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  • Membros de Honra
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E enquanto vocês curtem o top do top, eu andei pelo sul e trouxe uma faca Tatu e uma Coqueiro de cozinha. A Tatu parece feita a partir de tesoura de tosar ovelhas, a Coqueiro veio com um aviso "Aço oxidável" grudado na lâmina. Ambas são bem artesanais na fabricação e acabamento. Minha outra Coqueiro, de comer churrasco, é mais caprichada. As Tatu variam de preço desde essa por 30 reais até umas que tem um rabo de tatu no cabo lá na casa dos 200, não sei se são tudo isso.

  • Membros
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E enquanto vocês curtem o top do top, eu andei pelo sul e trouxe uma faca Tatu e uma Coqueiro de cozinha. A Tatu parece feita a partir de tesoura de tosar ovelhas, a Coqueiro veio com um aviso "Aço oxidável" grudado na lâmina. Ambas são bem artesanais na fabricação e acabamento. Minha outra Coqueiro, de comer churrasco, é mais caprichada. As Tatu variam de preço desde essa por 30 reais até umas que tem um rabo de tatu no cabo lá na casa dos 200, não sei se são tudo isso.

 

Fotos?... :roll::mrgreen:

  • Membros de Honra
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Fotos?... :roll::mrgreen:

 

Cabraljr, vou tentar fazer isso hoje, mas a patroa tem que devolver a minhca câmera :( Aliás, ela ja removeu a etiqueta da Coqueiro e pôs as duas a trabalhar na cozinha ::putz::

  • Membros
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Rmcolpani,

 

Após um pulinho na roça tenho sua resposta ::mmm: ; infelizmente sem fotos, já que na hora de sair as 05:30 horas não achei a máquina ( que na verdade é do meu irmão e ele é o fotógrafo oficial de todas as minhas lâminas... ). :oops:8)

 

A madeira usada foi de duas aroeiras com cerca de 6cm DAP ( diâmetro à altura do peito ) secas e outra de igual diâmetro porém verde. Os verdófilos não precisam se preocupar já que na minha região a aroeira é PRAGA e além disso as normativas permitem a retirada de até 8m estéreis por hectare na limpeza de pasto e manejo de cote de árvores de até 8cm DAP ( o que é uma idiotice sem tamanho, já que as sementeiras com maiores DAPs ficam ). ::grr::

 

Foram cortadas a cerca de 10cm do solo pelo Cold Steel Kukri ( devidamente reafiado ).

 

Próximo à base das que estavam secas onde o diâmetro excedia 8cm o battoning NÃO foi feito no maior diâmetro, mas mais para lateral onde o máximo de 6cm ocupava a lâmina.

 

Foi feito dois tipos de battoning, o do sentido das fibras do lenho ( rachando ) e o perpendicular, efetuando corte em cunhas com a lâmina inclinada. Foram feitos também cortes com finalidade de afilar as pontas, entalhes tipo encaixe e “penas” de madeira. Na aroeira verde foi feito entalhes, “descascadas” até ponta de lápis, corte circular para partir o ramo e battoning perpendicular direto ( corte único ) até separar o ramo ( apenas onde tinha até 6cm de diâmetro ).

 

Para minha surpresa :o , a 2010 se saiu um pouquinho melhor nos dois tipos de battoning! Óbvio que esta é uma avaliação subjetiva já que as pancadas com o malho de madeira ( também aroeira ) não foram efetuados por queda livre para exatidão da força. Mas procurei ser o mais consistente possível, inclusive com pausas entre um e outro para não cansar o braço. :P

 

Os pequenos logs tinham cerca de 30cm cada e foram lascados de modo a virarem lascas para fogueira.

 

O chopping apesar de eu achar fora de propósito com facas tão leves só foi feito na aroeira verde. Novamente a 2010 se saiu melhor e aqui de forma mais mensurável, mais devido à seu maior peso ( 100g vs 71g ) e distribuição do mesmo e à melhor ergonomia ao ser empunhada apenas pelos dedos indicador, médio e polegar em sua porção final. Aviso: o rendimento deste trabalho é frustrante! ::mmm:::carai::

 

Após estas tarefas os fios foram checados e ambos estavam em condições bastante semelhantes: nenhum rolamento, nenhum dente ( realmente checados ao chegar em casa com a lupa de 20x ) e continuavam cortando papel ::otemo:: , mas não mais rapavam cabelo sem esforço. ::cool:::'> ::bad:: Na verdade alguns pontos no meio das lâminas nem forçando um pouco eram capazes de rapar os cabelos do braço ::bad:: ( a parte interna do meu braço esquerdo está desmatada... ). :roll::mrgreen:

 

Detalhe importante: ambas as facas NÃO apresentam o fio tipo scandi puro ( ou original ) :shock: , já que nas duas como em todas as minhas facas eu coloquei um micro-fio de 20 graus de cada lado o que aumenta e muito a resistência e durabilidade dos mesmos. ::otemo::

 

Outra coisa importante: no battoning com estas facas quem mais sofre é o malho, que apesar de seco sofre danos consideráveis devido à pouca espessura da espinha das facas.

 

Todo o battoning foi feito sobre uma secção de tronco de jacarandá usado como apoio para uma série de tarefas de corte e até desempeno de ferramentas na varanda da cozinha. :P

 

Em todos os casos a espinha das facas estava nivelada, jamais se malhando quando a lâmina já inserida na madeira estivesse inclinada com a ponta para cima, já que invariavelmente todos os relatos de fratura de lâmina se dão nesta posição devido ao estresse gerado na área de fulcrum próxima à empunhadura; isso é fácil de perceber quando se vê as fotos das lâminas fraturadas que invariavelmente apresentam a porção restante da lâmina mais curta na espinha do que no fio.

 

Boa parte das fraturas de lâminas não se dá por tratamento térmico pobre ou falhas estruturais mas por pura e simples técnica incorreta ou abuso grosseiro! Ou seja, na maior parte das vezes a falha é nossa e não da faca! ::xiu::

 

Bom, minha conclusão final é: estes suecos sabem mesmo o que fazem! ::otemo::::lol4:::mrgreen:

  • Colaboradores
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Dei uma olhada nessas indicações e a que chamou a atenção, sobretudo por comentários em fóruns de lâminas, foi a fallkniven, só que o preço ::ahhhh:: . Talvez algum dia...

 

::cool:::'>

 

cold steel bushman, ka-bar bk2, ka-bar fin, gerber big rock, imbel campanha, corneta wotam, condor bushcraft, fallkniven f1, etc....

 

 

inté...

 

 

Cabraljr,

 

aroeira, jacarandá... não precisava levar o teste tão a sério rsrsrsrs ::carai::

 

com essa sua resposta já posso encomendar a mora 2010 sem preocupação alguma ::otemo:: mas acho que esse presente vai ter que ser dividido ::lol3::

 

Valew por ajudar nessa escolha.

 

Véio du Mato, obrigado pelas indicações.

 

::cool:::'>

 

 

Rmcolpani,

 

Após um pulinho na roça tenho sua resposta ::mmm: ; infelizmente sem fotos, já que na hora de sair as 05:30 horas não achei a máquina ( que na verdade é do meu irmão e ele é o fotógrafo oficial de todas as minhas lâminas... ). :oops:8)

 

A madeira usada foi de duas aroeiras com cerca de 6cm DAP ( diâmetro à altura do peito ) secas e outra de igual diâmetro porém verde. Os verdófilos não precisam se preocupar já que na minha região a aroeira é PRAGA e além disso as normativas permitem a retirada de até 8m estéreis por hectare na limpeza de pasto e manejo de cote de árvores de até 8cm DAP ( o que é uma idiotice sem tamanho, já que as sementeiras com maiores DAPs ficam ). ::grr::

 

Foram cortadas a cerca de 10cm do solo pelo Cold Steel Kukri ( devidamente reafiado ).

 

Próximo à base das que estavam secas onde o diâmetro excedia 8cm o battoning NÃO foi feito no maior diâmetro, mas mais para lateral onde o máximo de 6cm ocupava a lâmina.

 

Foi feito dois tipos de battoning, o do sentido das fibras do lenho ( rachando ) e o perpendicular, efetuando corte em cunhas com a lâmina inclinada. Foram feitos também cortes com finalidade de afilar as pontas, entalhes tipo encaixe e “penas” de madeira. Na aroeira verde foi feito entalhes, “descascadas” até ponta de lápis, corte circular para partir o ramo e battoning perpendicular direto ( corte único ) até separar o ramo ( apenas onde tinha até 6cm de diâmetro ).

 

Para minha surpresa :o , a 2010 se saiu um pouquinho melhor nos dois tipos de battoning! Óbvio que esta é uma avaliação subjetiva já que as pancadas com o malho de madeira ( também aroeira ) não foram efetuados por queda livre para exatidão da força. Mas procurei ser o mais consistente possível, inclusive com pausas entre um e outro para não cansar o braço. :P

 

Os pequenos logs tinham cerca de 30cm cada e foram lascados de modo a virarem lascas para fogueira.

 

O chopping apesar de eu achar fora de propósito com facas tão leves só foi feito na aroeira verde. Novamente a 2010 se saiu melhor e aqui de forma mais mensurável, mais devido à seu maior peso ( 100g vs 71g ) e distribuição do mesmo e à melhor ergonomia ao ser empunhada apenas pelos dedos indicador, médio e polegar em sua porção final. Aviso: o rendimento deste trabalho é frustrante! ::mmm:::carai::

 

Após estas tarefas os fios foram checados e ambos estavam em condições bastante semelhantes: nenhum rolamento, nenhum dente ( realmente checados ao chegar em casa com a lupa de 20x ) e continuavam cortando papel ::otemo:: , mas não mais rapavam cabelo sem esforço. ::cool:::'> ::bad:: Na verdade alguns pontos no meio das lâminas nem forçando um pouco eram capazes de rapar os cabelos do braço ::bad:: ( a parte interna do meu braço esquerdo está desmatada... ). :roll::mrgreen:

 

Detalhe importante: ambas as facas NÃO apresentam o fio tipo scandi puro ( ou original ) :shock: , já que nas duas como em todas as minhas facas eu coloquei um micro-fio de 20 graus de cada lado o que aumenta e muito a resistência e durabilidade dos mesmos. ::otemo::

 

Outra coisa importante: no battoning com estas facas quem mais sofre é o malho, que apesar de seco sofre danos consideráveis devido à pouca espessura da espinha das facas.

 

Todo o battoning foi feito sobre uma secção de tronco de jacarandá usado como apoio para uma série de tarefas de corte e até desempeno de ferramentas na varanda da cozinha. :P

 

Em todos os casos a espinha das facas estava nivelada, jamais se malhando quando a lâmina já inserida na madeira estivesse inclinada com a ponta para cima, já que invariavelmente todos os relatos de fratura de lâmina se dão nesta posição devido ao estresse gerado na área de fulcrum próxima à empunhadura; isso é fácil de perceber quando se vê as fotos das lâminas fraturadas que invariavelmente apresentam a porção restante da lâmina mais curta na espinha do que no fio.

 

Boa parte das fraturas de lâminas não se dá por tratamento térmico pobre ou falhas estruturais mas por pura e simples técnica incorreta ou abuso grosseiro! Ou seja, na maior parte das vezes a falha é nossa e não da faca! ::xiu::

 

Bom, minha conclusão final é: estes suecos sabem mesmo o que fazem! ::otemo::::lol4:::mrgreen:

  • Membros
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Está imagem é só para confirmar o que todos aqui já sabem, mas ainda pode haver alguém que desconfie da Mora 2010 por não ser full tang. Então aqui está um RX que achei na web e que mostra de maneira clara a relação empunhadura/tang tanto na Mora 2000 como na 2010 ( a da direita ).

 

598d9f14059ba_mora2010RX.jpg.e00c8babefa1a145fd2be5ae5c90d354.jpg

 

E para aqueles que estão se perguntando:" será que posso furar a empunhadura na porção traseira para passar um lanyard?" :?:

 

A resposta é SIM! :mrgreen:

 

Mas ainda há aqueles que desconfiam das Moras... será que elas seriam usadas pelas forças armadas suecas? Visitando um fórum de bushcraft recomendado pelo Mestre VdM, me deparei com esta imagem, que supostamente 8) responderia a questão:

 

598d9f14d47b4_moraswedensoldier.jpg.aa9f2102a6438794e70f5e358ce8ed93.jpg

 

Sinceramente não entendo porque postaram a foto deste "soldado"! :roll: Não me esclareceu em nada a questão, já que não há armamento visível! :mrgreen:

 

Mas há uma outra foto de um soldado "anônimo" com farda do exército sueco ( 3 corôas no dístico ) onde claramente se identifica um fuzil AK5 ( primo do nosso FAL ) e uma faca Mora 2000:

 

598d9f14d92a7_moraswedenanonimsoldier.jpg.1d474f0a0ac6ce0a02819e8740d33cdc.jpg

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

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