Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Fenrir,

Relaxe porque o diabo não é tão feio quanto pintam! :P

Já tive fist class chegando com 14 dias e com 35 dias; já tive priority chegando com 14 e com 28 dias...

Com esta greve recente dos correios, pode haver uma demora nos prazos ( variáveis ) normais ( e há ainda o fator "fim de ano" ).

Até hoje nunca tive problemas pelos itens comprados serem lâminas, e olha que já vieram algumas médias/grandes. ::xiu::

Para você ter uma idéia, a primeira compra que fiz no exterior foi via um intermediário através do qual a mercadoria saia mais cara que se você comprasse via ebay e pagasse 60% de imposto, mas o detalhe principal é que eles simplesmente se recusavam ( sob alegação de restrição legal ) a aceitar operações com lâminas fixas. :o

Como os americanos dizem, " shit happens", ou seja, ninguém está isento de problemas :roll: , mas por enquanto todas minhas compras foram sem problemas. ::cool:::'>

Na verdade até me surpreendi tanto com a chegada do meu "amarilim" quanto das Fallkniven DC4 e DC3. Isso porque uma compra de afiadores Gerber feita no mesmo dia que as Fallknivem ( UK ) só que nos US ainda não chegaram :( Se não chegarem "realmente", nenhum drama nisto pois é uma "perda" de apenas 50 dólares, que como qualquer "troquinho" foram suados para para se ganhar, mas se pensar de forma realista é menos que uma ida à churrascaria rodízio com a familia, e no compto geral já economizei mais de 1000 dólares com as compras no ebay comparadas aos preços que pagaria aqui, se achasse todos os ítens! ) :o

Então, em última análise é uma avaliação de risco, onde você pesa o custo/benefício. Há realmente a possibilidade de ter um ítem "extraviado" :shock: , mas se o vendedor tiver boa reputação esta probabilidade é mínima. ::cool:::'>

Pelo que já relatei, se os afiadores não chegarem realmente, apenas relatarei aqui como um fato, mas não deixarei de comprar no ebay, ainda mais agora com a "trilha de Marco Polo" ( China ) aberta... :roll: Minha economia é muitíssimo superior a qualquer eventual prejuízo de 50 ou mais dólares. :wink:

Que venham as ( lâminas ) chinesas!!! ::otemo:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Mais uma vez obrigado pelas informções! Já comprei 2 laminas dos EUA, 2 acessorios de Hong Kong e uma fallkinven DC4 do UK. Não recebi nada ainda, estão todas no prazo, e assim que chegarem postarei minha novidades para contribuir com esse magnifico forum!(espero que cheguem mesmo) ::otemo::

Ops! Alguem ai sabe de alguma vacina contra a febre do aço??

Estou infectado! ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Fenrir, vacina eu não sei, mas a terapia que parece funcionar para controlar a febre é comprar uma "coisinha" de vez em quando... ::putz::

A questão é que muita gente tem a febre e não sabe! :o É verdade, o sujeito ( masculino ou feminino ) só descobre mesmo que já está contaminado quando por acidente ou indicação entra aqui no fórum, ai a coluna de mercúrio do termômetro dispara. ::lol3::

Mas fique tranquilo porque a febre é administrável e como efeitos colaterais traz uma turma de amigos online nota 10 ::otemo:: além de mais conhecimento e o prazer de ter e usar lâminas sempre afiadas. ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Grande Cabral. Saudações.

Por favor, após responder nosso ilutre colega Fenrir, nos faça uma sintética explanação sobre estes aços ditos "damascus" que se acha pelo e-bay.

São muito lindos, mas ao que se destinam (bushcraft ou survival) são efetivos?

Desde já agradeço.

Guima.

Link para o comentário

• Membros

Fenrir,

Nunca solicitei nenhum vendedor que me remetesse o ítem como "gift"; como já disse, se o ítem for mais de 50 dólares, mesmo com a taxação de 60% ( caso ela ocorra, pois há relatos de companheiros aqui do fórum mesmo, que compras até 60 dólares não foram taxadas ) ainda sai bem mais barato que o mesmo ítem ( quando se acha ) aqui no mercado livre.

Abaixo de 50 dólares ( item + frete ) não tem problema, é tranquilo! ::cool:::'>

Guimarães,

Os atuais "damascus" nada mais são que 2 aços diferentes, normalmente um aço dito carbono e outro dito inox unidos via dobramento e martelamento a quente ( idealmente com no mínimo 8 dobras ou 512 camadas ). Em tese se tem um mix das boas qualidades de ambos os aços no que tange à resiliência, robustez e resistência ao desgaste. Mas note que ele deve ser tratado como aço carbono, pois se oxida tanto quanto o aço carbono que entrou no seu mix.

Eu diria que com a moderna metalurgia de hoje, tanto os aços carbono quanto os "stainless", quando com o devido tratamento térmico e utilizados dentro de suas respectivas especificações, são bem superiores em desempenho geral aos chamados "damascus" atuais.

Claro que há o fator estética, e neste quesito os atuais "damascus" são quase imbatíveis.

Para ser bem honesto, até mesmo estes "damascus" atuais quando executados por um cuteleiro experiente e que entenda de metalurgia a ponto de combinar 2 aços, carbono e stainless que permitam um tratamento térmico visando maior dureza para maior retenção de fio e ainda conservando a resiliência, consegue lâminas com desempenho muito bom nas tarefas citadas; o problema reside no preço destas peças, que é alto! :(

Lembrando que há também aços "damascus" atuais que são um mix de aços carbono com teores diferentes de C e até "damascus" com 2 aços "stainless" diferentes! ::ahhhh::

Mas vale derrubar um mito: os modernos aços com o devido tratamento térmico são bem superiores ao aço "damascus" original, cuja técnica se perdeu no tempo ( provavelmente pela exaustão da jazida de minério de onde provinha a matéria prima para sua confecção ). :(

Para saber mais sobre o "damascus" original, procure aqui mesmo nestes fóruns os excelentes posts do amigo Trauco sobre o tema! ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Fenrir,

Para te tranquilizar um pouco com relação à compras no exterior, informo que chegou hoje metade do meu "pelotão" chinês ( 3 canivetes ) e o canivete em aço D-2 feito à mão ( US ). :D

Amanhã posto os reviews no "Canivetes... Qual comprar? ".

Já os meus afiadores Gerber hoje estão com 62 dias da data da compra; quando completar 3 meses entro em contato com o vendedor para solicitar informações. Parece um absurdo, mas até 3 meses é um prazo em que encomendas podem chegam por aqui. Não é a maioria e muito menos a média dos casos, mas acontece. :x

Comigo nunca aconteceu, mas há uma primeira vez para tudo... :cry:

Ainda estou aguardando mais 2 chineses por estes dias e mais um para daqui uns 20 dias ( originalmente tinha sido comprado junto com os outros, mas o vendedor deu chabu e tive que comprar de outro vendedor ). ::mmm:

Eu sei da ansiedade que é fazer a primeira compra no ebay... eu mesmo relutei por muito tempo :oops: e só graças aos "empurrões" do Mestre Véio du Mato é que acabei por abraçar o paraíso das compras! ::otemo::

Link para o comentário

• Membros

Aê meu povo!!! Encomendei uma ka-bar d2 pra uma amiga que vem em Novembro! Agora o duro é esperar srsrrss. Se ela num conseguir, compro no Ebay! Essa num escapa. kkk Poderiam me dizer como é que se afia aqueles dentes dela (serra)?

To só no verme (ansioso em cearês)

Link para o comentário

• Membros

Frico,

Sem saber como são "os dentes dela" é difícil responder... ::dãã2::ãã2::'>

Se forem dos tipos maiores, em meia lua, ou o Spyderco Sharpmaker ou a quina de uma pedra de afiar ou uma lima triangular ou cilíndrica para moto-serra. Agora se forem do tipo micro-serrilha, só com limas triangulares ou disquinhos de carborundum em micro-motores ( Dremel por exemplo ).

:lol::lol::lol::lol: Olhe o estereótipo aí: ih, vai ter buchada de "bode" ( cabrito ou carneiro ) direto agora! Êta "trem bão sô"!!! Temos uma amiga que faz uma buchada de carneiro que simplesmente um manjar dos deuses! ::love::::love::::love:::mrgreen:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...