Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Alguém aqui é caçador e usa a faca pra essa finalidade ??

Não caçar com a faca, mas utilizá-la para o resto.

OBS: Aos desavisados, caçadores são registrados pelas Regiões Militares e nada tem a ver com ilegalidade ou atrocidades, pois caça no Brasil é somente de manejo.

Se alguém puder postar as fotos da faca que usa seria legal, pois existe carência desse tipo de informação.

• Membros
Postado

Trauco,

Parabéns pela bela peça! ::cool:::'> E que bela bainha! ::otemo::

Este estilo das Puukkos tradicionais acho bem mais interessante que das Moras tradicionais; a ergonomia e robustez me parecem melhores.

Sei que você gosta de referencias culturais, então fiquei curioso: se for colocá-la no uso, irá dar uma impregnada de WD-40 na bela bainha e um óleo de peroba ou cêra no cabo?

• Membros
Postado

Leo,

Apesar de nunca ter me registrado como CAC, já pratiquei caça sim. Não caça predatória, mas também não posso dizer que sempre legal. Digo isso porque já abati porcos monteiros no MS ( não são fauna silvestre, portanto não abrigados pelas restrições ). Já abati cabritos e carneiros grotões, que como o próprio nome indica são semi-selvagens mas ainda assim não nativos. Mas também já abati alguns machos de capivara como controle não autorizado ( fins dos anos 80 ) e uns 4 jacarés "invasores" de açudes privados de piscicultura.

Com exceção dos jacarés que foram abatidos com rifle 22, todos os outros foram abatidos com arco de caça pesada ( Rambo III ) e flechas de pinho com "gola" de aluminio e quadrilâminas de aço. Um dia desses posto aqui uma foto dele e da bolsa de couro de transporte ( feita por mim :mrgreen: ).

Invariavelmente a faca que acompanhava os abates quer fosse para finalização ou processamento era a minha Imbel MK2 modificada ( imagem já postada aqui ) e o canivete que estivesse no bolso.

• Membros de Honra
Postado
Alguém aqui é caçador e usa a faca pra essa finalidade ??

Não caçar com a faca, mas utilizá-la para o resto.

.

Leo

No tempo que eu vivi no RS a caça de aves e lebres era permitida de maio a setembro (com quantidade e período definido por espécie) e eu costumava tirar a licença e acompanhar os gauchos com uma 12 nas caçadas de marrecão da Patagôniar e marrecos, nunca fui em caçada de campo (perdiz, perdigão, lebre)com cães ou de pio Hoje em dia eu acho que proibiram a caça por lá (não sei se a caça de espécies invasoras como javali vindo do Uruguais é permitida). Nessas caçadas a faca não fazia muita diferença. Acho que nos campos de caça do Uruguai e Chile onde é permitido abater mamíferos, uma boa faca de esfola e um par pra esquartejar e corte fazem muita diferença.

• Membros de Honra
Postado

VdM e Cabraljr, obrigado. A faca é do nível da Mora aço carbono com um pouco mais de artesão na produção e acabamento.

Trauco,

Sei que você gosta de referencias culturais, então fiquei curioso: se for colocá-la no uso, irá dar uma impregnada de WD-40 na bela bainha e um óleo de peroba ou cêra no cabo?

Olha, eu uso o WD40 pra equipamento que vai ficar parado, para o uso diário (caso da Opinel e Mora para frios e queijos) eu deixo a própria gordura do alimento ajudar a cuidar da superfície depois de remover a umidade com um pano após o uso. O resultado é bom, os avanços da ferrugem ocorrem quando a minha mulher resolver lava-las e deixar no escorredor pra secar ::putz::::putz::::Ksimno::

• Membros de Honra
Postado

Entendi. Estou querendo montar um kit, pois aqui no sul do Chile a caça é forte. Eu vou entrar na do Ciervo Colorado, pois deve ser a próxima temporada.

O pessoal caça dias na mata. É como férias. Levam barraca, fazem fogueira de chão e é como uma festa. Bem legal. O pessoal dos sul é muito mais animado que a gente aqui de Santiago.

Já estou vendo um 30-06 100 ATR Mossberg e tenho que montar outros equipamentos também. Lá é tanta umidade, que os equipamentos sã bem diferentes do Brasil.

Estou pensando em uma Muela mesmo, já que é o mais fácil de achar por aqui. E devo levar uma Wüsthof de cozinha mesmo ::hãã::

• Membros
Postado

Leo,

As Muelas me parecem boas pedidas, principalmente nas linhas hunter e claro, na skiner. Se você achasse a Kodiac estaria bem servido nos dois mundos. Se for a em Sandvik 14C28N, aí é um plus ultra.

Só uma pergunta: a distância média de tiro é de 250 ou 180m? O ambiente de caça dos cervos ai é do tipo campo ou floresta? No primeiro caso, o 30-06 é uma escolha perfeita! No segundo, me parece fazer mais sentido o .308 Winchester. Bom, mas isto é lero de caçador de atiradeira... :oops::mrgreen:

Ah, e lembre-se de levar um bom canivete de backup. ::cool:::'>

• Membros de Honra
Postado

Geralmente se fica em uma posição alta (relevo no próprio solo) e esperando com um campo de visão aberto de até 300m. Quando a distância é grande, o pessoal de 300 Win Mag e 30-06 tem prioridade. Tem gente que dispara até .270 Win a essa distância.

Quando é javali, o pessoal fica em alguns refúgios fixos nas arvores, ai sim eles usam .308, já que á uma região mais de mata fechada.

Eu me mantenho nos 200m no máximo, pois vou estar iniciando na caça. E não acho que o cano fino do Mossberg me dê esse moral todo pra disparar a essa distância. Se fosse um Remington ou CZ... Mas a grana não dá agora ::mmm:

• Membros
Postado

Leo, o povo no sul tá com os esquemas bem adiantados, tem até amigos nossos arrendando pedaços de fazenda e criando blinds fantásticos de cisterna de fibra elevados, feeder eletrônico e até sensor de movimento. ::hahaha::

As skinners do Callegari tem feito sucesso e visto trabalho. :wink:

Ah, antes que resolvam me xingar, o abate do javali é 100% liberado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...