Brasil faz 5 meses e conversa vai, conversa vem, decidimos fazer 4 semanas, sendo duas de Brasil (SP, Iguaçu e Rio), as quais não será necessário relatar aqui e o resto na Argentina e Chile. Os hostels que ficamos e resumo dos gastos estão no final do post.

 

As reservas foram feitas com as Aerolíneas Argentinas em janeiro, e me arrependi muito de não ter pago um pouco mais e evitado muito estresse. Voos cancelados, troca de aeroportos, atrasos, trocas de portões fizeram parte da nossa jornada. O voos foram os seguintes:

11/04 GIG 06:00/ AEP 09:25 Cancelado (realocado para GOL GIG 09:21/ EZE 12:50)

13/04 AEP 06:55/ FTE 10:15 Cancelado (realocado para EZE 08:55/ FTE 12:15)

23/04 USH 14:05/ EZE 17:33 o único que saiu na hora

23/04 EZE 22:10/ GRU 00:55 Troca de portão, atrasado...

O valor para dois foi € 383 ou R$ 1,150.00 ou 3450 pesos cada, um pouco caro mas é o que havia de mais econômico para nossas datas.

 

O primeiro voo que foi cancelado foi o do dia 13, mas eles no realocaram para sair de Ezeiza um pouco mais tarde. No primeiro dia da nossa viagem, estávamos na praia, no Rio quando chega o cancelamento do nosso voo para Buenos Aires, mas nós é que deveríamos entrar em contato com o call centre. Foram 18 ligações, de ambos os celulares e consegui falar com uma atendente bastante sarcástica, mas que disse que ia nos colocar em lista, talvez confirmasse e se não confirmasse, não iríamos, simples assim e terminou a ligação com um "don't worry, be happy". Dia seguinte e nada, estavámos no Cristo mas preocupados com o voo e isso acabou tirando um pouco da graça da viagem, mais 17 ligações entre um lugar e outro e nova lista de espera, foi só no fim do dia, no pão de açúcar que recemos a confirmação com a Gol. Nossos voos para o Aeroparque foram cancelados e tivemos gastos com taxi de Ezeiza duas vezes.

 

Buenos Aires 11 a 13/04

Voo tranquilo, chegamos em Ezeiza e pagamos 300 pesos ou R$ 100 para os dois, ok se considerarmos a distância e os preços paulistas ou cariocas. Chegamos em BUE, deixamos as coisas no hostel e caminhamos até San Telmo,encontrei uma amiga que conheci em Natal e almoçamos em uma praça com um casal dançando tango, mas que toda hora vinham pedir dinheiro. Em seguida voltamos ao centro, demos uma volta e fomos caminhar em Puerto Madero, tudo muito lindo e moderno mas nada especial para quem já esteve em Londres ou Dublin, aliás, o porto de Dublin é muito semelhante.

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Dia seguinte, minha amiga acordou com muita dor nas costas, tivemos que ir a um hospital, coincidentemente havia um hospital alemão não muito longe, fomos, esperamos e perdemos a manhã inteira, fui o intérprete dela (área em que sou formado) e não era nada sério, era muito tempo caminhando somado ao peso da mochila dela. Dali caminhamos pela Recoleta e pegamos o ônibus amarelo que faz o tour de Buenos Aires, se não tiver muito tempo, como era o nosso caso, recomendo altamente! Foram 75 pesos cada. Saímos para comer em um restaurante na região da estação Juramento, há vários locais bacanas e com preços muito bons também, para nossa infelicidade, ela foi checar a conta bancária e descobrimos que o cartão dela havia sido clonado em uma agência do Santander no Rio de Janeiro e não havia mais nada na conta. Encontramos uma lan house, ligamos para o banco na Europa e o cartão foi bloqueado, o dinheiro estava na conta em 4 dias mas o cartão já era... a sorte foi termos sacado bastante em reais antes de ir. Voltamos ao hostel, fomos dormir. Aliás recomendo altamente levar reais, dólares e euros e trocar por pesos aos poucos, se você começar sua viagem pelo sul, faça câmbio lá onde a cotação é bem mais alta, especialmente em Ushuaia.

 

El Calafate parte I 13 a 14/04

Pedimos um taxi bem cedo e nos dirigimos a Ezeiza, pegamos o voo e foi tranquilo. Chegamos pontualmente em Calafate. Pegamos as malas, passamos no raio-x (acostume-se a isso cada vez que cruzar fronteira) e fomos ao transfer. Não havia carros para Calafate, eles já haviam fechado o grupo e disseram que não valia a pena levar só eu e minha amiga, não sejam os últimos a sair do voo! A nossa sorte foi uma moça italiana que também estava sem transfer e conseguimos um taxi, o único que estava ali na hora, senão teríamos de esperar mais de meia hora. Chegamos em Calafate, o taxi saiu por 70 pesos cada. Pagamos o hostel e já decidimos que tour fazer, o minitrekking estava na nossa lista mas não havia nenhum dia disponível pelos próximos três dias, RECOMENDO RESERVAR ANTES DE CHEGAR LÁ! Conhecemos muita gente que não o fez pelo mesmo motivo, como queríamos fazer muito, tivemos que remanejar toda nossa viagem, pois havia lugar apenas para a sexta-feira dia 18. Em vez de Calafate, P. Natales, P. Arenas e Ushuaia tivemos que mudar para uma noite em Calafate, seguir para 3 noites em Natales como planejado mas chegando um dia antes, voltar para Calafate para fazer o tour e por fim seguir de ônibus para Ushuaia via Rio Gallegos. Fomos a rodoviária, checamos horários, compramos passagens, o passaporte é obrigatório na hora da compra, voltamos ao hostel, vimos disponibilidade, tudo se encaixava, reservados tudo e já deixamos pago o hostel e o minitrekking, sendo o último 800 pesos cada. Passamos o dia em Calafate caminhando pela cidade e pelas margens do Lago Argentino, o tempo até então estava muito bom em todas as cidades.

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Acordamos, tomamos café e seguimos a rodoviária, o trajeto foi bem tranquilo. Na hora de cruzar a fronteira para o Chile, primeiro paramos no meio da rodovia para checagem de bagagens com os cachorros da polícia, subimos no ônibus, passamos pela cidade de Rio Turbio e descemos novamente para carimbar a saída da Argentina, subimos no ônibus novamente, andamos uns 5 minutos e paramos novamente, dessa vez para carimbar a entrada no Chile e passar as malas no raio-x, subimos novamente, mais 20 minutos e estávamos em Puerto Natales. Toda a viagem levou umas 5 horas, sendo que só o trâmite de imigração nos tomou 2...

 

Puerto Natales 14 a 17/04

Confesso que fiquei bastante desapontado com a cidade Chilena e com as primeiras impressões do Chile em geral, me pareceu muito pobre, muito mais do que a Argentina, minha amiga compartilhou da mesma opinião, mas já estávamos lá então era só curtir. O tempo havia virado e veio com ele chuva, muito vento e frio.

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Pegamos um taxi, o qual nos saiu 1,000 pesos chilenos mas antes fizemos o câmbio na própria rodoviária, estava bom o câmbio (mais detalhes no final do texto).

Chegamos ao hostel, o quarto era só para nós dois o que foi um alívio poder espalhar as coisas, nos organizar melhor e até mesmo descansar mais. Não fizemos muita coisa além de dar uma volta nas duas ruas principais, na praça e ao longo da costa. Paramos para tomar um chocolate quente que nos saiu por nada menos de 2,415 pesos ou R$11,50, preparem-se porque lá tudo é caríssimo! Como iríamos passar apenas 2 dias lá, pegamos um tour para o Parque Nacional Torres del Paine, o qual reservamos no próprio hostel, pagamos 22,000 pesos cada.

 

Dia seguinte o tour veio atrasado, ainda saímos pegando outras pessoas e por fim pegamos a estrada, paramos em um lugar lindo, paradisíaco onde há uma caverna, não quis entrar porque fiz um tour parecido na Irlanda e foi uma decepção. Mas tirei altas fotos ao redor e senti natureza um pouco abaixo, na beira da estrada mesmo. 1 hora depois, voltamos ao carro e seguimos ao parque, onde pagamos mais 18,000 pesos para entrada, válida por três dias. Recomendo o tour, ele nos levou aos principais pontos do parque, tivemos bastante tempo para fotos e admiração em cada parada.

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Fizemos uma parada para piquenique no horário de almoço, mas nesse ponto chovia e ventava forte, nada bacana e veio junto a neblina. Limparam os vidros do carro, a cor da água no rio a beira da estrada era algo impressionante, tornava-se ainda mais escura com o tempo fechado. Algo lindo, vimos alpacas, montanhas, rios, não vimos as Torres porque não é possível vê-las de dentro do parque sem fazer a trilha. Fica para a próxima, 8 horas depois dentro do parque chegamos à Laguna Amarga, mais uma parada e seguimos de volta a Puerto Natales. Cozinhamos e fomos dormir.

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No dia seguinte estávamos muito cansados e não fizemos nada além de comprar souvenirs e uma caminhada ao longo da costa até os limites da cidade no sentido norte, havia sol com muito vento, mas vale a pena. No dia seguinte voltamos a Calafate.

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El Calafate parte II 17 a 19/04

Voltamos com o mesmo motorista, mesmo ônibus, mesmo processo fronteiriço, um alemão estava desesperado para chegar a tempo de pegar seu voo em Calafate, tanto que em uma das paradas para checagem das malas, ele pegou a dele e pegou uma carona, para sorte dele porque o ônibus quebrou no meio da Ruta 40, no meio do nada, ventava muito, o ônibus balançava demais e resolvemos descer, ficamos mais de uma hora por ali, no deserto patagônico hahah

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Depois a porta do ônibus não queria fechar... uma desgraça engraçada, chegamos em Calafate já no meio da tarde, famintos, não havia muito o que fazer e perdemos esse dia, caminhamos novamente pela cidade e ficamos no hostel interagindo com outras pessoas.

 

Dia seguinte, as 10 da manhã chegou o cara do tour ao Glaciar Perito Moreno, fomos em um micro-ônibus pegando mais pessoas, trocamos para um ônibus e saímos. 1 hora de viagem e estávamos na entrada do parque, paguei 140 pesos por ser membro do MERCOSUL (tem que mostrar passaporte) e ela pagou 215 pesos já víamos o bonitão, parada estratégica para fotos e seguimos.

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Chegando no Glaciar nos deram 2h15min para caminhar pelas passarelas, tempo mais do que suficiente para apreciar ambos os lados, esperar alguma ruptura, foi com essa vista que paramos para comer nossos lanches. Não houve nenhuma ruptura mas podíamos ouvir o gelo trincando/ rachando...

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De volta ao ônibus, seguimos ao barco que nos levaria ao Glaciar, recebemos as instruções dos guias (lá eles darão a opção de inglês e espanhol, pegamos em inglês), caminhamos 20 minutos pela floresta, chegamos a um ponto em que são colocados os grips nos sapatos e seguimos a caminhada glaciar acima. Mantenham-se em fila e sigam as instruções dos guias, não tente fazer nenhuma gracinha porque eles vão chamar a atenção!

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O minitrekking é MUITO bacana, a sensação é maravilhosa, como era já depois do meio da tarde, o sol estava mais baixo e dava para apreciar o azul-escuro do gelo compactado. Eu curti bastante, é muito fácil mas eu faria o Big Ice para ir além e realmente ver mais, mas fiquei bem feliz, no final uma surpresa, mas fica assim, quem for vai descobrir! Retorno a Calafate e descanso. Às 3 da manhã já tínhamos bilhete marcado para Ushuaia.

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El Calafate a Ushuaia: 16h de ônibus 19/04

A viação escolhida foi a Marga para nossa sorte, por favor, viagem com ela e evitem a Tecni-Austral a todo custo! Pagamos 700 pesos cada, o avião sairia por apenas 900 pesos cada mas como minha amiga estava sem cartão e sem dinheiro, tivemos que optar pelo bus mesmo, compensou pelas paisagens!

 

Saímos às 3 da manhã de Calafate, apresentamos passaporte (WTH!!!) na saída de Calafate e fomos até Rio Gallegos, chegamos às 7 em ponto. Rodoviária horrível, os cachorros vão te perturbar, mexer na sua bagagem... foram 2 horas intermináveis. Chegou um tal ônibus dessa tecni-Austral para Ushuaia no mesmo horário do nosso (às 9 da manhã), era um busão tão esquisito, com motor na frente, uma galera mais estranha ainda e grades em todo o busão, parecia um presídio sobre rodas, quis tirar fotos mas fiquei com medo e deixei quieto hahaha

Bom, fui perguntar (com bastante receio) se era o meu ônibus e mostrei o bilhete a um funcionário que respondeu o que estava escrito na passagem (Marga...), ele perguntou se eu sabia ler e depois ficou comentando com outras pessoas se algum dia eu aprenderia a ler... deixei pra lá... uma americana sofreu a mesma coisa, coitada. Nosso ônibus não vinha, esse foi embora, e esperamos, até que ele chegou, um veículo beeeeem melhor. Éramos apenas 7, excelente, isso nos ganhou MUITO tempo na imigração. Lá vamos nós, algum tempo depois, saída da Argentina e entrada instantânea no Chile, ótimo, uma mesa ao lado da outra, trabalho em equipe, malas no raio-x e estávamos novamente na estrada. Mais um pouco e todos tivemos que sair para atravessar o Estreito de Magalhães de balsa, por medida de segurança tinha de ser do lado de fora do ônibus, muito frio e vento...

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meia hora depois, estávamos, por fim, na Isla de Tierra del Fuego, mas no lado Chileno... agora um tempão de viagem em estrada de terra (vejam o Chile...)

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e novamente, saída do Chile, sobe no ônibus e entrada na Argentina um tempo depois, aqui não havia trabalho em equipe, malas pelo raio-x e seguimos agora mais 5 horas de viagem, passando por Rio Grande e depois até Ushuaia, o lado direito proporciona as melhores vistas das montanhas, do Lago Escondido e do Lago Fagnano, dois passeios que não fiz porque os vi bem durante a viagem.

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Chegamos às 7 da noite, caminhamos até o hostel e saímos para jantar em um restaurante popular, preços bem mais acessíveis. Uma pizza saiu por 65 pesos para os dois.

 

Ushuaia 19 a noite a 23/04

Meu lugar favorito, Ushuaia é uma cidade bem maior que as demais, a mais importante na região, não é tão bonita como El Calafate mas tem tudo, lojas, shoppings, opções de casas de câmbio, bancos etc. Recomendo altamente trazer reais, euros e dólares para cá, cheguei a fazer câmbio em uma loja de ursinhos de pelúcia na rua principal por 4 reais (nas outras cidades sempre 3..3,20), euros por 12,50 (enquanto em outras cidades não saía por mais de 10...11). Chegamos tarde, nos organizamos e fomos dormir. No dia seguinte fomos dar uma volta na cidade, não havia vento algum e passando pelo porto fomos chamados por uma senhora que oferecia tours no Beagle.

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Resolvemos optar por ela já que era oferecido o tour regular, mais uma caminhada pela Ilha H, apenas 12 pessoas pelo preço de 450 pesos, sem contar que era o último dia da temporada. O nome do tour é Três Marias e eu digo que é imperdível, eles estarão lá novamente a partir de agosto. Saímos às 14h30, fomos até a Ilha dos Lobos, no caminho o capitão e seu filho (que aliás velejaram nesse mesmo barco de Ushuaia até o Rio de Janeiro) nos explicavam a história de Ushuaia, um pouco da fauna e flora locais, clima, etc. Vimos os lobos de perto por um bom tempo, seguimos ao Faro Les Eclaireurs e dali até a Ilha H, sempre com muito tempo para tirar fotos e com liberdade total para transitar em todas as áreas da embarcação. Chegamos à Ilha H, que tem esse nome justamente por ter nome, confuso, mas a ilha tem esse formado. Telefones celulares são proibidos e devemos pisar somente na trilha, pois a vegetação lá é especial, por causa do clima há vegetação litorânea e de montanha, linda!

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As melhores vistas de Ushuaia são dali, muitas paradas e um tempão para tirarmos fotos, como a ilha é selvagem, esperem trilhas um pouco mais difíceis, mas nada complicado demais. Eles aliás são os únicos autorizados a ir até essa ilha. Na volta chá, café, alfajors, licor e outros snacks disponíveis.

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Terminado o tour, que foi para mim o melhor da viagem, eu havia visto no Instagram o Brasileiros em Ushuaia, eles foram extremamente atenciosos e responderam todas as mensagens muito antes de ir. Um dia antes havia dois lugares para o full day Parque Nacional Tierra del Fuego, City Tour em Ushuaia, Playa Larga e Glaciar Martial por 450 pesos cada, confirmei e cedo no dia seguinte ele estava lá no horário marcado.

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Seguimos ao Parque, vimos o final da Ruta 3, Lago Roca, Lapataia, diversos bosques, o correio mais austral do mundo e a estação de trem mais ao sul do mundo mas que de verdade eu achei bem sem graça a não achei que vale a pena fazer esse passeio. Seguimos até Ushuaia para ponto estratégicos para fotos e por fim o Glaciar Martial, uma mega subida mas que ao ver o Glaciar eu particularmente achei bem sem graça e não teria ido se soubesse. Eu recomendo também fazer o tour com eles.

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Nesse dia também fomos ao Dublin pub, como morei na Irlanda não poderia perder, vale a pena passar por lá, sempre cheio e a atmosfera super bacana.

 

No dia seguinte, já não sabíamos muito o que fazer, acordamos meio tarde e saímos a toa até a "rodoviária" (que na verdade é só um estacionamento) e lá havia um ônibus apenas para a Laguna Esmeralda, conversei com o motorista e resolvemos ir, 110 pesos cada ida e volta, eram 9h30 e o retorno poderia ser as 3 ou as 5 da tarde. Meia hora depois e estávamos no Vale dos Lobos, pagamos mais 15 pesos cada para entrada e seguimos a trilha.

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Bom, essa época já choveu muito então havia MUITA lama, somado à neve dos dias anteriores que derreteu com a chuva de dois dias anteriores, então estava escorregadio e minha amiga não estava com trekking boots, a trilha deveria levar 1h45min, mas levamos 2h30. Porém, se tivesse que ir rolando eu iria porque a recompensa não tem preço, esse lugar é lindo, é uma paz, foi o melhor ponto da viagem pra mim, verdadeiro contato com a natureza e nem mencionei a paisagem, é um paraíso na Terra, quem for em Ushuaia tem que fazer a Laguna Esmeralda. O dia estava lindo, muito sol e frio, excelente para caminhar.

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Ficamos uma hora apenas e já voltamos com um grupo grande que também iam pegar o ônibus.

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Chegamos lá e havia chá e croissants esperando por nós, serviço do próprio motorista de ônibus. Uma gentileza, muito bacana esse senhor de Córdoba. Conversamos e seguimos a Ushuaia.

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Nessa noite, para celebrar resolvemos ir a um restaurante mais bacana, tomar vinho. Fomos em um na rua principal de Ushuaia, há vários, coincidentemente encontramos por lá várias pessoas que havíamos visto ao longo da jornada. Não saiu caro, o prato de Lomo (Loin), não lembro como chamamos em português, saiu por 140 pesos.

Finalmente, o dia da despedida de Ushuaia, pegamos um taxi, foram 70 pesos fizemos o check-in e saímos para uma panorâmica da cidade que estava com tempo firme naquele dia, bateu aquela saudade antecipada.

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Embarque, o único voo que saiu no horário e não foi cancelado, chegamos em Ezeiza na hora e esperamos as 5 horas que já havíamos planejado. Perto da hora do embarque, já nos dirigindo à fila, fomos informados de que nosso voo para São Paulo teria atraso de pelo menos 1 hora... esperamos e esperamos até que chamaram o meu nome e o da minha amiga, última chamada, trocaram o portão sem falar nada, o embarque feito e nós dois correndo feito loucos pelo aeroporto, mas embarcamos e saímos, voo tranquilo, chegamos em São Paulo e no dia seguinte minha amiga retornou à Europa. Foram muitos problemas, aventuras e correrias na viagem, mas meu primeiro mochilão foi um sucesso.

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Resumo dos gastos em reais por pessoa com a cotação média de 1 real = 3 pesos argentinos e 1 real = 210 pesos chilenos

 

Passagem aérea Aerolíneas Argentinas RIO/ BUE/ FTE// USH/SAO R$ 1,150.00

Taxi Ezeiza ida e volta R$ 100.00

Tour ônibus amarelo Bs. As. R$ 25.00

Taxi Aeroporto/ Calafate R$ 23,33 (dividido por 3 nesse caso)

Minitrekking (reservado no próprio hostel) R$ 266.66

Entrada Pq. Nacional Glaciares R$ 46.66 MERCOSUL (R$ 71.66 demais países)

Ônibus El Calafate/ Puerto Natales ida e volta R$ 56.66

Taxi Rodoviária/ hostel Puerto Natales ida e volta R$ 10.00

Tour Pq. Nacional Torres del Paine R$ 104.76

Entrada Pq. Nacional Torres del Paine R$ 85.71

Ônibus El Calafate/ Ushuaia só ida R$ 233.33

Boat tour pelo Beagle e trekking na Ilha H - Empresa Três Marias R$ 150

Full Day Pq. Nacional Tierra del Fuego - Brasileiros em Ushuaia R$ 150

Transporte Ushuaia/ Vila dos Lobos (Laguna Esmeralda) R$ 36.66

Entrada para Laguna Esmeralda R$ 5

Total acomodação (mais info abaixo) R$ 549.66

Valor total R$ 2,993.43 fora alimentação. Esse valor pode ser coberto com mais uns R$ 20 a R$ 30 por dia cozinhando no hostel e tomando um café, chocolate quente ou cerveja de vez em quando.

 

Hostels (todos incluem café da manhã)

Bs. As. (11 a 13/04)

Hostel Suítes Florida

Staff rude mas localização excelente, quartos limpos, atmosfera ok, ficaria da próxima vez em Palermo. Não dá para cozinhar até onde eu vi. 2 noites por R$ 73.00

 

El Calafate (13 a 14/04 e de 17 a 19/04)

I Keu Ken Hostel

Muito bom, a melhor atmosfera, staff excelente, só é na última rua da cidade, que é mínima, no alto de uma mega ladeira, mas também tem uma ótima vista. Dá para cozinhar mas a cozinha é mínima para o hostel. 3 noites por R$ 90.00

 

Puerto Natales (14 a 17/04)

Niko's II Adventure

Quarto duplo, não precisamos compartilhar quarto, staff super bacana, atmosfera zero, muito tranquilo, apagam tudo as 11 da noite, isso foi ruim. Cozinha muito boa. 3 noites por R$ 200.00

 

Ushuaia (19 a 23/04)

Antarctica Hostel

Ótima localização, ao lado do presídio, banheiros ficam atrás da recepção, tem que caminhar o hostel inteiro para chegar lá, café da manhã bom, cozinha boa também, staff regular, alguns muito bacanas outros indiferentes, atmosfera boring... 4 noites por R$ 186.66

 

 

Bom, fico por aqui, obrigado aos que chegaram até esse ponto e uma ótima viagem a todos! O meu próximo logo logo entra em planejamento ::otemo::

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