Membros Véio du Mato Postado Junho 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 15, 2011 Estava lembrando destes "brinquedos" do passado e me lembrei, que a maioria das facas de campo/trabalho pesado eram de aço carbono ( até porque as ligas de inox antigas não eram boas para cutelaria) e a gente contornava a ferrugem passando solução fosfatizante nas facas, a fosfatização, mesmo caseira é uma excelente forma de proteger as lâminas de aço carbono contra a oxidação. Essa solução é facilmente encontrada no comércio e é barata. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Junho 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 15, 2011 Mestre VdM, Mas aí não cairíamos no velho problema do arrasto por atrito ao cortar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Junho 15, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 15, 2011 Faz muito tempo que fosfatizei umas lâminas, mas a a aderência é por reação química, formando um um fosfato de ferro insolúvel, a fosfatização caseira é mais branda que a industrial deixando a lâmina com uma coloração acinzentada (não preta). Não acredito que o simples arraste de corte a remova, assim como o nitreto de titânio (em moda), teflon e pinturas epoxi. Não é uma solução definitiva, mas é bem simples e caseira. inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Junho 15, 2011 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 15, 2011 Voltando às origens, agora estou olhando o EBay em busca de uma faca de cozinha japonesa (santoku). Não precisa ser feita pelo Hattori San do Kill Bill. Já achei algumas a um preço honesto, entre elas tem algumas com orifícios na lâmina que eles dizem reduzir a aderência da carne e permitir cortes mais delgados. Aqui no Brasil é comum as santoku made in China que possuem apenas uma concavidade, no lugar do orifício. Alguém já brincou com essas lâminas ou com santokus em geral da categoria muquinho? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 tenho um canivete artesanal japonês, um higonokami de aço laminado com blue steel no gume, ele realmente tem um corte diferenciado, superior. O seu aço parece ter uma dureza maior dada a maior dificuldade de se afiar. Para uma faca de cozinha, é preferível que seja de inox, já vi umas em vg10 a bons preços, estou pensando em uma santoku de cerâmica da kiocera. O vendedor que me vendeu o higonokami é http://stores.ebay.com/Japanese-tools-whetstone-for-sword/Chef-knives-/_i.html?_fsub=17588480&_sid=119345294&_trksid=p4634.c0.m322 inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros viconde Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 Obrigado pelas boas vindas e pela cuidadosa explicação da causa do problema, cabraljr! Inspirado no post do diegofii, acho que vou me aventurar a fazer uma bainha de PVC pra esta linda peça que é a BK14! Caso seja bem sucedido, posto as fotos aqui pra vcs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros cabraljr Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 VdM, O problema não é o atrito remover a fosfatização, mas a fosfatização aumentar o arrasto pelo maior atrito! Trauco, De lâminas de cozinha, não entendo nada! Tem "trocentas" facas na cozinha, todas rapando cabelo, e claro que tem as melhores para carne, peixe, verduras, frutas, etc. Mas facas super-especializadas e/ou especiais como as japonesas, não. Viconde, Considere-se integrado à gang dos apaixonados por cutelaria! Assim que suas artes estiverem prontas, além de nos mostrar nos fale tudo sobre o desempenho! Pessoal, amanhã devem chegar meus rods ultra-finos do Sharpmaker e a field knife Kershaw 1082OR. Já estão nos correios aqui, mas não pude recebê-las porque à tarde minha mãe sofreu uma queda e fraturou o colo do fêmur . Por isso, se eu der uma sumida ou não postar por enquanto as imagens e impressões das novidades, estarei justificado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros itpadovani Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 Galera, muito obrigado pela ajuda e pelas dicas! E valeu pelo aviso também Viconde! Fique tranquilo que irei fazer uma nova bainha pra a BK2, então isso é o de menos, apesar de ter achado a original muito bonita. Amanhã comprarei a BK2 e uma Mora 860MG Clipper de aço Sandvik, que está apenas 13 dólares no Ebay ! Logo que chegarem em minha casa em Florianópolis irei postar as fotos e também um pequeno review, quem sabe já posto junto com as fotos da bainha que estou planejando (Sou designer e pretendo fazer uma Marca d'água nela com meu logo) Vai ficar 10! Pra quem quiser os links, são esses: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=330569147162&ssPageName=STRK:MEWAX:IT http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130532309400&ssPageName=STRK:MEWAX:IT Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Andre Miranda Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 Amigos, como estamos debatendo sobre facas e afiação, achei pertinente colocar um link que o Callegari me passou, onde existem inúmeras pedras muito boas para a fiação, tudo com frete grátis. http://chefknivestogo.ecomm-search.com/search/keywords-covenant_stone--page-6--x-32--y-7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Véio du Mato Postado Junho 16, 2011 Membros Compartilhar Postado Junho 16, 2011 senhores, Patovani e Visconde A bainha da Ka-bar é ótima, não vão se desfazer dela, se o fio está se desgastando ao atrita-la, basta esculpir uma fenda com um angulo mais agudo (menor que 20 gráus) que o gume não vai mais encostar nela, visto que são facas espessas. olhem só o desenho tosco: inté... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.