Membros diegofii Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 Caro Viconde, a grande dica pra essa bainha eu passei e o grande mestre VdM reforçou acima: o angulo onde fica o fio... como disse, no caso da minha bainha, ela segura a faca pela espinha e o fio não tem contato com o pvc, então não perco o fio da minha faca como no vídeo. Pra conseguir este efeito, eu dobrei o tubo e moldei a partir da espinha, sem pressionar próximo ao fio pra não haver contato.... na minha bainha, se você olhar do ponto de vista da entrada da faca, o efeito é similar ao do desenho do VdM acima, sem a posibilidade de balanço e giro da faca. Bem vindo as sempre divertidas e elucidantes discussões sobre cutelaria.... agora uma confissão aos colegas: acabei de comprar um canivete ZEBU, então, sai da reabilitação até mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Junho 17, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 17, 2011 Cabraljr: Aproveitando que você é cirurgião e cuteleiro: o que vem a ser exatamente o "aço cirúrgico" ? Um aço stainless otimizado para a esterilização apenas ou ele também tem propriedades positivas para produzir lâminas ? Pergunto isso porque tem uma faca muito bonita e por um preço em conta no EBay feita com esse aço. VdM: proteção duradoura do aço contra corrosão que produza uma superfície com baixo atrito/arrasto só me ocorre banho de cobre seguido de outro de níquel e outro fininho de cromo. Mas tem que ser muito bem feito senão vai descascar a partir da região do fio. Tem o de cromo duro que fica com atrito baixíssimo mas deve trincar. Nunca vi uma lâmina com tratamento desse tipo, o mais comum é o sujeito deixar oxidar ou usar um aço stainless se a lâmina vai trabalhar em ambiente corrosivo (mar, cozinha, etc). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Junho 17, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 17, 2011 Trauco, Antigamente se usava cromar facas, coisa do passado.... descasca e fica pior que a emenda! Falei da fosfatização por ser um processo simples, é só passar o produto comercial com uma estopa, esperar alguns minutos e depois lavar a faca, quando começar a oxidar de novo basta repetir a operação. Se não me falha a memória, aço cirurgico não é um aço específico, vários aços inox em especial a série dos 440 leva essa denominação comum. É um bom aço, mas não é nenhuma estrela. já achou a sua faca santoku, se acha poste o vendedor que eu quero uma pra mão esquerda (canhoto até nisso se ferra). inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Junho 18, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 18, 2011 Trauco, Antigamente se usava cromar facas, coisa do passado.... descasca e fica pior que a emenda! Falei da fosfatização por ser um processo simples, é só passar o produto comercial com uma estopa, esperar alguns minutos e depois lavar a faca, quando começar a oxidar de novo basta repetir a operação. Na base do simples e efetivo, o banho de zinco é o campeão, ainda mais se for completado com bicromatização, só que é feio e áspero como o fosfatizado. O cromo bem feito segura (não descasca) e tem atrito baixo, mas fica mais caro que uma lâmina stainless Se não me falha a memória, aço cirurgico não é um aço específico, vários aços inox em especial a série dos 440 leva essa denominação comum. É um bom aço, mas não é nenhuma estrela. já achou a sua faca santoku, se acha poste o vendedor que eu quero uma pra mão esquerda (canhoto até nisso se ferra). inté... Essa em especial é ambidestra, o tchuns dela seriam esses furos para evitar a aderência. Tem um outro cara vendendo as santoku com fio pra destro e para canhoto mas eu não estava de olho nas facas dele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Junho 19, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 19, 2011 VdM: Eu estou flertando com estas aqui http://cgi.ebay.com/Japanese-kitchen-chef-knife-santoku-japon-japan-29-cm-/140566158570?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20ba655cea#ht_1313wt_889 http://cgi.ebay.com/Japanese-kitchen-knife-sashimi-sushi-japon-japan-31cm-/140566398176?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20ba6904e0#ht_1195wt_881 http://cgi.ebay.com/Japanese-kitchen-chef-knife-santoku-japon-japan-30cm-/140564960730?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20ba5315da#ht_1235wt_881 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Junho 19, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 19, 2011 Trauco, "Aço cirúrgico" foi uma expressão cunhada como marketing para ter apelo junto ao público leigo. Na verdade, não quer dizer absolutamente nada! Veja que até o fim dos 70, os melhores instrumentos de cirurgia por exemplo eram em aço carbono cromado! Mesmo os bisturís reesterelizáveis em aço stainless, são "moles" e perdem o fio rapidamente; os descartáveis não ficam longe disso... A expressão procura passar um ar de aço superior,ou mais puro, ou de tecnologia de ponta, etc, quando na verdade pode ser usada para todo e qualquer aço stainless ( e olhe que nem esta restrição existe ), desde a linha 300 passando pelos 400 ou qualquer outro. Via de regra quando apenas esta designação é anunciada, é quase 100% de certeza de se tratar de aço 420J, 420 ou se muito 440A. Atente que o 440A não é um aço ruim,pelo contrário! Se bem tratado termicamente atinge dureza de 56/57HRC, com alta resistência à corrosão e também muito boa resistência à fratura e manutenção de fio adequada para usos cotidianos em materiais não muito abrasivos, ou seja, excelente para uso doméstico! :'> Quanto à questão da esterelização, as temperaturas em estufa seca são: 160 graus por 1 hora ou 175 graus por 30 min. Em auto-clave varia de 121 a 135 graus. Note que o aço 440C com dureza em torno de 57HRC ( o mais comum, na faixa "alta" para que este danado não se quebre à toa ) tem temperatura de revenimento acima de 200 graus centígrados! Instrumentos cirúrgicos, são muito, mas muito mais moles que isso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Junho 20, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 20, 2011 Cabraljr Eu achei que os aços cirúrgicos atendiam alguma especificação com respeito a resistência à corrosão e/ou ao processo de esterilização em autoclave. A faquinha que estou de olho é esta aqui, estilo clássico, bonita, barata, simples e bem acabada http://cgi.ebay.com/CAROLINA-G41339C-HUNTERS-KNIFE-A-GERBER-CO-/230630330800?pt=Collectible_Knives&hash=item35b2a391b0#ht_1462wt_754 só fiquei curioso com o "aço cirúrgico" pois ela parece uma lâmina tramontinox padrão Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Baêta1502426164 Postado Junho 21, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 21, 2011 Q faca hein trauco!! Como vc msm disse, bonita, barata, bem acabada e um estilo legal! Quase comprei uma parecida com essa da Colt, mas perdi o leilão! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Junho 22, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 22, 2011 Ontem à noite comprei outra Mora Clipper inox, igualzinha à da namorada, pra levar nas pescarias de caiaque que agora serão mais constantes. Agora é esperar vir do velho mundo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Junho 22, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 22, 2011 Uai André ( olha o bom mineiro ai... )! Fez a compra na UE ou em Portugal? ( só esclarecendo: Portugal é o pais mais próximo da Europa... ) Mas agora, quem quiser facas em aço Sandvik 12C27 pode comprar uma Tramontina,que são feitas com ele; ou com o Krupp 1.146... ( você nunca saberá ao certo... ) e na linha Profissional com a excepcional dureza de 55HRC! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.