Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Véio du Mato, isso porque vósmecê não conhece o salpicão de palmito, batatinha, cenoura, repolho, azeitona e champignon que eu faço... claro que ainda entraria o presunto, o queijo mussarela e a maionese batida em casa! :mrgreen: Mas estes ingredientes nós tiramos para os veganos... ::ahhhh::

Mentirinha! ::lol4:: Esta turma de xiitas querem acabar com meu maior prazer que é uma carninha! ::vapapu::::grr::

Quero mais é que fiquem esquálidos e anêmicos! ::xiu::

PÔh! Tudo bem que não queiram comer carnes, ovos e derivados animais; mas daí a quererem impor isso à todos! :x:evil:::carai::

Porque em última análise é o que pretendem ao fazerem campanha contra a criação e abate de animais para consumo! ::xiu::

Off topic alert :!::!::!::!:

Voltando aos trilhos, espero que os correios não atrasem muito minhas Fallknivens DC4 e DC3, meus afiadores Gerber ( comprei uns Rapala duplos por aqui também para comparar, já que os achei por preços entre R$5,40 e R$6,00; devem chegar pelo rastreamento dos correios entre segunda e terça feira ::cool:::'> :D ) e meu Sodbuster em D-2! :D

E a partir do dia 23 agora, já peço o "visto" para a chinesada ( só acho que vou descartar o Police, já que fica na mesma categoria do meu Endura FFG ). ::cool:::'> :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Pô, aqui onde eu vivo é Nelore e carneiros não identificados de Itapira, o mais perto de Santa Inês e´um hamburger do frigorífico VPJ que tem uns cara preta na foto que mais lembram ovelha etíope.

Quando o Cabraljr falou na modalidade vegan dos Cabrajr-Marks, a primeira coisa que me ocorreu foi o salpicão.

Vegetal tem muito silicato no meio da fibra que come o fio das lâminas (tanto que que estão queimando palha de arroz pra pegar o silicato puro). Taí outro teste bom, Salpicão-stones.

Pessoalmente, eu prefiro lidar com vegetais de mesa como lido com os da horta e do mato na frente de casa: com lâmina barata que da pra gastar sem dó.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Ah, o meu desprovedor não deixou comentar antes, o meu problema nem é tanto com vegetarianos (vegans é outra história até pra vestir). O que tem me tirado do sério são as pessoas que fazem escândalo pra uma picanha/fraldinha/maminha/costela ao ponto (mal passada, nem pensar) chamando o suco de "sangue" e pedindo pra assar até ficar seco e crocante. E ficam me olhando como se eu comesse carne crua.

Link para o comentário

• Membros

Não tem como fugir; quem aprecia lâminas, também aprecia carnes! :mrgreen:

Trauco, concordo 110% com você! Este pessoal que gosta de carne "tostada" não sabe saborear carne! ::putz::

Carne tem que ter suco! Mesmo a carne de porco tem que ter suco; claro que não no mesmo ponto da carne de boi, mas também não precisa ficar aquele "negócio seco" que obrigatoriamente tem de ser acompanhado de um vinagrete ou um copo de água, suco, cerveja ou refrigerante para descer, porque senão embucha na boca! ::bad::

Link para o comentário

• Membros

Faca fileteira Rapala

Há cerca de uns 8 meses comprei estas duas facas fileteiras da Rapala em uma loja aqui da minha cidade por apenas R$8,00 cada uma. Ambas idênticas, mas como podem perceber fiz algumas modificações em uma delas.

598d9f224a137_FacafileteiraRapala01.JPG.0cfff25d8041af6353f4b4fdf80df313.JPG

Comprei estas facas pelo nome do tradicional fabricante de artigos de camping e pesca, sendo suas iscas artificiais bastante conhecidas e reputadas. Mesmo sabendo que as facas são produzidas na China, como o nome do fabricante está em jogo, era de se esperar um produto de qualidade pelo menos aceitável. Neste ponto acho que ela não decepciona.

Especificações:

Comprimento total: 27,7cm

Comprimento da lâmina: 15,3cm

Espessura da lâmina: 1mm

Largura máxima: 2cm

Desbaste: scandi grind

Acabamento: polido acetinado

Empunhadura: polímero plástico rígido injetado e moldado

Espessura máxima da empunhadura: 2,4cm

Aço: Sandvik 12C27?

Dureza: 53/54 HRC

Peso faca: 59g e a modificada 54g

O aço utilizado provavelmente é o Sandvik 12C27. Digo provavelmente porque mesmo sendo fabricada na China, o site oficial da Rapala afirma que é usado um aço Premium sueco em sua lâmina.

A faca que modifiquei é usada diariamente na cozinha e quase sempre lavada e apenas colocada no escorredor sem ser previamente seca; já houve ocasiões em que picou couve e cebola e ficou sem lavar de um dia para o outro e não manchou.

A dureza medida no meu teste empírico é de 53/54 HRC, já que marcou um pouquinho meu SAK Victorinox de 56 HRC e sofreu uma indentação clara dele.

598d9f224ee72_FacafileteiraRapala02.JPG.6872628e01ff7425f7330c398dbd0040.JPG

Em uma faca fileteira acredito que tal dureza seja adequada, já que se espera uma grande flexibilidade de sua lâmina e que ela sofra impactos dos espinhos dos peixes que irá filetar sem que isso ocasione dentes em sua lâmina. A minha já foi usada em vários piaus vermelhos e brancos assim como em traíras e nunca apresentou um dente sequer.

Agora a manutenção do corte já é uma outra história... via de regra após a preparação de 3 ou 4 piaus médios ela tem que ser passada nas minhas hastes cerâmicas, para retornar o fio; mas é coisa bem rápida, algo como duas ou 3 passadas de cada lado e está 100% novamente.

Originalmente seu fio é do tipo scandi, ou seja a lâmina que tem 1mm de espessura total mantem esta espessura até onde é feito o desbaste do fio, que neste caso é de 10 graus de cada lado, dando 20 graus inclusos. Como eu acho que desta forma o fio fica muito sujeito a rolamento ( 53/54HRC de dureza ), fiz um fio primário de 20 graus de cada lado, ou seja 40 graus inclusos o que aumenta e muito a robustez e durabilidade deste fio.

A empunhadura é do tipo anatômica, com áreas texturizadas para maior gripe possui 3 chanfros de cada lado para aumentar ainda mais o grip. Bastante confortável ao empunhar, é também bastante segura, já que apresenta uma pequena rampa superior para apoio do dedão e uma generosa guarda inferior para evitar que a mão escorregue em direção ao fio. Na porção final da empunhadura há também um “bico de papagaio” que fica logo abaixo de um generoso passador para lanyard. Ele evita que a mão se desloque para trás quando estiver usando a faca.

598d9f225339e_FacafileteiraRapala03.JPG.e4732327491e361d5d87e34e8051d669.JPG

A faca não vem com uma bainha, mas com um protetor de lâmina feito de plástico, o mesmo destes blisters em que muitas facas vem embaladas atualmente. Há uma pequena alça plástica que se prente à guarda inferior da faca, mantendo-a firmemente presa á esta “ bainha” de proteção.

Por R$8,00 achei uma barganha. Entretanto tenho visto na web esta mesma faca anunciada em vários sites por valores acima de R$20,00. Sinceramente, eu não pagaria e acho que não vale!

A faca que modifiquei tem bastante uso na cozinha pois alia uma lâmina fina e com boa flexibilidade e uma boa empunhadura ( que também sofreu uma modificação que foi a eliminação da guarda inferior para torná-la mais versátil ) e com uma resistência muito boa à oxidação e manchamento. O seu único senão é retenção de fio, que tende a rolar e a se desgastar, mas isto é facilmente corrigido com as hastes cerâmicas ou agora de forma mais fácil ainda, com o afiador duplo de cerâmica da própria Rapala, cujo review foi postado no fórum “Canivetes e facas: afiação”:

http://www.mochileiros.com/canivetes-facas-afiacao-t52752-60.html#p633976

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...