Membros cabraljr Postado Agosto 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 16, 2011 Guimarães, Seja muito bem vindo! :'> Experts??? Aqui todos estamos aprendendo e muito com as experiências de todos! Não dê moleza para essa turma de "donzelas de aço"; coloque-as para trabalhar! Quando tiver tempo e disposição faça um review de suas peças e compartilhe conosco. :'> E quanto a esta "cara meio jaburú" do Spyderco Endura, é meio esquisita mesmo, mas a gente se acostuma e depois começa até achar "bunitim". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros EduardoJS-MA Postado Agosto 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 16, 2011 E aí pessoal! Eu tava lendo na seção de canivetes e vi falando que o sandvik13c26 é uma aço "mais afiado" (razor sharp) do que muitos aços como cpms30v,aus8,e outros... Aí lá fui eu pesquisar... Eu fiquei pensando como o aço pode ser mais afiado que outro mais duro (s30v) Aí eu achei no Bladeforuns uma resposta (http://www.bladeforums.com/forums/showthread.php/778972-Sandvik-14C28N-and-S30V), parece que o sandvick é uma aço com grão mais fino que os aços como o s30v e que isso se deve ao fato do sandvick ser um aço mais simples, com menos compostos do que o cpm s30v...gostei simples e afiado O que vcs acham ? :'> Até :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Agosto 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Grande cabral, Qual é a sua impressão do aço D2 ? será de ódio (não mantem um fio liso por muito tempo) ou amor (corta para caramba !!!!!) ?! Não leve as broncas do velho rabugento a sério !!! só que você andou falando de uma das minhas queridinhas !!! deve "sobreviver" relativamente bem ao bushcraft, Aguenta porrada de verdade! tanto como uma sandvik!!!! He he he he!!!! inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Agosto 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Eduardo, Entendi perfeitamente o que você quis dizer! :'> Só que há alguns erros na avaliação que te levou a esta conclusão... Primeiro, a dureza é relativa ao tratamento térmico e pode variar enormemente entre várias lâminas. Via de regra, o 13C26 normalmente apresenta dureza HRC maior que o S30V em lâminas de uso, pelo simples fato de possuir muito maior estabilidade de fio e maior resiliência que o S30V em mesma dureza; ou seja, ele pode ser mais duro e ainda assim ser menos susceptível à fratura. Posso lhe dar um exemplo quase inquestionável desta situação: tenho 3 Buck Vantage, 2 em 13C26 e 1 em S30V. Exatamente a mesma geometria de lâmina e todos com tratamento térmico realizado por Paul Bos, considerado um "papa" na área. Pois bem, ambos os meus 13C26 são um pouquinho mais duros que o meu S30V. Paul Bos visa uma dureza de 60/60,5 HRC para o Sandvik 13C26 e 59,5/60 HRC para o S30V. Posso lhe garantir que no meu teste empírico de espinha contra espinha isto se confirma. Na questão do dito fio "razor sharp", tenha em mente que o 13C26 foi um aço desenvolvido lá em meados dos anos 20/30 especificamente para navalhas! :'> Um fio é dito "razor sharp" quando tem um fio de 1 mícron ou menos! Aqui entra em cena o tamanho dos grãos do aço e de seus carbonetos ou carbetos. Os grãos do 13C26 são tão pequenos quanto de aços carbono e até um pouco menores que do afamado 52100. Seus carbetos tem tamanho médio de 0,5 mícron e bastante regulares na forma e distribuição! Já o S30V tem carbetos médios de 2 mícrons, com formatos um tanto irregulares mas com distribuição bastante uniforme . Quer dizer que seu fio então tem pelo menos 2 mícrons de diâmetro? Não! Os carbetos de Vanádio apesar de muito duros podem ser desgastados na afiação até um fio de 1 mícron ou menos; o problema é que com pouquíssimo tempo de uso estes carbetos se soltam ou são arrancados da matrix ( porque há pouca matriz de aço para "ancorar" este carbeto ) e com isto fica a sensação de um fio com nano-dentes, ainda assim perfeitamente capaz de rapar cabelo, mas sem aquela sensação de suavidade! Note que o próprio 13C26 tem uma boa resistência à abrasão, quer seja por sua dureza ou pelo grande número de carbetos de Cr ( secundários ) uniformemente distribuídos. A dureza destes carbetos é inferior aos de vanádio! Claro então que a resistência à abrasão do S30V é maior, já que seus carbetos são de Vanádio com maior dureza. Então, resumo da ópera: se você quer um fio capaz de atingir o nível de corte de uma navalha e mantê-lo por mais tempo, então sua escolha é o 13C26 ( e outros ). Se você quer um fio agressivo mas não muito "suave" ( sensação ao cortar ) mas que dure bastante ( resistência à abrasão ) então sua escolha é o S30V ( e outros ). Para visualizar melhor como isto se dá, veja uma comparação entre um fio já desgastado pelo uso de uma aço 13C26 e outro de uma aço 440C ( o S30V tem grão e carbetos menores, e bem menores, mas dá para se ter uma idèia ): Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Agosto 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Mestre VdM, Você não dá broncas; dá insights! Estou doido para fazer as talas da faca para poder afiá-la, mas acho que ainda vou levar mais de mês para isso já que vou ter que recorrer ao ebay novamente para comprar parafusos de fixação ( tubo de rosca no centro e um parafuso de cada lado ), já que não consegui achá-los aqui em minha cidade. Mas tenho certeza que o desempenho será excelente em uma lâmina tão pequena ( 4/4,5pol - 11cm )! E de curiosidade já dei uma "passadinha" na haste cerâmica e ela é realmente "dura na queda", ou melhor, no desgaste! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Guimarães1502428695 Postado Agosto 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 19, 2011 Vou deixar mais uns pedacinhos de minha pequena coleção: Estas são as minhas duas Ka-BAr. Next Generation e Mini Na verdade, tudo começou com uma FI (Fábrica Itajubá) presenteada a mim por um amigo-irmão, oficial do Exército, no fim do século passado. Perdi esta faca, que amava de montão, em uma caçada de perdiz, ela caiu da bainha de couro no meio do pasto. Nunca a achei. Daí o trauma por uma faca que a substituisse. Acho que até hoje continuo procurando. Estas são as minhas espanholas: Jung King I e II ( originais e em perfeito estado, acho que são relíquias) Airtor Botero Airtor Caçador Muela skinner Para terminar por hoje, aí vão as duas Seal Pup da SOG Estas duas faquinhas são danadas de boas, só que uma delas é Seki e a outra Taiwan. Percebe-se a diferença, não se pode dizer que as fabricações são idênticas. Abraços e obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Agosto 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 19, 2011 (editado) Assim você mata o véio He he he ... eu tenho uma Imbel campanha especial (com empunhadura de couro) dos anos 80 do século passado ... posso falar, você está muito mais bem servido agora.... a propósito já viu as novas facas de campanha da Imbel, a IA2 e a AMZ. tem até um vídeo bacana http://www.youtube.com/imbelbr inté... Editado Agosto 19, 2011 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Agosto 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 19, 2011 Guimarães Estou meio zonzo... acho que entrei em uma página de concurso de beleza... quanta beldade reunida! Quando começar a epidemia zumbi quero estar no grupo do Véio du Mato, Trauco, André, Diegão, Guimarães e outros amigos mais daqui! Aliás com o "equipamento"' que vocês têm, acho que será a epidemia mais curta da história!!! Guimarães, parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Guimarães1502428695 Postado Agosto 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 19, 2011 Obrigado Veio do Mato e Cabraljr. Amanhã posto mais algumas. Vem aí: as Cold Steel, as Gerber, as Buck e algumas outras que não me lembro o nome. Mas... eu ainda continuo procurando!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Agosto 20, 2011 Membros Compartilhar Postado Agosto 20, 2011 Guimarães , Bacana a sua busca, e melhor ... está no caminho certo!!! pois se quisesse mesmo uma FI bastaria ir no mercado livre, pois lá tem um monte de FI antigas. Novamente parabéns pela coleção.... Inté ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.