Membros Chaos Postado Outubro 10, 2005 Membros Compartilhar Postado Outubro 10, 2005 Prezado Zocuni, como vc sou aficionado pela faca Kukri dos guerreiros nepaleses (mesmo servindo ao exército inglês) Gurkhas. E lendo as conversas sua com o Noda, vi que vc encomendou uma e se fosse possível gostaria que me desse informações sobre a aquisição e a qualidade dessa maravilhos arma tipo: valores pagos pela faca e impostos, como pagar, grau de dureza rockwell, se tiver, e mais qualquer coisa que possa me ajudar, pois estou interessadíssimo em adquirir uma dessa. Grt. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra kaoru noda Postado Outubro 11, 2005 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 11, 2005 Chaos,do mod que o Zocuni comprou,tem temperas diferenciadas desde o dorso ate a lamina,sendo que na parte do dorso possui entre 22 a 25 Hrc,meio da lamina 45 a 46 Hrc e lamina(fio)54 Hrc em diante,tendo algumas variacoes de mod. para mod. Em sendo uma faca Khuhuri prod. em aco carbono 1095 ou 5160,possui corte muito bom e duradouro,facil na amolacao e pau pra toda obra. Veja la em cima os links que o Zocuni colocou e vc achara um que mais ira te agradar. Quanto a importacao,desembaraco alfandegario ai no Brasil,o Zocuni pode te dar algumas dicas. Espere que entre para o clube dos apaixonados por khukuris. Abracos.[][][] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Chaos Postado Outubro 14, 2005 Membros Compartilhar Postado Outubro 14, 2005 Valeu Zacuni e Noda, foi muito informativo esse nosso papo, fiquei surpreso em saber que a faca em si é barata e o que sai caro é o envio e impostos, mais é assim mesmo. Sou apaixonado pela Khukuri pois algum tempo atrás tive contato com uma, e nem era uma oficial Gurkha dessas, e após isso fui estudar um pouco da história dessa lâmina e de como foi símbolo de uma tropa. Fiquei sabendo que ela tem 3 tipos de cortes em sua lâmina (não sei se é verdade) e sua qualidade e dureza, principalmente por se tratar de uma faca de amputação. Já tentei compra uma por aqui, mas infelizmente não sou dos mais favorecidos monetariamente falando (eheheh)e pelo visto acho que , segundo meus cálculos, vai dar para eu finalmente possuir uma. Já tenho uma Bowie, duas Imbel e mais algumas imitações. Sei que é difícil, mas aos poucos aumento minha coleção. Muito agradecido a vocês e espero que essas conversas nossas perdurem por muito tempo. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros aktu Postado Outubro 17, 2005 Membros Compartilhar Postado Outubro 17, 2005 Estava fazendo uma pesquisa sobre facas e acabei achando este tópico. Não sei se seria o local adequado para tal questão, mas como pude ver tem muitos conhecedores de facas no fórum e eu gostaria da opinião de vocês. Estou querendo comprar uma faca para uso em camping e pensei na série commander da tramontina. Elas são facas realmente boas? Qual delas é a mais interessante? A I, II ou III? O cabo de aluminio não amassa com facilidade? No caso da Commander II, é possível remover aqueles dois pinos ou eles são fixos? Existe alguma outra faca que tenha também um preço razoável e seja de boa qualidade? Também encontrei por aí uma faca de nome Platoon, cujo fabricante, se não me engano, é a nautika. Essa faca se compara com as tramontinas? Bom, acho que é isso. Se alguém puder me dar umas dicas ficaria agradecido. Valeu pessoal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra kaoru noda Postado Outubro 17, 2005 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 17, 2005 Aktu,blz? Todas as 3 facas mencionadas sao boas para uso em camping. A comander 2 e uma copia fiel da Buck Master e os pinos sao destacaveis sim. O cabo de aluminio,nao amassa com facilidade,pois sao de duraluminio. Quanto as facas da nautica,nao posso te dizer nada,pois nao conheco de perto. Para saber mais sobre mod. e precos,entre neste site. www.taymo.com Se tiver mais duvidas,poste aqui que terei o maior prazer em responder. Um forte abraco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros aktu Postado Outubro 20, 2005 Membros Compartilhar Postado Outubro 20, 2005 Opa Kaoru, valeu pela atenção. Depois que você postou a resposta, comecei a procurar a faca commander II da tramontina para comprar, porém ouvi dizer que o aço deles (tramontina) anda meio ruim de uns anos para cá. Isso procede ou é desculpinha de loja que não possui os produtos dela? Quanto aos acessórios da comander II, eles são úteis mesmo ou é apenas perfumaria? Fiquei indeciso entre a commander II R$180 à R$190 e a commander R$70,00 (que é uma simples de tudo, com cabo de borracha injetada). A diferença de preço tem a ver com o quê? Os acessórios apenas, a qualidade ou simplesmente por que a commander II é réplica da Buck Master? Valeu pessoal, []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra kaoru noda Postado Outubro 25, 2005 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 25, 2005 Aktu,desculpa pela demora na resposta. A Tramontina nos mod.commander,tem um aco bom sim,em relacao ao custo-beneficio e aco,desde que seja de boa qualidade,nao tem por que se preocupar e o que os lojistas dizem,nao se procede. Quero dizer que em termos de aco,existem uma infinidade de tipos com sua dureza,resistencia a abrasao,tracao,frexibilidade e tudo mais. Nas commander,nao sei precisar o tipo usado,pois ja faz muito tempo que nao tenho contato com produtos dai do Brasil,mas creio que sao usados os acos nacionais e se for para camping,vc nao necessitara de facas com acos de ultima geracao,como os ATS34,CPM S30V e etc. Alem de baratas,cumprem bem a sua funcao,que e cortar. Se fosse comprar,ficaria com a commander de R$70,00,pois se o motivo e camping e nao sobrevivencia,ja ta de bom tamanho. A diferenca de precos,sao os acessorios e talvez a bainha. Quanto aos acessorios,nao digo que sao perfumaria,mas sim que se deva conhecer a sua funcao de uso e para camping,sao ate indispensaveis. Creio que se vc pesquisar mais,por esse preco(R$70,00 a R$190,00)vc encontre produtos importados de boa qualidade ai no Brasil. Veja o site www.taymo.com que vc deve encontrar algo por la. Precisando e querendo tirar mais duvidas sobre o assunto,poste aqui que terei o maior prazer em te ajudar. Um grande abraco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros aktu Postado Outubro 25, 2005 Membros Compartilhar Postado Outubro 25, 2005 Opa Noda, tudo jóia? Valeu pelas dicas mesmo. Ainda estou pesquisando um pouco, talvez faça uma importação com o Mauro da www.taymo.com. Ele me sugeriu também a faça MK2 da Imbel, por ter um aço muito bom. Estive vendo algumas da Ka-bar também. Quem sabe eu tomo coragem de gastar um pouco mais... E ainda no papo sobre facas: o que vocês usam para afiar suas facas hein? Estive conversando com o Mauro e ele falou que essas pedras que conhecemos já estão ficando um pouco ultrapassadas, e que a cerâmica e equipamentos diamantados são mais usados. Procede ou as pedras normais de carbureto de ainda são muito usadas? Estou pensando em comprar aquele afiador Micro-X da Gatco. Alguém já usou ele? É bom? Recentemente procurei por páginas que falassem a respeito de afiação de facas. Os links estão no browser de casa. Quando estiver lá eu as envio, é um material bem legal: Traz muitas explicações métodos e ângulos especificos para cada uso, etc... []´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Marcio_CWB Postado Outubro 25, 2005 Membros Compartilhar Postado Outubro 25, 2005 Creio que a questão de afiação esteja em um binômio Habilidade X Material, com afiadores do tipo Micro-X se consegue um bom fio, mais que suficiente para facas de camping. Agora para um excelente fio, como para facas fileteiras, canivetes táticos, etc, fico com a boa e velha pedra de afiar + chaira, claro que para aços até uns 52 HRC, além disso a melhor e talvez única alternativa sejam os abrasivos e chairas diamantadas. As Commander usam aço Cromo-Molibdênio com um tratamento especial para têmpera, revenimento, etc. não é nenhum topo de linha (ATS34 por exemplo) mas, pelo preço, está de bom tamanho. Creio que tenham cerca de 54 HRC. Falando em facas de churrasco, tive o prazer de comprar um cepo da trampontina com um conjunto de 6 facas Century forjadas em aço inox 420 - 55 a 58 HRC, para manter o fio é só fazer cócegas na chaira de vez em quando... uma beleza para os olhos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra kaoru noda Postado Outubro 25, 2005 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 25, 2005 Marcio,obrigado por ter postado sobre o aco das commander. Aktu,essas dicas do Marcio sao 10.Pode seguir a risca. Eu uso os do tipo Arkansas e os diamantados,mais pela necessidade dos acos das laminas que possuo,mas tenho pedras mais comuns tambem. Ai Marcio,ta bom de a gente marcar um churrasco para experimentar nossas facas quando eu voltar pro Brasil,rs. Vai ser um corta daqui e um corta dali sem fim,rs. A todos,um grande abraco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.