Membros cabraljr Postado Novembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 1, 2011 Trauco, A Steadfast é desmontável sim, mas infelizmente esta não é minha! E aquela "baioneta" é para inimigo "inimigo mesmo"; creio que para inimigos "menos inimigos" deve ter uma versão com dorso sem serra! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 1, 2011 Frico, Acho que o seu caso de febre do aço inspira cuidados... acho que vamos ter que te dar uma dipirona para baixar um pouco a temperatura. Nos diga, qual a utilização real que você pretende da faca? Caça, pesca, camping, bushcraft,etc. O que você chama de aço porreta Adoro os meus ZDP-189, CPM-S30V, Sandvik 13C26, D-2, 14C27N, 12C27, VG10, AUS8, 440A, 8Cr13MoV, 9Cr18MoV, 440C, Krupp 1.4110, 420HC, etc. Tudo depende do emprego da lâmina e de seu tratamento térmico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 2, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 A Mora que chegou aqui é Sandvik 12C27 dureza hrc 57-58. Muito boa mesmo, mas a patroa reclamou da espessura da lâmina para fatiar fininho os vegetais Pelo preço de 12 dolares, não consigo pensar em nada all-purposes do mesmo nível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Frico Postado Novembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Frico, Acho que o seu caso de febre do aço inspira cuidados... acho que vamos ter que te dar uma dipirona para baixar um pouco a temperatura. Nos diga, qual a utilização real que você pretende da faca? Caça, pesca, camping, bushcraft,etc. O que você chama de aço porreta Adoro os meus ZDP-189, CPM-S30V, Sandvik 13C26, D-2, 14C27N, 12C27, VG10, AUS8, 440A, 8Cr13MoV, 9Cr18MoV, 440C, Krupp 1.4110, 420HC, etc. Tudo depende do emprego da lâmina e de seu tratamento térmico. Pois é...é bom puxar o freio de mão srsrrsr. Na verdade, bushcraft e se preciso, pesca. Porreta, falo resistente, um desenho estilo a Gerber que falei, uma faca que dure muito tempo que possa passar para meu bruguelo, daqui há uns 15 anos e continue uma faca "de moral", confiável. Engraçado como consigo agregar sentimento à facas. Depois de pai, fiquei meio mole. O que sugere? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros itpadovani Postado Novembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Uma pequena dúvida, andei treinando muito afiando minhas facas e canivetes vagabundos. Tipo um Western, no caso dele, é possível fazê-lo cortar folhas A4 facilmente? Sem dar aquele efeito serrilhado? Só assim mesmo pra saber se eu que tô errando, ou se é a faca que erra HAHAHAHA Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Frico, Para preencher seus requisitos de aplicação e durabilidade, não é preciso gastar muito do seu suado "dindim" ( eu pelo menos sou adepto fervoroso do BBB: bom, bonito e barato! ). Uma Mora no modelo que você achar mais "tcham" ou minha preferida neste quesito: Gerber Big Rock! Simplesmente adoro esta faca! Sempre que alguém pede uma sugestão, dou jeito de incluí-la! Mas é que seu design/geometria, construção, tipo de aço, tratamento térmico e "ficha corrida" ( histórico de uso ) a recomendam sem restrição. A única coisa nela que não irá durar são as talas de empunhadura emborrachada; mas basta remover os 2 parafusos tipo "torx" para retirá-las e eventualmente trocá-las por madeira, chifre, G-10, micarta, polimero, etc. E além dela ser verdadeiramente multi-função, tem uma coisa que você irá adorar: a oportunidade de imprimir o seu trabalho nela! Com seu aço 440A, basta você remover as talas de empunhadura e começando com uma lixa 400, depois 600, 1200 e finalmente 2000 e por último um couro com óxido de cromo e você terá uma lâmina polida como espelho e mais resistente ainda à corrosão ( o 440A é um dos mais resistentes à ferrugem, mas o acabamento stonewashed/bead blast favorece a ferrugem ). E o custo desta maravilha? Em torno de 30 dólares! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Trauco, Devo receber nos próximos dias e assim que testa-lo na cozinha ( foi comprado para isto ) lhe passo as impressões: Sanrenmu 939 FFG. Preço: 9 dólares em um vendedor, 10,90 em outro 13 em outro e 19 no mais caro. Pelo design/geometria e hístórico dos usuários aliados ao preço ( 9 ou 11 dólares ), acho que bate a Mora! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Novembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Padovani, Usando apenas uma pedra carborundum dupla-face e um strop de couro com óxido de cromo consigo que um canivete genérico que revisei fatie sem problemas papel de bula de remédio ( muito mais fino que o A4 ). :'> Costumo brincar ( mas é sério ) que minhas lâminas que considero com fio degradado cortam papel A4 sem problema. Não é que eu esteja me gabando, mas é que afio manualmente lâminas há talvez mais de 3 décadas ( estou quase chamando o Véio du Mato de "Menino du Campo" ) . Você está no caminho certo! :'> A prática melhorará cada vez mais sua técnica. Mas atente que mesmo eu com estes 30 anos ou mais de afiação, de vez em quando ainda "perco" uma ponta do fio ( quando do desbaste inicial de alívio ) e ao fazer o fio primário simplesmente não fica aquele corte de navalha na ponta, então tenho que voltar para a pedra e retrabalhar mais um pouco a ponta para só depois finalizar o fio primário. A grande vantagem dos sistemas de angulação quer seja para pedras de bancada e/ou hastes cilindrícas ou triangulares é que uma vez conseguido um fio primário perfeito, retocá-lo é sempre fácil, rápido e consistente em 100% das vezes. Dá também para fazer a manutenção de um fio perfeito só com o couro de strop mais óxido de cromo, mas neste caso o uso do couro deve ser quase que diário; mas basta uns 30 SEGUNDOS de strop e pronto! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Novembro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Tanta gente falando destas faquinhas de cerâmica que deu até vontade de experimentar. Vi umas genéricas baratinhas e pensei em comprar uma qualquer hora, mas não largo o aço de jeito nenhum... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Novembro 2, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 2, 2011 Trauco, Devo receber nos próximos dias e assim que testa-lo na cozinha ( foi comprado para isto ) lhe passo as impressões: Sanrenmu 939 FFG. Preço: 9 dólares em um vendedor, 10,90 em outro 13 em outro e 19 no mais caro. Pelo design/geometria e hístórico dos usuários aliados ao preço ( 9 ou 11 dólares ), acho que bate a Mora! Para a cozinha, a Tramontina de aço carbono ainda é o melhor custo benefício aqui em casa, mas como ela enferruja, a patroa não gosta dela a não ser quando eu dou um trato na lâmina e no fio. A Mora stainless eu deixei pra ela cometer atrocidades já descritas e ela se queixou da lâmina grossa para fatiar fino, nisso ela prefere a santoku japonesa 1,99 que eu comprei pois além de ser fininha, não enferrujar e pegar fio bom, tem a lâmina levemente curva (convexa) que é uma mão na roda para picar coisas numa tábua (a Mora é reta). Você e o VdM falam tanto das SanRemo que eu estou me sentindo obrigado a comprar uma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.