Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Frico,

Acho que o seu caso de febre do aço inspira cuidados... acho que vamos ter que te dar uma dipirona para baixar um pouco a temperatura. ::lol3:::mrgreen:

Nos diga, qual a utilização real que você pretende da faca? Caça, pesca, camping, bushcraft,etc.

O que você chama de aço porreta :?:

Adoro os meus ZDP-189, CPM-S30V, Sandvik 13C26, D-2, 14C27N, 12C27, VG10, AUS8, 440A, 8Cr13MoV, 9Cr18MoV, 440C, Krupp 1.4110, 420HC, etc. ::mmm:

Tudo depende do emprego da lâmina e de seu tratamento térmico. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
Frico,

Acho que o seu caso de febre do aço inspira cuidados... acho que vamos ter que te dar uma dipirona para baixar um pouco a temperatura. ::lol3:::mrgreen:

Nos diga, qual a utilização real que você pretende da faca? Caça, pesca, camping, bushcraft,etc.

O que você chama de aço porreta :?:

Adoro os meus ZDP-189, CPM-S30V, Sandvik 13C26, D-2, 14C27N, 12C27, VG10, AUS8, 440A, 8Cr13MoV, 9Cr18MoV, 440C, Krupp 1.4110, 420HC, etc. ::mmm:

Tudo depende do emprego da lâmina e de seu tratamento térmico. :wink:

Pois é...é bom puxar o freio de mão srsrrsr. Na verdade, bushcraft e se preciso, pesca. Porreta, falo resistente, um desenho estilo a Gerber que falei, uma faca que dure muito tempo que possa passar para meu bruguelo, daqui há uns 15 anos e continue uma faca "de moral", confiável.

Engraçado como consigo agregar sentimento à facas. ::mmm: Depois de pai, fiquei meio mole. :roll:

O que sugere?

Link para o comentário

• Membros

Frico,

Para preencher seus requisitos de aplicação e durabilidade, não é preciso gastar muito do seu suado "dindim" ( eu pelo menos sou adepto fervoroso do BBB: bom, bonito e barato! ).

Uma Mora no modelo que você achar mais "tcham" ou minha preferida neste quesito: Gerber Big Rock! Simplesmente adoro esta faca! ::love:: Sempre que alguém pede uma sugestão, dou jeito de incluí-la! :roll:

Mas é que seu design/geometria, construção, tipo de aço, tratamento térmico e "ficha corrida" ( histórico de uso ) a recomendam sem restrição. ::otemo::

A única coisa nela que não irá durar são as talas de empunhadura emborrachada; mas basta remover os 2 parafusos tipo "torx" para retirá-las e eventualmente trocá-las por madeira, chifre, G-10, micarta, polimero, etc.

E além dela ser verdadeiramente multi-função, tem uma coisa que você irá adorar: a oportunidade de imprimir o seu trabalho nela! Com seu aço 440A, basta você remover as talas de empunhadura e começando com uma lixa 400, depois 600, 1200 e finalmente 2000 e por último um couro com óxido de cromo e você terá uma lâmina polida como espelho e mais resistente ainda à corrosão ( o 440A é um dos mais resistentes à ferrugem, mas o acabamento stonewashed/bead blast favorece a ferrugem ).

E o custo desta maravilha? Em torno de 30 dólares! :D

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

Devo receber nos próximos dias e assim que testa-lo na cozinha ( foi comprado para isto ) lhe passo as impressões: Sanrenmu 939 FFG. ::love:: Preço: 9 dólares em um vendedor, 10,90 em outro 13 em outro e 19 no mais caro.

Pelo design/geometria e hístórico dos usuários aliados ao preço ( 9 ou 11 dólares ), acho que bate a Mora! ::ahhhh::

Link para o comentário

• Membros

Padovani,

Usando apenas uma pedra carborundum dupla-face e um strop de couro com óxido de cromo consigo que um canivete genérico que revisei fatie sem problemas papel de bula de remédio ( muito mais fino que o A4 ). ::cool:::'>

Costumo brincar ( mas é sério ) que minhas lâminas que considero com fio degradado cortam papel A4 sem problema. Não é que eu esteja me gabando, mas é que afio manualmente lâminas há talvez mais de 3 décadas ( estou quase chamando o Véio du Mato de "Menino du Campo" ) ::lol4:: .

Você está no caminho certo! ::cool:::'> A prática melhorará cada vez mais sua técnica. Mas atente que mesmo eu com estes 30 anos ou mais de afiação, de vez em quando ainda "perco" uma ponta do fio ( quando do desbaste inicial de alívio ) e ao fazer o fio primário simplesmente não fica aquele corte de navalha na ponta, então tenho que voltar para a pedra e retrabalhar mais um pouco a ponta para só depois finalizar o fio primário. :P

A grande vantagem dos sistemas de angulação quer seja para pedras de bancada e/ou hastes cilindrícas ou triangulares é que uma vez conseguido um fio primário perfeito, retocá-lo é sempre fácil, rápido e consistente em 100% das vezes. ::otemo::

Dá também para fazer a manutenção de um fio perfeito só com o couro de strop mais óxido de cromo, mas neste caso o uso do couro deve ser quase que diário; mas basta uns 30 SEGUNDOS de strop e pronto! ::otemo::

Link para o comentário

• Membros de Honra
Trauco,

Devo receber nos próximos dias e assim que testa-lo na cozinha ( foi comprado para isto ) lhe passo as impressões: Sanrenmu 939 FFG. ::love:: Preço: 9 dólares em um vendedor, 10,90 em outro 13 em outro e 19 no mais caro.

Pelo design/geometria e hístórico dos usuários aliados ao preço ( 9 ou 11 dólares ), acho que bate a Mora! ::ahhhh::

Para a cozinha, a Tramontina de aço carbono ainda é o melhor custo benefício aqui em casa, mas como ela enferruja, a patroa não gosta dela a não ser quando eu dou um trato na lâmina e no fio. A Mora stainless eu deixei pra ela cometer atrocidades já descritas e ela se queixou da lâmina grossa para fatiar fino, nisso ela prefere a santoku japonesa 1,99 que eu comprei pois além de ser fininha, não enferrujar e pegar fio bom, tem a lâmina levemente curva (convexa) que é uma mão na roda para picar coisas numa tábua (a Mora é reta).

Você e o VdM falam tanto das SanRemo que eu estou me sentindo obrigado a comprar uma ::hãã2::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...