Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Eu procuro comprar uma boa face de sobrevivência a um tempo já, mas não acho nada de qualidade por aqui, e quando acho é tudo muiiiiiiiiiiito caro.

Vejo em sites internacionais uma ótima faca na faixa de $100 (boa mesmo) aqui, nem cheiro disso e se achar pelo menos R$500 a mesma, aí não dá

né....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

FBP1978,

Infelizmente seu desabafo é mais pura realidade! :cry:::grr::

Por aqui ou não achamos ítens de qualidade, e quando achamos custa uma perna e um braço! ::vapapu::

As customs na maioria das vezes são boas, mas costumam custar 2 pernas e um braço!

Como dica para os que gostam de aços carbono, tem uma faca muito parecida com a Ka-Bar BK2-companion, acho que 1 mm menos espessa, com aço 1075 e dureza de 57/58 HRC e que custa menos da metade de uma BK2: Condor Rodan! ::cool:::'> Pelos relatos que já li, todos são unânimes em afirmar que é uma excelente faca para bushcraft! :wink:

Link para o comentário

• Membros

eae galera , beleza ?

sou bem novo no forume tal , tenho apenas 16 anos e curto mt cutelaria em geral.

Tenho umas 28 facas na minha coleçao , todas bem simples, mas eu jogo todas elas na ''roda''. :mrgreen:

Se quiserem dar uma olhada no meu canal no youtube tem uns videos sobre faca,

http://www.youtube.com/user/racrivile?feature=mhee

flw

Link para o comentário

• Membros

Kershaw Field knife modelo 1082OR

598d9f0b7cf40_Kershawfieldknife1082OR01.JPG.c7add1d0f303defc29c17f829e89c975.JPG

Esta faca é simplesmente o máximo! ::otemo:: Uma combinação de um design fantástico ( a principio concordo que um pouco estranho ) com um aço muito bom! ::otemo::

Especificações:

Comprimento total: 18,5cm

Comprimento da lâmina: 8,7cm

Espessura da lâmina: 3,1mm

Largura máxima: 2,9cm

Desbaste: hollow ground alto mas não muito acentuado

Acabamento: stonewashed

Empunhadura: G10 laranja

Espessura total da empunhadura: 1cm

Aço: Sandvik 14C28N

Dureza: 61/62 HRC

Peso faca: 79g

Peso bainha: 39g

Esta faca é a versão lâmina fixa do canivete Kershaw Packrat. Colocados lado a lado, as lâminas são exatamente iguais! Então se alguém se interessar por ela sabe que terá a possibilidade de ter uma lâmina exatamente igual só que em um canivete com trava do tipo linerlock, liners de aço e talas em G10. ::cool:::'>

A kershaw anuncia que visa uma dureza de 61HRC para esta faca, mas no entanto acho que “erraram” :shock: na minha, pois no teste informal de dureza batendo quina de espinha contra quina de espinha ela marcou o meu Spyderco Byrd Cara-Cara cuja dureza anunciada é de 61HRC ( e pelo tanto que já o utilizei posso comprovar que este aço 8Cr13MoV neste canivete realmente tem uma retenção de fio muito boa ), e ela denteou o Byrd e não mostrou sinal nenhum de marca em sua lâmina! ::otemo::::cool:::'> ::cool:::'> :D

Já havia testado quase todos os meus canivetes e facas assim, e o mesmo se deu com os Buck Vantage tanto em aço CPM-S30V quanto em Sandvik 13C26 tratados termicamente por Paul Bos, que têm durezas entre 59,5 e 60,5 HRC e ambos foram marcados pela 1082OR enquanto ela não apresentou sinal nenhum! ::otemo::::cool:::'> ::cool:::'>

A propaganda geral da Kershaw é que este aço tem as mesmas excelentes qualidades do Sandvik 13C26, com o acréscimo de maior resistência à corrosão e maior potencial de endurecimento. ::cool:::'> Pessoalmente acho que não tem a mesma resiliência, robustez e estabilidade de fio de seu antecessor, e como adoro lâminas bem afiadas, juro que consigo notar uma diferença, mínima mas perceptível de suavidade de corte em favor do 13C26... mas isso pode ser resultado do meu descarado favoritismo em prol desta antiga e por vezes subestimada liga de aço, o Sandvik 13C26! ::love:::oops::P

598d9f0b8e711_Kershawfieldknife1082OR02.JPG.bd80a31bb583a5dc9be6d39c43f69298.JPG

Apesar de seu hollow ground não ser muito pronunciado, esta faca é uma fatiadora invejável! Claro que sua geometria geral que alia o hollow ground com uma barriga uniformemente curva deste o ricasso até a ponta ajuda muito; e além disso um fio com o meu desbaste de 10 graus de cada lado e o fio primário com 15 graus de cada lado! :mrgreen:

Graças ao grão de pequeno tamanho deste aço e sua alta dureza, a estabilidade de fio é excelente! O que garante um fio duradouro e um corte suave e homogêneo ao longo do uso, com uma decaida uniforme do poder de corte. Estas características fazem com que seja pouco sujeita a microfraturas ( dentes ) ou rolamento, se dando a perda do corte basicamente por desgaste, e assim mesmo de forma lenta dada a sua dureza. ::cool:::'>

Claro que estes fatores são de forma generalizada, já que certamente terá menor retenção de fio que uma lâmina com mesma geometria mas em aço D2 com mesma dureza ao cortar materiais muito abrasivos como carpetes ... mas ainda assim sua perda de corte será mais gradual e uniforme que o D2.

Sua empunhadura é muito ergonômica e confortável para mãos médias e pequenas; para mãos grandes pode faltar um pouco de espaço. Mas mesmo assim a pega ainda será bem firme, já que além de se amoldar ao contorno da palma da mão, há ainda um generoso gimping/recartilhado no dorso da lâmina para apoio do dedão, que junto com a guarda semelhante a um flip, fazem com que seja praticamente impossível a mão ou os dedos deslizarem para frente em direção ao fio. ::cool:::'>

O G10 laranja além de bonito e chamativo, o que dificulta o extravio, dá um grip fora do comum, garantindo que mesmo molhado ou com sangue a faca ficará com uma pega muito segura. ::cool:::'>

O ponto fraco se é que podemos chamar assim desta faca é o 1cm final de sua lâmina, na ponta, que é bastante fino tornando-o não recomendado para perfurações de impacto. Por outro lado a tornam ideal para trabalhos detalhados e precisos. ::cool:::'> :roll:

598d9f0b89266_Kershawfieldknife1082ORcomparaao02.JPG.4f795720ef2d55a9db9a8b51f6e87994.JPG

Sua construção é full tang com a porção final exposta, onde se encontra um passador para lanyard, que na verdade é um pouco pequeno, mas para uma faca deste tamanho um lanyard tipo paracord 550 seria um exagero!

Sua bainha apesar de bem simples, é de couro de primeira e segura a faca tão bem que dá até um pouco de trabalho para desembanhá-la. ::cool:::'>

598d9f0b839ff_Kershawfieldknife1082ORcomparaao01.JPG.0ed549e26892d1e2560948eca1019812.JPG

Como podem ver pelas fotos comparativas, ela tem o fio praticamente 2,54cm/1 polegada menor que a Mora 2010 e exatamente 2,54cm/ 1 polegada maior que a neck knife Benchmark.

Alguns irão dizer que ela é apta a desempenhar a função tanto da Mora quanto da Benchmark; outros dirão que ela não executará bem a função nem de uma e nem de outra... :roll:8)

Na minha opinião, ela cabe perfeitamente no nicho de uma lâmina multi-função para camping, trekking, pesca, churrasco e lazer em geral em termos de ambientes brasileiros! ::otemo::

Mas e o bushcraft? Eu tenho certeza que ela faria muito bem o papel da segunda lâmina, que normalmente caberia a um canivete, com a vantagem de sua intrínseca maior robustez ( com o devido cuidado de seu 1cm final na ponta ). ::cool:::'>

Resumindo: é uma faca excelente em design, materiais, confecção e o principal que é a capacidade de corte! Some tudo isto a um preço módico ( me custou exatos 31 dólares mais 9,45 da remessa ). ::otemo::::otemo::::otemo::

Para ser bem franco, comprei esta faca ao invés do canivete Packrat por causa do preço, já que o canivete custa até mais de 50% mais caro que a faca! Mas depois de usá-la confesso que estou tentado a comprar o canivete também! Quem sabe até o fim do ano eu não descubro uma barganha no ebay? :roll::roll::wink::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Gerber Metolius fixed blade

Que coisa esquisita! :o Esta normalmente é a primeira reação ao se deparar com esta skinner/utilitária.

598d9f126eb49_GerberMetolius01.JPG.7d4be49951e2ab19c9bad8bf519fd774.JPG

Especificações:

Comprimento total: 21,5cm

Comprimento da lâmina: 9,5cm

Espessura da lâmina: 3,5mm

Largura máxima: 3,7cm

Desbaste: hollow ground alto em 2/3 da lâmina

Acabamento: stonewashed

Empunhadura: FRN com insert emborrachado

Espessura total da empunhadura: 2cm

Aço: 9Cr18MoV

Dureza: 60/61 HRC

Peso faca: 173g

Peso bainha: 48g

Há uma versão desta faca com lâmina dobrável, ou seja, um canivete, que é exatamente igual à de lâmina fixa. Então quem estiver interessado em um canivete robusto, esta é uma opção. Só lembrando que o canivete não vem com um clip e logicamente tem uma robustez geral inferior à faca, pelo simples fato de não ser full tang.

A dureza anunciada ( na verdade a Gerber oficialmente não anuncia ) em vários sites, varia de 57 a 61 HRC. Eu só me decidi a comprá-la depois de ler em um site de caça o relato de um guia de caça cujo irmão é professor de engenharia de uma universidade dos EUA, e após ele esfolar em um único dia dois alces ( moose ) e um veado de galha longa ( mule deer ) e se surpreender com a faca ainda assim manter um bom fio, pediu ao irmão que testasse a dureza da mesma e o resultado teria sido 60,8 HRC. ::cool:::'>

Novamente com o meu teste informal de dureza batendo quina de espinha contra quina de espinha ela marcou o meu Spyderco Byrd Cara-Cara cuja dureza anunciada é de 61HRC mas também foi marcada por ele; já nos dois Buck Vantage, o Pro e o Avid ( de 59,5 a 60,5 HRC ) ela os denteou e mostrou apenas um sinal mínimo em sua lâmina! Já com a Kershaw Field Knife 1082OR foi o inverso, já que não a marcou e foi marcada por ela. ::cool:::'>

Este aço 9Cr18MoV é o aço chinês que talvez mais se aproxime do 440C; sua quantidade de molibdênio quase 30% superior e a adição de vanádio tornam possível o refinamento dos grãos com maior capacidade de endurecimento em relação ao 440C assim como a diminuição do tamanho dos carbonetos secundários. Ou seja, tem as excelentes características do 440C só que melhoradas, apresentando boa retenção de fio, resistência ao desgaste e à corrosão. ::cool:::'>

598d9f127fadb_9Cr18MoVx440C.jpg.ff46cca96e5f4b5627c7b634d1924415.jpg

Outra coisa a ser ressaltado nesta faca é o seu fio de fábrica, que apesar de não ser o fio de navalha que gosto, dá para perfeitamente tirá-la da caixa e levá-la para o campo. Outra coisa que impressiona é a simetria do fio: o desbaste de ambos os lados é exatamente igual. É tão bom que nem fiz o meu desbaste padrão de 10 graus de cada lado, me restringindo a fazer apenas o fio primário de 20 graus de cada lado nas hastes cerâmicas. ::cool:::'> ::cool:::'>

Seu fio mesmo depois de polido não dá aquela sensação de suavidade como nos aços Sandvik ( devido aos carbonetos secundários ), mas os cabelos do braço parecem “saltar com a aproximação do fio”. Muito bom! ::cool:::'>

Quem desenhou esta faca deve ter caçado e esfolado muitos animais à campo! Como eu disse no início, seu desenho é um tanto estranho, mas funcionalmente é perfeito para a tarefa! Ela tem um fingerchoil que permite a pega mais acima na lâmina, quando o dedão simplesmente se “deita” sobre o recesso superior na espinha da lâmina onde há um jimping generoso e confortável que permite um controle absurdo da faca, como o que é necessário para se fazer a “máscara” do animal ou o trabalho detalhado de soltar o omento dos intestinos da parede abdominal. ::cool:::'>

Sua empunhadura é muito ergonômica e confortável com contorno para os dedos e uma generosa guarda inferior. ::cool:::'> O FRN utilizado não é dos melhores, passando inclusive a sensação de “plástico barato”, e apesar do grande insert emborrachado, ainda assim o achei um pouco escorregadio e por isso vou fazer umas “crateras” que resolverão o problema. ::bad::

Outro detalhe construtivo que aumenta o “valor” desta faca é seu tang exposto ao fim da empunhadura, cerca de 4mm. Quebrar ossos e castanhas com ele é bem mais fácil. Há também um passador triangular para lanyard/fiel ao fim da empunhadura. ::cool:::'>

598d9f1274dec_GerberMetolius02.JPG.0a135a64c48466d92617e7193b94ff81.JPG

O desenho inusitado desta faca é tão bom, que ela pode perfeitamente ser usada como uma pequena utilitária em pesca, camping, trekking e montanhismo. E nestes casos como vi uma sugestão também em um site de caça, seu contra-fio na ponta da lâmina poderia receber um “fio de machado” para dar cabo de ossos, cartilagens, espinhas e espinhos, etc. ::cool:::'>

Sua bainha é bem simples, de cordura que é uma espécie de nylon com um insert de plástico semi-rígido em todo o seu interior, o que permite uma maior proteção da lâmina e do usuário e faz com que a faca simplesmente deslize para dentro da bainha. Em posição há uma pequena retenção, mas a retenção mesmo se dá com uma tira de botão de pressão transversal que prende firmemente a faca. Devido ao desenho, a remoção da faca da bainha não é muito fácil ou “automática”. ::bad::

O formato da lâmina é o consagrado drop point, sendo que a “barriga” apresenta um muito leve e quase imperceptível formato recurvo. Aqueles que usam somente pedras retangulares para afiar não precisam se preocupar, já que esta “barriga recurva” é tão mínima, que caso queira é possível “endireitá-la” já na primeira afiada. ::cool:::'>

598d9f127af06_GerberMetolius03.JPG.4ddf41f0cbb700143e2f485cc3aea25a.JPG

Dadas as características do aço e o tamanho e geometria da lâmina ela não se presta ao battoning; simplesmente não há comprimento suficiente de lâmina!

Mal posso esperar uma ocasião para usá-la em um carneiro ou porco... mas acho que por enquanto vou me contentar com um toucinho mesmo. :mrgreen:

É uma faca excelente com um design estranho a princípio,mas com uma lâmina extremamente funcional e com uma aço mais que satisfatório. Sua empunhadura é muito boa, apesar de eu achar que merecia material melhor. Me custou exatos 30 dólares mais 6,95 da remessa ). ::otemo::

Recomendadíssima para caçadores, pescadores ou para aqueles campers que não necessitem realizar battoning em suas aventuras outdoor, ao menos não com esta faca. Quem também tiver que cortar material mais abrasivo como cordas, sacarias e papelão ficará bem servido com esta faca. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> :D

Link para o comentário

• Colaboradores

Vim dar uma olhada no tópico, sem compromisso, e fiquei de cara com essa faca e com o canivete Packrat ::hahaha::::love:: . Olhei no site da Kershaw (aqui) e notei que existem dois modelos do Packrat:

Packrat - 1665 e o PackRat serrated - 1665ST.

Quais as vantagens e/ou desvantagens de se ter uma lâmina serrilhada no canivete?

Cabraljr, você comprou a sua faca pelo ebay, certo? Poderia informar qual foi o vendedor para eu verificar se ele tem esse canivete? ::otemo::

Valew...

Kershaw Field knife modelo 1082OR

itinerario_trem.jpg.b0fb2972819bf56190f014d9fa7c0047.jpgKershaw field knife 1082OR 02.JPG[/attachment]

Apesar de seu hollow ground não ser muito pronunciado, esta faca é uma fatiadora invejável! Claro que sua geometria geral que alia o hollow ground com uma barriga uniformemente curva deste o ricasso até a ponta ajuda muito; e além disso um fio com o meu desbaste de 10 graus de cada lado e o fio primário com 15 graus de cada lado! :mrgreen:

Graças ao grão de pequeno tamanho deste aço e sua alta dureza, a estabilidade de fio é excelente! O que garante um fio duradouro e um corte suave e homogêneo ao longo do uso, com uma decaida uniforme do poder de corte. Estas características fazem com que seja pouco sujeita a microfraturas ( dentes ) ou rolamento, se dando a perda do corte basicamente por desgaste, e assim mesmo de forma lenta dada a sua dureza. ::cool:::'>

Claro que estes fatores são de forma generalizada, já que certamente terá menor retenção de fio que uma lâmina com mesma geometria mas em aço D2 com mesma dureza ao cortar materiais muito abrasivos como carpetes ... mas ainda assim sua perda de corte será mais gradual e uniforme que o D2.

Sua empunhadura é muito ergonômica e confortável para mãos médias e pequenas; para mãos grandes pode faltar um pouco de espaço. Mas mesmo assim a pega ainda será bem firme, já que além de se amoldar ao contorno da palma da mão, há ainda um generoso gimping/recartilhado no dorso da lâmina para apoio do dedão, que junto com a guarda semelhante a um flip, fazem com que seja praticamente impossível a mão ou os dedos deslizarem para frente em direção ao fio. ::cool:::'>

O G10 laranja além de bonito e chamativo, o que dificulta o extravio, dá um grip fora do comum, garantindo que mesmo molhado ou com sangue a faca ficará com uma pega muito segura. ::cool:::'>

O ponto fraco se é que podemos chamar assim desta faca é o 1cm final de sua lâmina, na ponta, que é bastante fino tornando-o não recomendado para perfurações de impacto. Por outro lado a tornam ideal para trabalhos detalhados e precisos. ::cool:::'> :roll:

IMG_20170806_135123126.thumb.jpg.3fd6adee03e168a086db7ea838c59550.jpgKershaw field knife 1082OR comparaçao 01.JPG[/attachment]

Como podem ver pelas fotos comparativas, ela tem o fio praticamente 2,54cm/1 polegada menor que a Mora 2010 e exatamente 2,54cm/ 1 polegada maior que a neck knife Benchmark.

Alguns irão dizer que ela é apta a desempenhar a função tanto da Mora quanto da Benchmark; outros dirão que ela não executará bem a função nem de uma e nem de outra... :roll:8)

Na minha opinião, ela cabe perfeitamente no nicho de uma lâmina multi-função para camping, trekking, pesca, churrasco e lazer em geral em termos de ambientes brasileiros! ::otemo::

Mas e o bushcraft? Eu tenho certeza que ela faria muito bem o papel da segunda lâmina, que normalmente caberia a um canivete, com a vantagem de sua intrínseca maior robustez ( com o devido cuidado de seu 1cm final na ponta ). ::cool:::'>

Resumindo: é uma faca excelente em design, materiais, confecção e o principal que é a capacidade de corte! Some tudo isto a um preço módico ( me custou exatos 31 dólares mais 9,45 da remessa ). ::otemo::::otemo::::otemo::

Para ser bem franco, comprei esta faca ao invés do canivete Packrat por causa do preço, já que o canivete custa até mais de 50% mais caro que a faca! Mas depois de usá-la confesso que estou tentado a comprar o canivete também! Quem sabe até o fim do ano eu não descubro uma barganha no ebay? :roll::roll::wink::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário

• Membros

Olá Rmcolpani,

Seja bem vindo!

Hehehehe! Este fórum não é de pesca mas fisga a gente! ::hahaha::

Sua reação foi exatamente igual a minha quando ví o Packrat pela primeira vez... foi amor à primeira vista! ::love:: Mas como sou meio "mão de vaca", comprei a sua versão em lâmina fixa que era metade do preço! :roll::mrgreen:

Na questão do serrilhado ou não em um canivete, vou tentar deixar minha preferência o máximo de lado para não ser muito parcial em descrever as vantagens ou não de um e de outro.

A principal e mais reconhecida vantagem do fio serrilhado ( em uma lâmina combo, onde ele ocupa parte da fio ) é a manutenção do fio por mais tempo e em segundo lugar sua habilidade de cortar agressivamente materiais ditos difíceis como cordas, plásticos e outras coisas do gênero.

A manutenção do fio se explica pelo fato de talvez apenas 1% do fio propriamente dito ( ponta dos dentes ) entrar em contato com superfícies reconhecidamente desgastantes do fio: tábuas, pedras, pratos de vidro, solo, etc. Há ainda uma questão pouco conhecida da maioria das pessoas que é o fato de em um mesmo aço com o mesmo tratamento térmico, fios serrilhados apresentarem dureza superior à fios lisos ( devido ao atrito e calor provocados na hora da grindagem dos mesmos ), o que por sí só já aumenta a resistência ao desgaste e ao rolamento, fatores importantes na degradação do fio.

A desvantagem é que um fio serrilhado não dá o chamado "corte cirúrgico", já que mesmo que individualmente cada concavidade entre os dentes possa estar afiada a ponto de cortar papel só sendo empurrada contra ele, as pontas ou cristas dos dentes irão promover um cisalhamento ( ruptura e rasgamento ) do material a ser cortado. A outra e talvez maior desvantagem é a impossibilidade de reafiação correta, a não ser que você tenha um Sharpmaker ou algo semelhante.

A grande verdade é que em última análise, é mais uma questão estrita de gosto pessoal! 8) Apesar de na minha opinião ( olha eu já sendo parcial... ::xiu:: ), o fio combo ainda mais em uma lâmina pequena como a de um canivete, tende mais a ressaltar os piores atributos tanto do fio liso quanto do serrilhado, pela simples razão de falta de comprimento adequado de cada superfície cortante, lisa ou serrilhada! ::putz::

Mas uma coisa devo ressaltar: o serrilhado da Kershaw, na opinião de vários experts, é um dos melhores, senão o melhor do mercado, sendo extremamente eficiente! ::cool:::'>

Com relação ao vendedor do e-bay onde comprei a Kershaw 1082OR, eis aqui o link para sua loja virtual:

http://stores.ebay.com/Oak-Cutlery?_rdc=1

Há ainda estes outros vendedores que tem bons preços para alguns ítens da Kershaw:

http://stores.ebay.com/MatchSupply?_rdc=1

http://stores.ebay.com/Countryroad1966?_rdc=1

Caso você acabe comprando o canivete, depois poste suas impressões aqui! Ou se tiver alguma outra lâmina, faça uma avaliação da(s) mesma(s) e coloque aqui para nos orientar!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...