Membros Véio du Mato Postado Setembro 28, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 28, 2011 André, Não dê risadas, isso é muito triste e aconteceu comigo... Quando era criança, o meu avô tinha uma bela coleção de facas na parede do sítio, ele sempre me deixava brincar com algumas. Depois que ele faleceu, eu ainda não tinha idade para reivindicar aquela preciosidade, a poucos anos quando questionei o paradeiro delas, fiquei sabendo que fora doado para um sem números de pessoas como se fosse ferro velho Não gosto nem de comentar desse assunto!!!! inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Setembro 29, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 VdM Meu avô morreu antes dos netos nascerem, minha avó guardou toda a tralha de campo dele, arreios, esporas, estribos, facas, armas num gavetão dum móvel que abria volta e meia para mostrar-nos. Uma prima que era mais velha casou com um sujeito e a minha avó deu tudo pro cara. Passou uns anos, minha prima separou e o cara ficou com as coisas, depois passou adiante. Nem gosto de lembrar disso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Setembro 29, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 29, 2011 Isso é muito comum, por isso citei. Já soube de um caso de amiga próxima que deu as armas do pai(militar reformado) para um conhecido dele(tb militar). Pior, eu teria comprado aquelas armas pelo valor de mercado, que não era muito baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Setembro 30, 2011 Membros Compartilhar Postado Setembro 30, 2011 É por essas e por outras que nos EUA as tais "vendas de garagem" fazem tanto sucesso! A possibilidade de comprar por um preço muito módico ítens que de outra forma você não compraria, ou se o fizesse em estado "0 km" pagaria quantias salgadas. E sejamos justos: nossas "preciosas" lâminas para um usuário comum não tem nem de longe o valor pelo qual pagamos ( e atribuímos ) à elas! Por que as famosas Sanrenmu 710 fazem tanto sucesso no meio daqueles que conhecem alguma coisinha de cutelaria? Porque são peças que lembram muito uma Sebenza de Chris Reeves, ou seja, tem um belo visual e boa habilidade de corte. Se o aço CPM-S30V utilizado pro Reeves vai manter o corte por mais tempo que o 8Cr13MoV da SRM 710, ou se o framelock de Reeves é em titânio e o da SRM 710 é em aço inox não fazem tanta diferença para quem não pagaria de forma alguma 250 dólares ou mais por um canivete. Eu comprei uma SRM 710 ( 5,00 dólares ) mas jamais compraria uma Sebenza original. O usuário comum, aquele que representa a quase totalidade do mercado consumidor, nem nunca ouviu falar de Chris Reeves ou Sebenza ou CPM-S30V. Por isso quando algum aficcionado diz indignado: "eu jamais compraria uma SRM 710 porque é um roubo intelectual, etc... " eu digo que isso é pura idiotice porque a SRM não tira mercado de Chris Reeves! Algum dono de uma Sebenza original pode até comprar uma SRM para fazer alguns trabalhos que ele jamais permitiria que sua preciosa Sebenza fizesse, mas um usuário comum jamais pagaria 50x ou mais por um canivete "idêntico" à SRM 710 ( no caso aqui invertemos a ordem dos fatores ) e que cá entre nós, não mantêm o corte nem 3x mais tempo. Resumindo: quem compraria uma Sebenza original não deixaria de comprá-la por causa de uma SRM. Vários compradores de Sebenzas comprariam também as SRM. Mas o grosso do mercado consumidor compraria de bom grado um canivete SRM de 5,00 dólares, mas jamais pagaria 250 dólares por uma Sebenza! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Outubro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 1, 2011 Cabral, Ó grande oráculo das lâminas, qual é o fabricante chinês de lâminas fixas comparável a SRM? tem a benchmark, será??? inté ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 1, 2011 Oráculo??? Se eu não fosse ateu de carteirinha até estaria orando para minhas lâminas chegarem logo... mas isso seria uma heresia, e eu seria excomungado! Do que raios eu estou falando? Mestre, a SRM tem algumas fixas em seu site, mas o pessoal tem quase certeza de que não são fabricadas por ela. As minhas 2 neck knife da Benchmark são muito boas ( por isso após comprar uma, comprei outra! ). Então, ficando na linha esotérica eu vaticinaria que sim. Entretanto há outras marcas com boa penetração no mercado americano e que também tem tido bons reports como a Rough Rider, Elk Ridge e a própria Scharade; isso para não citar as OEM da Smith Wesson, Browning, etc. Da Rough Rider já tive a oportunidade de manusear e usar um canivete de 3 lâminas que comprei para presentear um tio ( segundo ele o canivete seria para capar porcos, e é sério pois ele os cria ); era em aço inox com dureza de cerca de 57/58 e pegou um fio muito bom ( usei minha afiação padrão de 10 de alívio por 20 de fio primário nas duas lâminas maiores e 10 por 15 na menor ). Isso há cerca de um ano e ele jura de pé junto que o bicho ainda corta como navalha ( o problema é que nem de longe ele usa canivete como nós usamos; se bobear ele está usando só mesmo para capar os leitões e leitoas ). Há um sério diz-que-me-disse que a linha tradicional de canivetes da Rough Rider é produzida pela SanRenMu, mas as fixed blades eu não sei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Batata Postado Outubro 1, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 1, 2011 Estou querendo comprar uma Gerber Big Rock Camp, alguma dica de lugar no Brasil para comprar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 1, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 1, 2011 Batata, Se você estiver disposto a pagar de 3 a 4 vezes o valor que você pagaria com frete incluso no ebay, acho que por aqui suas opções se limitariam à cutelaria Fivela de Ouro ou ao Silveira Knives; no ML pode ser que você ache pelo dobro ou triplo do valor do ebay. Se realmente estiver disposto a não usar o ebay, acho que o mínimo que poderá pagar e usando o Mercado Pago ( isso mesmo! ) é aqui com este intermediário, no entanto ainda será o dobro: http://canadastore.mercadoshops.com.br/gerber-big-rock-hunting-faca-do-bear-grylls-frete-gratis_114xJM Fora isso, só nos chamados negócios de ocasião, por exemplo ao entrar em uma loja para olhar um anzol e ver em uma pratileira uma Gerber Big Rock com preço desatualizado, ou um proprietário insatisfeito ( é mais fácil ser ferido por um peixe derrubado em sua cabeça por uma gaivota ao caminhar pelo Atacama ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Athayde Postado Outubro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 2, 2011 Ola pessoal, tudo em paz? A faca MK2 da Imbel eh uma excelente faca, principalmente bem recomendada no ramo militar. Agora venho perguntar a voces que entendem do assunto oque acham do novo modelo da Imbel a IA2 e a AMZ?? Abraco, Athayde. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Outubro 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Outubro 2, 2011 Olá Athayde, seja bem vindo! Obrigado pela apresentação das novas facas de dotação da Imbel, eu não as conhecia. Dei uma procurada em informações, ví o vídeo institucional, apanhado geral de preços e baseado nisto e em alguns relatos em fóruns como o dos vigilantes, eu ficaria bem longe destas facas! Explicando melhor: facas de "calado" ou baionetas tem como principal função perfurar e ter que aguentar certos níveis de torção, então NÃO podem ter níveis de dureza HRC ideais para retenção de fio mais satisfatória; isso somado a relato ( li um ) de um usuário que gosta de lâminas, me indicam que sua dureza é sub-ótima no quesito durabilidade de fio. Sua geometria como não poderia deixar de ser é orientada no sentido de perfuração, que uma das funções de uma faca, mas nem de longe a mais usada. Aço 1070 usado é um bom aço carbono quando recebe o devido tratamento térmico ( para a função de corte ). A AMZ é muito grande e pesada em minha opinião. Um facão cumprirá com praticamente as mesmas tarefas mas com metade do peso. A IA-2 tem tamanho de lâmina mais próximo do adequado, porém o problema da retenção de fio permace. A geometria também não ajuda muito... O vídeo institucional é uma piada! Quem acha os vídeos da Cold Steel exagerados e "pirotécnicos" deveria ver este da Imbel. Literalmente feito para impressionar quem não entende de cutelaria! E finalmente o fator preponderante: o preço! Absurdamente alto para o nível das facas! Você ficaria muito mais bem atendido com uma Wotan nesta mesma faixa de preço, só que com aço 52100 ou 440C, carbono ( liga ) e "inox" respectivamente e dureza de 57/58 HRC; isso para ficar no mercado nacional de facas "militares". As facas da Condor, já recomendadas por mim e pelo Véio du Mato, apresentam custo/benefíco muitíssimo melhor! :'> Custam uma fração do preço ( 50 dólares máximo com frete incluso ), são em aço 1075, com dureza HRC de 57/59, geometria para uso no mato muito mais adequada, vários modelos à escolha, garantia que parece ser vitalícia, etc. Preciso fazer uma ressalva aqui: parece haver um probleminha no controle de qualidade das Condor, ficando mais ou menos no "hit or miss", porém todos os problemas que já ví relatados foram solucionados pela Condor ( quase sempre enviando outra faca igual para o usuário sem custo algum! :'> ) Então, eu preferiria me arriscar a pegar uma Condor com "problema" ( os que ví relatados são grind desigual e dureza de 60/61 HRC - adoraria um "problema" deste ) por 50 dólares, com grande probabilidade de ter outra faca remetida para mim, do que gastar algo na faixa dos 300 reais com uma destas Imbel! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.