Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?

ivaozim

Posts Recomendados

• Membros

Padovani,

Aqui todos somos leigos no assunto cutelaria, então sinta-se à vontade! :D

Olhei as especificações do facão Zakha que você linkou; veja que com o mesmo peso e espessura de lâmina e com um centro de gravidade mais deslocado à frente, exatamente no ponto mais frequentemente utilizado para efetuar os cortes, eu comprei um Cold Steel KuKri Machete por 22 USdólares, que com o frete foi para 29, algo como 46 reais! ::cool:::'>

As perguntas então a serem feitas são: será que o Zakha tem um corte 5x superior? Será que seu corte dura 5x mais? Será que ele é 5x mais resistente? Será que ele é 5x mais eficiente na execução das tarefas? :roll: Estas perguntas são pelo fato do preço anunciado no link ser exatamente 5x o do Cold Steel! ::ahhhh::

Aqui o link de minha avaliação aqui no Mochileiros: facas-cold-steel-t56590.html

E aqui alguns vídeos só para impressionar, já que você pensa em castigar o facão... ::cool:::'> será que ele aguentaria um chopping e battoning mais pesados??? :roll::mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=K_m4xErfJXw

http://www.youtube.com/watch?v=KDr1JpRWC6s&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=KsvM_An6vZQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DIGAevyF2EM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=pHu-FQw0-eI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=vP3I2gDXOnI&feature=related

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Cabral

Esse Cold Steel KuKri Machete é fichinha !! O facão da Zakharov corta ele ao meio fácil !! ::lol4::::lol4::::lol4::

Bem... Quero um !! :shock: Realmente muito legal os vídeos. Na net tem uns muito legais também.

Essa conversa fiada de que as facas do Zakharov não perdem fio, cortam uma faca da Tramontina ao meio e tudo mais é pura mentira.

Eu tenho faca deles e realmente é muito boa, mas não faz nada disso. Afio sempre e perde o fio tão rápido como qualquer faca industrializada.

Valeu a dica, já vou procurar a minha.

Me diz uma coisa... Melhor a preta ou a cor de metal mesmo ?? Tem diferença ?? Pois já comprei uma preta que ficou branca ::tchann::

Link para o comentário

• Membros

Eu tinha dado uma lida na tua avaliação sobre a Cold Steel Kukri Machete, que me parece ser muito boa, e o design é um tanto diferente, o que me deixa mais interessado ainda... Mas as vezes me pergunto, é a com melhor custo-benefício? Porque eu posso gastar um pouco mais, talvez até 150 reais contando com o frete junto, aí penso: Será que não vale a pena pegar uma um pouco melhor? Ou talvez até esteja valendo a pena pegar essa Cold Steel e mais uma... E outra, nunca peguei facas de fora, normalmente é pega e tem que pagar os impostos? Porque iria aumentar a quantidade absurdamente. Abraços, e obrigado pela ajuda desde já! O pessoal daqui é incrívelmente amigável e prestativo! Abraços

Link para o comentário

• Membros

Leo,

Toda esta lenda urbana sobre as Zakha ganhou força lá pelos anos 80 quando o Zakha pai fazia facas com durezas maiores que as encontradas no mercado; o fio durava mais sim, mas algo mensurável, como 2x mais. Ai começaram as apresentações fantasiosas, com facas com fios em ângulos enormes, mas ainda assim afiadas, que cortavam coisas que não eram para serem cortadas ( ao custo de enorme força devido à grande seção transversal do fio propriamente dito ) ::bad:: E as histórias não contadas das fraturas... ::bad:: . O que vem depois, é estória! ::bruuu::

Se sua pergunta foi em relação ao CS Kukri Machete, ele só vem com aquela pintura ( horrorosa ) negra ::bad:: ; removê-la, só no uso. ::mmm:

Se a pergunta é mais geral, a questão é o emprego; uma faca tática é preferível com revestimento na lâmina. Revestimento tipo teflon ou nitreto de titânio para aços que se oxidam facilmente também costuma ser boa pedida, já que não aumentam significativamente o arrasto/atrito ( até diminuem ) e protegem a lâmina. Fora isso, é gosto pessoal.

Padovani,

Realmente a turma aqui é 10!!! ::otemo:: Por isso fique muito à vontade e participe ativamente dando suas contribuições e/ou colocando suas dúvidas.

Nosso lema aqui é: só é vergonha não saber ou ter dúvida sobre algo e não perguntar! Todos aqui somos aprendizes e curiosos! ::cool:::'>

Com relação ao custo/benefício, eu diria que a questão é mais complicada. Uma Mora Classic em 1095 desempenhará praticamente as mesmas funções que uma Fallkniven F1 a um custo 10x menor ( óbvio que a diferença de espessura implicará em diferenças de desempenho em algumas tarefas ). A superioridade da F1 só aparecerá em condições extremas onde a confiabilidade em uma ÚNICA lâmina pode fazer a diferença entre chegar em casa para o jantar ou ser o jantar de rapineiros, vermes e insetos! ::ahhhh:::mrgreen:

Note que já vi algumas imagens de F1s, e outras bam-bam-bans com fraturas catastróficas que tornaram estas facas inúteis para qualquer aplicação prática, mas não vi nenhuma com uma Mora! ::cool:::'> :D ( fraturas da empunhadura podem ser contornadas à campo ).

Com relação à compras lá fora, ao menos no ebay, se eu tivesse sido mais esperto e seguido as dicas do VdM, e largado mão de ser minerim matuto e desconfiado, teria economizado uns bons trocados. É simples, é fácil e é confiável ( desde que seja de um top seller; melhor ainda se for recomendado pelo pessoal aqui ). Se sair da cota dos 50 doletas, o VdM já explicou também que não tem mistério: recebe a notificação do correio, paga a guia com o 60% de imposto e o produto está na mão! :P

Eu diria que um facão CS Kukri Machete ou Tramontina ou Corneta só para ficar nos mais comuns e uma Mora stainless em aço Sandvik 12C27 ( colocando em prática minhas habilidades neurolinguístiscas de sugestão: VdM você não leu esta parte relativa ao stainless... :roll::mrgreen: ) e você estará coberto para todas as situações de mato! A um custo inferior a 150 reais! ::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros

Mora 2010

Visualmente indistinta das Moras Bushcraft Signal e Forest, a não ser pelo logo estampado na lâmina.

598d9eff9cc39_Mora20101.JPG.c402cfab44b19f4e280618de165623e6.JPG

O aço usado é o Sandvik 12C27, considerado por alguns como o melhor aço stainless para lâminas fixas. Vem de fábrica com um polimento acetinado quase espelhado.

Comprimento total de 23cm, lâmina de 10,5cm, espessura de 2,5mm, peso da faca 100g e da bainha que é de polímero 43g. Seu tang de 1cm de largura ocupa 2/3 da empunhadura, que é de polímero injetado revestido de borracha para maior grip e conforto. Por falar nisto, sua empunhadura é bastante ergonômica, com a mão se amoldando muito bem à mesma dando uma pega bastante segura!

598d9effa38c5_Mora20102.JPG.ead404823c241db9235e9f350bfd7b0a.JPG

Sua principal característica distintiva da maioria das Moras, é a largura de sua lâmina de 2,3mm e principalmente seu inusitado dual-grind, que é o tradicional scandi na primeira metade da lâmina próxima à empunhadura, e full flat ground na segunda metade. Algo realmente inédito e a princípio bastante estranho!

Este inédito dual-grind foi elaborado a partir das experiências de milhares, senão milhões de usuários destas facas ( Mora ) ao redor do mundo. Vejam como faz todo o sentido: normalmente as tarefas de força, quando executadas por uma faca, concentram-se basicamente junto à empunhadura por uma simples questão de física, já que dada a proximidade do fulcro é onde se consegue concentrar mais força. Aqui o scandi grind que mantêm quase 74% da largura da lâmina com sua espessura máxima, garante a rigidez e robustez necessárias às tarefas mais brutas.

A partir do meio até a ponta da lâmina há uma transição relativamente suave do scandi para o full flat ground, e é nesta zona de transição, ou seja, o terço médio da lâmina onde se executa normalmente os trabalhos de força controlada, que são aqueles que como o próprio termo indica, são um misto de força com alguma precisão.

E finalmente os 3 ou 3,5cm finais da lâmina que são full flat, para cortes precisos e mais eficiente deslizamento no meio a ser cortado. Mas há um preço a se pagar: a menor robustez desta parte da lâmina!

598d9effa91ca_Mora1602-forest.jpg.a45cad1449a426284aed3fa89e7b4865.jpg

Em um uso considerado normal de uma faca, ou seja, para cortar, as chances de uma falha catastrófica como uma fratura total são muito, mas muito reduzidas, mesmo com esta certa “fragilidade” da ponta.

Muito se fala do proverbial fio das Mora mesmo ao sair da embalagem; a minha infelizmente não estava rapando cabelo. O que não faz a menor diferença, já que sempre faço um fio primário em minhas facas de 20 graus de cada lado, para maior robustez e durabilidade.

Esta faca é muito boa para lidar com madeira! Entalha, corta e pica sem perder o corte ( óbvio que estamos nos referindo a empregos “normais” esperados desta categoria de lâmina em um camping, trekking ou bushcraft ).

Já no preparo de alimentos, principalmente alguns tipos de vegetais, a história é um pouco diferente... não é que ela seja ruim, mas a parte com o scandi grind tende a ter um arrasto enorme devido ao seu perfil, ao se fatiar cebolas, maçãs, batatas, etc. Isto se dá em intensidade muito menor com sua ponta, devido ao full flat, mas mesmo este é inferior em desempenho ao hollow grind dependendo da geometria geral da lâmina.

Hoje executei uma tarefa que considero imprescindível à uma faca para bushcraft: abater, esfolar e fazer o carneamento de campo de um animal, que no caso foi um cordeiro santa Inês ( carneiro de pêlo e não de lã ) de 32kg.

Primeiro, que mesmo molhada ou com sangue, a pega é extremamente segura e firme, algo totalmente desejável! Seu tamanho lhe confere uma manobrabilidade enorme, comportando-se praticamente como uma extensão da mão. Tanto a pega convencional quanto a reversa são excelentes! Seu pouco peso não causa nenhum cansaço ao pulso e nem à musculatura do ante-braço.

Sua ponta não é uma perfuradora por excelência, mas para compensar a torna uma skinner tão boa quanto as skinners dedicadas. É verdade que a função de desarticular juntas e vértebras fica um pouco mais difícil, algo que não ocorreria se a ponta fosse mais aguda. Ganha-se em um ponto e perde-se em outro.

A parte que seria a mais crítica para o fio seria o abate em si e o início da esfola, pois o pêlo, o couro e mais os detritos como terra são reconhecidamente carrascos do fio de uma faca. Pois bem, após finalizada a carcaça ( foi cerrada ao meio com uma cegueta ) com separação de pescoço, costelas, paletas e pernas ( só lembrando aos desavisados que carneiro não tem pernil ) o fio estava em condições razoáveis, não rapando mais cabelo mas ainda fatiando sem problemas papel ( fino ) de bula de remédio. Duas passadas muito suaves no dispositivo de afiação cerâmico em V ( Sharpmaker de muquinha, como diz o Diego ), e os cabelos voltaram a “cair do braço”! Desgaste ou um pequeno rolamento do fio? Infelizmente não sei, pois não usei uma chaira de aço em momento algum para realinhar o fio, se é que ele rolou...

Todo este desempenho aliado ao fato de ser stainless, ou seja, necessitar muito, mas muito menos cuidado que uma lâmina em aço carbono demandaria, com uma estabilidade de fio tão boa ou até um pouco melhor que uma faca em aço 1095 com dureza semelhante, mais a facilidade em se afiar e pegar um fio assustador, fazem desta Mora e outras similares, imbatíveis neste tipo de emprego e na sua faixa de preço que é por volta de 35 USdólares, ou seja até 60 reais. Eu diria que ela reina suprema para bushcraft neste nicho!

E aqui só a título de curiosidade umas imagens comparativas entre a 2010 e a Classic:

598d9effaf6d4_Mora2010vsMoraClassic1.JPG.afa5f596cf62d04c96d504e48c59e386.JPG

598d9effb5e7d_Mora2010vsMoraClassic2.JPG.c6c7f581d86b81a693b9ee1a43c35c61.JPG

Link para o comentário

• Membros

Caros amigos,

Enquanto fazemos review, o Cabral faz mestrado.... fica difícil competir.... ::lol4::

E tenho orgulho do título de muquinha ::otemo:: , afinal, a necessidade é a mãe da invenção.

Comentários: uma faca excelente, visual e pelo relatado, usualmente falando. Pena que as lojas brasileiras não importam esse material (se bem que por aqui sairiam mais caras devido as taxas envolvidas, mas poderiam atingir um público maior).

Custos benefícios estas belezas tem de sobra, não vejo ninguém reclamando delas por aí.

Agora, depois do torresmo do VdM, o Carneiro do Cabral, quem será a próxima vítima???? ::ahhhh::

Show de bola Cabral,

Até mais galera

Link para o comentário

• Membros de Honra

Pessoal,

Tá todo mundo saindo com facas da manga aqui !!

Que tal postarmos todo o material pra trocarmos uma ideia ?? Mostrar o arsenal e debatermos, pois uma coisa que um tem, pode ser a solução para o problema de outros.

Essa Cold Steel KuKri Machete teria sido a solução dos meus problemas se tivesse conhecido antes, pois tenho uma casa de praia no Brasil com 1000 árvores e a poda era uma tristeza com facões da Tramontina.

Eu infelizmente não tenho muito pra postar, já que minhas facas são mais de cozinha. Embora sejam profissionais e muito boas, a minha ex-mulé ficou com quase todas ::grr::

Quem tiver facas, machados, espada, fuzis, guilhotinas, porretes ou qualquer coisa do gênero, posta ai umas fotos ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Podemos até criar um tópico próprio para postagens somente das fotos dos brinquedos.

Abraço,

Leo

Link para o comentário

• Membros

Diego,

Bem que se diz que as maiores fortunas que podemos ter são uma família harmoniosa, saúde e amigos! ::otemo:: Obrigado pelas gentis observações! :oops::D

Com relação ao muquinha, me irmano à você; tenho orgulho dos meus handmade! ::cool:::'>

Leo,

Qual o problema em postar as facas de cozinha? Não são as ferramentas de corte que mais usamos? ::cool:::'> E que os demais amigos não se enganem; facas de cozinha top têm preços iguais ou superiores à facas custom esportivas! E claro, desempenho excepcional nas tarefas que lhes são próprias! ::cool:::'>

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...