Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Caro Viconde,

a grande dica pra essa bainha eu passei e o grande mestre VdM reforçou acima: o angulo onde fica o fio...

como disse, no caso da minha bainha, ela segura a faca pela espinha e o fio não tem contato com o pvc, então não perco o fio da minha faca como no vídeo.

Pra conseguir este efeito, eu dobrei o tubo e moldei a partir da espinha, sem pressionar próximo ao fio pra não haver contato.... na minha bainha, se você olhar do ponto de vista da entrada da faca, o efeito é similar ao do desenho do VdM acima, sem a posibilidade de balanço e giro da faca.

Bem vindo as sempre divertidas e elucidantes discussões sobre cutelaria....

agora uma confissão aos colegas: acabei de comprar um canivete ZEBU, então, sai da reabilitação ::ahhhh::

até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Cabraljr:

Aproveitando que você é cirurgião e cuteleiro: o que vem a ser exatamente o "aço cirúrgico" ? Um aço stainless otimizado para a esterilização apenas ou ele também tem propriedades positivas para produzir lâminas ?

Pergunto isso porque tem uma faca muito bonita e por um preço em conta no EBay feita com esse aço.

VdM: proteção duradoura do aço contra corrosão que produza uma superfície com baixo atrito/arrasto só me ocorre banho de cobre seguido de outro de níquel e outro fininho de cromo. Mas tem que ser muito bem feito senão vai descascar a partir da região do fio. Tem o de cromo duro que fica com atrito baixíssimo mas deve trincar. Nunca vi uma lâmina com tratamento desse tipo, o mais comum é o sujeito deixar oxidar ou usar um aço stainless se a lâmina vai trabalhar em ambiente corrosivo (mar, cozinha, etc).

Link para o comentário

• Membros

Trauco,

Antigamente se usava cromar facas, coisa do passado.... descasca e fica pior que a emenda! Falei da fosfatização por ser um processo simples, é só passar o produto comercial com uma estopa, esperar alguns minutos e depois lavar a faca, quando começar a oxidar de novo basta repetir a operação. Se não me falha a memória, aço cirurgico não é um aço específico, vários aços inox em especial a série dos 440 leva essa denominação comum. É um bom aço, mas não é nenhuma estrela.

já achou a sua faca santoku, se acha poste o vendedor que eu quero uma pra mão esquerda (canhoto até nisso se ferra).

inté...

Link para o comentário

• Membros de Honra
Trauco,

Antigamente se usava cromar facas, coisa do passado.... descasca e fica pior que a emenda! Falei da fosfatização por ser um processo simples, é só passar o produto comercial com uma estopa, esperar alguns minutos e depois lavar a faca, quando começar a oxidar de novo basta repetir a operação.

Na base do simples e efetivo, o banho de zinco é o campeão, ainda mais se for completado com bicromatização, só que é feio e áspero como o fosfatizado. O cromo bem feito segura (não descasca) e tem atrito baixo, mas fica mais caro que uma lâmina stainless

Se não me falha a memória, aço cirurgico não é um aço específico, vários aços inox em especial a série dos 440 leva essa denominação comum. É um bom aço, mas não é nenhuma estrela.

já achou a sua faca santoku, se acha poste o vendedor que eu quero uma pra mão esquerda (canhoto até nisso se ferra).

inté...

Essa em especial é ambidestra, o tchuns dela seriam esses furos para evitar a aderência. Tem um outro cara vendendo as santoku com fio pra destro e para canhoto mas eu não estava de olho nas facas dele.

Link para o comentário

• Membros de Honra
  • Membros

Trauco,

"Aço cirúrgico" foi uma expressão cunhada como marketing para ter apelo junto ao público leigo. ::carai::

Na verdade, não quer dizer absolutamente nada! ::ahhhh::

Veja que até o fim dos 70, os melhores instrumentos de cirurgia por exemplo eram em aço carbono cromado! :o Mesmo os bisturís reesterelizáveis em aço stainless, são "moles" e perdem o fio rapidamente; os descartáveis não ficam longe disso... :roll:

A expressão procura passar um ar de aço superior,ou mais puro, ou de tecnologia de ponta, etc, quando na verdade pode ser usada para todo e qualquer aço stainless ( e olhe que nem esta restrição existe ), desde a linha 300 passando pelos 400 ou qualquer outro.

Via de regra quando apenas esta designação é anunciada, é quase 100% de certeza de se tratar de aço 420J, 420 ou se muito 440A. ::grr::

Atente que o 440A não é um aço ruim,pelo contrário! :shock: Se bem tratado termicamente atinge dureza de 56/57HRC, com alta resistência à corrosão e também muito boa resistência à fratura e manutenção de fio adequada para usos cotidianos em materiais não muito abrasivos, ou seja, excelente para uso doméstico! ::cool:::'>

Quanto à questão da esterelização, as temperaturas em estufa seca são: 160 graus por 1 hora ou 175 graus por 30 min. Em auto-clave varia de 121 a 135 graus.

Note que o aço 440C com dureza em torno de 57HRC ( o mais comum, na faixa "alta" para que este danado não se quebre à toa ) tem temperatura de revenimento acima de 200 graus centígrados!

Instrumentos cirúrgicos, são muito, mas muito mais moles que isso! :D

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cabraljr

Eu achei que os aços cirúrgicos atendiam alguma especificação com respeito a resistência à corrosão e/ou ao processo de esterilização em autoclave. A faquinha que estou de olho é esta aqui, estilo clássico, bonita, barata, simples e bem acabada

http://cgi.ebay.com/CAROLINA-G41339C-HUNTERS-KNIFE-A-GERBER-CO-/230630330800?pt=Collectible_Knives&hash=item35b2a391b0#ht_1462wt_754

só fiquei curioso com o "aço cirúrgico" pois ela parece uma lâmina tramontinox padrão :)

Link para o comentário

• Membros

Uai André ( olha o bom mineiro ai... )! :o

Fez a compra na UE ou em Portugal? :shock: ( só esclarecendo: Portugal é o pais mais próximo da Europa... ::lol4:: )

Mas agora, quem quiser facas em aço Sandvik 12C27 pode comprar uma Tramontina,que são feitas com ele; ou com o Krupp 1.146... ( você nunca saberá ao certo... ::vapapu:: ) e na linha Profissional com a excepcional dureza de 55HRC! ::lol4::::putz:::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...