Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Cabral, por pouco não ganhei um chapéu igualzinho, feito de pele de coelho.

A sogra de um primo mais velho os criava em casa e vivia de fabricar casacos de pele de coelho, tão perfeitamente costurados que você não via falhas ou emendas.

Me prometeram um chapéu desses mas a aposentadoria dela chegou antes. ::bad::

Uma coisa que acabo de me lembrar: Meu cantil, que uso até hoje, foi comprado quando tinha 10 anos para poder brincar de náufrago, a garrafinha de água comum da geladeira vazava... ::otemo::

Aliás, meus pais identificaram em mim uma mania curiosa. Sempre adorei filmes de ação, daqueles de comitiva cruzando deserto, e tals, tipo Tarzan, e eu me equipava de acordo com a cena, como se participasse do filme.

Se os caras iam se enfiando no mato, depois do intervalo eu voltava com uma faca, se era deserto eu pegava o cantil, se tinham animais perigosos eu pegava a carabininha de pressão Urko. ::lol4::

Já estava desenhado meeu perfil atual desde cedo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

André, eu fazia a mesma coisa que você em casa, nunca sentava na frente da TV "despreparado" ::tchann::

Uma outra atividade com facas que era bastante popular era o arremesso das mesmas, afinal, naquela época era muito comum em seriados matar vilões em fuga arremessando a faca que cravava mortalmente nas costas do sujeito que sofria morte instantânea. Treinávamos em tábuas e, na falta de vilões, impedíamos a fuga de abacateiros, mangueiras e cia com os nossos arremessos ::hahaha:: Quem duvida pode ir lá conferir que as árvores estão lá até hoje, quietinhas no mesmo lugar, de medo dos nossos arremessos.

Algumas facas, como essa Tramontina que o cabral usava, eram mais difíceis de arremessar para distâncias grandes pois o cabo era mais pesado que a lâmina, mas as "Daniel Boone" funcionavam muito bem ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Hehehehehe

Como é que vocês acham que a faquinha tramontina se "desenjambrou" toda? :roll::roll:

Mas por influencia dos filmes do Bruce e uns "trocentos" mais eu tinha também 6 shuriken do Bodolay ( ainda devo ter um ou dois perdidos por aqui ); muito mais legais para se "matar" tábuas e árvores em geral. :mrgreen:

Mas agora voltando ao nosso tema, vou tentar este fim de semana prolongado fazer uns testes comparativos entre a Tramontina Commander2, Imbel MK1, "rambônica2" genérica, Guepardo Delta e Big Fish.

Por questão de maior homogeinização vou dar um desbaste padrão de 10 graus de cada lado e fio de 20 graus de cada lado ( 40 inclusos ) em todas; quem aguentar aguentou! :twisted:

O teste não será nada elaborado, apenas cortar inicialmente papel de bula para atestar o fio e depois chopping em uma torinha de eucalipto seco ( informo o diâmetro exato no "laudo" ), sendo 20 pancadas com cada uma delas ( 10 anguladas à esquerda e 10 à direita, formando uma cunha de corte ). Novo teste com papel de bula para ver alterações no fio. Se for o caso passo para papel A4 para testar os fios.

Pode ser que eu use uma chaira de aço liso para reassentar um ou outro fio rolado. Se for o caso informo a utilização e o resultado.

Depois veremos umas 20 "cascadas" com cada uma delas tirando lascas do eucalipto. Nova aferição com papel de bula e/ou A4.

Como podem ver, nada radical, mas o suficiente para apontar uma ou outra diferença entre elas. A limitação de 20 pancadas e cortes por faca é por causa do meu pobre ombro com bursite ( herança da época de atleta ) ::mmm: .

Vai ser no mínimo divertido... :mrgreen:

Link para o comentário

• Membros de Honra

Hmmm, as primeiras pancadas serão mais fortes que as últimas, não? :) Mas eu gostei do teste. Por aqui, os meus testes são muito subjetivos, como cortar bifes de uma peça de carne ou tirar um filé dum peixe e a nota vai mais pela facilidade de realizar a tarefa que pela manutenção do fio.

Link para o comentário

• Membros

He he he!!! vejo que todos somos velhos du mato !!!! ::otemo::::otemo::::otemo:: Estou em casa...

Também tive a oportunidade de passar boa parte a infância no sítio do avô (digo sítio, pois quando alguém chamava de fazenda, o velho balançava a cabeça e dizia isso era para os coronéis...), lá fazíamos todo tipo de traquinagem que os meninos da roça fazem, fazer atiradeira (bodoque), zarabatana, dar tiro de chumbinho, pescar lambari, acará, mandí, piau, traíra e tudo mais que mordesse o anzol, enfim bons tempos que não voltam mais.... Dei rizada com trauco, atirava tanto e engoli tanto chumbo com os diabolôs na boca que acho que até hoje sou contaminado com metal pesado!!!! Só não caçava, pois o velho proibia, mais da metade das terras dele era mata, ele dizia ser o refúgio dele (e meu também, minha avó só fazia uma recomendação - usar botas, aquelas tipo 7 leguas de borracha preta ....) não deixava matar nem cobra, dizia preferir a companhia delas aos ratos, lembro que certa vez estávamos almoçando e fomos interrompidos pelo seu Euclides assustado que os catitus haviam comido boa parte do milharal, e meu avô deu uma rizada e disse, pro ano temos que mudar o milharal de lugar se não esses bichos não vão nos largar. Acho que ele era um ecologista ao seu tempo. Foi ele que me deu o primeiro facão, era algo entre uma peixeira e um facão mateiro de 10", nem sei que fim levou... o velho cantil de alumínio remendado de durepox tenho até hoje.

Trauco a minha velha Imbel tem o cabo com aquelas rodelas de couro sobreposta, e tenho até hoje a velha tramontina com cabo imitando osso, tipo de escoteiro.

Daniel boone, tarzan, rintintim, he he he... bons tempos...

inté....

voltando a realidade, fiz uma pátina de percloreto de ferro na minha Mora, ficou show!!!!

inté...

Link para o comentário

• Membros

Muito bons tempos aqueles, meus "velhos" novos amigos.

Tempo de faquinha na cintura, aquelas pequenas peixeiras artesanais que eram, e ainda são, vendidas nas feiras do interior, , um badogue (estilingue ou atiradeira como vcs chamam aí no sul) sacola feita de uma perna de calça Lee cheia de pedras redondas da beira do rio, pés descalços e muita fruta roubada dos quintais alheios. Deve ser daí a minha herança psíquica de achar que coco bom é coco roubado eheheheheeheheheheh

Daí, mais velho ganhei aquela Imbel que já citei aqui e até agora... continuo buscando!!! ::sos::::sos::::sos::::sos::

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Senhores;

Não se ofendam, é puro respeito mesmo! Fico muito feliz de ler os relatos nostálgicos de suas vidas e em saber que tive a oportunidade de vivenciar muito do que você relatam. Sou de 86 e por mais que eu possa parecer "verde" para vocês, também tive uma infância no interior, vida humilde, avô que vive na zona roça e economiza ate nos talheres ( seus talheres era remendados de com arame e pedaço de gravetos, e isso porque ele também era carpinteiro), sei o que é fazer pelotas de barro, coloca-las para secar e assa-las para poder encher o bornal e "estilingar" ou "badogar", pescar traíra, tilápia e carí com azol e vara de mato, armar arapuca para pegar codorna, perdiz e juriti. Eita ::tchann:: ! Lembro me da alegria de ganhar meu primeiro canivete Tramontina de meu pai.Passei tardes inteiras tentando afia-lo, um sofrimento de dar dó! ::putz::

Mudando de pau para cacete, olhem so isso: http://www.ebay.com/itm/Condor-Rodan-Knife-Plain-Black-Edge-Polypro-CTK237-6HC-/360409148005?pt=Collectible_Knives&hash=item53ea0f2a65#ht_1954wt_954

Essa faca já foi muito sitada e recomendada pelo VdM e pelo Cabral e é para quem gosta de variantes da ka-bar BK2. Essa é uma boa alternativa, que esta uma pechincha! Então achei que seria legal passar aqui e deixar um dica para quem se interessar!

Link para o comentário

• Membros

Hehehehe

Vai se aproximando a época do natal e a moçada começa a ficar nostálgica. "Eu me comportei bem o ano todo papai Noel, então eu mereço ganhar aquele presente..." :lol:

Eita que estes meninos não podem ver um brinquedo que vão logo querendo. Tsc...tsc...tsc...

Tá bom, confesso: acabei de comprar a Rodan, mas foi culpa do FENRIR!!! ::grr::::xiu:::mrgreen:

Brigadão pela dica Fenrir. ::otemo::::otemo::::otemo:: O preço realmente está muito bom. ::otemo:: Temo até que quando chegar tenha algum problema, mas de novo, pelo preço, não tem muito do que reclamar. Se for o caso dou de presente para um amigo. :o

Link para o comentário

• Membros

Esta Rodan parece ser muito legal mesmo, não comprei uma porque na época da pesquisa não achei nenhum vendedor que mandasse ao Brasil. Depois pensei bem, é muito parecida com a BK2 (no estilo), então optei pela Hudson Bay. Também como o Mestre Cabral, estou preocupado se chega pelo tamanho.

A propósito de usufruir um pouco mais do vasto cabedal de conhecimento em Cutelaria, uma dúvida ó Mestre:

Certa vez lí que não se deve fazer a "pátina induzida" mais de uma vez. Por quê?

Grato.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...