Membros Elizandrea Postado Janeiro 23, 2012 Membros Postado Janeiro 23, 2012 Já fiz essa viagem com minha namorada. Adoramos! Foi simplesmente fantástica! Ficamos hospedadas em Curitiba e curtimos todos os parques e lugares citados nos guias. Esticamos para Morretes na Maria Fumaça que, de fato, é o máximo: lindas paisagens e um saudosismo e beleza que propõe a própria composição. Em Morretes comemos o tal "barreado" e adoramos. Um prato exótico e muito delicado. Acho que, tivemos sorte de escolher um lugar legal, pois já ouvimos muitos relatos de pessoas que não gostaram. No entanto, quando perguntamos pelo restaurante é sempre outro. Para escolher o restaurante onde comeríamos retiramos dicas do 4rodas. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 (editado) Jessica, a rodoviária e a estação de trens ficam no mesmo lugar, é só andar 50 metros. Por isso ela é chamada de rodoferroviária. :'> Não sei se acha passagem na hora, mas como você vai chegar cedo pode ser que sim. Você tem que conseguir uma passagem na classe economica (ou turística, não lembro agora) que é a mais barata, mas eles disponibilizam poucos lugares nesta classe e vários nas mais caras... , se não der na barata vais ter que desembolsar... o trem de luxo é a litorina, que sai mais tarde e é muuuuito mais caro. O trem vai até Paranaguá (pelo menos ia, faz tempo que não ando de trem), mas se você descer em Morretes vai ter que ir de ônibus. A rodoviária de Morretes é em frente a parada do trem também, dá pra chegar e comprar a passagem. Morretes é perto de Paranaguá (uns 40km) e vale a pena passear em Morretes e comer o barreado. A cidade é bem pequena, dá pra fazer tudo a pé. Acredito que deva ter vários horários de ônibus de Morretes > Paranaguá, e você também pode ir p/ Pontal do Paraná, de lá também saem as barcas p/ a Ilha do Mel. Incluisive de lá é mais barato e tem mais horários. Veja os horários do ônibus no site da Viação Graciosa. Sobre a Serra Verde Express, só ela faz os passeios de trem. Editado Janeiro 23, 2012 por Visitante Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 Já fiz essa viagem com minha namorada. Adoramos! Foi simplesmente fantástica!Ficamos hospedadas em Curitiba e curtimos todos os parques e lugares citados nos guias. Esticamos para Morretes na Maria Fumaça que, de fato, é o máximo: lindas paisagens e um saudosismo e beleza que propõe a própria composição. Em Morretes comemos o tal "barreado" e adoramos. Um prato exótico e muito delicado. Acho que, tivemos sorte de escolher um lugar legal, pois já ouvimos muitos relatos de pessoas que não gostaram. No entanto, quando perguntamos pelo restaurante é sempre outro. Para escolher o restaurante onde comeríamos retiramos dicas do 4rodas. Olá! Só para informar aos eventuais interessados: o trem tipo "Maria Fumaça" não está em operação regular na linha Curitba-Morretes há alguns anos. Só opera em eventos especiais. Saudações, Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 ... O meu plano é o seguinte. Chegar no sábado as 5 da manhã em curitiba pela rodoviária e de lá pegar o trem para morretes e depois seguir para paranaguá e ilha do mel. É possível sair da rodoviária e chegar na estação de trem em menos de uma hora? Quais são os meus riscos de não conseguir a passagem de trem na hora? (não há condições de reservar! Pelo o que eu lí a reserva dobra o preço da passagem) Em morretes, como eu faço para chegar em Paranaguá?! Tem riscos de eu não conseguir ir pra lá nesse dia e voltar pra Curitiba? ... Oi Jéssica! Algumas dúvidas suas o Otávio já respondeu, então não vou ser redundante, só complementarei pontos em que ele não foi conclusivo, ok?! 1) O risco de não encontrar passagem (barata) para o trem na hora é ENORME, aliás quase certo que não encontre. Como já disse o Otávio, a empresa ("dona" do trajeto) disponibiliza poucos vagões nas categorias econômica e turística (os que tem tarifários mais em conta), então nesta época do ano eles esgotam rapidamente, via de regra com mais de uma semana de antecedência da viagem, então o certo é pedir para que alguém aqui compre para você a passagem. Nas categorias mais caras (executivo e camarotes) provavelmente encontre disponibilidade de passagens devido à menor procura x maior disponibilidade. Existe a possibilidade de comprar via agência ou disk ingressos mas você teria que trocar o voucher pelo bilhete de embarque com 48h de antecedência, o que inviabilizaria a sua idéia de descer do ônibus e embarcar no trem. Turismo aqui tem dessas coisas... Burras 2) O trem não vai até Paranaguá atualmente só até Morretes. De lá terá que usar os ônibus interurbanos. A empresa que opera aquelas linhas é a Viação Graciosa mas adianto que os horários não são dos melhores. Nos horários ao longo do dia, entre 10h-16h geralmente se encontra lugar fácil na rodoviária de Morretes, nos outros horários costuma haver movimento e pode ser difícil de encontrar bilhetes, especialmente nos FDS, devido ao grande afluxo de pessoas na cidade. 3) Se o plano é passar por Morretes e terminar o dia na Ilha do Mel (como diz ser a sua ideia) não vai ter escapatória, terá que passar por Paranaguá (2h de barco até a Ilha do Mel nos barcos típicos - o tempo poderá ser menor se conseguir uma lancha mais rápida, de alguma pousada por exemplo, mas isso é bem difícil sem reservar e combinar antes). A ideia do Otávio é bem válida, mas na prática a diferença de preço do barco é infima - e acho que no teu caso (devido ao roteiro definido) não vai dar certo... Explico: Inexiste conexão de ônibus direta entre Pontal do Paraná e Morretes, obrigando de qualquer forma a passar por Paranaguá para pegar outro ônibus, que são do tipo "pinga-pinga" e que pegam um grande engarrafamento no trecho entre Paranaguá e Pontal do Paraná, então fatalmente trocará o tempo/preço de barco de Paranaguá até a Ilha do Mel por tempo de ônibus (nada agradável, especialmente no calor do verão) entre Morretes-Paranaguá-Pontal do Paraná... Prefiriria muito mais passar o tempo no barco, durante a travessia, com a brisa fresca do mar na cara... Só não esqueça de acertar os ponteiros para pegar o barco a tempo para a travessia. Diariamente seus horários, a partir de Paranaguá são: 8:30, 9:30, 11:00, 13:00, 15:00, 16:30 e 18:00. O porto de embarque é bem perto da rodoviária de Paranaguá, dá para ir a pé na boa. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Janeiro 23, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2012 Valeu Getúlio!!! Citar
Membros brunacapraro Postado Fevereiro 6, 2012 Membros Postado Fevereiro 6, 2012 Pessoal interessado em visitar Curitiba, montei recentemente um blog com dicas da cidade. É simples, mas acho que contém informações bacanas pra quem quer visitar Curitiba. Aliás, o blog não é só sobre Curitiba, é também sobre viagens no geral. Mas como está no início, por enquanto estou postando sobre a minha cidade Dêem uma olhadinha por lá! http://culturagem.wordpress.com Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Fevereiro 11, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 11, 2012 Olá Bruna! Está bem legal o blog, com ótimas fotos. Curti mesmo. Parabéns! Viaje bastante para alimentá-lo... Abraço! Citar
Membros Loh_Cris Postado Abril 1, 2012 Membros Postado Abril 1, 2012 Olás Mochileiros de Plantão! Primeiramente peço desculpas por demorar a postar infos sobre o passeio para Curitiba>Morretes, mas enfim aqui estou! Gostaria também de agradecer, pelos relatos, dicas, respostas e respostas postadas aqui (na vdd troquei umas idéias foi no tópico sobre a Ilha do Mel), pois realmente ajudaram muitoo na viagem! Vou comentar e colocar aqui, pontos que acho que poderão contribuir de alguma forma e algumas fotos. Ressalto que estes três dias foram ótimos para descansar, sair da rotina e me deixar com mais vontade de conhecer o PR... =D Curitiba - Cheguei pela manhã peguei o bus em frente ao aeroporto, fui para o centro, pça Tiradentes (não tinha reservado nenhum hotel, mas estava com uma listinha dos tel. de albergues e hoteis por lá). Da praça mesmo liguei para verificar sobre a diária, mas estava tudo lotado =| ... Para não perder muito tempo com isto, resolvi começar a conhecer alguns points da cidade com a mochila nas costas (não mto boa idéia...). Não vou detalhar muito sobre como ir em cada lugar que estive, por que com o mapinha abaixo vc tem a rota do bus turismo e dá para ter uma ideia da localização. Ressalto:: o apoio ao turista é beemm estruturado, a idéia de ter um onibus passando pelos pontos turisticos principais/quem está com o tempo restrito, é otimo já ter as opções mais viabilizadas! Mapinha Linha Turística rua no Centro de Curitiba Paiol Jardim Botânico Parque Tanguá Vista da Torre Panoramica Bem, no fim do dia verifiquei sobre o hotel, achei um na avenida principal próximo à rodoferroviária (se não estou enganada, Hotel Itamaraty.. é, acho que foi este mesmo), fui também na estação para garantir minha passagem até Morretes (segue abaixo as tarifas, do segundo semestre 2011), comprei a opção turistica, oks. Ressalto que:: a fama de "pessoas um pouco distantes" do pessoal de Curitiba estatisticamente não foi comprovada, as pessoas com quem encontrei foram muito amáveis =).. talvez a amostragem não foi representativa... sei lá, mas enfim td ótimo. Sei que no final do dia meu desejo era conseguir dar um Ctrl+C em um daqueles parques maravilhosos e dar um Ctrl+V para minha cidade ^^... adoraria ter um destes por aqui! Crtl+C e crtl+V ... ^^ Tarifas Trem O passeio começou, passando por uma região um pouco "triste" de Curitiba... mas na verdade é bom ver, pq é mais um momento para refletir e filosofar sobre a vida... A viagem foi toda bem tranquila e gostosa, a vista linda e a cada curva uma expectativa como será ali a frente ^^... segue abaixo umas fotos (que representam apenas uma fração de segundo, da vista =). Fui até a estação de Marumbi.. vista... vista... vista... vista... vista... (montanha imensa, e tunel lá no final... bem pequeno... no geral vc se sente um pedaçinho do nada ^^) vista linda... Marumbi Enfim, recebi indicações de parar na estação Marumbi, cheguei lá por volta de 11:00, o que me deixou um pouco receosa, afinal para fazer as trilhas lá é bom sair pela manhã e no final do dia retornar (recomendação recebida e é até logico isso, né?!). Porem o fato é que tinha apenas três dias para o passeio todo (1 curitiba, 1 passeio de trem/ marumbi/morretes e 1morretes). Pois é, mesmo assim iniciei uma trilha menor (Abrolhos ou Rochedinho... não me recordo, qual das duas... foi a menor) andei andei andei, então ao inves de tentar ir até o final desta trilha resolvi parar e somente curti o nada e ouvir o silêncio e tirar algumas fotos de umas árvores e de umas plantinhas interessantes ^^ foi até agradavel! Depois disto, voltei para a estação, peguei algumas informações de como chegar até Morretes. Então segui pela trilha Seu Antoninho,e depois uma outra trilhazinha que esqueci o nome (mas é a única também, não tem erro) para ir até Porto de Cima >> e depois Morretes (meu Deus!! vai andar trem =) mas muito gostoso td, a vista linda, neste segundo trecho tem mtas cachoeiras com quedas menores, mas lindas lindas, não tirei fotos, fiz uns videos...! O caminho é bem tranquilo!.. Abaixo um mapinha do conjunto Marumbi e outras infos, e algumas fotos.. mapinha... Estação Marumbi... Vista... trilha... árvores, folhas, verde ...^^ Plantinhas ... Raizes na trilhas (degrau?)... Trilha... Trilha... Vista.... Morretes Enfim em Porto de Cima, achei e cheguei a pagar por uma pousada lá, mas por volta das 21 hrs me deu uma voltade subita de ir para Morretes ... sei que não tinha mais onibus fazendo este trecho (porto de cima à morretes) daí arrumei um taxi (acho que R$7.00).. chegando lá andei um pouco e achei o hotel Nhundiaguara! Otemo! Dormi mtooo bem, estava super cansada (a descida de Marumbi a Porto, me deixou exausta e o dia anterior em Curitiba também com a mochila... na vdd como mochileira não podia reclamar da mochila, né?! mas o fato é que ainda não aprendi a carregar apenas o necessário... mas estou aprendendo ) Morretes é um lugar super agradável, o clima estava maravilhoso (recomendo!). Na época não estava vegetariana, então comi do maravilhoso e tradicional barreado :'> Enfim um dia, bem agradavel.. Fui para Curitiba neste dia mesmo, o pessoal comentou comigo que seria arriscado pegar o onibus pela manhã (talvez, houvessem atrasos e etc..). Abaixo tem uma tabela de horários de onibus saindo de Morretes (do segundo semestre 2011) e uma outra tabela de horários e pontos do onibus que sai do centro de Curitiba e vai para o Aeroporto! Morretes.... Morretes.... Morretes.... Morretes.... Morretes.... Morretes.... Morretes.... Tab. horários saindo de Morretes... Tab. horários onibus executivo, Curitiba: centro> aeroporto Lembretes / Recomendações: * conhecer o mapa das cidades e lugares que pretende passar; * tentar dividirreduzir ao maximo a mochila... * por onde passar não esqueça para trás as embalagens e resíduos gerados! Oks! Sds. Loh Cris Citar
Colaboradores ITAMAR JAPA Postado Abril 14, 2012 Colaboradores Postado Abril 14, 2012 Olá Loh_cris legal seu relato, que bom que gostou do passeio, legal que tenha descido na estação do Marumby e tenha visualizado o Marumby, esse conjunto de montanhas é nada mais nada menos o berço do montanhismo no Brasil, um verdadeiro espetáculo, pena vc nao ter mais tempo para completar a trilha ia adorar!!! Que Bom tbm que tenha feito a trilha até porto de cima, esta trilha entre a exuberante Mata Atlântica é o finalzinho do histórico caminho do itupava, que serviu para ligar Curitiba ao Litoral nos anos de mil seiscentos e tantos, cheia de história... Fico Feliz que gostou de Morretes cidadezinha pequena mas muito ENCANTADORA, que recebe muitos turistas, eu adoro ir lá nos finais de semana pra comer o DELICIOSO Barreado e também frutos do mar... além do que é uma cidade ideal para desfrutar de sua tranquilidade.. (que pena que nosso amigo no primeiro relato, não gostou, mas... gosto é gosto) . Quanto a Curitiba também espero que tenha gostado mesmo que tenha ido aos lugares com a Mochila nas costas, mas é isso mesmo, esse é o espirito (fiz isso nas Cataratas do Iguaçu) o que vale é desfrutar da melhor maneira a cultura e os visuais de cada cidade... :'> Citar
Membros Loh_Cris Postado Abril 17, 2012 Membros Postado Abril 17, 2012 Eiii Itamar Japa!! Fico feliz de ter gostado do relato =) Espero que incentive e ajude outras pessoas! Essa região é mto linda msm, que cadeia de montanhas maravilhosas!! Marumbi fiquei só um pouco, mas curti ainda sim!! e a trilha até Porto de Cima, foi bemm interessante (tem aquele rio que segue ao lado esquerdo da estrada, né?!), lindo lindo! Em Curitiba passei rapidinho, mas quero voltar lá e ir até a Ilha do Mel! Provavelmente fico um pouco em Curitiba, passo por Morretes (de novo ^^), vou a Antonina (parece ser agradável tbem) e dou um jeitinho de ficar uns dias na ilha do mel!! O maior problema, é o tempo! Afffff.... Mas, eh isto! Bons ventos e inté Abçs, Loh Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.