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Facas... Qual comprar?


ivaozim

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Hehehehehe

 

Se o Mestre VdM chancelou, pode comprar sem medo! ::otemo::

 

A Big Rock junto com a "laranjinha" e a Mora 2010 são minhas queridinhas no quesito lâmina fixa! ::love::::love::::love::::otemo::

 

A Mora que vou pegar, sera a 840. Servi'ços bem específicos!! A pra impressionar visitas/me amostrar ::lol4:: e ir pros matos será Ka-bar, Virei fã sem nunca ter nem visto srsrr

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  • Membros

Pois é, vou ir trabalhar virado, lendo e relendo sobre como escolher uma boa faca. Inclusive, entrei em um site que realmente dá boas dicas sobre como escolher sua faca de sobrevivência ideal. E por isso, vou traduzir para todo mundo, sei que os mestres já sabem de tudo, mas com certeza entram vários iniciantes que podem usar essas dicas com muita produtividade.

 

1. Tang

O Tang de uma faca é a parte da lâmina que se estende para dentro do cabo. O Tang e a lâmina são um pedaço sólido de aço. O Full Tang ou tang que vai todo o caminho até a base do punho, é considerado o melhor para uma faca de sobrevivência de qualidade. O Full Tang dá força para toda a faca. Em facas mais baratas a lâmina está apenas ligada ao topo do punho e pode quebrar.

 

2. Cabo/Empunhadura

O cabo em facas de sobrevivência varia muito. Alguns são de borracha dura, polímero e outros. Muitos são bons e é provavelmente bem fácil de lembrar o que você deve evitar: Qualquer faca que tem um cabo oco para "armazenar coisas." Enquanto isso soa bem à primeira vista, há diversas boas razões para evitar facas como esta.

 

1. Se ele tem uma cabo oco a faca certamente não é Full Tang, que mencionamos anteriormente que era importante.

2. Se você estiver guardando coisas no cabo de sua faca, e você perde a mesma, adivinhe o que mais se foi... Todo o resto.

 

Outra coisa para evitar que seja popular entre facas de sobrevivência é uma bússola no punho. Mais uma vez, parece ser um recurso interessante, mas poderia atrapalhar o seu domínio e sua "pegada" sobre a faca. É, realmente, vale a pena ter uma bússola de 25 centavos no punho de uma das suas ferramentas mais importantes quando há uma chance que esta vai fazer a faca ficar mais difícil de ser trabalhada ou até fazer você se ferir? Em uma situação de sobrevivência isto seria inaceitável.

 

3. Aço usado na fabricação

Facas de sobrevivência geralmente vêm em dois tipos de aço: Stainless(Aço *quase* inoxidável) ou Aço Carbono(1095 e outros). Existe um debate enorme sobre isto e eu não recomendo que você deva escolher entre eles de uma forma tão direta, mas aqui são as principais diferenças.

 

1. Aços Stainless é ... bem, são aços "inoxidáveis". Praticamente indestrutível, pode levar muita porrada e duram muito tempo sem corrosão. No entanto muitas pessoas dizem que lâminas em Stainless perdem o fio mais rápido do que o aço carbono.

2. Facas de aço carbono são geralmente conhecidos por manter um ótimo fio com relação ao aço Stainless, mas a corrosão é mais rápida neste tipo de aço.

 

4. Design da lâmina

Mais uma vez tudo se resume a um debate sobre o que é melhor: lâmina reta ou serrilhada. Uma faca de lâmina reta/lisa irá funcionar melhor para cortar madeira e é muito mais fácil de afiar. Uma pedra lisa em qualquer lugar ainda pode ser usada para afiar uma lâmina reta se você está sem uma pedra de amolar, enquanto uma borda serrilhada quase sempre leva um afiador especial.

 

5. Comprimento da Lâmina

A maioria das facas de sobrevivência estão entre 15cm e 25cm. Menor pode não ser o suficiente para fazer as coisas que você terá fazer em uma situação de sobrevivência, como cortar madeira. Claro, ele iria trabalhar muito melhor com um machado ou serra, mas se você estiver caminhando no meio do mato por um bom tempo, você pode não ter qualquer uma destas coisas. No entanto, facas maiores do que 22cm são exagero e significa que você pode estar começando com a Síndrome de Rambo. Este é o ponto onde a faca está ficando grande demais para manusear e transportar de forma eficaz e pode ser mais um obstáculo do que uma ferramenta.

 

6. Espessura da Lâmina

Este é um ponto bem mais difícil para aqueles que não são especialistas da cutelaria. Uma boa regra geral é de cerca de 4mm a 6mm de espessura é o ideal para facas de sobrevivência. Uma faca dessa espessura será extremamente sólida e capaz de resistir ao abuso de cortar madeira e para outras atividades pesadas. Você não irá gostar uma faca de sobrevivência que é extremamente flexível.

 

 

Está aí galera, todos os créditos para o site: http://survivalcache.com/survival-knife/ ... Apenas traduzi tudo.

 

Ps: Não traduzi a parte da bainha pois acho um tanto quanto desnecessário, já que acho que seria injusto tratar com diferença uma faca da outra pela bainha, já que se pode fazer uma outra melhor do que a de fábrica.

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Padovani,

 

Excelente iniciativa, trabalho de tradução muito bom e um post que realmente vai ajudar e muito os iniciantes! Parabéns! ::otemo::

 

Só vou fazer uns pequenos adendos a título de complementação:

 

- No atual estagio da metalurgia, os aços ditos stainless apresentam maior retenção/durabilidade de fio que os aços carbono, quer seja devido à dureza e/ou composição. O ranking dos tops neste quesito seria:

 

CPM-S90V ; CTS-20CP ; M390 ; ZDP-189 ; CPM-S60V; CPM-S30V; D-2 ( não necessariamente em ordem )

 

- Com relação ao tang há que se ter um certo cuidado em afirmar que só full tang é mais resistente à fratura. Existem inúmeros relatos na web ( inclusive com fotos ) de facas das mais famosas marcas sofrendo fratura na junção da lâmina com o tang ( full ). Não existe uma única foto de uma Mora sofrendo fratura semelhante ( eu desconheço ); e olha que elas são populares e sofrem bastante abuso por serem baratas.

 

- Mesmo a espessura é passível de debate. 4mm dependendo da geometria garante excelente robustez e ainda desempenho muito bom como instrumento de corte. Claro que maiores espessuras são melhores para racharem madeira ou cortarem madeira na base da pancada ( batoning ou chopping), mas qual o percentual de uso de uma faca com estas tarefas talhadas para machadinhas e machados? As Moras com 2,5mm fazem as mesmas coisas ( batoning e chopping ) só que de modo menos eficiente.

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  • Membros

Cabral,

 

Vamos incluir mais umas siglas, como Vg10, Aus8, 154cm, 440c, A2, os Sandvik 13c26,14c28n, 12c27 e por que não o 420hc, 8cr14mov e o 8cr13mov.... esse mundo moderno... daqui a pouco vai ter ligas com titânio com dureza adequada e tantos outros materiais futuristas. Cabral, eu ainda compro uma de cerâmica ! ::bruuu::::lol4::

 

 

inté....

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  • Membros

Hehehehehe

 

Trauco, cuidado para com esta "heresia" você não se transformar no Martinho Lutero da cutelaria Mochileiros, criando o Cisma da cerâmica! ::ahhhh:::mrgreen:

 

É que já ouvi de várias fontes que o corte destas lâminas cerâmicas chega próximo de um "sabre de luz", e o mantêm por bastante tempo! :shock:::cool:::'> E com o acesso à placas diamantadas, os retoques e reafiações são uma "moleza"... :roll:

 

Pode ser que você renuncie à sua "fé" ( no aço ) e adote a "heresia" por nova religião! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

 

Mas ai, um belo dia irá haver uma escorregadela da mão ensaboada, uma pancada inesperada na quina de granito, uma torção involuntária com a lâmina entre as articulações de um pernil ou de um carré, ( claro que não de sua parte, mas da "dona patroa", ou melhor ainda, da sogra! ::putz:: ) e então você voltará a render adoração à tradicional divindade do corte, o aço! ::love:::mrgreen:

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  • Membros de Honra

Pois é, cabraljr, eu acho que elas são boas só para corte de coisas "macias" como legumes e carnes. Nas mãos da patroa, que usa esses objetos como chave de fenda, para moer alho com o cabo, furar lata de azeite, abrir conservas e muitas outras coisas, inclusive como faca, uma dessas não passa duma semana, ela se destrai e tchau. :) Acho que não tem risco de cisma, fica no máximo na categoria de esquisitices junto com as de madeira, cobre e obsidiana

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