Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Estava lembrando destes "brinquedos" do passado e me lembrei, que a maioria das facas de campo/trabalho pesado eram de aço carbono ( até porque as ligas de inox antigas não eram boas para cutelaria) e a gente contornava a ferrugem passando solução fosfatizante nas facas, a fosfatização, mesmo caseira é uma excelente forma de proteger as lâminas de aço carbono contra a oxidação. Essa solução é facilmente encontrada no comércio e é barata.

• Membros
Postado

Faz muito tempo que fosfatizei umas lâminas, mas a a aderência é por reação química, formando um um fosfato de ferro insolúvel, a fosfatização caseira é mais branda que a industrial deixando a lâmina com uma coloração acinzentada (não preta). Não acredito que o simples arraste de corte a remova, assim como o nitreto de titânio (em moda), teflon e pinturas epoxi. Não é uma solução definitiva, mas é bem simples e caseira.

inté...

• Membros de Honra
Postado

Voltando às origens, agora estou olhando o EBay em busca de uma faca de cozinha japonesa (santoku). Não precisa ser feita pelo Hattori San do Kill Bill. Já achei algumas a um preço honesto, entre elas tem algumas com orifícios na lâmina que eles dizem reduzir a aderência da carne e permitir cortes mais delgados. Aqui no Brasil é comum as santoku made in China que possuem apenas uma concavidade, no lugar do orifício. Alguém já brincou com essas lâminas ou com santokus em geral da categoria muquinho?

• Membros
Postado

tenho um canivete artesanal japonês, um higonokami de aço laminado com blue steel no gume, ele realmente tem um corte diferenciado, superior. O seu aço parece ter uma dureza maior dada a maior dificuldade de se afiar. Para uma faca de cozinha, é preferível que seja de inox, já vi umas em vg10 a bons preços, estou pensando em uma santoku de cerâmica da kiocera. O vendedor que me vendeu o higonokami é http://stores.ebay.com/Japanese-tools-whetstone-for-sword/Chef-knives-/_i.html?_fsub=17588480&_sid=119345294&_trksid=p4634.c0.m322

inté...

• Membros
Postado

Obrigado pelas boas vindas e pela cuidadosa explicação da causa do problema, cabraljr!

Inspirado no post do diegofii, acho que vou me aventurar a fazer uma bainha de PVC pra esta linda peça que é a BK14! Caso seja bem sucedido, posto as fotos aqui pra vcs!

• Membros
Postado

VdM,

O problema não é o atrito remover a fosfatização, mas a fosfatização aumentar o arrasto pelo maior atrito! :D

Trauco,

De lâminas de cozinha, não entendo nada! 8) Tem "trocentas" facas na cozinha, todas rapando cabelo, e claro que tem as melhores para carne, peixe, verduras, frutas, etc. Mas facas super-especializadas e/ou especiais como as japonesas, não.

Viconde,

Considere-se integrado à gang dos apaixonados por cutelaria! ::otemo:: Assim que suas artes estiverem prontas, além de nos mostrar nos fale tudo sobre o desempenho! :D

Pessoal, amanhã devem chegar meus rods ultra-finos do Sharpmaker e a field knife Kershaw 1082OR. Já estão nos correios aqui, mas não pude recebê-las porque à tarde minha mãe sofreu uma queda e fraturou o colo do fêmur :cry: . Por isso, se eu der uma sumida ou não postar por enquanto as imagens e impressões das novidades, estarei justificado.

• Membros
Postado

Galera, muito obrigado pela ajuda e pelas dicas! E valeu pelo aviso também Viconde! Fique tranquilo que irei fazer uma nova bainha pra a BK2, então isso é o de menos, apesar de ter achado a original muito bonita.

Amanhã comprarei a BK2 e uma Mora 860MG Clipper de aço Sandvik, que está apenas 13 dólares no Ebay :o ! Logo que chegarem em minha casa em Florianópolis irei postar as fotos e também um pequeno review, quem sabe já posto junto com as fotos da bainha que estou planejando (Sou designer e pretendo fazer uma Marca d'água nela com meu logo) Vai ficar 10! :D

Pra quem quiser os links, são esses:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=330569147162&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130532309400&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

Abraços!

• Membros
Postado

senhores, Patovani e Visconde

A bainha da Ka-bar é ótima, não vão se desfazer dela, se o fio está se desgastando ao atrita-la, basta esculpir uma fenda com um angulo mais agudo (menor que 20 gráus) que o gume não vai mais encostar nela, visto que são facas espessas.

olhem só o desenho tosco:

20110616085319.JPG

inté...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...